A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jaklini Medeiros
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23246
Resumo: A partir de um diagnóstico realizado em uma turma do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Montanhas/RN, e da análise do Livro Didático de Português adotado nesse nível de ensino, este estudo constata a necessidade de trabalhar com a produção escrita argumentativa. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver a competência argumentativa dos alunos desse nível de ensino, por meio da produção escrita. Adota os procedimentos metodológicos da sequência didática propostos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Lopes-Rossi (2011), com algumas adaptações. Constitui como corpus quinze textos, entre setenta e um textos produzidos pelos alunos. Para a análise, seleciona três textos de cada versão produzida, denominadas, produção diagnóstica (PD), primeira produção reescrita (1ª PR), segunda produção reescrita (2ª PR) e Produção Final – artigo de opinião (PF). Analisa em cada etapa de reescrita melhorias e dificuldades nas produções textuais a fim de contribuir para seu aperfeiçoamento. Tem como base teórica Geraldi (2003, 2005, 2015) sobre o ensino de Língua Portuguesa; Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Reboul (2004) no que tange à teoria da argumentação; Abreu (2009), Koch (2011), Cervoni (1989), Bronckart (2009), Neves (2013), Castilho e Castilho (2002), Nascimento (2010), entre outros, com relação às estratégias argumentativas. Os resultados das produções apontam que o contato com variados textos, o conhecimento sobre algumas estratégias argumentativas estudadas e, principalmente, o trabalho de intervenção com a reescrita textual Ruiz (2010) possibilitaram melhorias significativas nas produções dos alunos e deram suporte à escrita do artigo de opinião.
id UFRN_4e3b1056b2a82f77b8151ceb17381ac0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23246
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Jaklini Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/2249457312340224http://lattes.cnpq.br/4256675396235128Rocha, Ana Virginia Lima da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6906269867710577Barbosa, Marinalva Vieirahttp://lattes.cnpq.br/8103443442362053Campos, Sulemi Fabiano2017-05-31T00:06:06Z2017-05-31T00:06:06Z2016-11-30COSTA, Jaklini Medeiros. A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental. 2016. 184f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23246A partir de um diagnóstico realizado em uma turma do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Montanhas/RN, e da análise do Livro Didático de Português adotado nesse nível de ensino, este estudo constata a necessidade de trabalhar com a produção escrita argumentativa. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver a competência argumentativa dos alunos desse nível de ensino, por meio da produção escrita. Adota os procedimentos metodológicos da sequência didática propostos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Lopes-Rossi (2011), com algumas adaptações. Constitui como corpus quinze textos, entre setenta e um textos produzidos pelos alunos. Para a análise, seleciona três textos de cada versão produzida, denominadas, produção diagnóstica (PD), primeira produção reescrita (1ª PR), segunda produção reescrita (2ª PR) e Produção Final – artigo de opinião (PF). Analisa em cada etapa de reescrita melhorias e dificuldades nas produções textuais a fim de contribuir para seu aperfeiçoamento. Tem como base teórica Geraldi (2003, 2005, 2015) sobre o ensino de Língua Portuguesa; Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Reboul (2004) no que tange à teoria da argumentação; Abreu (2009), Koch (2011), Cervoni (1989), Bronckart (2009), Neves (2013), Castilho e Castilho (2002), Nascimento (2010), entre outros, com relação às estratégias argumentativas. Os resultados das produções apontam que o contato com variados textos, o conhecimento sobre algumas estratégias argumentativas estudadas e, principalmente, o trabalho de intervenção com a reescrita textual Ruiz (2010) possibilitaram melhorias significativas nas produções dos alunos e deram suporte à escrita do artigo de opinião.Based on a diagnose made in a team from 8th level of Basic Education from Escola Estadual Carlos Gomes, in the Montanhas/RN city, and analyses of a Portuguese Didactic Book used by this class, this study points to the necessity of working with argumentative writing production. The main aim of this research is to develop students argumentative competence through the writing production. As methodological procedures, it adopts didactic sequence proposed by Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) and Lopes-Rossi (2011), with some adaptations. The corpus of this study consists in 15 texts, among a group of 71 texts produced by the students. To the analyses, it selects three texts from each version produced, named diagnostic production (PD), first rewritten production (1st PR), second rewritten production (2nd PR) and final production – opinion article (PF). It analyses in each step of the writings advances and difficulties in the textual productions aiming to contribute to the students improvement. It has as theoretical bases Geraldi (2003, 2005, 2015) related to the Portuguese teaching; Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005) and Reboul (2004) about argumentation theory; Abreu (2009), Koch (2011), Cervoni (1989), Bronckart (2009), Neves (2013), Castilho and Castilho (2002), Nascimento (2010), among others, related to the argumentative strategies. The results of those productions point that the students contact with diverse texts, knowledge about some argumentative strategies and, mainly, Ruiz (2010) intervention work can promote significant improvement in the students writings supporting the production of opinion article.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEscrita argumentativaReescritaEstratégias argumentativasArtigo de opiniãoA escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdfJakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdfapplication/pdf2968819https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23246/1/JakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf96f447fa9958ef20a60b51b46dd14c1fMD51TEXTJakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.txtJakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain451471https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23246/4/JakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.txta73a16ebdaed31bcbb776a52cf018115MD54THUMBNAILJakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.jpgJakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2916https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23246/5/JakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.jpg029b65202d73f53e9bdd1e9b03491a02MD55123456789/232462017-11-04 20:24:15.941oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23246Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T23:24:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental
title A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental
spellingShingle A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental
Costa, Jaklini Medeiros
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Escrita argumentativa
Reescrita
Estratégias argumentativas
Artigo de opinião
title_short A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental
title_full A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental
title_fullStr A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental
title_sort A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental
author Costa, Jaklini Medeiros
author_facet Costa, Jaklini Medeiros
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2249457312340224
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4256675396235128
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rocha, Ana Virginia Lima da Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6906269867710577
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Barbosa, Marinalva Vieira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8103443442362053
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jaklini Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Sulemi Fabiano
contributor_str_mv Campos, Sulemi Fabiano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Escrita argumentativa
Reescrita
Estratégias argumentativas
Artigo de opinião
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita argumentativa
Reescrita
Estratégias argumentativas
Artigo de opinião
description A partir de um diagnóstico realizado em uma turma do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Montanhas/RN, e da análise do Livro Didático de Português adotado nesse nível de ensino, este estudo constata a necessidade de trabalhar com a produção escrita argumentativa. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver a competência argumentativa dos alunos desse nível de ensino, por meio da produção escrita. Adota os procedimentos metodológicos da sequência didática propostos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Lopes-Rossi (2011), com algumas adaptações. Constitui como corpus quinze textos, entre setenta e um textos produzidos pelos alunos. Para a análise, seleciona três textos de cada versão produzida, denominadas, produção diagnóstica (PD), primeira produção reescrita (1ª PR), segunda produção reescrita (2ª PR) e Produção Final – artigo de opinião (PF). Analisa em cada etapa de reescrita melhorias e dificuldades nas produções textuais a fim de contribuir para seu aperfeiçoamento. Tem como base teórica Geraldi (2003, 2005, 2015) sobre o ensino de Língua Portuguesa; Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Reboul (2004) no que tange à teoria da argumentação; Abreu (2009), Koch (2011), Cervoni (1989), Bronckart (2009), Neves (2013), Castilho e Castilho (2002), Nascimento (2010), entre outros, com relação às estratégias argumentativas. Os resultados das produções apontam que o contato com variados textos, o conhecimento sobre algumas estratégias argumentativas estudadas e, principalmente, o trabalho de intervenção com a reescrita textual Ruiz (2010) possibilitaram melhorias significativas nas produções dos alunos e deram suporte à escrita do artigo de opinião.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-31T00:06:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-31T00:06:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Jaklini Medeiros. A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental. 2016. 184f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23246
identifier_str_mv COSTA, Jaklini Medeiros. A escrita argumentativa: uma proposta de ensino para os anos finais do ensino fundamental. 2016. 184f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23246/1/JakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23246/4/JakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23246/5/JakliniMedeirosCosta_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 96f447fa9958ef20a60b51b46dd14c1f
a73a16ebdaed31bcbb776a52cf018115
029b65202d73f53e9bdd1e9b03491a02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832852808761344