Análise dos fatores determinantes do gênero feminino nos cursos de engenharia: uma perspectiva da UFRN e escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Monick Alexandre da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48993
Resumo: A educação e o conhecimento são fatores decisivos ao desenvolvimento e futuro de uma sociedade, entretanto as desigualdades sociais do país são causadas e mantidas pela configuração do ensino e acesso à universidade. Frente a esta realidade, é identificado que existem diferenças na escolha do curso superior e consequentemente da profissão em relação ao gênero, em que os meninos preferem escolher profissões da área de exatas ou tecnológica e as meninas profissões da área da saúde ou biológica. Com base neste cenário esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os fatores de influência como determinante na escolha do gênero feminino nos cursos de Engenharias. A metodologia de pesquisa é caracterizada predominantemente como estudo de caso, utilizando do método Survey, com aplicação de questionários em 2015 para uma análise quanti-qualitativa junto aos alunos do ensino superior da UFRN e junto aos alunos do ensino médio de quatro instituições públicas do município de Natal. Utilizando de estatística descritiva e do Modelo Logit Binomial para determinar os fatores que influenciam a escolha de meninas em cursos superiores, é percebido forte influência do aspecto psicológico, econômico, social e institucional. Através deste diagnóstico é proposto um plano de ação a ser implantado no ensino médio, onde espera-se, contribuir com a literatura nacional e com o aumento do interesse por conhecimento tecnológico dos jovens no ensino médio, diminuindo a discrepância existente entre a participação de mulheres em práticas tecnológicas a cunho social e profissional.
id UFRN_46c5cfeef5530c06cac67a6ba4e8b494
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48993
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Monick Alexandre dahttp://lattes.cnpq.br/4122138551055671http://lattes.cnpq.br/7356242205950550Aramayo, Jesus Leodaly SalazarVivacqua, Carla Almeidahttp://lattes.cnpq.br/4339735174795014Andrade, Adja Ferreira deMartinhon, Carlos Alberto de JesusAlmeida, Mariana Rodrigues de2022-08-02T20:23:08Z2022-08-02T20:23:08Z2015-09-30SILVA, Monick Alexandre da. Análise dos fatores determinantes do gênero feminino nos cursos de engenharia: uma perspectiva da UFRN e escolas. 2015. 170f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48993A educação e o conhecimento são fatores decisivos ao desenvolvimento e futuro de uma sociedade, entretanto as desigualdades sociais do país são causadas e mantidas pela configuração do ensino e acesso à universidade. Frente a esta realidade, é identificado que existem diferenças na escolha do curso superior e consequentemente da profissão em relação ao gênero, em que os meninos preferem escolher profissões da área de exatas ou tecnológica e as meninas profissões da área da saúde ou biológica. Com base neste cenário esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os fatores de influência como determinante na escolha do gênero feminino nos cursos de Engenharias. A metodologia de pesquisa é caracterizada predominantemente como estudo de caso, utilizando do método Survey, com aplicação de questionários em 2015 para uma análise quanti-qualitativa junto aos alunos do ensino superior da UFRN e junto aos alunos do ensino médio de quatro instituições públicas do município de Natal. Utilizando de estatística descritiva e do Modelo Logit Binomial para determinar os fatores que influenciam a escolha de meninas em cursos superiores, é percebido forte influência do aspecto psicológico, econômico, social e institucional. Através deste diagnóstico é proposto um plano de ação a ser implantado no ensino médio, onde espera-se, contribuir com a literatura nacional e com o aumento do interesse por conhecimento tecnológico dos jovens no ensino médio, diminuindo a discrepância existente entre a participação de mulheres em práticas tecnológicas a cunho social e profissional.Education and knowledge are key factors to the development and future of a society, but social inequalities in the country are caused and maintained by the school setting and access to university. Faced with this reality, which is identified there are differences in the choice of higher education and consequently the profession in relation to gender, in which the boys prefer to choose professions of exact sciences or technology and the girl’s professions in the health and biological sciences. Based on this scenario this research aims to identify and analyze the influence of factors as decisive in female choice in Engineering courses. The research methodology is characterized predominantly as a case study, using the Survey method with questionnaires in 2015 for a quantitative and qualitative analysis to the students of higher education at UFRN and next to the high school students from four public institutions in the city from Christmas. Using descriptive statistics and Logit Binomial Model to determine the factors influencing the choice of girls in higher education, it is perceived strong influence of the psychological aspect, economic, social and institutional. Through this diagnosis is proposed an action plan to be implemented in high school, where it is hoped, contribute to the national literature and the increased interest in technological knowledge among young people in high school, reducing the gap between the participation of women technological practices in the social and professional nature.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOUFRNBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEnsino médioEducação superiorFatores de escolhaEngenhariasAnálise dos fatores determinantes do gênero feminino nos cursos de engenharia: uma perspectiva da UFRN e escolasAnalysis of the participation to female gender nos Engineering courses: a perspective of UFRN and schoolsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnalisefatoresdeterminantes_Silva_2015.pdfapplication/pdf4018170https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48993/1/Analisefatoresdeterminantes_Silva_2015.pdfb903fa06eae9bb08ad54fcf0d2f03d3bMD51123456789/489932022-08-02 17:25:57.701oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48993Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-08-02T20:25:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos fatores determinantes do gênero feminino nos cursos de engenharia: uma perspectiva da UFRN e escolas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Analysis of the participation to female gender nos Engineering courses: a perspective of UFRN and schools
title Análise dos fatores determinantes do gênero feminino nos cursos de engenharia: uma perspectiva da UFRN e escolas
spellingShingle Análise dos fatores determinantes do gênero feminino nos cursos de engenharia: uma perspectiva da UFRN e escolas
Silva, Monick Alexandre da
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Ensino médio
Educação superior
Fatores de escolha
Engenharias
title_short Análise dos fatores determinantes do gênero feminino nos cursos de engenharia: uma perspectiva da UFRN e escolas
title_full Análise dos fatores determinantes do gênero feminino nos cursos de engenharia: uma perspectiva da UFRN e escolas
title_fullStr Análise dos fatores determinantes do gênero feminino nos cursos de engenharia: uma perspectiva da UFRN e escolas
title_full_unstemmed Análise dos fatores determinantes do gênero feminino nos cursos de engenharia: uma perspectiva da UFRN e escolas
title_sort Análise dos fatores determinantes do gênero feminino nos cursos de engenharia: uma perspectiva da UFRN e escolas
author Silva, Monick Alexandre da
author_facet Silva, Monick Alexandre da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4122138551055671
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7356242205950550
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Vivacqua, Carla Almeida
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4339735174795014
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Andrade, Adja Ferreira de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Martinhon, Carlos Alberto de Jesus
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Monick Alexandre da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aramayo, Jesus Leodaly Salazar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Mariana Rodrigues de
contributor_str_mv Aramayo, Jesus Leodaly Salazar
Almeida, Mariana Rodrigues de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Ensino médio
Educação superior
Fatores de escolha
Engenharias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Educação superior
Fatores de escolha
Engenharias
description A educação e o conhecimento são fatores decisivos ao desenvolvimento e futuro de uma sociedade, entretanto as desigualdades sociais do país são causadas e mantidas pela configuração do ensino e acesso à universidade. Frente a esta realidade, é identificado que existem diferenças na escolha do curso superior e consequentemente da profissão em relação ao gênero, em que os meninos preferem escolher profissões da área de exatas ou tecnológica e as meninas profissões da área da saúde ou biológica. Com base neste cenário esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os fatores de influência como determinante na escolha do gênero feminino nos cursos de Engenharias. A metodologia de pesquisa é caracterizada predominantemente como estudo de caso, utilizando do método Survey, com aplicação de questionários em 2015 para uma análise quanti-qualitativa junto aos alunos do ensino superior da UFRN e junto aos alunos do ensino médio de quatro instituições públicas do município de Natal. Utilizando de estatística descritiva e do Modelo Logit Binomial para determinar os fatores que influenciam a escolha de meninas em cursos superiores, é percebido forte influência do aspecto psicológico, econômico, social e institucional. Através deste diagnóstico é proposto um plano de ação a ser implantado no ensino médio, onde espera-se, contribuir com a literatura nacional e com o aumento do interesse por conhecimento tecnológico dos jovens no ensino médio, diminuindo a discrepância existente entre a participação de mulheres em práticas tecnológicas a cunho social e profissional.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-02T20:23:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-02T20:23:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Monick Alexandre da. Análise dos fatores determinantes do gênero feminino nos cursos de engenharia: uma perspectiva da UFRN e escolas. 2015. 170f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48993
identifier_str_mv SILVA, Monick Alexandre da. Análise dos fatores determinantes do gênero feminino nos cursos de engenharia: uma perspectiva da UFRN e escolas. 2015. 170f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48993/1/Analisefatoresdeterminantes_Silva_2015.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b903fa06eae9bb08ad54fcf0d2f03d3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117518431617024