Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Flavia Aparecida Barbosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15042
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFRN_7a11a60ec989d250711f3a66dbc27694
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/15042
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pereira, Flavia Aparecida Barbosahttp://lattes.cnpq.br/3431450347584102http://lattes.cnpq.br/9599726799047515Soares, Marison Luizhttp://lattes.cnpq.br/8678759831753326Carratore, Luis Roberto Rossi Delhttp://lattes.cnpq.br/1561837999899918Costa, José Alfredo Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9745845064013172Hekis, Helio Roberto2014-12-17T14:53:10Z2013-09-052014-12-17T14:53:10Z2013-03-27PEREIRA, Flavia Aparecida Barbosa. Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15042Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta dissertação tem como objetivo geral investigar e descrever as metodologias utilizadas pelas escolas de ensino médio que contribuem com a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foram identificadas as práticas pedagógicas das escolas que contribuem/auxiliam o aluno do ensino médio na escolha da carreira. O objeto de investigação foram as escolas de ensino médio que mais aprovam no curso de engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto aos objetivos a pesquisa é considerada exploratória, pois as informações obtidas não podem ser quantificáveis e os dados obtidos são analisados indutivamente. O método utilizado é o estudo de caso, pois se trata de um estudo contemporâneo dentro do contexto da vida real. A pesquisa foi realizada com os coordenadores pedagógicos do ensino médio das escolas selecionadas, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2012. Os dados foram coletados por meio de análise documental, entrevista semi-estruturada e a observação. Os resultados mostram que as escolas que mais aprovam no curso de Engenharia de Produção da UFRN são: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia-(IFRN); Colégio Salesiano São José; Centro de Educação Integrada-CEI (Mirassol); Colégio Marista de Natal; Colégio e Curso-(CAP). Os resultados, encontrados na pesquisa, mostram que os motivos que levam a escolha pelo curso de Engenharia de Produção conforme os ingressantes 2000-2012 estão relacionados à vocação e à oferta de mercado de trabalho. Foi possível identificar que 80% dos alunos egressos no curso de Engenharia de Produção da UFRN, concluíram o ensino médio em escolas particulares no turno diurno. Espera-se desta forma contribuir com estudos e pesquisas na área de educação em engenharia de produção relacionando a educação básica e a escolha da carreira a fim de reduzir as taxas de evasão em uma das profissões mais importantes para o crescimento sustentável do paísapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRNBREstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e OperaçõesEducação em engenharia. Engenharia de produção. Ensino médio. Escolha da carreira. Estratégias de ensino/ aprendizagemEducation. Engineering. Production engineering. High school. Career choice. Strategies for teaching/ learning.CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOPráticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFlaviaABP_DISSERT.pdfapplication/pdf1345332https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15042/1/FlaviaABP_DISSERT.pdfd533f1e298a64a1d12f47363e43a64b1MD51TEXTFlaviaABP_DISSERT.pdf.txtFlaviaABP_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain189413https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15042/6/FlaviaABP_DISSERT.pdf.txtda5ecd18415ab4a00835c9b7957de64bMD56THUMBNAILFlaviaABP_DISSERT.pdf.jpgFlaviaABP_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2007https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15042/7/FlaviaABP_DISSERT.pdf.jpgac1eed0bb13068a357cb61d3054e432aMD57123456789/150422017-11-02 03:24:09.968oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/15042Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T06:24:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN
title Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN
spellingShingle Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN
Pereira, Flavia Aparecida Barbosa
Educação em engenharia. Engenharia de produção. Ensino médio. Escolha da carreira. Estratégias de ensino/ aprendizagem
Education. Engineering. Production engineering. High school. Career choice. Strategies for teaching/ learning.
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN
title_full Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN
title_fullStr Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN
title_sort Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN
author Pereira, Flavia Aparecida Barbosa
author_facet Pereira, Flavia Aparecida Barbosa
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3431450347584102
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9599726799047515
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Soares, Marison Luiz
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8678759831753326
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Carratore, Luis Roberto Rossi Del
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1561837999899918
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Costa, José Alfredo Ferreira
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9745845064013172
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Flavia Aparecida Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hekis, Helio Roberto
contributor_str_mv Hekis, Helio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em engenharia. Engenharia de produção. Ensino médio. Escolha da carreira. Estratégias de ensino/ aprendizagem
topic Educação em engenharia. Engenharia de produção. Ensino médio. Escolha da carreira. Estratégias de ensino/ aprendizagem
Education. Engineering. Production engineering. High school. Career choice. Strategies for teaching/ learning.
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education. Engineering. Production engineering. High school. Career choice. Strategies for teaching/ learning.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-05
2014-12-17T14:53:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:53:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Flavia Aparecida Barbosa. Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15042
identifier_str_mv PEREIRA, Flavia Aparecida Barbosa. Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio que contribuem para a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da UFRN. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15042/1/FlaviaABP_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15042/6/FlaviaABP_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15042/7/FlaviaABP_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d533f1e298a64a1d12f47363e43a64b1
da5ecd18415ab4a00835c9b7957de64b
ac1eed0bb13068a357cb61d3054e432a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117753063079936