A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33386 |
Resumo: | O povo negro do Brasil, desde o início da formação da sociedade, sofre por ser tratado com inferioridade em relação aos brancos, problema que nasceu no período da escravidão e rende até a atualidade. E entendendo que a publicidade é um reflexo da sociedade, a imagem do homem negro na publicidade brasileira é um ponto que precisa ser estudado dentro do campo da comunicação social. O ponto de partida para a elaboração deste trabalho é a má representação desta classe nos anúncios publicitários no Brasil. Portanto, esse estudo tem o objetivo de quantificar e qualificar a imagem do homem negro nas publicidades de cervejas atuais, pensando na necessidade e na importância que se enxerga de abordar essa temática, buscando uma maior diversidade racial na mídia brasileira. Para isso, serão analisados os conteúdos de três marcas: Amstel, Brahma e Itaipava. Através dessas análises de conteúdo, o trabalho buscou entender como (e quanto) o homem negro está presente nas publicidades atuais. |
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Silva, Allan Rubens Ferreira daRodrigues, Denise Carvalho dos SantosViana, Pablo Moreno FernandesSouza, Daniel Rodrigo Meirinho de2021-09-14T00:08:48Z2021-09-14T00:08:48Z2021-09-02SILVA, Allan Rubens Ferreira da. A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacional. 2021. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33386O povo negro do Brasil, desde o início da formação da sociedade, sofre por ser tratado com inferioridade em relação aos brancos, problema que nasceu no período da escravidão e rende até a atualidade. E entendendo que a publicidade é um reflexo da sociedade, a imagem do homem negro na publicidade brasileira é um ponto que precisa ser estudado dentro do campo da comunicação social. O ponto de partida para a elaboração deste trabalho é a má representação desta classe nos anúncios publicitários no Brasil. Portanto, esse estudo tem o objetivo de quantificar e qualificar a imagem do homem negro nas publicidades de cervejas atuais, pensando na necessidade e na importância que se enxerga de abordar essa temática, buscando uma maior diversidade racial na mídia brasileira. Para isso, serão analisados os conteúdos de três marcas: Amstel, Brahma e Itaipava. Através dessas análises de conteúdo, o trabalho buscou entender como (e quanto) o homem negro está presente nas publicidades atuais.Since the beginning of society, Brazilian black people suffer from being treated with inferiority in comparison to white people, a problem that began during the slavery period and still yields to this day. And understanding that advertisment is a society reflection, black man image in Brazilian advertising is a point that needs to be studied within the social communication field. The starting point for the elaboration of this study, is the representation of this class in advertisements in Brazil. Therefore, this study aims to quantity and qualify the black man image in current beer advertising, considering the need and importance to address this issue, seeking greater racial diversity in Brazilian media. In this regard, three brands will be analyzed for its contents: Amstel, Brahma e Itaipava. Through these content analyses, this work strive to understand how (and how much) black man are present in current advertisements.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPublicidade. Racismo. Homem negro. Cerveja.Advertising. Racism. Black man. Beer.A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacionalThe black man image in beer advertisements in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALImagemHomemNegroPublicidades_Silva_2021.pdfImagemHomemNegroPublicidades_Silva_2021.pdfapplication/pdf1718045https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33386/1/ImagemHomemNegroPublicidades_Silva_2021.pdf1dabfa3d6a2572f0d5cda37132df786eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33386/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33386/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/333862021-09-28 16:10:45.058oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-28T19:10:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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