Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52636 |
Resumo: | A situação da degradação do meio ambiente, em especial na região Nordeste do Brasil, possui raízes históricas, desde o processo de colonização e seu perfil de economia extrativista, que atrelado às práticas adotadas na agricultura de subsistência refletem na desvalorização da Caatinga. Um dos fatores que colaboram para esta desvalorização, é uma percepção equivocada da sociedade em relação a este bioma, a Disparidade da Consciência sobre Plantas, conceituada como uma capacidade reduzida que indivíduo tem sobre o mundo vegetal. Este trabalho tem como questão problema verificar “Quais as possíveis contribuições do ensino de botânica em uma proposta didática para a conscientização, preservação e valorização da Caatinga?”. O objetivo é avaliar as potenciais contribuições de uma ação educativa sobre o bioma Caatinga para a sensibilização de estudantes sobre a preservação deste. Para alcançar este objetivo, efetuou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa-ação, que possui cunho educacional e permite uma ampla interação entre o pesquisador e os componentes da amostra abordada. Esta foi composta pelos alunos que ingressaram nos semestres letivos 2020.1, 2020.2 e 2021.1, nos cursos subsequentes em Agropecuária e Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, do campus de Ouricuri, município pertencente ao Sertão do Araripe Pernambucano, alcançando um total de 88 participantes. Como ferramentas esta pesquisa utilizou de questionários aplicados antes e após a realização de uma intervenção pedagógica, um minicurso de 10 horas de duração, que abordou temas como1)Conservação e uso da biodiversidade, 2). As espécies nativas e sua relação com os demais organismos; 3) Alternativas tecnológicas para um meio de sobrevivência sustentável; 4)Aumento da capacidade econômica, cultural e social da população e 5) Gestão de recursos água e solo. A aplicação dos questionários e a realização do minicurso foi precedida pela análise favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados dos questionários antes e após a intervenção pedagógica foram tabulados em planilhas eletrônicas e analisados obtendo-se a percepção dos estudantes sobre a Caatinga, antes e após a intervenção para verificar-se as possíveis contribuições para esta percepção. Inicialmente verificou-se uma predominância de percepção negativa sobre a Caatinga, porém com o reconhecimento da escola e de ações de ensino como fonte de conscientização da importância da Caatinga. Aplicado o minicurso, constatou-se uma alteração da percepção dos estudantes, com variação positiva nesta e no reconhecimento de atividades didáticas como importantes para a contribuição com a preservação e conservação da Caatinga. |
id |
UFRN_4ea8f4cab3cd8c370bbd3b120aff7c38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52636 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Adriene Alves dehttp://lattes.cnpq.br/2823055865003274http://lattes.cnpq.br/0727435909982933Costa, Ivaneide Alves Soares dahttps://orcid.org/0000-0002-1606-5015http://lattes.cnpq.br/2971840301895348Freitas, Maria do Socorro Conceição deAlves, Daniel Durante PereiraLichston, Juliana Espada2023-06-07T19:42:37Z2023-06-07T19:42:37Z2023-03-30SOUZA, Adriene Alves de. Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico. Orientador: Juliana Espada Lichston. 2023. 68f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52636A situação da degradação do meio ambiente, em especial na região Nordeste do Brasil, possui raízes históricas, desde o processo de colonização e seu perfil de economia extrativista, que atrelado às práticas adotadas na agricultura de subsistência refletem na desvalorização da Caatinga. Um dos fatores que colaboram para esta desvalorização, é uma percepção equivocada da sociedade em relação a este bioma, a Disparidade da Consciência sobre Plantas, conceituada como uma capacidade reduzida que indivíduo tem sobre o mundo vegetal. Este trabalho tem como questão problema verificar “Quais as possíveis contribuições do ensino de botânica em uma proposta didática para a conscientização, preservação e valorização da Caatinga?”. O objetivo é avaliar as potenciais contribuições de uma ação educativa sobre o bioma Caatinga para a sensibilização de estudantes sobre a preservação deste. Para alcançar este objetivo, efetuou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa-ação, que possui cunho educacional e permite uma ampla interação entre o pesquisador e os componentes da amostra abordada. Esta foi composta pelos alunos que ingressaram nos semestres letivos 2020.1, 2020.2 e 2021.1, nos cursos subsequentes em Agropecuária e Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, do campus de Ouricuri, município pertencente ao Sertão do Araripe Pernambucano, alcançando um total de 88 participantes. Como ferramentas esta pesquisa utilizou de questionários aplicados antes e após a realização de uma intervenção pedagógica, um minicurso de 10 horas de duração, que abordou temas como1)Conservação e uso da biodiversidade, 2). As espécies nativas e sua relação com os demais organismos; 3) Alternativas tecnológicas para um meio de sobrevivência sustentável; 4)Aumento da capacidade econômica, cultural e social da população e 5) Gestão de recursos água e solo. A aplicação dos questionários e a realização do minicurso foi precedida pela análise favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados dos questionários antes e após a intervenção pedagógica foram tabulados em planilhas eletrônicas e analisados obtendo-se a percepção dos estudantes sobre a Caatinga, antes e após a intervenção para verificar-se as possíveis contribuições para esta percepção. Inicialmente verificou-se uma predominância de percepção negativa sobre a Caatinga, porém com o reconhecimento da escola e de ações de ensino como fonte de conscientização da importância da Caatinga. Aplicado o minicurso, constatou-se uma alteração da percepção dos estudantes, com variação positiva nesta e no reconhecimento de atividades didáticas como importantes para a contribuição com a preservação e conservação da Caatinga.The situation of preserving the environment, especially in the Northeast region of Brazil, has historical roots, since the colonization process and its profile of extractive economy, which, linked to the practices adopted in popular agriculture, reflect in the devaluation of the Caatinga. One of the factors that contribute to this devaluation is botanical blindness, conceptualized as a reduced capacity that an individual has over the plant world. The problem of this work is to verify whether “What are the possible contributions of botany teaching in a didactic proposal for the awareness, preservation and appreciation of the Caatinga?”, which guides its objective of evaluating the potential contributions of an educational action regarding the Caatinga biome to the sensitization of students about the preservation of this. In order to reach this objective, a research with a qualitative approach was carried out, using action-research as a methodological procedure, which has an educational nature and allows a wide interaction between the researcher and the components of the approached sample. This was made up of students who entered the academic semesters 2020.1, 2020.2 and 2021.1, in subsequent courses in Agriculture and Agroindustry at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Sertão Pernambucano, on the Ouricuri campus, a municipality belonging to the Sertão do Araripe Pernambucano, reaching a total of 88 participants. As tools, this research used questionnaires applied before and after carrying out a pedagogical intervention, a 10-hour short course, which addressed topics such as 1) Conservation and use of biodiversity, 2) Native species and their relationship with other organisms, 3) Technological alternatives for a sustainable means of survival; 4) Increase of the economic, cultural and social capacity of the population and 5) Management of water and soil resources. The application of the questionnaires and the completion of the short course were preceded by a favorable analysis by the Research Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande do Norte. The data from the questionnaires were tabulated in electronic spreadsheets and analyzed in order to obtain the students' perception of the Caatinga, before and after the intervention, in order to verify possible contributions to this perception. Initially there was a predominance of negative perception about the Caatinga, however it was observed the recognition of the school and teaching actions as a source of awareness of the importance of the Caatinga. After applying the short course, a change in the students' perception was observed, with positive variation in aspects related to the perception and recognition of didactic activities as important for the contribution to the preservation and conservation of the Caatinga.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASEducação ambientalEducaçãoBiomaPercepçãoConscientizaçãoValorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnicoValuing the caatinga: contributions of a teaching proposal for tecnic school studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALValorizacaocaatingacontribuicoes_Souza_2023.pdfapplication/pdf1296553https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52636/1/Valorizacaocaatingacontribuicoes_Souza_2023.pdf153adbc7e237d876d98f590e81e3c01fMD51123456789/526362023-06-07 16:43:20.87oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52636Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-07T19:43:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Valuing the caatinga: contributions of a teaching proposal for tecnic school students |
title |
Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico |
spellingShingle |
Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico Souza, Adriene Alves de CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Educação ambiental Educação Bioma Percepção Conscientização |
title_short |
Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico |
title_full |
Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico |
title_fullStr |
Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico |
title_full_unstemmed |
Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico |
title_sort |
Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico |
author |
Souza, Adriene Alves de |
author_facet |
Souza, Adriene Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2823055865003274 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0727435909982933 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Freitas, Maria do Socorro Conceição de |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Alves, Daniel Durante Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Adriene Alves de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Costa, Ivaneide Alves Soares da |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-1606-5015 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2971840301895348 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lichston, Juliana Espada |
contributor_str_mv |
Costa, Ivaneide Alves Soares da Lichston, Juliana Espada |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Educação ambiental Educação Bioma Percepção Conscientização |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Educação Bioma Percepção Conscientização |
description |
A situação da degradação do meio ambiente, em especial na região Nordeste do Brasil, possui raízes históricas, desde o processo de colonização e seu perfil de economia extrativista, que atrelado às práticas adotadas na agricultura de subsistência refletem na desvalorização da Caatinga. Um dos fatores que colaboram para esta desvalorização, é uma percepção equivocada da sociedade em relação a este bioma, a Disparidade da Consciência sobre Plantas, conceituada como uma capacidade reduzida que indivíduo tem sobre o mundo vegetal. Este trabalho tem como questão problema verificar “Quais as possíveis contribuições do ensino de botânica em uma proposta didática para a conscientização, preservação e valorização da Caatinga?”. O objetivo é avaliar as potenciais contribuições de uma ação educativa sobre o bioma Caatinga para a sensibilização de estudantes sobre a preservação deste. Para alcançar este objetivo, efetuou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa-ação, que possui cunho educacional e permite uma ampla interação entre o pesquisador e os componentes da amostra abordada. Esta foi composta pelos alunos que ingressaram nos semestres letivos 2020.1, 2020.2 e 2021.1, nos cursos subsequentes em Agropecuária e Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, do campus de Ouricuri, município pertencente ao Sertão do Araripe Pernambucano, alcançando um total de 88 participantes. Como ferramentas esta pesquisa utilizou de questionários aplicados antes e após a realização de uma intervenção pedagógica, um minicurso de 10 horas de duração, que abordou temas como1)Conservação e uso da biodiversidade, 2). As espécies nativas e sua relação com os demais organismos; 3) Alternativas tecnológicas para um meio de sobrevivência sustentável; 4)Aumento da capacidade econômica, cultural e social da população e 5) Gestão de recursos água e solo. A aplicação dos questionários e a realização do minicurso foi precedida pela análise favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados dos questionários antes e após a intervenção pedagógica foram tabulados em planilhas eletrônicas e analisados obtendo-se a percepção dos estudantes sobre a Caatinga, antes e após a intervenção para verificar-se as possíveis contribuições para esta percepção. Inicialmente verificou-se uma predominância de percepção negativa sobre a Caatinga, porém com o reconhecimento da escola e de ações de ensino como fonte de conscientização da importância da Caatinga. Aplicado o minicurso, constatou-se uma alteração da percepção dos estudantes, com variação positiva nesta e no reconhecimento de atividades didáticas como importantes para a contribuição com a preservação e conservação da Caatinga. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-07T19:42:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-07T19:42:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Adriene Alves de. Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico. Orientador: Juliana Espada Lichston. 2023. 68f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52636 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Adriene Alves de. Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico. Orientador: Juliana Espada Lichston. 2023. 68f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52636/1/Valorizacaocaatingacontribuicoes_Souza_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
153adbc7e237d876d98f590e81e3c01f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832714301308928 |