A influência do uso da realidade virtual no padrão de ativação cortical e no desempenho de atividade de dupla tarefa em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Larissa Bastos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28105
Resumo: (Introdução) Atividades de dupla tarefa (DT) combinam tarefas com características cognitivas e motoras, estando muito presentes no cotidiano e predispõem os idosos à quedas. Nesse sentido, investigar o desempenho motor e conhecer o padrão de ativação cerebral dos idosos durante atividades de dupla tarefa é essencial para que sejam tomadas medidas preventivas quanto aos efeitos deletérios do envelhecimento e, principalmente, o risco de quedas e suas consequências. (Objetivos) Nessa perspectiva, o estudo se propôs a compreender o padrão de ativação cerebral de idosos durante o desempenho de uma atividade de dupla tarefa, conhecer o comportamento e o padrão de ativação cortical das ondas alfa e beta durante a realização de duas atividades de dupla tarefa com complexidades diferentes e comparar a influência de um programa de exercícios de realidade virtual não-imersiva com um programa de exercício convencional sobre o desempenho de duas atividades de dupla tarefa (menor e maior complexidade) e sobre o padrão de ativação cortical das ondas alfa e beta. (Métodos) Com a finalidade de responder o primeiro objetivo, realizou-se um estudo observacional e transversal com 30 idosos com idade entre 65-75 anos realizaram uma atividade de DT, através do Teste de Deambulação Funcional (TDF), tendo a atividade eletroencefalográfica monitorada pelo Emotiv EPOC, a fim de observar a ativação cortical no desempenho do DT. Para responder o segundo objetivo, foi realizado um estudo observacional e transversal com 30 idosos com idade entre 65-75 anos que tiveram seu padrão de ativação cortical medido pelo eletroencefalograma Emotiv EPOC®. durante a execução do TDF, que configura uma atividade de dupla tarefa e consiste em andar seguindo uma sequência de números (tarefa simples) e uma sequência de letras e números alternados (tarefa complexa). Já para o terceiro objetivo, realizou-se um estudo comparativo com 13 sujeitos de ambos os sexos, submetidos à avaliação do mapeamento cerebral por meio do EPOC, durante a realização do Teste de Ambulatório Funcional. Após a avaliação, os sujeitos foram randomizados para os grupos experimental (exercícios de realidade virtual) e controle (exercícios convencionais), e completaram um programa de exercícios por 12 semanas e frequência de duas vezes por semana. Após a conclusão do protocolo, os sujeitos foram reavaliados seguindo os mesmos critérios préintervenção. (Resultados) A análise do mapeamento cerebral da tarefa de menor complexidade demonstrou maior ativação para as ondas alfa e beta no córtex pré-motor e a área motora suplementar E, além do córtex temporal D. A tarefa complexa ativou predominantemente o hemisfério cerebral direito. Os resultados obtidos para o desempenho nas atividades de dupla tarefa mostraram que, para a tarefa simples, o grupo controle apresentou uma redução significativa no tempo de atuação; quanto à tarefa complexa, o grupo experimental reduziu significativamente o número de erros. Em relação ao mapeamento cerebral, a onda alfa aumentou significativamente na área FC6 (córtex motor primário), e a onda beta diminuiu significativamente na área pré-frontal direita (AF4) e no córtex somatossensorial esquerdo e de associação (P7), apenas para o grupo controle, durante o desempenho da tarefa menos complexa. (Conclusão) A partir dos resultados encontrados, conclui-se que a tarefa de maior complexidade exigiu mais tempo de execução e mais erros, além de ativar predominantemente o hemisfério direito. As tarefas ativaram áreas cerebrais correspondentes à função executiva, motora e de associação e o programa de exercícios de realidade virtual não modificou significativamente o padrão de atividade cerebral para alfa e beta; quanto aos exercícios convencionais, houve aumento de alfa e redução do beta, sugerindo aprendizado cognitivo-motor na tarefa menos complexa. Quanto ao desempenho da atividade de dupla tarefa, os exercícios de realidade virtual reduziu o número de erros da atividade mais complexa, enquanto os exercícios convencionais reduziu o tempo de desempenho da atividade de tarefa dupla menos complexa.
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Nesse sentido, investigar o desempenho motor e conhecer o padrão de ativação cerebral dos idosos durante atividades de dupla tarefa é essencial para que sejam tomadas medidas preventivas quanto aos efeitos deletérios do envelhecimento e, principalmente, o risco de quedas e suas consequências. (Objetivos) Nessa perspectiva, o estudo se propôs a compreender o padrão de ativação cerebral de idosos durante o desempenho de uma atividade de dupla tarefa, conhecer o comportamento e o padrão de ativação cortical das ondas alfa e beta durante a realização de duas atividades de dupla tarefa com complexidades diferentes e comparar a influência de um programa de exercícios de realidade virtual não-imersiva com um programa de exercício convencional sobre o desempenho de duas atividades de dupla tarefa (menor e maior complexidade) e sobre o padrão de ativação cortical das ondas alfa e beta. (Métodos) Com a finalidade de responder o primeiro objetivo, realizou-se um estudo observacional e transversal com 30 idosos com idade entre 65-75 anos realizaram uma atividade de DT, através do Teste de Deambulação Funcional (TDF), tendo a atividade eletroencefalográfica monitorada pelo Emotiv EPOC, a fim de observar a ativação cortical no desempenho do DT. Para responder o segundo objetivo, foi realizado um estudo observacional e transversal com 30 idosos com idade entre 65-75 anos que tiveram seu padrão de ativação cortical medido pelo eletroencefalograma Emotiv EPOC®. durante a execução do TDF, que configura uma atividade de dupla tarefa e consiste em andar seguindo uma sequência de números (tarefa simples) e uma sequência de letras e números alternados (tarefa complexa). Já para o terceiro objetivo, realizou-se um estudo comparativo com 13 sujeitos de ambos os sexos, submetidos à avaliação do mapeamento cerebral por meio do EPOC, durante a realização do Teste de Ambulatório Funcional. Após a avaliação, os sujeitos foram randomizados para os grupos experimental (exercícios de realidade virtual) e controle (exercícios convencionais), e completaram um programa de exercícios por 12 semanas e frequência de duas vezes por semana. Após a conclusão do protocolo, os sujeitos foram reavaliados seguindo os mesmos critérios préintervenção. (Resultados) A análise do mapeamento cerebral da tarefa de menor complexidade demonstrou maior ativação para as ondas alfa e beta no córtex pré-motor e a área motora suplementar E, além do córtex temporal D. A tarefa complexa ativou predominantemente o hemisfério cerebral direito. Os resultados obtidos para o desempenho nas atividades de dupla tarefa mostraram que, para a tarefa simples, o grupo controle apresentou uma redução significativa no tempo de atuação; quanto à tarefa complexa, o grupo experimental reduziu significativamente o número de erros. Em relação ao mapeamento cerebral, a onda alfa aumentou significativamente na área FC6 (córtex motor primário), e a onda beta diminuiu significativamente na área pré-frontal direita (AF4) e no córtex somatossensorial esquerdo e de associação (P7), apenas para o grupo controle, durante o desempenho da tarefa menos complexa. (Conclusão) A partir dos resultados encontrados, conclui-se que a tarefa de maior complexidade exigiu mais tempo de execução e mais erros, além de ativar predominantemente o hemisfério direito. As tarefas ativaram áreas cerebrais correspondentes à função executiva, motora e de associação e o programa de exercícios de realidade virtual não modificou significativamente o padrão de atividade cerebral para alfa e beta; quanto aos exercícios convencionais, houve aumento de alfa e redução do beta, sugerindo aprendizado cognitivo-motor na tarefa menos complexa. Quanto ao desempenho da atividade de dupla tarefa, os exercícios de realidade virtual reduziu o número de erros da atividade mais complexa, enquanto os exercícios convencionais reduziu o tempo de desempenho da atividade de tarefa dupla menos complexa.(Introduction) Dual task (TD) activities combine tasks with cognitive and motor characteristics, being very present in daily life and predispose the older adults to falls. In this sense, investigating motor performance and knowing the brain activation pattern of the older adults during dual-task activities is essential for preventive measures to be taken regarding the deleterious effects of aging and, especially, the risk of falls and their consequences. (Objectives) From this perspective, the study aimed to understand the pattern of brain activation of the older adults during the performance of a dual-task activity, to know the behavior and pattern of cortical activation of alpha and beta waves during the performance of two activities, dual task with different complexities and to compare the influence of a non-immersive virtual reality exercise program with a conventional exercise program on the performance of two dual task activities (minor and major complexity) and on the pattern of cortical wave activation alpha and beta. (Methods) In order to answer the first objective, an observational and cross-sectional study was carried out with 30 elderly aged 65-75 years who underwent a DT activity through the Functional Ambulatory Test (TDF), with electroencephalographic activity, monitored by Emotiv EPOC to observe cortical activation in TD performance. To answer the second objective, an observational and cross-sectional study was conducted with 30 older adults aged 65-75 years who had their cortical activation pattern measured by the Emotiv EPOC® electroencephalogram. During the execution of the TDF, which sets up a dual task activity and consists of walking following a sequence of numbers (simple task) and a sequence of letters and alternating numbers (complex task). For the third objective, a comparative study was performed with 13 subjects of both sexes, submitted to the brain mapping evaluation through EPOC, during the Functional Ambulatory Test. After the evaluation, the subjects were randomized to the experimental (virtual reality exercises) and control (conventional exercises) groups, and completed an exercise program for 12 weeks and twice a week. Upon completion of the protocol, subjects were reevaluated following the same pre-intervention criteria. (Results) The brain mapping analysis of the less complex task showed greater activation for alpha and beta waves in the premotor cortex and the supplementary motor area E, in addition to the temporal cortex R. The complex task predominantly activated the right cerebral hemisphere. The results obtained for the performance in the dual task activities showed that, for the simple task, the control group presented a significant reduction in the acting time; As for the complex task, the experimental group significantly reduced the number of errors. Regarding brain mapping, the alpha wave increased significantly in the FC6 area (primary motor cortex), and the beta wave significantly decreased in the right prefrontal area (AF4) and the left somatosensory and association cortex (P7) only for the control group during the performance of the least complex task. (Conclusion) From the results found, it can be concluded that the task of greater complexity required more execution time and more errors, besides activating the right hemisphere predominantly. The tasks activated brain areas corresponding to executive, motor, and association function, and the virtual reality exercise program did not significantly change the brain activity pattern for alpha and beta; As for conventional exercises, there was an increase in alpha and a decrease in beta, suggesting cognitive-motor learning in the less complex task. As for the performance of double task activity, virtual reality exercises reduced the number of errors of the most complex activity, while conventional exercises reduced the performance time of the less complex double task activity.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALEEGRealidade virtualIdososFisioterapiaA influência do uso da realidade virtual no padrão de ativação cortical e no desempenho de atividade de dupla tarefa em idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTInfluênciausorealidade_Tavares_2019.pdf.txtInfluênciausorealidade_Tavares_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain181120https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28105/2/Influ%c3%aanciausorealidade_Tavares_2019.pdf.txt549c8032c919b67d7d494d7e9c3f62fdMD52THUMBNAILInfluênciausorealidade_Tavares_2019.pdf.jpgInfluênciausorealidade_Tavares_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28105/3/Influ%c3%aanciausorealidade_Tavares_2019.pdf.jpg3ae3728f89c74af11f27ebe809605f65MD53ORIGINALInfluênciausorealidade_Tavares_2019.pdfapplication/pdf1660635https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28105/1/Influ%c3%aanciausorealidade_Tavares_2019.pdfaf1e0044fe8198f39f4fa32baf736314MD51123456789/281052019-12-08 02:26:04.384oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28105Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-08T05:26:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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