Cinematografando geograficamente o espaço da cidade de Extremoz na plataforma do YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Raimundo Guilherme de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31260
Resumo: A partir dos usos de aparelhos celulares e das redes sociais, houve a democratização da produção e distribuição de vídeos. Este trabalho visa fomentar um direcionamento que permita aos discentes abarcarem a prática pedagógica escolhida, que, neste caso específico, é o audiovisual. A efetividade da proposta estabelece a produção de vídeos com audiodescrição e o acréscimo de todas as consecutivas etapas, tais como: elaboração do roteiro, produção, edição e publicação realizadas pelos discentes com a mediação do professor, de modo a ser publicado em plataformas de streamning de vídeo, como o YouTube, em canal próprio, criado especificamente para a condução do estudo. A medida atribui aos alunos a singularidade de protagonistas nesse processo de ensino e aprendizagem. A proposta empregada foi aplicada no eixo da esfera pública, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, sendo desenvolvida no componente curricular de Geografia, no Ensino Fundamental II, com a turma do 9º ano vespertino. O locus do trabalho é o município de Extremoz – RN, inserido na região metropolitana da capital, mais precisamente na comunidade rural de Vila de Fátima. O objetivo do estudo é promover, por meio da produção midiática, a interação entre os conceitos geográficos, trabalhados no ambiente educacional com a identidade local. Para verificar os elementos pesquisados, o estudo tabulou os seguintes aspectos analisados: os tipos de linguagens usados pelos Youtubers, a iconografia dos vídeos, a sonoridade, a duração dos materiais produzidos e o público-alvo. Os elementos de verificação mencionados fizeram parte do conjunto de itens que funcionou no processo de observação dos canais, selecionados e avaliados no decorrer da pesquisa. Todo o procedimento de cunho analítico teve por baliza o método qualitativo. O referencial teórico apresenta uma construção conceitual, atribuindo como parâmetros os seguintes aspectos: o sistema educacional em algumas nações desenvolvidas, o audiovisual como ferramenta educacional e o vídeo como um instrumento facilitador para as atividades escolares. Assim, os audiovisuais foram concebidos em sua plenitude e protagonizados pelos discentes. Por conseguinte, o trabalho reafirma o propósito de contribuir com o processo de dinamizar o cenário educacional, trazendo uma proposta contemporânea, inovadora e funcional no tocante ao aprimoramento da aprendizagem dos discentes.
id UFRN_458bf292c501807c65aabb45a916788e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31260
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Raimundo Guilherme dehttp://lattes.cnpq.br/2377762586380206http://lattes.cnpq.br/2718339024760598Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueirai Endereço para acessar este CV:Martins, Cibelle Amorimhttp://lattes.cnpq.br/1795893092260432Pfutzenreuter, Edson do Pradohttp://lattes.cnpq.br/2012558187992063Tavares, Rogério Junior Correia2021-01-11T18:23:14Z2021-01-11T18:23:14Z2020-08-27LIMA, Raimundo Guilherme de. Cinematografando geograficamente o espaço da cidade de Extremoz na plataforma do YouTube. 2020. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31260A partir dos usos de aparelhos celulares e das redes sociais, houve a democratização da produção e distribuição de vídeos. Este trabalho visa fomentar um direcionamento que permita aos discentes abarcarem a prática pedagógica escolhida, que, neste caso específico, é o audiovisual. A efetividade da proposta estabelece a produção de vídeos com audiodescrição e o acréscimo de todas as consecutivas etapas, tais como: elaboração do roteiro, produção, edição e publicação realizadas pelos discentes com a mediação do professor, de modo a ser publicado em plataformas de streamning de vídeo, como o YouTube, em canal próprio, criado especificamente para a condução do estudo. A medida atribui aos alunos a singularidade de protagonistas nesse processo de ensino e aprendizagem. A proposta empregada foi aplicada no eixo da esfera pública, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, sendo desenvolvida no componente curricular de Geografia, no Ensino Fundamental II, com a turma do 9º ano vespertino. O locus do trabalho é o município de Extremoz – RN, inserido na região metropolitana da capital, mais precisamente na comunidade rural de Vila de Fátima. O objetivo do estudo é promover, por meio da produção midiática, a interação entre os conceitos geográficos, trabalhados no ambiente educacional com a identidade local. Para verificar os elementos pesquisados, o estudo tabulou os seguintes aspectos analisados: os tipos de linguagens usados pelos Youtubers, a iconografia dos vídeos, a sonoridade, a duração dos materiais produzidos e o público-alvo. Os elementos de verificação mencionados fizeram parte do conjunto de itens que funcionou no processo de observação dos canais, selecionados e avaliados no decorrer da pesquisa. Todo o procedimento de cunho analítico teve por baliza o método qualitativo. O referencial teórico apresenta uma construção conceitual, atribuindo como parâmetros os seguintes aspectos: o sistema educacional em algumas nações desenvolvidas, o audiovisual como ferramenta educacional e o vídeo como um instrumento facilitador para as atividades escolares. Assim, os audiovisuais foram concebidos em sua plenitude e protagonizados pelos discentes. Por conseguinte, o trabalho reafirma o propósito de contribuir com o processo de dinamizar o cenário educacional, trazendo uma proposta contemporânea, inovadora e funcional no tocante ao aprimoramento da aprendizagem dos discentes.Based on the democratization of video production and distribution, resulting from the use of cell phones and social networks, the work aims to promote a direction that allows students to embrace the chosen pedagogical practice, which in this specific case, is the audiovisual. The effectiveness of the proposal establishes the production of videos and the addition of all its stages, such as the elaboration of the script, production, editing and publication carried out by the students with the mediation of the teacher, in order to be published on video Streaming platforms , such as YouTube on its own channel, created specifically to conduct the study. The measure attributes to students the uniqueness of protagonists in this teaching and learning process. The proposal used will be applied in the public sphere, at the Municipal School Nossa Senhora de Fátima, being developed in the curricular component of Geography, in Elementary School II, with the class of the 9th grade in the afternoon. The locus of work is the municipality of Extremoz - RN, inserted in the metropolitan region of the capital, more precisely in the rural community of Vila de Fátima. The aim of the study is to promote, through media production, the interaction between geographical concepts, worked in the educational environment with the local identity of the place. To verify the researched elements, the study tabulated the following aspects analyzed: the types of languages used by Youtubers, the Iconography of the videos, the sound, duration of the materials produced and the target audience. The verification elements mentioned were part of the set of items that worked in the process of observing the selected channels and evaluated during the research. The entire analytical procedure was based on the qualitative method. The theoretical framework was guided by a conceptual construction, attributing as parameters the following aspects: the educational system in some developed nations, the audiovisual as an educational tool and the video as a facilitating instrument for school activities. Thus, audiovisuals were conceived in their fullness and led by students. Therefore, the work reaffirms the purpose of contributing to the process, of dynamizing the educational scenario, bringing a contemporary, innovative and functional proposal regarding the improvement of students' learning.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilAudiovisualYouTubeGeografiaProdução midiáticaAudiodescriçãoCinematografando geograficamente o espaço da cidade de Extremoz na plataforma do YouTubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCinematografandogeograficamenteespaco_Lima_2020.pdf.txtCinematografandogeograficamenteespaco_Lima_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain304993https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31260/2/Cinematografandogeograficamenteespaco_Lima_2020.pdf.txtd157d1200e0aaf55baffacfdaa590227MD52THUMBNAILCinematografandogeograficamenteespaco_Lima_2020.pdf.jpgCinematografandogeograficamenteespaco_Lima_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31260/3/Cinematografandogeograficamenteespaco_Lima_2020.pdf.jpg753c3b071c0884841b8759d5458551fcMD53ORIGINALCinematografandogeograficamenteespaco_Lima_2020.pdfapplication/pdf3351420https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31260/1/Cinematografandogeograficamenteespaco_Lima_2020.pdf9b9db3dfa7b461ce5ec465f705a1fe2bMD51123456789/312602021-01-17 05:25:19.318oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31260Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-01-17T08:25:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cinematografando geograficamente o espaço da cidade de Extremoz na plataforma do YouTube
title Cinematografando geograficamente o espaço da cidade de Extremoz na plataforma do YouTube
spellingShingle Cinematografando geograficamente o espaço da cidade de Extremoz na plataforma do YouTube
Lima, Raimundo Guilherme de
Audiovisual
YouTube
Geografia
Produção midiática
Audiodescrição
title_short Cinematografando geograficamente o espaço da cidade de Extremoz na plataforma do YouTube
title_full Cinematografando geograficamente o espaço da cidade de Extremoz na plataforma do YouTube
title_fullStr Cinematografando geograficamente o espaço da cidade de Extremoz na plataforma do YouTube
title_full_unstemmed Cinematografando geograficamente o espaço da cidade de Extremoz na plataforma do YouTube
title_sort Cinematografando geograficamente o espaço da cidade de Extremoz na plataforma do YouTube
author Lima, Raimundo Guilherme de
author_facet Lima, Raimundo Guilherme de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2377762586380206
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2718339024760598
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv i Endereço para acessar este CV:
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Martins, Cibelle Amorim
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1795893092260432
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Pfutzenreuter, Edson do Prado
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2012558187992063
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Raimundo Guilherme de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tavares, Rogério Junior Correia
contributor_str_mv Tavares, Rogério Junior Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisual
YouTube
Geografia
Produção midiática
Audiodescrição
topic Audiovisual
YouTube
Geografia
Produção midiática
Audiodescrição
description A partir dos usos de aparelhos celulares e das redes sociais, houve a democratização da produção e distribuição de vídeos. Este trabalho visa fomentar um direcionamento que permita aos discentes abarcarem a prática pedagógica escolhida, que, neste caso específico, é o audiovisual. A efetividade da proposta estabelece a produção de vídeos com audiodescrição e o acréscimo de todas as consecutivas etapas, tais como: elaboração do roteiro, produção, edição e publicação realizadas pelos discentes com a mediação do professor, de modo a ser publicado em plataformas de streamning de vídeo, como o YouTube, em canal próprio, criado especificamente para a condução do estudo. A medida atribui aos alunos a singularidade de protagonistas nesse processo de ensino e aprendizagem. A proposta empregada foi aplicada no eixo da esfera pública, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, sendo desenvolvida no componente curricular de Geografia, no Ensino Fundamental II, com a turma do 9º ano vespertino. O locus do trabalho é o município de Extremoz – RN, inserido na região metropolitana da capital, mais precisamente na comunidade rural de Vila de Fátima. O objetivo do estudo é promover, por meio da produção midiática, a interação entre os conceitos geográficos, trabalhados no ambiente educacional com a identidade local. Para verificar os elementos pesquisados, o estudo tabulou os seguintes aspectos analisados: os tipos de linguagens usados pelos Youtubers, a iconografia dos vídeos, a sonoridade, a duração dos materiais produzidos e o público-alvo. Os elementos de verificação mencionados fizeram parte do conjunto de itens que funcionou no processo de observação dos canais, selecionados e avaliados no decorrer da pesquisa. Todo o procedimento de cunho analítico teve por baliza o método qualitativo. O referencial teórico apresenta uma construção conceitual, atribuindo como parâmetros os seguintes aspectos: o sistema educacional em algumas nações desenvolvidas, o audiovisual como ferramenta educacional e o vídeo como um instrumento facilitador para as atividades escolares. Assim, os audiovisuais foram concebidos em sua plenitude e protagonizados pelos discentes. Por conseguinte, o trabalho reafirma o propósito de contribuir com o processo de dinamizar o cenário educacional, trazendo uma proposta contemporânea, inovadora e funcional no tocante ao aprimoramento da aprendizagem dos discentes.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-11T18:23:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-11T18:23:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Raimundo Guilherme de. Cinematografando geograficamente o espaço da cidade de Extremoz na plataforma do YouTube. 2020. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31260
identifier_str_mv LIMA, Raimundo Guilherme de. Cinematografando geograficamente o espaço da cidade de Extremoz na plataforma do YouTube. 2020. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31260/2/Cinematografandogeograficamenteespaco_Lima_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31260/3/Cinematografandogeograficamenteespaco_Lima_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31260/1/Cinematografandogeograficamenteespaco_Lima_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d157d1200e0aaf55baffacfdaa590227
753c3b071c0884841b8759d5458551fc
9b9db3dfa7b461ce5ec465f705a1fe2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832788912734208