Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29558 |
Resumo: | A partir da observação e de atividades de leituras ministradas em sala de aula no 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Nazaré de Andrade Duarte, na cidade de Goianinha/RN, e com base no diagnóstico realizado na turma verificou-se a necessidade de trabalhar estratégias de compreensão leitora que favoreçam a formação do leitor. O “ponto de partida” e de “chegada” foi a leitura de fábulas e de contos, com enfoque na compreensão leitora. Esta pesquisa pretende responder às seguintes indagações: ao ensinarmos os alunos a ler, costumamos instigá-los a recuperar pistas textuais que permitem a construção de um percurso interativo? Como podemos contribuir, por meio de estratégias de leitura, para a construção de significados e para a compreensão leitora dos alunos? O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver estratégias de leitura que contribuam para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos. São objetivos específicos: a) descrever como as concepções de leitura sustentam as estratégias de compreensão leitora dos alunos; b) sistematizar as estratégias de leitura para a construção do sentido do texto, com predominância narrativa, tais como fábulas e contos, partindo de um contexto mais simples de compreensão para o entendimento do mais complexo; c) aprimorar as habilidades leitoras nos diversos textos em que predominam os elementos da narrativa; e d) propor uma intervenção teórico-metodológica que envolva as estratégias de compreensão leitora dos elementos implícitos e explícitos das fábulas e dos contos. Adota-se uma intervenção pedagógica que possa favorecer a formação do leitor crítico e autônomo. Para tanto, utilizam-se como procedimentos metodológicos o ensino de estratégias de compreensão leitora propostos por Solé (1998); oficinas de leitura, conforme a didática de projetos pedagógicos de Lopes-Rossi (2011); e a sequência narrativa de Adam (2008) com algumas adaptações com o propósito de desenvolver estratégias de leitura. O corpus desta pesquisa é constituído por vinte e sete textos, entre oitenta e cinco produzidos pelos alunos. Para análise, foram selecionados três textos produzidos nos dois momentos de leitura (fábula e conto) e produção, denominada, análise de leitura da produção diagnóstica (ALPD) com produção final - a criação ou reescrita de fábulas ou contos para publicação. Tem-se, ainda, como aporte teórico sobre concepções de leitura e as estratégias para compreensão leitora os estudos de Soares (2000, 2001, 2003, 2010), Martins (1994), Kleiman (1999, 2011, 2013), Freire (2011), Geraldi (1997, 2003, 2010) e Marcuschi (2008). Os resultados das produções apontam que o trabalho de intervenção possibilita melhoras significativas no desempenho leitor dos alunos e que é possível desenvolver a compreensão leitora quando as estratégias de compreensão são trabalhadas de forma coordenada. |
id |
UFRN_47f8ea1e3b6b227d59c2a920b39df70b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29558 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Elisângela Cristina doAlves, Maria da Penha CasadoOliveira, Risoleide Rosa Freire deCampos, Sulemi Fabiano2020-07-13T13:36:17Z2020-07-13T13:36:17Z2018-07-27NASCIMENTO, Elisângela Cristina do. Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29558A partir da observação e de atividades de leituras ministradas em sala de aula no 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Nazaré de Andrade Duarte, na cidade de Goianinha/RN, e com base no diagnóstico realizado na turma verificou-se a necessidade de trabalhar estratégias de compreensão leitora que favoreçam a formação do leitor. O “ponto de partida” e de “chegada” foi a leitura de fábulas e de contos, com enfoque na compreensão leitora. Esta pesquisa pretende responder às seguintes indagações: ao ensinarmos os alunos a ler, costumamos instigá-los a recuperar pistas textuais que permitem a construção de um percurso interativo? Como podemos contribuir, por meio de estratégias de leitura, para a construção de significados e para a compreensão leitora dos alunos? O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver estratégias de leitura que contribuam para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos. São objetivos específicos: a) descrever como as concepções de leitura sustentam as estratégias de compreensão leitora dos alunos; b) sistematizar as estratégias de leitura para a construção do sentido do texto, com predominância narrativa, tais como fábulas e contos, partindo de um contexto mais simples de compreensão para o entendimento do mais complexo; c) aprimorar as habilidades leitoras nos diversos textos em que predominam os elementos da narrativa; e d) propor uma intervenção teórico-metodológica que envolva as estratégias de compreensão leitora dos elementos implícitos e explícitos das fábulas e dos contos. Adota-se uma intervenção pedagógica que possa favorecer a formação do leitor crítico e autônomo. Para tanto, utilizam-se como procedimentos metodológicos o ensino de estratégias de compreensão leitora propostos por Solé (1998); oficinas de leitura, conforme a didática de projetos pedagógicos de Lopes-Rossi (2011); e a sequência narrativa de Adam (2008) com algumas adaptações com o propósito de desenvolver estratégias de leitura. O corpus desta pesquisa é constituído por vinte e sete textos, entre oitenta e cinco produzidos pelos alunos. Para análise, foram selecionados três textos produzidos nos dois momentos de leitura (fábula e conto) e produção, denominada, análise de leitura da produção diagnóstica (ALPD) com produção final - a criação ou reescrita de fábulas ou contos para publicação. Tem-se, ainda, como aporte teórico sobre concepções de leitura e as estratégias para compreensão leitora os estudos de Soares (2000, 2001, 2003, 2010), Martins (1994), Kleiman (1999, 2011, 2013), Freire (2011), Geraldi (1997, 2003, 2010) e Marcuschi (2008). Os resultados das produções apontam que o trabalho de intervenção possibilita melhoras significativas no desempenho leitor dos alunos e que é possível desenvolver a compreensão leitora quando as estratégias de compreensão são trabalhadas de forma coordenada.Based on the observation and reading activities taught in classroom in the 6th year of elementary school at the Nazaré de Andrade Duarte Municipal School, in the city of Goianinha/RN, and based on the diagnosis made in class, it was verified the need of working reading comprehension strategies that favor the reader formation. The "starting point" and "arrival" was the reading of fables and tales, with a focus on reading comprehension. This research intends to answer the following questions: When teaching students how to read, do we often encourage them to retrieve textual clues that allow the construction of an interactive course? How can we contribute, through reading strategies, to the construction of meanings and to the reading comprehension of the students? This research general objective is to develop reading strategies that contribute to the development of students' reading comprehension. Specific objectives are: a) to describe how the reading conceptions support the reading comprehension strategies of the students; b) to systematize the reading strategies for the construction of the text meaning, with narrative predominance, such as fables and tales, starting from a simpler context of comprehension for the understanding of the more complex; c) to improve the reading abilities in the diverse texts in which the narrative elements predominate; and d) propose a theoretical-methodological intervention that involves the reading comprehension strategies of the implicit and explicit elements of fables and tales. It was adopted a pedagogical intervention that can favor the formation of the critical and autonomous reader. For that, we use as methodological procedures the teaching of reading comprehension strategies proposed by Solé (1998); reading workshops, according to the didactics of pedagogical projects of Lopes-Rossi (2011); and the narrative sequence of Adam (2008) with some adaptations for the purpose of developing reading strategies. The corpus of this research consists of twentyseven texts, between eighty-five produced by the students. For analysis, we selected three texts produced in the two reading moments (fable and tales) and production, denominated, reading analysis of diagnostic production (ALPD) with final production - the creation or rewriting of fables or tales for publishing. We also have as theoretical contribution on reading conceptions and reading comprehension strategies the studies of Soares (2000, 2001, 2010), Martins (1994), Kleiman (1999, 2011, 2013), Freire (2011), Geraldi (1997, 2003, 2010) and Marcuschi (2008). The productions' results show that the intervention work allows significant improvements in the student's reading performance and that it is possible to develop the reading comprehension when the comprehension strategies are worked in a coordinated way.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEstratégias de leituraCompreensão leitoraFábulas e contosEstratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdfapplication/pdf1654389https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29558/1/Estrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf1d490da618ac6571a644fcc5ebb3f327MD51TEXTEstrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.txtEstrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain384054https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29558/2/Estrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.txtc64d1e8ee39e5deef79822dd1f971fcbMD52THUMBNAILEstrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.jpgEstrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29558/3/Estrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.jpge5f4d54f29d4f08f201b6e5107a73917MD53123456789/295582020-07-19 04:45:11.827oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29558Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-19T07:45:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental |
title |
Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental Nascimento, Elisângela Cristina do CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Estratégias de leitura Compreensão leitora Fábulas e contos |
title_short |
Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental |
title_full |
Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental |
author |
Nascimento, Elisângela Cristina do |
author_facet |
Nascimento, Elisângela Cristina do |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Alves, Maria da Penha Casado |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Risoleide Rosa Freire de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Elisângela Cristina do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Sulemi Fabiano |
contributor_str_mv |
Campos, Sulemi Fabiano |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Estratégias de leitura Compreensão leitora Fábulas e contos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de leitura Compreensão leitora Fábulas e contos |
description |
A partir da observação e de atividades de leituras ministradas em sala de aula no 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Nazaré de Andrade Duarte, na cidade de Goianinha/RN, e com base no diagnóstico realizado na turma verificou-se a necessidade de trabalhar estratégias de compreensão leitora que favoreçam a formação do leitor. O “ponto de partida” e de “chegada” foi a leitura de fábulas e de contos, com enfoque na compreensão leitora. Esta pesquisa pretende responder às seguintes indagações: ao ensinarmos os alunos a ler, costumamos instigá-los a recuperar pistas textuais que permitem a construção de um percurso interativo? Como podemos contribuir, por meio de estratégias de leitura, para a construção de significados e para a compreensão leitora dos alunos? O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver estratégias de leitura que contribuam para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos. São objetivos específicos: a) descrever como as concepções de leitura sustentam as estratégias de compreensão leitora dos alunos; b) sistematizar as estratégias de leitura para a construção do sentido do texto, com predominância narrativa, tais como fábulas e contos, partindo de um contexto mais simples de compreensão para o entendimento do mais complexo; c) aprimorar as habilidades leitoras nos diversos textos em que predominam os elementos da narrativa; e d) propor uma intervenção teórico-metodológica que envolva as estratégias de compreensão leitora dos elementos implícitos e explícitos das fábulas e dos contos. Adota-se uma intervenção pedagógica que possa favorecer a formação do leitor crítico e autônomo. Para tanto, utilizam-se como procedimentos metodológicos o ensino de estratégias de compreensão leitora propostos por Solé (1998); oficinas de leitura, conforme a didática de projetos pedagógicos de Lopes-Rossi (2011); e a sequência narrativa de Adam (2008) com algumas adaptações com o propósito de desenvolver estratégias de leitura. O corpus desta pesquisa é constituído por vinte e sete textos, entre oitenta e cinco produzidos pelos alunos. Para análise, foram selecionados três textos produzidos nos dois momentos de leitura (fábula e conto) e produção, denominada, análise de leitura da produção diagnóstica (ALPD) com produção final - a criação ou reescrita de fábulas ou contos para publicação. Tem-se, ainda, como aporte teórico sobre concepções de leitura e as estratégias para compreensão leitora os estudos de Soares (2000, 2001, 2003, 2010), Martins (1994), Kleiman (1999, 2011, 2013), Freire (2011), Geraldi (1997, 2003, 2010) e Marcuschi (2008). Os resultados das produções apontam que o trabalho de intervenção possibilita melhoras significativas no desempenho leitor dos alunos e que é possível desenvolver a compreensão leitora quando as estratégias de compreensão são trabalhadas de forma coordenada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-13T13:36:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-13T13:36:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Elisângela Cristina do. Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29558 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Elisângela Cristina do. Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29558/1/Estrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29558/2/Estrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29558/3/Estrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d490da618ac6571a644fcc5ebb3f327 c64d1e8ee39e5deef79822dd1f971fcb e5f4d54f29d4f08f201b6e5107a73917 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117815393583104 |