Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46533
Resumo: As mudanças sociais e tecnológicas influenciam as necessidades dos usuários (sujeitos informacionais) das bibliotecas universitárias, com isso essas organizações precisam inovar (adaptar e criar) os seus produtos e serviços para que consigam atender essas necessidades e , por conseguinte, manter a sua clientela, atrair novos usuários e cumprir o seu papel. Frente ao exposto, nosso estudo tem como objetivo geral: Elaborar uma cartilha que apresente recomendações que considere aspectos da criatividade e da serendipidade no processo de inovação de produtos e serviços em bibliotecas universitárias. Quanto ao percurso metodológico, neste estudo temos como universo de pesquisa os bibliotecários, que atuam nas bibliotecas das universidades federais do nordeste do Brasil, para amostra selecionamos uma, universidade de cada estado, como método de abordagem utilizamos o indutivo, método de procedimento estudo de campo e três métodos de coleta de dados, a saber: bibliográfico, questionário e diário de registro de experiências de serendipidade. Os resultados indicam que a serendipidade é um fenômeno que favorece à concepção de ideias criativas, e, por conseguinte, contribui para o processo de inovação. Existem ferramentas e práticas favorecem o processo criativo/inovativo e a ocorrência de experiências de serendipidade. Conclui-se que a serendipidade e a criatividade devem ser observadas no processo de inovação de produtos e serviços de bibliotecas universitárias. E os fatores que favorecem a serendipidade, a criatividade e a inovação no contexto organizacional devem ser observados e gerenciados.
id UFRN_46f5fc649ae19dca8ad99588b9eac392
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46533
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias dahttp://lattes.cnpq.br/7919330470195448http://lattes.cnpq.br/1727550604163016Cândido, Ana Clarahttp://lattes.cnpq.br/7379964103715413Carvalho, Andrea Vasconceloshttp://lattes.cnpq.br/5678994663094158Vechiato, Fernando Luiz2022-03-11T17:36:31Z2022-03-11T17:36:31Z2021-12-16TRINDADE, Alessandra Stefane Cândido Elias da. Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias. 2021. 185f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46533As mudanças sociais e tecnológicas influenciam as necessidades dos usuários (sujeitos informacionais) das bibliotecas universitárias, com isso essas organizações precisam inovar (adaptar e criar) os seus produtos e serviços para que consigam atender essas necessidades e , por conseguinte, manter a sua clientela, atrair novos usuários e cumprir o seu papel. Frente ao exposto, nosso estudo tem como objetivo geral: Elaborar uma cartilha que apresente recomendações que considere aspectos da criatividade e da serendipidade no processo de inovação de produtos e serviços em bibliotecas universitárias. Quanto ao percurso metodológico, neste estudo temos como universo de pesquisa os bibliotecários, que atuam nas bibliotecas das universidades federais do nordeste do Brasil, para amostra selecionamos uma, universidade de cada estado, como método de abordagem utilizamos o indutivo, método de procedimento estudo de campo e três métodos de coleta de dados, a saber: bibliográfico, questionário e diário de registro de experiências de serendipidade. Os resultados indicam que a serendipidade é um fenômeno que favorece à concepção de ideias criativas, e, por conseguinte, contribui para o processo de inovação. Existem ferramentas e práticas favorecem o processo criativo/inovativo e a ocorrência de experiências de serendipidade. Conclui-se que a serendipidade e a criatividade devem ser observadas no processo de inovação de produtos e serviços de bibliotecas universitárias. E os fatores que favorecem a serendipidade, a criatividade e a inovação no contexto organizacional devem ser observados e gerenciados.Social and technological changes influence the usars (informational subjects) needs in university libraries. With this, these organizations need to innovate (adapt and create) their products and services to meet these needs and, therefore, maintain their clientele, attract new users and fulfill their role. In the light of the above, our study has as a general objective: To develop a booklet that presents recommendations that considers aspects of creativity and serendipity in the process of university libraries products and services innovation. Regarding the methodological path, in this study we have as universe of research the librarians, who work in northeastern Brazilian federal universities libraries, for sample we selected one university of each state, as an approach method, we used the inductive method of procedure field study and three methods of data collection, i.e.: bibliographic, questionnaire and daily record of serendipity experiences. The results indicate that serendipity is a phenomenon that favors the conception of creative ideas, and therefore contributes to the innovation process. There are tools and practices that favor the creative/innovative process and the occurrence of serendipity experiences. It is concluded that serendipity and creativity must be observed in the process of innovation of products and services of university libraries. And the factors that favor serendipity, creativity and innovation in the organizational context must be observed and managed.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGICUFRNBrasilInovação - produtos e serviçosCriatividadeSerendipidadeBiblioteca universitáriaCriatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCriatividadeSerendipidadeInovacao_Trindade_2021.pdfapplication/pdf6231644https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46533/1/CriatividadeSerendipidadeInovacao_Trindade_2021.pdf0a2737f23e4d965658c08710815eb089MD51123456789/465332023-04-19 15:15:26.987oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46533Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-19T18:15:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias
title Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias
spellingShingle Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias
Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias da
Inovação - produtos e serviços
Criatividade
Serendipidade
Biblioteca universitária
title_short Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias
title_full Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias
title_fullStr Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias
title_full_unstemmed Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias
title_sort Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias
author Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias da
author_facet Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7919330470195448
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1727550604163016
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cândido, Ana Clara
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7379964103715413
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Carvalho, Andrea Vasconcelos
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5678994663094158
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vechiato, Fernando Luiz
contributor_str_mv Vechiato, Fernando Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação - produtos e serviços
Criatividade
Serendipidade
Biblioteca universitária
topic Inovação - produtos e serviços
Criatividade
Serendipidade
Biblioteca universitária
description As mudanças sociais e tecnológicas influenciam as necessidades dos usuários (sujeitos informacionais) das bibliotecas universitárias, com isso essas organizações precisam inovar (adaptar e criar) os seus produtos e serviços para que consigam atender essas necessidades e , por conseguinte, manter a sua clientela, atrair novos usuários e cumprir o seu papel. Frente ao exposto, nosso estudo tem como objetivo geral: Elaborar uma cartilha que apresente recomendações que considere aspectos da criatividade e da serendipidade no processo de inovação de produtos e serviços em bibliotecas universitárias. Quanto ao percurso metodológico, neste estudo temos como universo de pesquisa os bibliotecários, que atuam nas bibliotecas das universidades federais do nordeste do Brasil, para amostra selecionamos uma, universidade de cada estado, como método de abordagem utilizamos o indutivo, método de procedimento estudo de campo e três métodos de coleta de dados, a saber: bibliográfico, questionário e diário de registro de experiências de serendipidade. Os resultados indicam que a serendipidade é um fenômeno que favorece à concepção de ideias criativas, e, por conseguinte, contribui para o processo de inovação. Existem ferramentas e práticas favorecem o processo criativo/inovativo e a ocorrência de experiências de serendipidade. Conclui-se que a serendipidade e a criatividade devem ser observadas no processo de inovação de produtos e serviços de bibliotecas universitárias. E os fatores que favorecem a serendipidade, a criatividade e a inovação no contexto organizacional devem ser observados e gerenciados.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-11T17:36:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-11T17:36:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TRINDADE, Alessandra Stefane Cândido Elias da. Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias. 2021. 185f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46533
identifier_str_mv TRINDADE, Alessandra Stefane Cândido Elias da. Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias. 2021. 185f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGIC
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46533/1/CriatividadeSerendipidadeInovacao_Trindade_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a2737f23e4d965658c08710815eb089
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833044152909824