A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23246 |
Resumo: | A partir de um diagnóstico realizado em uma turma do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Montanhas/RN, e da análise do Livro Didático de Português adotado nesse nível de ensino, este estudo constata a necessidade de trabalhar com a produção escrita argumentativa. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver a competência argumentativa dos alunos desse nível de ensino, por meio da produção escrita. Adota os procedimentos metodológicos da sequência didática propostos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Lopes-Rossi (2011), com algumas adaptações. Constitui como corpus quinze textos, entre setenta e um textos produzidos pelos alunos. Para a análise, seleciona três textos de cada versão produzida, denominadas, produção diagnóstica (PD), primeira produção reescrita (1ª PR), segunda produção reescrita (2ª PR) e Produção Final – artigo de opinião (PF). Analisa em cada etapa de reescrita melhorias e dificuldades nas produções textuais a fim de contribuir para seu aperfeiçoamento. Tem como base teórica Geraldi (2003, 2005, 2015) sobre o ensino de Língua Portuguesa; Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Reboul (2004) no que tange à teoria da argumentação; Abreu (2009), Koch (2011), Cervoni (1989), Bronckart (2009), Neves (2013), Castilho e Castilho (2002), Nascimento (2010), entre outros, com relação às estratégias argumentativas. Os resultados das produções apontam que o contato com variados textos, o conhecimento sobre algumas estratégias argumentativas estudadas e, principalmente, o trabalho de intervenção com a reescrita textual Ruiz (2010) possibilitaram melhorias significativas nas produções dos alunos e deram suporte à escrita do artigo de opinião. |
id |
UFRN_4e3b1056b2a82f77b8151ceb17381ac0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23246 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Jaklini Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/2249457312340224http://lattes.cnpq.br/4256675396235128Rocha, Ana Virginia Lima da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6906269867710577Barbosa, Marinalva Vieirahttp://lattes.cnpq.br/8103443442362053Campos, Sulemi Fabiano2017-05-31T00:06:06Z2017-05-31T00:06:06Z2016-11-30COSTA, Jaklini Medeiros. A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental. 2016. 184f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23246A partir de um diagnóstico realizado em uma turma do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Montanhas/RN, e da análise do Livro Didático de Português adotado nesse nível de ensino, este estudo constata a necessidade de trabalhar com a produção escrita argumentativa. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver a competência argumentativa dos alunos desse nível de ensino, por meio da produção escrita. Adota os procedimentos metodológicos da sequência didática propostos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Lopes-Rossi (2011), com algumas adaptações. Constitui como corpus quinze textos, entre setenta e um textos produzidos pelos alunos. Para a análise, seleciona três textos de cada versão produzida, denominadas, produção diagnóstica (PD), primeira produção reescrita (1ª PR), segunda produção reescrita (2ª PR) e Produção Final – artigo de opinião (PF). Analisa em cada etapa de reescrita melhorias e dificuldades nas produções textuais a fim de contribuir para seu aperfeiçoamento. Tem como base teórica Geraldi (2003, 2005, 2015) sobre o ensino de Língua Portuguesa; Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Reboul (2004) no que tange à teoria da argumentação; Abreu (2009), Koch (2011), Cervoni (1989), Bronckart (2009), Neves (2013), Castilho e Castilho (2002), Nascimento (2010), entre outros, com relação às estratégias argumentativas. Os resultados das produções apontam que o contato com variados textos, o conhecimento sobre algumas estratégias argumentativas estudadas e, principalmente, o trabalho de intervenção com a reescrita textual Ruiz (2010) possibilitaram melhorias significativas nas produções dos alunos e deram suporte à escrita do artigo de opinião.Based on a diagnose made in a team from 8th level of Basic Education from Escola Estadual Carlos Gomes, in the Montanhas/RN city, and analyses of a Portuguese Didactic Book used by this class, this study points to the necessity of working with argumentative writing production. The main aim of this research is to develop students argumentative competence through the writing production. As methodological procedures, it adopts didactic sequence proposed by Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) and Lopes-Rossi (2011), with some adaptations. The corpus of this study consists in 15 texts, among a group of 71 texts produced by the students. To the analyses, it selects three texts from each version produced, named diagnostic production (PD), first rewritten production (1st PR), second rewritten production (2nd PR) and final production – opinion article (PF). It analyses in each step of the writings advances and difficulties in the textual productions aiming to contribute to the students improvement. It has as theoretical bases Geraldi (2003, 2005, 2015) related to the Portuguese teaching; Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005) and Reboul (2004) about argumentation theory; Abreu (2009), Koch (2011), Cervoni (1989), Bronckart (2009), Neves (2013), Castilho and Castilho (2002), Nascimento (2010), among others, related to the argumentative strategies. The results of those productions point that the students contact with diverse texts, knowledge about some argumentative strategies and, mainly, Ruiz (2010) intervention work can promote significant improvement in the students writings supporting the production of opinion article.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEscrita argumentativaReescritaEstratégias argumentativasArtigo de opiniãoA escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdfJakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdfapplication/pdf2968819https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23246/1/JakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf96f447fa9958ef20a60b51b46dd14c1fMD51TEXTJakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.txtJakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain451471https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23246/4/JakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.txta73a16ebdaed31bcbb776a52cf018115MD54THUMBNAILJakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.jpgJakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2916https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23246/5/JakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.jpg029b65202d73f53e9bdd1e9b03491a02MD55123456789/232462017-11-04 20:24:15.941oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23246Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T23:24:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental |
title |
A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental Costa, Jaklini Medeiros CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Escrita argumentativa Reescrita Estratégias argumentativas Artigo de opinião |
title_short |
A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental |
title_full |
A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental |
author |
Costa, Jaklini Medeiros |
author_facet |
Costa, Jaklini Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2249457312340224 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4256675396235128 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Rocha, Ana Virginia Lima da Silva |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6906269867710577 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Barbosa, Marinalva Vieira |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8103443442362053 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Jaklini Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Sulemi Fabiano |
contributor_str_mv |
Campos, Sulemi Fabiano |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Escrita argumentativa Reescrita Estratégias argumentativas Artigo de opinião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita argumentativa Reescrita Estratégias argumentativas Artigo de opinião |
description |
A partir de um diagnóstico realizado em uma turma do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Montanhas/RN, e da análise do Livro Didático de Português adotado nesse nível de ensino, este estudo constata a necessidade de trabalhar com a produção escrita argumentativa. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver a competência argumentativa dos alunos desse nível de ensino, por meio da produção escrita. Adota os procedimentos metodológicos da sequência didática propostos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Lopes-Rossi (2011), com algumas adaptações. Constitui como corpus quinze textos, entre setenta e um textos produzidos pelos alunos. Para a análise, seleciona três textos de cada versão produzida, denominadas, produção diagnóstica (PD), primeira produção reescrita (1ª PR), segunda produção reescrita (2ª PR) e Produção Final – artigo de opinião (PF). Analisa em cada etapa de reescrita melhorias e dificuldades nas produções textuais a fim de contribuir para seu aperfeiçoamento. Tem como base teórica Geraldi (2003, 2005, 2015) sobre o ensino de Língua Portuguesa; Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Reboul (2004) no que tange à teoria da argumentação; Abreu (2009), Koch (2011), Cervoni (1989), Bronckart (2009), Neves (2013), Castilho e Castilho (2002), Nascimento (2010), entre outros, com relação às estratégias argumentativas. Os resultados das produções apontam que o contato com variados textos, o conhecimento sobre algumas estratégias argumentativas estudadas e, principalmente, o trabalho de intervenção com a reescrita textual Ruiz (2010) possibilitaram melhorias significativas nas produções dos alunos e deram suporte à escrita do artigo de opinião. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-31T00:06:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-31T00:06:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Jaklini Medeiros. A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental. 2016. 184f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23246 |
identifier_str_mv |
COSTA, Jaklini Medeiros. A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental. 2016. 184f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23246/1/JakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23246/4/JakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23246/5/JakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96f447fa9958ef20a60b51b46dd14c1f a73a16ebdaed31bcbb776a52cf018115 029b65202d73f53e9bdd1e9b03491a02 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832852808761344 |