A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Francisco Israel de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25218
Resumo: A proposta deste trabalho teve como objetivo enfocar a imagem artística de Carmen Miranda, cantora, atriz e comediante luso-brasileira, enquanto representação simbólica da identidade nacional, desde o início de sua carreira, no Rio de Janeiro, no ano de 1929 e representações da América Latina nos Estados Unidos, a partir de 1939. Procuramos inseri-la no contexto da modernidade, quando as expressões populares e afro-brasileiras se uniam, para a consolidação da “invenção do samba” como patrimônio cultural do Brasil. Carmen Miranda foi a figura feminina principal que contribuiu na construção desses agenciamentos, para o surgimento do que viria a ser a música popular brasileira. Dando voz aos sambas e marchinhas produzidas pelos compositores do morro e compositores brancos, como também, sendo uma das principais estrelas dos primeiros filmes sonoros brasileiros, chamados carnavalescos. A essência deste trabalho é por em relevo a “performance barroca” de Carmen Miranda, tendo como suporte, teóricos como: Afonso Ávila (1997), Afranio Coutinho (1994), Eugênio D´Ors (1990), Gilles Deleuze (1995, 2005), Irlemar Chiampi (1998), José Antonio Maravall (2009), Lezama Lima (1988), Omar Calabrese (1987), Severo Sarduy (1979. 1999), além de estudiosos de música brasileira, como José Ramos Tinhorão, Tárik de Souza, entre outros. A partir dessas premissas, concluímos a pesquisa, comprovando que Carmen, através da sua baiana internacional, cria novos signos simbólicos sobre o conceito de nação e da identidade latino-americana, transformando essa fantasia, reciclando, juntando na sua performance artística, elementos da cultura popular, do Barroco, redimensionados pelo o excesso, a caricatura, o desperdício, o luxo e a estilização. Personagem catalisadora de opiniões da unanimidade e da divergência, a respeito do título de “Embaixatriz do Samba”, ela apropria-se antropofagicamente, da cultura brasileira (interna) e americana (externa), trazendo uma performance nova, original, única, neobarroca, sendo responsável pela barroquização dessas culturas e influenciando toda uma geração posterior.
id UFRN_49a972666aacaeedfcf2e0ec31a37ef7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25218
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Carvalho, Francisco Israel deLima, Samuel Anderson de OliveiraMaldonado, Reny GomesPrazeres, Armando Sérgio dosMorais Neto, João Batista deSilva, Francisco Ivan da2018-05-16T19:37:19Z2018-05-16T19:37:19Z2017-05-31CARVALHO, Francisco Israel de. A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade. 2017. 378f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25218A proposta deste trabalho teve como objetivo enfocar a imagem artística de Carmen Miranda, cantora, atriz e comediante luso-brasileira, enquanto representação simbólica da identidade nacional, desde o início de sua carreira, no Rio de Janeiro, no ano de 1929 e representações da América Latina nos Estados Unidos, a partir de 1939. Procuramos inseri-la no contexto da modernidade, quando as expressões populares e afro-brasileiras se uniam, para a consolidação da “invenção do samba” como patrimônio cultural do Brasil. Carmen Miranda foi a figura feminina principal que contribuiu na construção desses agenciamentos, para o surgimento do que viria a ser a música popular brasileira. Dando voz aos sambas e marchinhas produzidas pelos compositores do morro e compositores brancos, como também, sendo uma das principais estrelas dos primeiros filmes sonoros brasileiros, chamados carnavalescos. A essência deste trabalho é por em relevo a “performance barroca” de Carmen Miranda, tendo como suporte, teóricos como: Afonso Ávila (1997), Afranio Coutinho (1994), Eugênio D´Ors (1990), Gilles Deleuze (1995, 2005), Irlemar Chiampi (1998), José Antonio Maravall (2009), Lezama Lima (1988), Omar Calabrese (1987), Severo Sarduy (1979. 1999), além de estudiosos de música brasileira, como José Ramos Tinhorão, Tárik de Souza, entre outros. A partir dessas premissas, concluímos a pesquisa, comprovando que Carmen, através da sua baiana internacional, cria novos signos simbólicos sobre o conceito de nação e da identidade latino-americana, transformando essa fantasia, reciclando, juntando na sua performance artística, elementos da cultura popular, do Barroco, redimensionados pelo o excesso, a caricatura, o desperdício, o luxo e a estilização. Personagem catalisadora de opiniões da unanimidade e da divergência, a respeito do título de “Embaixatriz do Samba”, ela apropria-se antropofagicamente, da cultura brasileira (interna) e americana (externa), trazendo uma performance nova, original, única, neobarroca, sendo responsável pela barroquização dessas culturas e influenciando toda uma geração posterior.The purpose of this work was to focus on the artistic image of Carmen Miranda, singer, actress and Portuguese-Brazilian comedian, as a symbolic representative of the national identity, from the beginning of her career in Rio de Janeiro in 1929 and as a representative of the Latin America in the United States, starting in 1939. We sought to insert it in the context of modernity, when popular and Afro-Brazilian expressions joined forces to consolidate the "invention of samba" as Brazil's cultural heritage. Carmen Miranda was the main female figure who contributed to the construction of these historical facts agencies, for the emergence of what would become Brazilian popular music. Giving voice to the sambas and marches produced by the suburbian composers of the hill and white composers, as well as being one of the main stars of the first Brazilian sound films, called carnival movies. The essence of this work is to emphasize the "baroque performance" of Carmen Miranda, supported by such theoreticians as, Afonso Ávila (1997), Afrânio Coutinho (1994), Eugênio D´Ors (1990), Gilles Deleuze (1995, 2005), Irlemar Chiampi (1998), José Antonio Maravall (2009), Lezama Lima (1988), Omar Calabrese (1987), Severo Sarduy (1979. 1999), and Brazilian music scholars such as José Ramos Tinhorão, Tárik de Souza, among others. Based on these premises, we conclude the research, proving that Carmen, through her International Baiana, creates new symbolic signs about the concept of nation and Latin American identity by transforming her costume design, recycling, joining in her artistic performance elements of culture Popular, Baroque, resized by surplus, caricature, waste, luxury and stylization. A character that catalyzes the opinions of unanimity and divergence regarding the title of "Ambassador of Samba", she appropriates the Brazilian (internal) and American (external) cultures anthropophagically by bringing a new, unique, neo-baroque performance, being responsible for the baroqueization of these cultures and influencing an entire generation later.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACarmen MirandaCarnavalizaçãoSambaCinemaBarrocoAntropofagiaA imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdfFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdfapplication/pdf18958390https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/1/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf0b96112677e5528af830ec1490cd07caMD51TEXTFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txtFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain784867https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/2/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txt327d1cf44a135d8748b5bba5afd1298cMD52THUMBNAILFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpgFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6896https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/3/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpgfa5a56e51246c8f41fe5d5d378fef824MD53TEXTFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txtFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain784867https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/2/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txt327d1cf44a135d8748b5bba5afd1298cMD52THUMBNAILFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpgFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6896https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/3/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpgfa5a56e51246c8f41fe5d5d378fef824MD53123456789/252182019-01-30 07:21:43.096oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25218Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T10:21:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade
title A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade
spellingShingle A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade
Carvalho, Francisco Israel de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Carmen Miranda
Carnavalização
Samba
Cinema
Barroco
Antropofagia
title_short A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade
title_full A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade
title_fullStr A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade
title_full_unstemmed A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade
title_sort A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade
author Carvalho, Francisco Israel de
author_facet Carvalho, Francisco Israel de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lima, Samuel Anderson de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Maldonado, Reny Gomes
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Prazeres, Armando Sérgio dos
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Morais Neto, João Batista de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Francisco Israel de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Francisco Ivan da
contributor_str_mv Silva, Francisco Ivan da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Carmen Miranda
Carnavalização
Samba
Cinema
Barroco
Antropofagia
dc.subject.por.fl_str_mv Carmen Miranda
Carnavalização
Samba
Cinema
Barroco
Antropofagia
description A proposta deste trabalho teve como objetivo enfocar a imagem artística de Carmen Miranda, cantora, atriz e comediante luso-brasileira, enquanto representação simbólica da identidade nacional, desde o início de sua carreira, no Rio de Janeiro, no ano de 1929 e representações da América Latina nos Estados Unidos, a partir de 1939. Procuramos inseri-la no contexto da modernidade, quando as expressões populares e afro-brasileiras se uniam, para a consolidação da “invenção do samba” como patrimônio cultural do Brasil. Carmen Miranda foi a figura feminina principal que contribuiu na construção desses agenciamentos, para o surgimento do que viria a ser a música popular brasileira. Dando voz aos sambas e marchinhas produzidas pelos compositores do morro e compositores brancos, como também, sendo uma das principais estrelas dos primeiros filmes sonoros brasileiros, chamados carnavalescos. A essência deste trabalho é por em relevo a “performance barroca” de Carmen Miranda, tendo como suporte, teóricos como: Afonso Ávila (1997), Afranio Coutinho (1994), Eugênio D´Ors (1990), Gilles Deleuze (1995, 2005), Irlemar Chiampi (1998), José Antonio Maravall (2009), Lezama Lima (1988), Omar Calabrese (1987), Severo Sarduy (1979. 1999), além de estudiosos de música brasileira, como José Ramos Tinhorão, Tárik de Souza, entre outros. A partir dessas premissas, concluímos a pesquisa, comprovando que Carmen, através da sua baiana internacional, cria novos signos simbólicos sobre o conceito de nação e da identidade latino-americana, transformando essa fantasia, reciclando, juntando na sua performance artística, elementos da cultura popular, do Barroco, redimensionados pelo o excesso, a caricatura, o desperdício, o luxo e a estilização. Personagem catalisadora de opiniões da unanimidade e da divergência, a respeito do título de “Embaixatriz do Samba”, ela apropria-se antropofagicamente, da cultura brasileira (interna) e americana (externa), trazendo uma performance nova, original, única, neobarroca, sendo responsável pela barroquização dessas culturas e influenciando toda uma geração posterior.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-16T19:37:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-16T19:37:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Francisco Israel de. A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade. 2017. 378f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25218
identifier_str_mv CARVALHO, Francisco Israel de. A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade. 2017. 378f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/1/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/2/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/3/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/2/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/3/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b96112677e5528af830ec1490cd07ca
327d1cf44a135d8748b5bba5afd1298c
fa5a56e51246c8f41fe5d5d378fef824
327d1cf44a135d8748b5bba5afd1298c
fa5a56e51246c8f41fe5d5d378fef824
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117535441616896