PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20351 |
Resumo: | A Educação Musical no Brasil tem ganhado seu espaço no cenário educacional brasileiro, fazendo com que se repense a formação inicial do educador musical na contemporaneidade. Partindo deste entendimento, este trabalho tem como objetivo geral analisar a articulação de saberes docentes que o subprojeto de música do PIBID/UFRN proporciona no processo formativo docente dos bolsistas participantes. Para tal feito, determinamos trilhar os seguintes caminhos: investigar quais são os principais saberes que constituem a formação do educador musical; identificar a(s) natureza(s) (epistemológicos, filosóficos, sociais, afetivos, pedagógicos etc.) desses saberes na formação docente em música; verificar como os saberes docentes são adquiridos na formação inicial em música e pesquisar as articulações entre os saberes docentes e a contribuição do PIBID Música/UFRN nesse processo. A metodologia aplicada é de abordagem prioritamente qualitativa através do método do estudo de caso, no qual foram desenvolvidas duas etapas. A primeira fase caracterizou-se pela identificação do perfil dos bolsistas investigados e pelos saberes docentes constituintes do processo formativo do educador musical e suas naturezas, bem como a(s) maneira(s) pela qual (is) esses saberes são adquiridos na formação inicial do licenciando em música. A segunda fase foi analisar como ocorre a articulação desses saberes docentes a partir da perspectiva do PIBID. O referencial teórico que embasa essa pesquisa é TARDIF (2013), complementados por autores da Educação Musical (Bellochio, 2003a, 2003b; Queiroz, 2014; Del Ben, 2003) e da Educação (Nóvoa, 1995a, 1995b, 2009; Gauthier et al., 1998; Pimenta, 1999), entre outros. A coleta de dados na primeira fase se deu por entrevistas semiestruturadas, onde através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e do referencial teórico adotado pode-se identificar os saberes docentes que norteiam a formação inicial do educador musical na contemporaneidade e a relação que o PIBID Música/UFRN constrói com esses saberes. Como resultados alcançados com esta pesquisa, apresento o PIBID como um instrumento potencializador na formação de professores a partir de seu crescimento e fortalecimento em todo o Brasil. No prisma do subprojeto de música do PIBID/UFRN, é possível afirmar o PIBID como um articulador na construção e reconstrução dos saberes docentes na formação inicial docente em música. Portanto, espera-se que com este trabalho a formação docente em Música possa oportunizar a articulação dos saberes docentes no contexto real da sala de aula, consolidando, assim, o espaço da música e do educador musical na escola regular, bem como contribua de forma significativa para o fortalecimento do PIBID Música da UFRN. |
id |
UFRN_4b3317371d34a88dee867c056f4ed0ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20351 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Catarina Aracelle Porto dohttp://lattes.cnpq.br/4645683829180112http://lattes.cnpq.br/9224599605968743Carvalho, Valéria Lázaro dehttp://lattes.cnpq.br/3105836389884284Bellochio, Cláudia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805Mendes, Jean Joubert Freitas2016-04-29T22:47:06Z2016-04-29T22:47:06Z2015-05-25NASCIMENTO, Catarina Aracelle Porto do. PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20351A Educação Musical no Brasil tem ganhado seu espaço no cenário educacional brasileiro, fazendo com que se repense a formação inicial do educador musical na contemporaneidade. Partindo deste entendimento, este trabalho tem como objetivo geral analisar a articulação de saberes docentes que o subprojeto de música do PIBID/UFRN proporciona no processo formativo docente dos bolsistas participantes. Para tal feito, determinamos trilhar os seguintes caminhos: investigar quais são os principais saberes que constituem a formação do educador musical; identificar a(s) natureza(s) (epistemológicos, filosóficos, sociais, afetivos, pedagógicos etc.) desses saberes na formação docente em música; verificar como os saberes docentes são adquiridos na formação inicial em música e pesquisar as articulações entre os saberes docentes e a contribuição do PIBID Música/UFRN nesse processo. A metodologia aplicada é de abordagem prioritamente qualitativa através do método do estudo de caso, no qual foram desenvolvidas duas etapas. A primeira fase caracterizou-se pela identificação do perfil dos bolsistas investigados e pelos saberes docentes constituintes do processo formativo do educador musical e suas naturezas, bem como a(s) maneira(s) pela qual (is) esses saberes são adquiridos na formação inicial do licenciando em música. A segunda fase foi analisar como ocorre a articulação desses saberes docentes a partir da perspectiva do PIBID. O referencial teórico que embasa essa pesquisa é TARDIF (2013), complementados por autores da Educação Musical (Bellochio, 2003a, 2003b; Queiroz, 2014; Del Ben, 2003) e da Educação (Nóvoa, 1995a, 1995b, 2009; Gauthier et al., 1998; Pimenta, 1999), entre outros. A coleta de dados na primeira fase se deu por entrevistas semiestruturadas, onde através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e do referencial teórico adotado pode-se identificar os saberes docentes que norteiam a formação inicial do educador musical na contemporaneidade e a relação que o PIBID Música/UFRN constrói com esses saberes. Como resultados alcançados com esta pesquisa, apresento o PIBID como um instrumento potencializador na formação de professores a partir de seu crescimento e fortalecimento em todo o Brasil. No prisma do subprojeto de música do PIBID/UFRN, é possível afirmar o PIBID como um articulador na construção e reconstrução dos saberes docentes na formação inicial docente em música. Portanto, espera-se que com este trabalho a formação docente em Música possa oportunizar a articulação dos saberes docentes no contexto real da sala de aula, consolidando, assim, o espaço da música e do educador musical na escola regular, bem como contribua de forma significativa para o fortalecimento do PIBID Música da UFRN.Music Education in Brazil has gained its place on the Brazilian educational scene, causing a rethinking of the contemporary music educator’s initial training. Based on this understanding, the main objective of this work is to analyze the articulation of teaching knowledge that the music subproject PIBID / UFRN provides the participating fellows in the teacher training process. To this end, the subsequent paths were followed: an investigation of what is the main knowledge that constitutes the formation of the music educator; an identification of the nature(s) (epistemological, philosophical, social, emotional, educational, etc.) of this knowledge in music teacher training; observation of how teachers acquire knowledge in initial music training; and the researching of the interrelationship between teaching knowledge and the contribution of PIBID Music / UFRN in this process. The methodology used is a priority qualitative approach through the case study method, developed in two steps. The first phase characterized the profile identification of the scholarship students investigated, the teaching knowledge provided throughout and the nature of the music educator’s formation process, as well as the way(s) in which the educator acquires this knowledge in initial music training. The second phase analyzed how the articulation of this teaching knowledge occurs, from the perspective of PIBID. The theoretical framework that supports this research is Tardif (2013), complemented by authors of Musical Education (Bellochio, 2003a, 2003b; Queiroz, 2014; Del Ben, 2003) and Education (Nóvoa, 1995a, 1995b, 2009; Gauthier et al. 1998; Pimenta, 1999), among others. Data collection in the first phase occurred through semi-structured interviews, where with content analysis (Bardin, 2011) and the theoretical framework adopted, the teacher knowledge that guides the initial formation of the contemporary music educator can be identified, as well as the relationship that the PIBID Music / UFRN builds with this knowledge. The results achieved with this research allow us to present the PIBID as a developmental tool in the education of teachers, from their growth and strengthening throughout Brazil. The prism of the PIBID music subproject / UFRN, the PIBID is an articulator in the construction and reconstruction of teaching knowledge in initial music teacher training. Therefore, it is hoped that with this work, music teacher training can create opportunities for articulation of teaching knowledge in the real context of the classroom, thus consolidating, the space of music and the music educator in regular schools, as well as contributing significantly to the strengthening of the PIBID Music UFRN.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAFormação docente em músicaSaberes docentesPIBID Música/UFRNArticulação de saberes docentesPIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCATARINA ARACELLE.pdfCATARINA ARACELLE.pdfapplication/pdf2974637https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20351/1/CATARINA%20ARACELLE.pdf3cd77af19294d6d95a6e070f58749516MD51TEXTCATARINA ARACELLE.pdf.txtCATARINA ARACELLE.pdf.txtExtracted texttext/plain375793https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20351/2/CATARINA%20ARACELLE.pdf.txt3d7ce93ae54330b0101e2f70f0ec34a0MD52THUMBNAILCATARINA ARACELLE.pdf.jpgCATARINA ARACELLE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2146https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20351/3/CATARINA%20ARACELLE.pdf.jpg89acc851de4685d6fbbbb50e11e6be00MD53123456789/203512019-01-29 20:56:03.629oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20351Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T23:56:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes |
title |
PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes |
spellingShingle |
PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes Nascimento, Catarina Aracelle Porto do CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Formação docente em música Saberes docentes PIBID Música/UFRN Articulação de saberes docentes |
title_short |
PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes |
title_full |
PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes |
title_fullStr |
PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes |
title_full_unstemmed |
PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes |
title_sort |
PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes |
author |
Nascimento, Catarina Aracelle Porto do |
author_facet |
Nascimento, Catarina Aracelle Porto do |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4645683829180112 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9224599605968743 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carvalho, Valéria Lázaro de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3105836389884284 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Bellochio, Cláudia Ribeiro |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8653053694824805 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Catarina Aracelle Porto do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes, Jean Joubert Freitas |
contributor_str_mv |
Mendes, Jean Joubert Freitas |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Formação docente em música Saberes docentes PIBID Música/UFRN Articulação de saberes docentes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente em música Saberes docentes PIBID Música/UFRN Articulação de saberes docentes |
description |
A Educação Musical no Brasil tem ganhado seu espaço no cenário educacional brasileiro, fazendo com que se repense a formação inicial do educador musical na contemporaneidade. Partindo deste entendimento, este trabalho tem como objetivo geral analisar a articulação de saberes docentes que o subprojeto de música do PIBID/UFRN proporciona no processo formativo docente dos bolsistas participantes. Para tal feito, determinamos trilhar os seguintes caminhos: investigar quais são os principais saberes que constituem a formação do educador musical; identificar a(s) natureza(s) (epistemológicos, filosóficos, sociais, afetivos, pedagógicos etc.) desses saberes na formação docente em música; verificar como os saberes docentes são adquiridos na formação inicial em música e pesquisar as articulações entre os saberes docentes e a contribuição do PIBID Música/UFRN nesse processo. A metodologia aplicada é de abordagem prioritamente qualitativa através do método do estudo de caso, no qual foram desenvolvidas duas etapas. A primeira fase caracterizou-se pela identificação do perfil dos bolsistas investigados e pelos saberes docentes constituintes do processo formativo do educador musical e suas naturezas, bem como a(s) maneira(s) pela qual (is) esses saberes são adquiridos na formação inicial do licenciando em música. A segunda fase foi analisar como ocorre a articulação desses saberes docentes a partir da perspectiva do PIBID. O referencial teórico que embasa essa pesquisa é TARDIF (2013), complementados por autores da Educação Musical (Bellochio, 2003a, 2003b; Queiroz, 2014; Del Ben, 2003) e da Educação (Nóvoa, 1995a, 1995b, 2009; Gauthier et al., 1998; Pimenta, 1999), entre outros. A coleta de dados na primeira fase se deu por entrevistas semiestruturadas, onde através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e do referencial teórico adotado pode-se identificar os saberes docentes que norteiam a formação inicial do educador musical na contemporaneidade e a relação que o PIBID Música/UFRN constrói com esses saberes. Como resultados alcançados com esta pesquisa, apresento o PIBID como um instrumento potencializador na formação de professores a partir de seu crescimento e fortalecimento em todo o Brasil. No prisma do subprojeto de música do PIBID/UFRN, é possível afirmar o PIBID como um articulador na construção e reconstrução dos saberes docentes na formação inicial docente em música. Portanto, espera-se que com este trabalho a formação docente em Música possa oportunizar a articulação dos saberes docentes no contexto real da sala de aula, consolidando, assim, o espaço da música e do educador musical na escola regular, bem como contribua de forma significativa para o fortalecimento do PIBID Música da UFRN. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-29T22:47:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-29T22:47:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Catarina Aracelle Porto do. PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20351 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Catarina Aracelle Porto do. PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20351/1/CATARINA%20ARACELLE.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20351/2/CATARINA%20ARACELLE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20351/3/CATARINA%20ARACELLE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3cd77af19294d6d95a6e070f58749516 3d7ce93ae54330b0101e2f70f0ec34a0 89acc851de4685d6fbbbb50e11e6be00 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832745487007744 |