Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Adriene Alves de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52636
Resumo: A situação da degradação do meio ambiente, em especial na região Nordeste do Brasil, possui raízes históricas, desde o processo de colonização e seu perfil de economia extrativista, que atrelado às práticas adotadas na agricultura de subsistência refletem na desvalorização da Caatinga. Um dos fatores que colaboram para esta desvalorização, é uma percepção equivocada da sociedade em relação a este bioma, a Disparidade da Consciência sobre Plantas, conceituada como uma capacidade reduzida que indivíduo tem sobre o mundo vegetal. Este trabalho tem como questão problema verificar “Quais as possíveis contribuições do ensino de botânica em uma proposta didática para a conscientização, preservação e valorização da Caatinga?”. O objetivo é avaliar as potenciais contribuições de uma ação educativa sobre o bioma Caatinga para a sensibilização de estudantes sobre a preservação deste. Para alcançar este objetivo, efetuou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa-ação, que possui cunho educacional e permite uma ampla interação entre o pesquisador e os componentes da amostra abordada. Esta foi composta pelos alunos que ingressaram nos semestres letivos 2020.1, 2020.2 e 2021.1, nos cursos subsequentes em Agropecuária e Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, do campus de Ouricuri, município pertencente ao Sertão do Araripe Pernambucano, alcançando um total de 88 participantes. Como ferramentas esta pesquisa utilizou de questionários aplicados antes e após a realização de uma intervenção pedagógica, um minicurso de 10 horas de duração, que abordou temas como1)Conservação e uso da biodiversidade, 2). As espécies nativas e sua relação com os demais organismos; 3) Alternativas tecnológicas para um meio de sobrevivência sustentável; 4)Aumento da capacidade econômica, cultural e social da população e 5) Gestão de recursos água e solo. A aplicação dos questionários e a realização do minicurso foi precedida pela análise favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados dos questionários antes e após a intervenção pedagógica foram tabulados em planilhas eletrônicas e analisados obtendo-se a percepção dos estudantes sobre a Caatinga, antes e após a intervenção para verificar-se as possíveis contribuições para esta percepção. Inicialmente verificou-se uma predominância de percepção negativa sobre a Caatinga, porém com o reconhecimento da escola e de ações de ensino como fonte de conscientização da importância da Caatinga. Aplicado o minicurso, constatou-se uma alteração da percepção dos estudantes, com variação positiva nesta e no reconhecimento de atividades didáticas como importantes para a contribuição com a preservação e conservação da Caatinga.
id UFRN_4ea8f4cab3cd8c370bbd3b120aff7c38
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52636
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Adriene Alves dehttp://lattes.cnpq.br/2823055865003274http://lattes.cnpq.br/0727435909982933Costa, Ivaneide Alves Soares dahttps://orcid.org/0000-0002-1606-5015http://lattes.cnpq.br/2971840301895348Freitas, Maria do Socorro Conceição deAlves, Daniel Durante PereiraLichston, Juliana Espada2023-06-07T19:42:37Z2023-06-07T19:42:37Z2023-03-30SOUZA, Adriene Alves de. Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico. Orientador: Juliana Espada Lichston. 2023. 68f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52636A situação da degradação do meio ambiente, em especial na região Nordeste do Brasil, possui raízes históricas, desde o processo de colonização e seu perfil de economia extrativista, que atrelado às práticas adotadas na agricultura de subsistência refletem na desvalorização da Caatinga. Um dos fatores que colaboram para esta desvalorização, é uma percepção equivocada da sociedade em relação a este bioma, a Disparidade da Consciência sobre Plantas, conceituada como uma capacidade reduzida que indivíduo tem sobre o mundo vegetal. Este trabalho tem como questão problema verificar “Quais as possíveis contribuições do ensino de botânica em uma proposta didática para a conscientização, preservação e valorização da Caatinga?”. O objetivo é avaliar as potenciais contribuições de uma ação educativa sobre o bioma Caatinga para a sensibilização de estudantes sobre a preservação deste. Para alcançar este objetivo, efetuou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa-ação, que possui cunho educacional e permite uma ampla interação entre o pesquisador e os componentes da amostra abordada. Esta foi composta pelos alunos que ingressaram nos semestres letivos 2020.1, 2020.2 e 2021.1, nos cursos subsequentes em Agropecuária e Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, do campus de Ouricuri, município pertencente ao Sertão do Araripe Pernambucano, alcançando um total de 88 participantes. Como ferramentas esta pesquisa utilizou de questionários aplicados antes e após a realização de uma intervenção pedagógica, um minicurso de 10 horas de duração, que abordou temas como1)Conservação e uso da biodiversidade, 2). As espécies nativas e sua relação com os demais organismos; 3) Alternativas tecnológicas para um meio de sobrevivência sustentável; 4)Aumento da capacidade econômica, cultural e social da população e 5) Gestão de recursos água e solo. A aplicação dos questionários e a realização do minicurso foi precedida pela análise favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados dos questionários antes e após a intervenção pedagógica foram tabulados em planilhas eletrônicas e analisados obtendo-se a percepção dos estudantes sobre a Caatinga, antes e após a intervenção para verificar-se as possíveis contribuições para esta percepção. Inicialmente verificou-se uma predominância de percepção negativa sobre a Caatinga, porém com o reconhecimento da escola e de ações de ensino como fonte de conscientização da importância da Caatinga. Aplicado o minicurso, constatou-se uma alteração da percepção dos estudantes, com variação positiva nesta e no reconhecimento de atividades didáticas como importantes para a contribuição com a preservação e conservação da Caatinga.The situation of preserving the environment, especially in the Northeast region of Brazil, has historical roots, since the colonization process and its profile of extractive economy, which, linked to the practices adopted in popular agriculture, reflect in the devaluation of the Caatinga. One of the factors that contribute to this devaluation is botanical blindness, conceptualized as a reduced capacity that an individual has over the plant world. The problem of this work is to verify whether “What are the possible contributions of botany teaching in a didactic proposal for the awareness, preservation and appreciation of the Caatinga?”, which guides its objective of evaluating the potential contributions of an educational action regarding the Caatinga biome to the sensitization of students about the preservation of this. In order to reach this objective, a research with a qualitative approach was carried out, using action-research as a methodological procedure, which has an educational nature and allows a wide interaction between the researcher and the components of the approached sample. This was made up of students who entered the academic semesters 2020.1, 2020.2 and 2021.1, in subsequent courses in Agriculture and Agroindustry at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Sertão Pernambucano, on the Ouricuri campus, a municipality belonging to the Sertão do Araripe Pernambucano, reaching a total of 88 participants. As tools, this research used questionnaires applied before and after carrying out a pedagogical intervention, a 10-hour short course, which addressed topics such as 1) Conservation and use of biodiversity, 2) Native species and their relationship with other organisms, 3) Technological alternatives for a sustainable means of survival; 4) Increase of the economic, cultural and social capacity of the population and 5) Management of water and soil resources. The application of the questionnaires and the completion of the short course were preceded by a favorable analysis by the Research Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande do Norte. The data from the questionnaires were tabulated in electronic spreadsheets and analyzed in order to obtain the students' perception of the Caatinga, before and after the intervention, in order to verify possible contributions to this perception. Initially there was a predominance of negative perception about the Caatinga, however it was observed the recognition of the school and teaching actions as a source of awareness of the importance of the Caatinga. After applying the short course, a change in the students' perception was observed, with positive variation in aspects related to the perception and recognition of didactic activities as important for the contribution to the preservation and conservation of the Caatinga.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASEducação ambientalEducaçãoBiomaPercepçãoConscientizaçãoValorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnicoValuing the caatinga: contributions of a teaching proposal for tecnic school studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALValorizacaocaatingacontribuicoes_Souza_2023.pdfapplication/pdf1296553https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52636/1/Valorizacaocaatingacontribuicoes_Souza_2023.pdf153adbc7e237d876d98f590e81e3c01fMD51123456789/526362023-06-07 16:43:20.87oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52636Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-07T19:43:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Valuing the caatinga: contributions of a teaching proposal for tecnic school students
title Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico
spellingShingle Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico
Souza, Adriene Alves de
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Educação ambiental
Educação
Bioma
Percepção
Conscientização
title_short Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico
title_full Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico
title_fullStr Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico
title_full_unstemmed Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico
title_sort Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico
author Souza, Adriene Alves de
author_facet Souza, Adriene Alves de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2823055865003274
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0727435909982933
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Freitas, Maria do Socorro Conceição de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alves, Daniel Durante Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Adriene Alves de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Costa, Ivaneide Alves Soares da
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1606-5015
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2971840301895348
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lichston, Juliana Espada
contributor_str_mv Costa, Ivaneide Alves Soares da
Lichston, Juliana Espada
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
topic CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Educação ambiental
Educação
Bioma
Percepção
Conscientização
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação
Bioma
Percepção
Conscientização
description A situação da degradação do meio ambiente, em especial na região Nordeste do Brasil, possui raízes históricas, desde o processo de colonização e seu perfil de economia extrativista, que atrelado às práticas adotadas na agricultura de subsistência refletem na desvalorização da Caatinga. Um dos fatores que colaboram para esta desvalorização, é uma percepção equivocada da sociedade em relação a este bioma, a Disparidade da Consciência sobre Plantas, conceituada como uma capacidade reduzida que indivíduo tem sobre o mundo vegetal. Este trabalho tem como questão problema verificar “Quais as possíveis contribuições do ensino de botânica em uma proposta didática para a conscientização, preservação e valorização da Caatinga?”. O objetivo é avaliar as potenciais contribuições de uma ação educativa sobre o bioma Caatinga para a sensibilização de estudantes sobre a preservação deste. Para alcançar este objetivo, efetuou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa-ação, que possui cunho educacional e permite uma ampla interação entre o pesquisador e os componentes da amostra abordada. Esta foi composta pelos alunos que ingressaram nos semestres letivos 2020.1, 2020.2 e 2021.1, nos cursos subsequentes em Agropecuária e Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, do campus de Ouricuri, município pertencente ao Sertão do Araripe Pernambucano, alcançando um total de 88 participantes. Como ferramentas esta pesquisa utilizou de questionários aplicados antes e após a realização de uma intervenção pedagógica, um minicurso de 10 horas de duração, que abordou temas como1)Conservação e uso da biodiversidade, 2). As espécies nativas e sua relação com os demais organismos; 3) Alternativas tecnológicas para um meio de sobrevivência sustentável; 4)Aumento da capacidade econômica, cultural e social da população e 5) Gestão de recursos água e solo. A aplicação dos questionários e a realização do minicurso foi precedida pela análise favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados dos questionários antes e após a intervenção pedagógica foram tabulados em planilhas eletrônicas e analisados obtendo-se a percepção dos estudantes sobre a Caatinga, antes e após a intervenção para verificar-se as possíveis contribuições para esta percepção. Inicialmente verificou-se uma predominância de percepção negativa sobre a Caatinga, porém com o reconhecimento da escola e de ações de ensino como fonte de conscientização da importância da Caatinga. Aplicado o minicurso, constatou-se uma alteração da percepção dos estudantes, com variação positiva nesta e no reconhecimento de atividades didáticas como importantes para a contribuição com a preservação e conservação da Caatinga.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T19:42:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T19:42:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Adriene Alves de. Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico. Orientador: Juliana Espada Lichston. 2023. 68f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52636
identifier_str_mv SOUZA, Adriene Alves de. Valorização da caatinga: contribuições de uma proposta didática para estudantes do ensino técnico. Orientador: Juliana Espada Lichston. 2023. 68f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52636/1/Valorizacaocaatingacontribuicoes_Souza_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 153adbc7e237d876d98f590e81e3c01f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832714301308928