A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25218 |
Resumo: | A proposta deste trabalho teve como objetivo enfocar a imagem artística de Carmen Miranda, cantora, atriz e comediante luso-brasileira, enquanto representação simbólica da identidade nacional, desde o início de sua carreira, no Rio de Janeiro, no ano de 1929 e representações da América Latina nos Estados Unidos, a partir de 1939. Procuramos inseri-la no contexto da modernidade, quando as expressões populares e afro-brasileiras se uniam, para a consolidação da “invenção do samba” como patrimônio cultural do Brasil. Carmen Miranda foi a figura feminina principal que contribuiu na construção desses agenciamentos, para o surgimento do que viria a ser a música popular brasileira. Dando voz aos sambas e marchinhas produzidas pelos compositores do morro e compositores brancos, como também, sendo uma das principais estrelas dos primeiros filmes sonoros brasileiros, chamados carnavalescos. A essência deste trabalho é por em relevo a “performance barroca” de Carmen Miranda, tendo como suporte, teóricos como: Afonso Ávila (1997), Afranio Coutinho (1994), Eugênio D´Ors (1990), Gilles Deleuze (1995, 2005), Irlemar Chiampi (1998), José Antonio Maravall (2009), Lezama Lima (1988), Omar Calabrese (1987), Severo Sarduy (1979. 1999), além de estudiosos de música brasileira, como José Ramos Tinhorão, Tárik de Souza, entre outros. A partir dessas premissas, concluímos a pesquisa, comprovando que Carmen, através da sua baiana internacional, cria novos signos simbólicos sobre o conceito de nação e da identidade latino-americana, transformando essa fantasia, reciclando, juntando na sua performance artística, elementos da cultura popular, do Barroco, redimensionados pelo o excesso, a caricatura, o desperdício, o luxo e a estilização. Personagem catalisadora de opiniões da unanimidade e da divergência, a respeito do título de “Embaixatriz do Samba”, ela apropria-se antropofagicamente, da cultura brasileira (interna) e americana (externa), trazendo uma performance nova, original, única, neobarroca, sendo responsável pela barroquização dessas culturas e influenciando toda uma geração posterior. |
id |
UFRN_49a972666aacaeedfcf2e0ec31a37ef7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25218 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Francisco Israel deLima, Samuel Anderson de OliveiraMaldonado, Reny GomesPrazeres, Armando Sérgio dosMorais Neto, João Batista deSilva, Francisco Ivan da2018-05-16T19:37:19Z2018-05-16T19:37:19Z2017-05-31CARVALHO, Francisco Israel de. A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade. 2017. 378f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25218A proposta deste trabalho teve como objetivo enfocar a imagem artística de Carmen Miranda, cantora, atriz e comediante luso-brasileira, enquanto representação simbólica da identidade nacional, desde o início de sua carreira, no Rio de Janeiro, no ano de 1929 e representações da América Latina nos Estados Unidos, a partir de 1939. Procuramos inseri-la no contexto da modernidade, quando as expressões populares e afro-brasileiras se uniam, para a consolidação da “invenção do samba” como patrimônio cultural do Brasil. Carmen Miranda foi a figura feminina principal que contribuiu na construção desses agenciamentos, para o surgimento do que viria a ser a música popular brasileira. Dando voz aos sambas e marchinhas produzidas pelos compositores do morro e compositores brancos, como também, sendo uma das principais estrelas dos primeiros filmes sonoros brasileiros, chamados carnavalescos. A essência deste trabalho é por em relevo a “performance barroca” de Carmen Miranda, tendo como suporte, teóricos como: Afonso Ávila (1997), Afranio Coutinho (1994), Eugênio D´Ors (1990), Gilles Deleuze (1995, 2005), Irlemar Chiampi (1998), José Antonio Maravall (2009), Lezama Lima (1988), Omar Calabrese (1987), Severo Sarduy (1979. 1999), além de estudiosos de música brasileira, como José Ramos Tinhorão, Tárik de Souza, entre outros. A partir dessas premissas, concluímos a pesquisa, comprovando que Carmen, através da sua baiana internacional, cria novos signos simbólicos sobre o conceito de nação e da identidade latino-americana, transformando essa fantasia, reciclando, juntando na sua performance artística, elementos da cultura popular, do Barroco, redimensionados pelo o excesso, a caricatura, o desperdício, o luxo e a estilização. Personagem catalisadora de opiniões da unanimidade e da divergência, a respeito do título de “Embaixatriz do Samba”, ela apropria-se antropofagicamente, da cultura brasileira (interna) e americana (externa), trazendo uma performance nova, original, única, neobarroca, sendo responsável pela barroquização dessas culturas e influenciando toda uma geração posterior.The purpose of this work was to focus on the artistic image of Carmen Miranda, singer, actress and Portuguese-Brazilian comedian, as a symbolic representative of the national identity, from the beginning of her career in Rio de Janeiro in 1929 and as a representative of the Latin America in the United States, starting in 1939. We sought to insert it in the context of modernity, when popular and Afro-Brazilian expressions joined forces to consolidate the "invention of samba" as Brazil's cultural heritage. Carmen Miranda was the main female figure who contributed to the construction of these historical facts agencies, for the emergence of what would become Brazilian popular music. Giving voice to the sambas and marches produced by the suburbian composers of the hill and white composers, as well as being one of the main stars of the first Brazilian sound films, called carnival movies. The essence of this work is to emphasize the "baroque performance" of Carmen Miranda, supported by such theoreticians as, Afonso Ávila (1997), Afrânio Coutinho (1994), Eugênio D´Ors (1990), Gilles Deleuze (1995, 2005), Irlemar Chiampi (1998), José Antonio Maravall (2009), Lezama Lima (1988), Omar Calabrese (1987), Severo Sarduy (1979. 1999), and Brazilian music scholars such as José Ramos Tinhorão, Tárik de Souza, among others. Based on these premises, we conclude the research, proving that Carmen, through her International Baiana, creates new symbolic signs about the concept of nation and Latin American identity by transforming her costume design, recycling, joining in her artistic performance elements of culture Popular, Baroque, resized by surplus, caricature, waste, luxury and stylization. A character that catalyzes the opinions of unanimity and divergence regarding the title of "Ambassador of Samba", she appropriates the Brazilian (internal) and American (external) cultures anthropophagically by bringing a new, unique, neo-baroque performance, being responsible for the baroqueization of these cultures and influencing an entire generation later.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACarmen MirandaCarnavalizaçãoSambaCinemaBarrocoAntropofagiaA imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdfFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdfapplication/pdf18958390https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/1/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf0b96112677e5528af830ec1490cd07caMD51TEXTFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txtFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain784867https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/2/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txt327d1cf44a135d8748b5bba5afd1298cMD52THUMBNAILFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpgFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6896https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/3/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpgfa5a56e51246c8f41fe5d5d378fef824MD53TEXTFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txtFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain784867https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/2/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txt327d1cf44a135d8748b5bba5afd1298cMD52THUMBNAILFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpgFranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6896https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/3/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpgfa5a56e51246c8f41fe5d5d378fef824MD53123456789/252182019-01-30 07:21:43.096oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25218Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T10:21:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade |
title |
A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade |
spellingShingle |
A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade Carvalho, Francisco Israel de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Carmen Miranda Carnavalização Samba Cinema Barroco Antropofagia |
title_short |
A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade |
title_full |
A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade |
title_fullStr |
A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade |
title_full_unstemmed |
A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade |
title_sort |
A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade |
author |
Carvalho, Francisco Israel de |
author_facet |
Carvalho, Francisco Israel de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Lima, Samuel Anderson de Oliveira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Maldonado, Reny Gomes |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Prazeres, Armando Sérgio dos |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Morais Neto, João Batista de |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Francisco Israel de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Francisco Ivan da |
contributor_str_mv |
Silva, Francisco Ivan da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Carmen Miranda Carnavalização Samba Cinema Barroco Antropofagia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carmen Miranda Carnavalização Samba Cinema Barroco Antropofagia |
description |
A proposta deste trabalho teve como objetivo enfocar a imagem artística de Carmen Miranda, cantora, atriz e comediante luso-brasileira, enquanto representação simbólica da identidade nacional, desde o início de sua carreira, no Rio de Janeiro, no ano de 1929 e representações da América Latina nos Estados Unidos, a partir de 1939. Procuramos inseri-la no contexto da modernidade, quando as expressões populares e afro-brasileiras se uniam, para a consolidação da “invenção do samba” como patrimônio cultural do Brasil. Carmen Miranda foi a figura feminina principal que contribuiu na construção desses agenciamentos, para o surgimento do que viria a ser a música popular brasileira. Dando voz aos sambas e marchinhas produzidas pelos compositores do morro e compositores brancos, como também, sendo uma das principais estrelas dos primeiros filmes sonoros brasileiros, chamados carnavalescos. A essência deste trabalho é por em relevo a “performance barroca” de Carmen Miranda, tendo como suporte, teóricos como: Afonso Ávila (1997), Afranio Coutinho (1994), Eugênio D´Ors (1990), Gilles Deleuze (1995, 2005), Irlemar Chiampi (1998), José Antonio Maravall (2009), Lezama Lima (1988), Omar Calabrese (1987), Severo Sarduy (1979. 1999), além de estudiosos de música brasileira, como José Ramos Tinhorão, Tárik de Souza, entre outros. A partir dessas premissas, concluímos a pesquisa, comprovando que Carmen, através da sua baiana internacional, cria novos signos simbólicos sobre o conceito de nação e da identidade latino-americana, transformando essa fantasia, reciclando, juntando na sua performance artística, elementos da cultura popular, do Barroco, redimensionados pelo o excesso, a caricatura, o desperdício, o luxo e a estilização. Personagem catalisadora de opiniões da unanimidade e da divergência, a respeito do título de “Embaixatriz do Samba”, ela apropria-se antropofagicamente, da cultura brasileira (interna) e americana (externa), trazendo uma performance nova, original, única, neobarroca, sendo responsável pela barroquização dessas culturas e influenciando toda uma geração posterior. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-05-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-16T19:37:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-16T19:37:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Francisco Israel de. A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade. 2017. 378f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25218 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Francisco Israel de. A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade. 2017. 378f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/1/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/2/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/3/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/2/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25218/3/FranciscoIsraelDeCarvalho_TESE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b96112677e5528af830ec1490cd07ca 327d1cf44a135d8748b5bba5afd1298c fa5a56e51246c8f41fe5d5d378fef824 327d1cf44a135d8748b5bba5afd1298c fa5a56e51246c8f41fe5d5d378fef824 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117535441616896 |