PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Catarina Aracelle Porto do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20351
Resumo: A Educação Musical no Brasil tem ganhado seu espaço no cenário educacional brasileiro, fazendo com que se repense a formação inicial do educador musical na contemporaneidade. Partindo deste entendimento, este trabalho tem como objetivo geral analisar a articulação de saberes docentes que o subprojeto de música do PIBID/UFRN proporciona no processo formativo docente dos bolsistas participantes. Para tal feito, determinamos trilhar os seguintes caminhos: investigar quais são os principais saberes que constituem a formação do educador musical; identificar a(s) natureza(s) (epistemológicos, filosóficos, sociais, afetivos, pedagógicos etc.) desses saberes na formação docente em música; verificar como os saberes docentes são adquiridos na formação inicial em música e pesquisar as articulações entre os saberes docentes e a contribuição do PIBID Música/UFRN nesse processo. A metodologia aplicada é de abordagem prioritamente qualitativa através do método do estudo de caso, no qual foram desenvolvidas duas etapas. A primeira fase caracterizou-se pela identificação do perfil dos bolsistas investigados e pelos saberes docentes constituintes do processo formativo do educador musical e suas naturezas, bem como a(s) maneira(s) pela qual (is) esses saberes são adquiridos na formação inicial do licenciando em música. A segunda fase foi analisar como ocorre a articulação desses saberes docentes a partir da perspectiva do PIBID. O referencial teórico que embasa essa pesquisa é TARDIF (2013), complementados por autores da Educação Musical (Bellochio, 2003a, 2003b; Queiroz, 2014; Del Ben, 2003) e da Educação (Nóvoa, 1995a, 1995b, 2009; Gauthier et al., 1998; Pimenta, 1999), entre outros. A coleta de dados na primeira fase se deu por entrevistas semiestruturadas, onde através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e do referencial teórico adotado pode-se identificar os saberes docentes que norteiam a formação inicial do educador musical na contemporaneidade e a relação que o PIBID Música/UFRN constrói com esses saberes. Como resultados alcançados com esta pesquisa, apresento o PIBID como um instrumento potencializador na formação de professores a partir de seu crescimento e fortalecimento em todo o Brasil. No prisma do subprojeto de música do PIBID/UFRN, é possível afirmar o PIBID como um articulador na construção e reconstrução dos saberes docentes na formação inicial docente em música. Portanto, espera-se que com este trabalho a formação docente em Música possa oportunizar a articulação dos saberes docentes no contexto real da sala de aula, consolidando, assim, o espaço da música e do educador musical na escola regular, bem como contribua de forma significativa para o fortalecimento do PIBID Música da UFRN.
id UFRN_4b3317371d34a88dee867c056f4ed0ff
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20351
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento, Catarina Aracelle Porto dohttp://lattes.cnpq.br/4645683829180112http://lattes.cnpq.br/9224599605968743Carvalho, Valéria Lázaro dehttp://lattes.cnpq.br/3105836389884284Bellochio, Cláudia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805Mendes, Jean Joubert Freitas2016-04-29T22:47:06Z2016-04-29T22:47:06Z2015-05-25NASCIMENTO, Catarina Aracelle Porto do. PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20351A Educação Musical no Brasil tem ganhado seu espaço no cenário educacional brasileiro, fazendo com que se repense a formação inicial do educador musical na contemporaneidade. Partindo deste entendimento, este trabalho tem como objetivo geral analisar a articulação de saberes docentes que o subprojeto de música do PIBID/UFRN proporciona no processo formativo docente dos bolsistas participantes. Para tal feito, determinamos trilhar os seguintes caminhos: investigar quais são os principais saberes que constituem a formação do educador musical; identificar a(s) natureza(s) (epistemológicos, filosóficos, sociais, afetivos, pedagógicos etc.) desses saberes na formação docente em música; verificar como os saberes docentes são adquiridos na formação inicial em música e pesquisar as articulações entre os saberes docentes e a contribuição do PIBID Música/UFRN nesse processo. A metodologia aplicada é de abordagem prioritamente qualitativa através do método do estudo de caso, no qual foram desenvolvidas duas etapas. A primeira fase caracterizou-se pela identificação do perfil dos bolsistas investigados e pelos saberes docentes constituintes do processo formativo do educador musical e suas naturezas, bem como a(s) maneira(s) pela qual (is) esses saberes são adquiridos na formação inicial do licenciando em música. A segunda fase foi analisar como ocorre a articulação desses saberes docentes a partir da perspectiva do PIBID. O referencial teórico que embasa essa pesquisa é TARDIF (2013), complementados por autores da Educação Musical (Bellochio, 2003a, 2003b; Queiroz, 2014; Del Ben, 2003) e da Educação (Nóvoa, 1995a, 1995b, 2009; Gauthier et al., 1998; Pimenta, 1999), entre outros. A coleta de dados na primeira fase se deu por entrevistas semiestruturadas, onde através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e do referencial teórico adotado pode-se identificar os saberes docentes que norteiam a formação inicial do educador musical na contemporaneidade e a relação que o PIBID Música/UFRN constrói com esses saberes. Como resultados alcançados com esta pesquisa, apresento o PIBID como um instrumento potencializador na formação de professores a partir de seu crescimento e fortalecimento em todo o Brasil. No prisma do subprojeto de música do PIBID/UFRN, é possível afirmar o PIBID como um articulador na construção e reconstrução dos saberes docentes na formação inicial docente em música. Portanto, espera-se que com este trabalho a formação docente em Música possa oportunizar a articulação dos saberes docentes no contexto real da sala de aula, consolidando, assim, o espaço da música e do educador musical na escola regular, bem como contribua de forma significativa para o fortalecimento do PIBID Música da UFRN.Music Education in Brazil has gained its place on the Brazilian educational scene, causing a rethinking of the contemporary music educator’s initial training. Based on this understanding, the main objective of this work is to analyze the articulation of teaching knowledge that the music subproject PIBID / UFRN provides the participating fellows in the teacher training process. To this end, the subsequent paths were followed: an investigation of what is the main knowledge that constitutes the formation of the music educator; an identification of the nature(s) (epistemological, philosophical, social, emotional, educational, etc.) of this knowledge in music teacher training; observation of how teachers acquire knowledge in initial music training; and the researching of the interrelationship between teaching knowledge and the contribution of PIBID Music / UFRN in this process. The methodology used is a priority qualitative approach through the case study method, developed in two steps. The first phase characterized the profile identification of the scholarship students investigated, the teaching knowledge provided throughout and the nature of the music educator’s formation process, as well as the way(s) in which the educator acquires this knowledge in initial music training. The second phase analyzed how the articulation of this teaching knowledge occurs, from the perspective of PIBID. The theoretical framework that supports this research is Tardif (2013), complemented by authors of Musical Education (Bellochio, 2003a, 2003b; Queiroz, 2014; Del Ben, 2003) and Education (Nóvoa, 1995a, 1995b, 2009; Gauthier et al. 1998; Pimenta, 1999), among others. Data collection in the first phase occurred through semi-structured interviews, where with content analysis (Bardin, 2011) and the theoretical framework adopted, the teacher knowledge that guides the initial formation of the contemporary music educator can be identified, as well as the relationship that the PIBID Music / UFRN builds with this knowledge. The results achieved with this research allow us to present the PIBID as a developmental tool in the education of teachers, from their growth and strengthening throughout Brazil. The prism of the PIBID music subproject / UFRN, the PIBID is an articulator in the construction and reconstruction of teaching knowledge in initial music teacher training. Therefore, it is hoped that with this work, music teacher training can create opportunities for articulation of teaching knowledge in the real context of the classroom, thus consolidating, the space of music and the music educator in regular schools, as well as contributing significantly to the strengthening of the PIBID Music UFRN.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAFormação docente em músicaSaberes docentesPIBID Música/UFRNArticulação de saberes docentesPIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCATARINA ARACELLE.pdfCATARINA ARACELLE.pdfapplication/pdf2974637https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20351/1/CATARINA%20ARACELLE.pdf3cd77af19294d6d95a6e070f58749516MD51TEXTCATARINA ARACELLE.pdf.txtCATARINA ARACELLE.pdf.txtExtracted texttext/plain375793https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20351/2/CATARINA%20ARACELLE.pdf.txt3d7ce93ae54330b0101e2f70f0ec34a0MD52THUMBNAILCATARINA ARACELLE.pdf.jpgCATARINA ARACELLE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2146https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20351/3/CATARINA%20ARACELLE.pdf.jpg89acc851de4685d6fbbbb50e11e6be00MD53123456789/203512019-01-29 20:56:03.629oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20351Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T23:56:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes
title PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes
spellingShingle PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes
Nascimento, Catarina Aracelle Porto do
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Formação docente em música
Saberes docentes
PIBID Música/UFRN
Articulação de saberes docentes
title_short PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes
title_full PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes
title_fullStr PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes
title_full_unstemmed PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes
title_sort PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes
author Nascimento, Catarina Aracelle Porto do
author_facet Nascimento, Catarina Aracelle Porto do
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4645683829180112
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9224599605968743
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Valéria Lázaro de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3105836389884284
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8653053694824805
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Catarina Aracelle Porto do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
contributor_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Formação docente em música
Saberes docentes
PIBID Música/UFRN
Articulação de saberes docentes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente em música
Saberes docentes
PIBID Música/UFRN
Articulação de saberes docentes
description A Educação Musical no Brasil tem ganhado seu espaço no cenário educacional brasileiro, fazendo com que se repense a formação inicial do educador musical na contemporaneidade. Partindo deste entendimento, este trabalho tem como objetivo geral analisar a articulação de saberes docentes que o subprojeto de música do PIBID/UFRN proporciona no processo formativo docente dos bolsistas participantes. Para tal feito, determinamos trilhar os seguintes caminhos: investigar quais são os principais saberes que constituem a formação do educador musical; identificar a(s) natureza(s) (epistemológicos, filosóficos, sociais, afetivos, pedagógicos etc.) desses saberes na formação docente em música; verificar como os saberes docentes são adquiridos na formação inicial em música e pesquisar as articulações entre os saberes docentes e a contribuição do PIBID Música/UFRN nesse processo. A metodologia aplicada é de abordagem prioritamente qualitativa através do método do estudo de caso, no qual foram desenvolvidas duas etapas. A primeira fase caracterizou-se pela identificação do perfil dos bolsistas investigados e pelos saberes docentes constituintes do processo formativo do educador musical e suas naturezas, bem como a(s) maneira(s) pela qual (is) esses saberes são adquiridos na formação inicial do licenciando em música. A segunda fase foi analisar como ocorre a articulação desses saberes docentes a partir da perspectiva do PIBID. O referencial teórico que embasa essa pesquisa é TARDIF (2013), complementados por autores da Educação Musical (Bellochio, 2003a, 2003b; Queiroz, 2014; Del Ben, 2003) e da Educação (Nóvoa, 1995a, 1995b, 2009; Gauthier et al., 1998; Pimenta, 1999), entre outros. A coleta de dados na primeira fase se deu por entrevistas semiestruturadas, onde através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e do referencial teórico adotado pode-se identificar os saberes docentes que norteiam a formação inicial do educador musical na contemporaneidade e a relação que o PIBID Música/UFRN constrói com esses saberes. Como resultados alcançados com esta pesquisa, apresento o PIBID como um instrumento potencializador na formação de professores a partir de seu crescimento e fortalecimento em todo o Brasil. No prisma do subprojeto de música do PIBID/UFRN, é possível afirmar o PIBID como um articulador na construção e reconstrução dos saberes docentes na formação inicial docente em música. Portanto, espera-se que com este trabalho a formação docente em Música possa oportunizar a articulação dos saberes docentes no contexto real da sala de aula, consolidando, assim, o espaço da música e do educador musical na escola regular, bem como contribua de forma significativa para o fortalecimento do PIBID Música da UFRN.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T22:47:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-29T22:47:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Catarina Aracelle Porto do. PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20351
identifier_str_mv NASCIMENTO, Catarina Aracelle Porto do. PIBID MÚSICA - UFRN: a formação de professores em articulação com os saberes docentes. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20351/1/CATARINA%20ARACELLE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20351/2/CATARINA%20ARACELLE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20351/3/CATARINA%20ARACELLE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3cd77af19294d6d95a6e070f58749516
3d7ce93ae54330b0101e2f70f0ec34a0
89acc851de4685d6fbbbb50e11e6be00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832745487007744