Análise das influências do movimento feminista nas propagandas de empresas dos mercados de higiene pessoal e de limpeza doméstica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Nathanne Queiroz de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55850
Resumo: O presente estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que teve como objetivo analisar as influências do movimento feminista nas possíveis mudanças na comunicação adotada nas propagandas veiculadas no país, nos mercados de higiene pessoal e de limpeza doméstica. O trabalho foi dividido em duas etapas, na primeira fase foi realizada uma pesquisa exploratória, feita por meio de uma entrevista aplicada com um gestor de agência de propaganda e marketing, da região do Estado do Rio Grande do Norte, para conhecer a visão do entrevistado com relação às influências do movimento feminista na propaganda. A segunda etapa se tratou de uma pesquisa documental (documentos audiovisuais) para análise de propagandas veiculadas no Brasil, e por meio da comparação com o referencial teórico estudado, buscou-se entender a relação dos estereótipos femininos nas propagandas de higiene pessoal e limpeza doméstica. Neste trabalho, foi feita, também, uma análise comparativa entre as propagandas dos mercados estudados e a inserção de conceitos do movimento feminista nas propagandas analisadas. Por fim, foi possível concluir que, apesar da mudança do uso da imagem das mulheres nas propagandas, o gestor da agência da região ainda não usa certos movimentos como femvertising. Ademais, foi possível constatar, nas propagandas analisadas, que os estereótipos de gênero feminino usados nas propagandas de limpeza doméstica são das categorias de “papéis tradicionais” e “papéis iguais”. No entanto, as propagandas estudadas na área de higiene pessoal, apresentam a mulher na categoria de “papel decorativo”. Conclui-se assim que, em parte das propagandas veiculadas, nas áreas estudadas, têm influências dos conceitos do movimento feminista, apresentando as mulheres em papéis iguais aos dos homens, mostrando mudanças nos discursos e nos posicionamentos das propagandas. Porém ainda foram encontradas propagandas em que as mulheres são retratadas como dependentes, donas de casa, ou como objetos sexuais. Por fim, constata-se que, análises, como as do presente estudo, contribuem para compreensão da importância da incorporação dos conceitos e das ideias do movimento feminista nas propagandas nos mercados estudados.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Deparamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55850O presente estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que teve como objetivo analisar as influências do movimento feminista nas possíveis mudanças na comunicação adotada nas propagandas veiculadas no país, nos mercados de higiene pessoal e de limpeza doméstica. O trabalho foi dividido em duas etapas, na primeira fase foi realizada uma pesquisa exploratória, feita por meio de uma entrevista aplicada com um gestor de agência de propaganda e marketing, da região do Estado do Rio Grande do Norte, para conhecer a visão do entrevistado com relação às influências do movimento feminista na propaganda. A segunda etapa se tratou de uma pesquisa documental (documentos audiovisuais) para análise de propagandas veiculadas no Brasil, e por meio da comparação com o referencial teórico estudado, buscou-se entender a relação dos estereótipos femininos nas propagandas de higiene pessoal e limpeza doméstica. Neste trabalho, foi feita, também, uma análise comparativa entre as propagandas dos mercados estudados e a inserção de conceitos do movimento feminista nas propagandas analisadas. Por fim, foi possível concluir que, apesar da mudança do uso da imagem das mulheres nas propagandas, o gestor da agência da região ainda não usa certos movimentos como femvertising. Ademais, foi possível constatar, nas propagandas analisadas, que os estereótipos de gênero feminino usados nas propagandas de limpeza doméstica são das categorias de “papéis tradicionais” e “papéis iguais”. No entanto, as propagandas estudadas na área de higiene pessoal, apresentam a mulher na categoria de “papel decorativo”. Conclui-se assim que, em parte das propagandas veiculadas, nas áreas estudadas, têm influências dos conceitos do movimento feminista, apresentando as mulheres em papéis iguais aos dos homens, mostrando mudanças nos discursos e nos posicionamentos das propagandas. Porém ainda foram encontradas propagandas em que as mulheres são retratadas como dependentes, donas de casa, ou como objetos sexuais. Por fim, constata-se que, análises, como as do presente estudo, contribuem para compreensão da importância da incorporação dos conceitos e das ideias do movimento feminista nas propagandas nos mercados estudados.The present study is a qualitative research aimed at analyzing the influences of the feminist movement on possible changes in the communication adopted in advertisements in the personal hygiene and household cleaning markets in Brazil. The work was divided into two stages. In the first phase, an exploratory research was conducted through an interview with a manager of an advertising and marketing agency in the State of Rio Grande do Norte region. This interview sought to understand the interviewee's perspective regarding the influences of the feminist movement on advertising. The second stage involved a documentary research, analyzing audiovisual documents of advertisements aired in Brazil. Through comparison with the theoretical framework studied, the goal was to understand the relationship of female stereotypes in these personal hygiene and household cleaning advertisements. The study also included a comparative analysis between the advertisements of the studied markets and the incorporation of feminist movement concepts in these advertisements. It was concluded that, despite changes in the portrayal of women in advertisements, the manager of the regional agency does not yet employ certain moviments, such as "femvertising." Additionally, the analysis of advertisements revealed the use of female gender stereotypes, with those in household cleaning advertisements often associated with "traditional roles" and "equal roles." In personal hygiene advertisements, women were frequently depicted in the category of "decorative roles." In conclusion, it was found that some of the analyzed advertisements reflect influences from the feminist movement, portraying women in roles equal to those of men and showing changes in the discourse and positioning of advertisements. However, advertisements were still identified where women were portrayed as dependent, homemakers, or as sexual objects. Finally, it is concluded that analyses like those in this study contribute to understanding the importance of incorporating feminist movement concepts and ideas in advertisements in the studied markets.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de AdministraçãoAttribution-NonCommercial 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpropagandafeminismoestereótiposfemvertisingAnálise das influências do movimento feminista nas propagandas de empresas dos mercados de higiene pessoal e de limpeza domésticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTCC NATHANNE QUEIROZ DE ARAUJO.pdfTCC NATHANNE QUEIROZ DE ARAUJO.pdfapplication/pdf11120774https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55850/1/TCC%20NATHANNE%20QUEIROZ%20DE%20ARAUJO.pdf909f99f7809aa219d3b89ce0719b21efMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55850/2/license_rdf728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55850/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/558502023-12-13 09:15:33.193oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-13T12:15:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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