Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46533 |
Resumo: | As mudanças sociais e tecnológicas influenciam as necessidades dos usuários (sujeitos informacionais) das bibliotecas universitárias, com isso essas organizações precisam inovar (adaptar e criar) os seus produtos e serviços para que consigam atender essas necessidades e , por conseguinte, manter a sua clientela, atrair novos usuários e cumprir o seu papel. Frente ao exposto, nosso estudo tem como objetivo geral: Elaborar uma cartilha que apresente recomendações que considere aspectos da criatividade e da serendipidade no processo de inovação de produtos e serviços em bibliotecas universitárias. Quanto ao percurso metodológico, neste estudo temos como universo de pesquisa os bibliotecários, que atuam nas bibliotecas das universidades federais do nordeste do Brasil, para amostra selecionamos uma, universidade de cada estado, como método de abordagem utilizamos o indutivo, método de procedimento estudo de campo e três métodos de coleta de dados, a saber: bibliográfico, questionário e diário de registro de experiências de serendipidade. Os resultados indicam que a serendipidade é um fenômeno que favorece à concepção de ideias criativas, e, por conseguinte, contribui para o processo de inovação. Existem ferramentas e práticas favorecem o processo criativo/inovativo e a ocorrência de experiências de serendipidade. Conclui-se que a serendipidade e a criatividade devem ser observadas no processo de inovação de produtos e serviços de bibliotecas universitárias. E os fatores que favorecem a serendipidade, a criatividade e a inovação no contexto organizacional devem ser observados e gerenciados. |
id |
UFRN_46f5fc649ae19dca8ad99588b9eac392 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46533 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias dahttp://lattes.cnpq.br/7919330470195448http://lattes.cnpq.br/1727550604163016Cândido, Ana Clarahttp://lattes.cnpq.br/7379964103715413Carvalho, Andrea Vasconceloshttp://lattes.cnpq.br/5678994663094158Vechiato, Fernando Luiz2022-03-11T17:36:31Z2022-03-11T17:36:31Z2021-12-16TRINDADE, Alessandra Stefane Cândido Elias da. Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias. 2021. 185f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46533As mudanças sociais e tecnológicas influenciam as necessidades dos usuários (sujeitos informacionais) das bibliotecas universitárias, com isso essas organizações precisam inovar (adaptar e criar) os seus produtos e serviços para que consigam atender essas necessidades e , por conseguinte, manter a sua clientela, atrair novos usuários e cumprir o seu papel. Frente ao exposto, nosso estudo tem como objetivo geral: Elaborar uma cartilha que apresente recomendações que considere aspectos da criatividade e da serendipidade no processo de inovação de produtos e serviços em bibliotecas universitárias. Quanto ao percurso metodológico, neste estudo temos como universo de pesquisa os bibliotecários, que atuam nas bibliotecas das universidades federais do nordeste do Brasil, para amostra selecionamos uma, universidade de cada estado, como método de abordagem utilizamos o indutivo, método de procedimento estudo de campo e três métodos de coleta de dados, a saber: bibliográfico, questionário e diário de registro de experiências de serendipidade. Os resultados indicam que a serendipidade é um fenômeno que favorece à concepção de ideias criativas, e, por conseguinte, contribui para o processo de inovação. Existem ferramentas e práticas favorecem o processo criativo/inovativo e a ocorrência de experiências de serendipidade. Conclui-se que a serendipidade e a criatividade devem ser observadas no processo de inovação de produtos e serviços de bibliotecas universitárias. E os fatores que favorecem a serendipidade, a criatividade e a inovação no contexto organizacional devem ser observados e gerenciados.Social and technological changes influence the usars (informational subjects) needs in university libraries. With this, these organizations need to innovate (adapt and create) their products and services to meet these needs and, therefore, maintain their clientele, attract new users and fulfill their role. In the light of the above, our study has as a general objective: To develop a booklet that presents recommendations that considers aspects of creativity and serendipity in the process of university libraries products and services innovation. Regarding the methodological path, in this study we have as universe of research the librarians, who work in northeastern Brazilian federal universities libraries, for sample we selected one university of each state, as an approach method, we used the inductive method of procedure field study and three methods of data collection, i.e.: bibliographic, questionnaire and daily record of serendipity experiences. The results indicate that serendipity is a phenomenon that favors the conception of creative ideas, and therefore contributes to the innovation process. There are tools and practices that favor the creative/innovative process and the occurrence of serendipity experiences. It is concluded that serendipity and creativity must be observed in the process of innovation of products and services of university libraries. And the factors that favor serendipity, creativity and innovation in the organizational context must be observed and managed.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGICUFRNBrasilInovação - produtos e serviçosCriatividadeSerendipidadeBiblioteca universitáriaCriatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCriatividadeSerendipidadeInovacao_Trindade_2021.pdfapplication/pdf6231644https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46533/1/CriatividadeSerendipidadeInovacao_Trindade_2021.pdf0a2737f23e4d965658c08710815eb089MD51123456789/465332023-04-19 15:15:26.987oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46533Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-19T18:15:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias |
title |
Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias |
spellingShingle |
Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias da Inovação - produtos e serviços Criatividade Serendipidade Biblioteca universitária |
title_short |
Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias |
title_full |
Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias |
title_fullStr |
Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias |
title_full_unstemmed |
Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias |
title_sort |
Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias |
author |
Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias da |
author_facet |
Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7919330470195448 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1727550604163016 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Cândido, Ana Clara |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7379964103715413 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Carvalho, Andrea Vasconcelos |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5678994663094158 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vechiato, Fernando Luiz |
contributor_str_mv |
Vechiato, Fernando Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação - produtos e serviços Criatividade Serendipidade Biblioteca universitária |
topic |
Inovação - produtos e serviços Criatividade Serendipidade Biblioteca universitária |
description |
As mudanças sociais e tecnológicas influenciam as necessidades dos usuários (sujeitos informacionais) das bibliotecas universitárias, com isso essas organizações precisam inovar (adaptar e criar) os seus produtos e serviços para que consigam atender essas necessidades e , por conseguinte, manter a sua clientela, atrair novos usuários e cumprir o seu papel. Frente ao exposto, nosso estudo tem como objetivo geral: Elaborar uma cartilha que apresente recomendações que considere aspectos da criatividade e da serendipidade no processo de inovação de produtos e serviços em bibliotecas universitárias. Quanto ao percurso metodológico, neste estudo temos como universo de pesquisa os bibliotecários, que atuam nas bibliotecas das universidades federais do nordeste do Brasil, para amostra selecionamos uma, universidade de cada estado, como método de abordagem utilizamos o indutivo, método de procedimento estudo de campo e três métodos de coleta de dados, a saber: bibliográfico, questionário e diário de registro de experiências de serendipidade. Os resultados indicam que a serendipidade é um fenômeno que favorece à concepção de ideias criativas, e, por conseguinte, contribui para o processo de inovação. Existem ferramentas e práticas favorecem o processo criativo/inovativo e a ocorrência de experiências de serendipidade. Conclui-se que a serendipidade e a criatividade devem ser observadas no processo de inovação de produtos e serviços de bibliotecas universitárias. E os fatores que favorecem a serendipidade, a criatividade e a inovação no contexto organizacional devem ser observados e gerenciados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-11T17:36:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-11T17:36:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TRINDADE, Alessandra Stefane Cândido Elias da. Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias. 2021. 185f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46533 |
identifier_str_mv |
TRINDADE, Alessandra Stefane Cândido Elias da. Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em Bibliotecas Universitárias. 2021. 185f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGIC |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46533/1/CriatividadeSerendipidadeInovacao_Trindade_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a2737f23e4d965658c08710815eb089 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833044152909824 |