Os recursos de acessibilidade comunicacional e a eficácia do processo de comunicação formal no ensino superior: proposição de guia multiformato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Rita Rodrigues dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55883
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo conceber um guia multiformato, especialmente delineado de acordo com técnicas e procedimentos da acessibilidade comunicacional na disseminação de informações sobre os serviços de suporte ao estudante ofertados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nessa proposição e com o apoio de uma equipe multiprofissional, os esforços convergem para concepção de um guia que reduza e/ou transponha ruídos no processo de comunicação entre a Instituição e a comunidade universitária. O problema que deu origem a essa investigação se reporta aos efeitos produzidos por fontes de ruído, empiricamente evidenciadas no processo de comunicação formal entre a UFRN e os seus usuários. Assim, a pergunta norteadora da pesquisa é a seguinte: como um guia multiformato, fundado na abordagem do Design Inclusivo, pode ser fator contribuinte na redução dos níveis de ruídos comunicacionais? Trata-se de estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo, cuja abordagem contou com a aplicação de multimétodos, combinando evidências científicas e empíricas para triangulação sistemática dos dados. No que se refere à revisão da literatura, tem-se como suporte os procedimentos metodológicos da Pesquisa de Revisão de Escopo (RE), em consonância com a abordagem de pesquisa de natureza operacional, utilizando-se para tal métodos e ferramentas de design para concepção de um guia multiformato. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados grupos focais, dinâmica de cocriação, questionário sociodemográfico/acadêmico/profissional e testes de usabilidade. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética da UFRN e os participantes do estudo assinaram o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido (TCLE). Para sistematização, análise e descrição dos dados, empregou-se a técnica de análise temática de conteúdo. O artefato projetado, com a abordagem do Design Inclusivo, atende aos requisitos identificados nesta pesquisa, considerando-se a diversidade e as necessidades específicas dos usuários. Os dados produzidos a partir desse estudo podem contribuir, eficazmente, na produção do conhecimento, particularmente na área da Educação, com destaque para os tópicos referenciados à acessibilidade comunicacional, incorporando-se assim inovações operacionais e administrativas no campus universitário.
id UFRN_4b0ea6ee8b3deec6b832b072aca81e9b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55883
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Ana Rita Rodrigues doshttp://lattes.cnpq.br/9281160155356417http://lattes.cnpq.br/2598480911657526Nunes Sobrinho, Francisco de PaulaDeliberato, Déborahttps://orcid.org/0000-0003-4756-042Xhttp://lattes.cnpq.br/5154063375333536Melo, Elda Silva do NascimentoNunes Sobrinho, Francisco de PaulaMelo, Francisco Ricardo Lins Vieira deFadel, Luciane MariaRomani, Elizabeth2023-12-13T18:14:49Z2023-12-13T18:14:49Z2023-10-02SANTOS, Ana Rita Rodrigues dos. Os recursos de acessibilidade comunicacional e a eficácia do processo de comunicação formal no ensino superior: proposição de guia multiformato. Orientadora: Dra. Elizabeth Romani. 2023. 250f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55883A presente pesquisa tem como objetivo conceber um guia multiformato, especialmente delineado de acordo com técnicas e procedimentos da acessibilidade comunicacional na disseminação de informações sobre os serviços de suporte ao estudante ofertados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nessa proposição e com o apoio de uma equipe multiprofissional, os esforços convergem para concepção de um guia que reduza e/ou transponha ruídos no processo de comunicação entre a Instituição e a comunidade universitária. O problema que deu origem a essa investigação se reporta aos efeitos produzidos por fontes de ruído, empiricamente evidenciadas no processo de comunicação formal entre a UFRN e os seus usuários. Assim, a pergunta norteadora da pesquisa é a seguinte: como um guia multiformato, fundado na abordagem do Design Inclusivo, pode ser fator contribuinte na redução dos níveis de ruídos comunicacionais? Trata-se de estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo, cuja abordagem contou com a aplicação de multimétodos, combinando evidências científicas e empíricas para triangulação sistemática dos dados. No que se refere à revisão da literatura, tem-se como suporte os procedimentos metodológicos da Pesquisa de Revisão de Escopo (RE), em consonância com a abordagem de pesquisa de natureza operacional, utilizando-se para tal métodos e ferramentas de design para concepção de um guia multiformato. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados grupos focais, dinâmica de cocriação, questionário sociodemográfico/acadêmico/profissional e testes de usabilidade. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética da UFRN e os participantes do estudo assinaram o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido (TCLE). Para sistematização, análise e descrição dos dados, empregou-se a técnica de análise temática de conteúdo. O artefato projetado, com a abordagem do Design Inclusivo, atende aos requisitos identificados nesta pesquisa, considerando-se a diversidade e as necessidades específicas dos usuários. Os dados produzidos a partir desse estudo podem contribuir, eficazmente, na produção do conhecimento, particularmente na área da Educação, com destaque para os tópicos referenciados à acessibilidade comunicacional, incorporando-se assim inovações operacionais e administrativas no campus universitário.This research aims to design a multi-format guide according to communication accessibility techniques and procedures, in the dissemination of information about student support service offered at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). In this proposition and with the support of a multidisciplinary team, efforts converge towards the design of a guide that reduces and/or overcomes noise in the communication process between UFRN and the university community. The problem that gave rise to this investigation relates to the effects produced by noise sources, empirically evidenced in the formal communication process between UFRN and its users. Thus, the research's guiding question is the following: how can a multi-format guide, based on the Inclusive Design approach, be a contributing factor in reducing communication noise levels? This is a qualitative exploratory and descriptive study, whose approach included the application of multi-methods for systematic data triangulation, combining scientific and empirical evidence. Regarding the literature review, the methodological procedures of Scope Review Survey (SR) are supported according to research approach of an operational nature, using design methods and tools for conception of a multi-format guide. Focus groups, co-creation dynamics, sociodemographic/academic/professional questionnaire and usability tests were used as data collection instruments. The project was submitted to the UFRN Ethics Committee, and the study participants signed the Free and Informed Commitment Term (FICT). For systematization, analysis and description of the data, the thematic content analysis techniques and procedures were used. The designed artifact, with the Inclusive Design approach, meets the requirements identified in this research, considering the diversity and specific needs of users. The data produced from this study effectively contribute to the production of knowledge, particularly in Education, with emphasis on topics related to communication accessibility, thus incorporating operational and administrative innovations on the university campus.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAcessibilidade comunicacionalDisseminação da informaçãoGuia multiformatoDesign inclusivoEnsino superiorOs recursos de acessibilidade comunicacional e a eficácia do processo de comunicação formal no ensino superior: proposição de guia multiformatoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRecursosAcessibilidadeComunicacional_Santos_2023.pdfapplication/pdf7567490https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55883/1/RecursosAcessibilidadeComunicacional_Santos_2023.pdfcab255b7bed1a6d032ce5c6d791461a8MD51123456789/558832024-03-14 13:44:08.67oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55883Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-14T16:44:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os recursos de acessibilidade comunicacional e a eficácia do processo de comunicação formal no ensino superior: proposição de guia multiformato
title Os recursos de acessibilidade comunicacional e a eficácia do processo de comunicação formal no ensino superior: proposição de guia multiformato
spellingShingle Os recursos de acessibilidade comunicacional e a eficácia do processo de comunicação formal no ensino superior: proposição de guia multiformato
Santos, Ana Rita Rodrigues dos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Acessibilidade comunicacional
Disseminação da informação
Guia multiformato
Design inclusivo
Ensino superior
title_short Os recursos de acessibilidade comunicacional e a eficácia do processo de comunicação formal no ensino superior: proposição de guia multiformato
title_full Os recursos de acessibilidade comunicacional e a eficácia do processo de comunicação formal no ensino superior: proposição de guia multiformato
title_fullStr Os recursos de acessibilidade comunicacional e a eficácia do processo de comunicação formal no ensino superior: proposição de guia multiformato
title_full_unstemmed Os recursos de acessibilidade comunicacional e a eficácia do processo de comunicação formal no ensino superior: proposição de guia multiformato
title_sort Os recursos de acessibilidade comunicacional e a eficácia do processo de comunicação formal no ensino superior: proposição de guia multiformato
author Santos, Ana Rita Rodrigues dos
author_facet Santos, Ana Rita Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9281160155356417
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2598480911657526
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Deliberato, Débora
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4756-042X
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5154063375333536
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, Elda Silva do Nascimento
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nunes Sobrinho, Francisco de Paula
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Fadel, Luciane Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Rita Rodrigues dos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Nunes Sobrinho, Francisco de Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romani, Elizabeth
contributor_str_mv Nunes Sobrinho, Francisco de Paula
Romani, Elizabeth
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Acessibilidade comunicacional
Disseminação da informação
Guia multiformato
Design inclusivo
Ensino superior
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade comunicacional
Disseminação da informação
Guia multiformato
Design inclusivo
Ensino superior
description A presente pesquisa tem como objetivo conceber um guia multiformato, especialmente delineado de acordo com técnicas e procedimentos da acessibilidade comunicacional na disseminação de informações sobre os serviços de suporte ao estudante ofertados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nessa proposição e com o apoio de uma equipe multiprofissional, os esforços convergem para concepção de um guia que reduza e/ou transponha ruídos no processo de comunicação entre a Instituição e a comunidade universitária. O problema que deu origem a essa investigação se reporta aos efeitos produzidos por fontes de ruído, empiricamente evidenciadas no processo de comunicação formal entre a UFRN e os seus usuários. Assim, a pergunta norteadora da pesquisa é a seguinte: como um guia multiformato, fundado na abordagem do Design Inclusivo, pode ser fator contribuinte na redução dos níveis de ruídos comunicacionais? Trata-se de estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo, cuja abordagem contou com a aplicação de multimétodos, combinando evidências científicas e empíricas para triangulação sistemática dos dados. No que se refere à revisão da literatura, tem-se como suporte os procedimentos metodológicos da Pesquisa de Revisão de Escopo (RE), em consonância com a abordagem de pesquisa de natureza operacional, utilizando-se para tal métodos e ferramentas de design para concepção de um guia multiformato. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados grupos focais, dinâmica de cocriação, questionário sociodemográfico/acadêmico/profissional e testes de usabilidade. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética da UFRN e os participantes do estudo assinaram o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido (TCLE). Para sistematização, análise e descrição dos dados, empregou-se a técnica de análise temática de conteúdo. O artefato projetado, com a abordagem do Design Inclusivo, atende aos requisitos identificados nesta pesquisa, considerando-se a diversidade e as necessidades específicas dos usuários. Os dados produzidos a partir desse estudo podem contribuir, eficazmente, na produção do conhecimento, particularmente na área da Educação, com destaque para os tópicos referenciados à acessibilidade comunicacional, incorporando-se assim inovações operacionais e administrativas no campus universitário.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-13T18:14:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-13T18:14:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Ana Rita Rodrigues dos. Os recursos de acessibilidade comunicacional e a eficácia do processo de comunicação formal no ensino superior: proposição de guia multiformato. Orientadora: Dra. Elizabeth Romani. 2023. 250f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55883
identifier_str_mv SANTOS, Ana Rita Rodrigues dos. Os recursos de acessibilidade comunicacional e a eficácia do processo de comunicação formal no ensino superior: proposição de guia multiformato. Orientadora: Dra. Elizabeth Romani. 2023. 250f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55883/1/RecursosAcessibilidadeComunicacional_Santos_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cab255b7bed1a6d032ce5c6d791461a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117567421087744