Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20574 |
Resumo: | Esta tese configura um estudo sobre a linguagem matemática e concentra-se no exercício da significação e comunicação deste campo de conhecimento. O problema central é o desenvolvimento de um Módulo de Ensino para o estudo das definições matemáticas. Assim, o presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGED/UFRN), tem como objetivo geral o desenvolvimento de atividades construtivistas, informadas pela História da Matemática (Fossa), para promover a compreensão relacional (Skemp) das definições matemáticas. As atividades foram organizadas ao longo de princípios construtivistas com aspecto histórico fornecido, principalmente, a partir das obras O problema das definições em Matemática (1965) e A Lógica na Matemática (1996), por Júlio Cesar de Melo e Souza, cujo pseudônimo era Malba Tahan. As atividades propostas foram testadas com um grupo de estudantes de graduação em Matemática do IFRN, campus Santa Cruz (Rio Grande do Norte), usando metodologias de pesquisas qualitativas, especialmente de ensino experimental. Como referencial teórico, usamos o Construtivismo Radical e avaliamos os dados usando uma interpretação global (Silva, 2013), de Skemp (1980). A partir da análise dos dados coletados durante as atividades, avaliações escritas e entrevistas, concluímos que a intervenção proposta levou os participantes a uma compreensão relacional das definições matemáticas. |
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O problema central é o desenvolvimento de um Módulo de Ensino para o estudo das definições matemáticas. Assim, o presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGED/UFRN), tem como objetivo geral o desenvolvimento de atividades construtivistas, informadas pela História da Matemática (Fossa), para promover a compreensão relacional (Skemp) das definições matemáticas. As atividades foram organizadas ao longo de princípios construtivistas com aspecto histórico fornecido, principalmente, a partir das obras O problema das definições em Matemática (1965) e A Lógica na Matemática (1996), por Júlio Cesar de Melo e Souza, cujo pseudônimo era Malba Tahan. As atividades propostas foram testadas com um grupo de estudantes de graduação em Matemática do IFRN, campus Santa Cruz (Rio Grande do Norte), usando metodologias de pesquisas qualitativas, especialmente de ensino experimental. Como referencial teórico, usamos o Construtivismo Radical e avaliamos os dados usando uma interpretação global (Silva, 2013), de Skemp (1980). A partir da análise dos dados coletados durante as atividades, avaliações escritas e entrevistas, concluímos que a intervenção proposta levou os participantes a uma compreensão relacional das definições matemáticas.This thesis is based on studies about mathematical language and focuses on the exercising of meaning and communicating in Mathematics. The central problem is the development of a teaching module for the study of matematical definitions. Thus, the present study, subordinated to the line of research Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGED/UFRN), has as its general goal the development of constructivist activities, informed by the History of Mathematics (FOSSA, 1995), to promote the relational understanding (SKEMP, 1976) of mathematical definitions. The activities themselves were organized along constructivist principles with an historical aspect supplied, in the main, by O problema das definições Matemáticas (1965) and A Lógica na Matemática (1966), by Júlio Cesar de Mello e Souza, whose penname was Malba Tahan. The proposed activities were tested with a group of undergraduate mathematics students at the IFRN, Santa Cruz campus in Rio Grande do Norte, using qualitative research methodologies, especially the teaching experiment. As a basic theoretical framework, we used Radical Constructivism and evaluated the data using a global interpretation (SILVA, 2013) of Skemp (1980). From the analysis of data collected during the lessons, written evaluation and interviews we concluded that the proposed intervention led the participants to a relational understanding of mathematical definitions.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação matemáticaAtividades construtivistas informadas pela história da matemáticaDefinições matemáticasLinguagem matemáticaUm estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstudoSobrecompreensão_Sousa_2015.pdfEstudoSobrecompreensão_Sousa_2015.pdfapplication/pdf4741357https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20574/1/EstudoSobrecompreens%c3%a3o_Sousa_2015.pdff8c02eed24a78f675c9157480a1ef030MD51TEXTEnneKarolVenancioDeSousa_TESE.pdf.txtEnneKarolVenancioDeSousa_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain334147https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20574/6/EnneKarolVenancioDeSousa_TESE.pdf.txtecbac9d73afb4c2e12169c3c18fd389fMD56EstudoSobrecompreensão_Sousa_2015.pdf.txtEstudoSobrecompreensão_Sousa_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain334116https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20574/8/EstudoSobrecompreens%c3%a3o_Sousa_2015.pdf.txteeda956708b3caadfd0d9c73dd1748d8MD58THUMBNAILEnneKarolVenancioDeSousa_TESE.pdf.jpgEnneKarolVenancioDeSousa_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2372https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20574/7/EnneKarolVenancioDeSousa_TESE.pdf.jpgd88602abc147d76a4eb7c2f60d201bfbMD57EstudoSobrecompreensão_Sousa_2015.pdf.jpgEstudoSobrecompreensão_Sousa_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20574/9/EstudoSobrecompreens%c3%a3o_Sousa_2015.pdf.jpg82730840c21387845877c1dbe109ad11MD59123456789/205742019-06-23 02:15:56.117oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20574Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:15:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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