A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Sabrina Rosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52370
Resumo: A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) da Administração Pública Federal emerge em 2006 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento profissional de pessoal a partir do modelo de competências na formulação de seus planos de capacitação. Na continuidade dos esforços da administração pública para a profissionalização dos servidores, em 2019 o decreto nº 5.707 foi revogado pelo decreto nº 9.991 e este, em 2020, teve alguns artigos alterados pelo Decreto nº 10.506/20. Sob a luz da PNDP e respectivas atualizações, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a percepção do professor-gestor sobre a relevância da capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na sua atuação enquanto gestor na UFRN. A metodologia quali-quantitativa combina pesquisa aplicada, descritiva, e levantamento de campo, utilizando a análise documental, a análise de conteúdo e a estatística descritiva e inferencial para a análise dos resultados. Para a coleta de dados utilizou-se o método de grupo focal e questionário on-line. Os resultados do grupo focal permitiram identificar que a forma como os docentes desenvolvem suas competências ao assumirem cargos de gestão acontece na prática, na vivência do dia a dia, pois existem competências que não podem ser desenvolvidas a partir de capacitações, sendo estas mais efetivas para desenvolver competências técnicas e operacionais. Já os resultados estatísticos apontaram que apesar de professores-gestores terem realizado algum curso de capacitação, esse curso pode não ter influenciado seu desempenho como gestor. Na percepção da maioria dos professores-gestores, os efeitos/impactos da capacitação, em termos de desenvolvimento de competências gerenciais, ainda não são percebidos na prática.
id UFRN_527b05c73e72ff80b83e27691e71d3f0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52370
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Mendes, Sabrina Rosahttp://lattes.cnpq.br/7968337569544336https://orcid.org/0000-0002-7410-9290http://lattes.cnpq.br/4056958461629209Costa, Maria Teresa Pireshttp://lattes.cnpq.br/2406703224108111Bispo, Ana Carolina Kruta de AraújoMedeiros, Marcos Fernando Machado de2023-05-12T23:21:10Z2023-05-12T23:21:10Z2023-03-02MENDES, Sabrina Rosa. A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN. Orientador: Marcos Fernando Machado de Medeiros. 2023. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52370A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) da Administração Pública Federal emerge em 2006 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento profissional de pessoal a partir do modelo de competências na formulação de seus planos de capacitação. Na continuidade dos esforços da administração pública para a profissionalização dos servidores, em 2019 o decreto nº 5.707 foi revogado pelo decreto nº 9.991 e este, em 2020, teve alguns artigos alterados pelo Decreto nº 10.506/20. Sob a luz da PNDP e respectivas atualizações, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a percepção do professor-gestor sobre a relevância da capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na sua atuação enquanto gestor na UFRN. A metodologia quali-quantitativa combina pesquisa aplicada, descritiva, e levantamento de campo, utilizando a análise documental, a análise de conteúdo e a estatística descritiva e inferencial para a análise dos resultados. Para a coleta de dados utilizou-se o método de grupo focal e questionário on-line. Os resultados do grupo focal permitiram identificar que a forma como os docentes desenvolvem suas competências ao assumirem cargos de gestão acontece na prática, na vivência do dia a dia, pois existem competências que não podem ser desenvolvidas a partir de capacitações, sendo estas mais efetivas para desenvolver competências técnicas e operacionais. Já os resultados estatísticos apontaram que apesar de professores-gestores terem realizado algum curso de capacitação, esse curso pode não ter influenciado seu desempenho como gestor. Na percepção da maioria dos professores-gestores, os efeitos/impactos da capacitação, em termos de desenvolvimento de competências gerenciais, ainda não são percebidos na prática.The National Policy for Personnel Development (PNDP) of the Federal Public Administration emerged in 2006 with the aim of contributing to the professional development of personnel based on the competency model in the formulation of their training plans. Continuing the efforts of the public administration to professionalize public servants, in 2019 Decree No. 5,707 was revoked by Decree No. 9,991 and this, in 2020, had some articles amended by Decree No. 10,506/20. In the light of the PNDP and respective updates, this research has as main objective to analyze the perception of the professor-manager about the protection of training and development of managerial skills in his performance as a manager at UFRN. The quali-quantitative methodology combines applied, descriptive research and field survey, using document analysis, content analysis and descriptive and inferential statistics for the analysis of results. For data collection, the focus group method and online assessment were used. The results of the focus group made it possible to identify that the way professors develop their skills when taking on management duties happens in practice, in their day-to-day experience, as there are skills that cannot be trained through training, which are more effective for develop technical and operational skills. The statistical results showed that although the teacher-managers had taken some training course, this course may not have influenced their performance as a manager. In the perception of most teacher-managers, the effects/impacts of training, in terms of developing managerial skills, are not yet perceived in practice.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASGestão por competênciasProfessor-gestorDesenvolvimento de competências gerenciaisCapacitaçãoA percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPercepcaoprofessorgestor_Mendes_2023.pdfapplication/pdf1673966https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52370/1/Percepcaoprofessorgestor_Mendes_2023.pdff87b9566ecb4176eb04ab98400218269MD51123456789/523702023-05-12 20:22:00.988oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52370Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-12T23:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
title A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
spellingShingle A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
Mendes, Sabrina Rosa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Gestão por competências
Professor-gestor
Desenvolvimento de competências gerenciais
Capacitação
title_short A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
title_full A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
title_fullStr A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
title_full_unstemmed A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
title_sort A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN
author Mendes, Sabrina Rosa
author_facet Mendes, Sabrina Rosa
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968337569544336
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7410-9290
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4056958461629209
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Costa, Maria Teresa Pires
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2406703224108111
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Sabrina Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Marcos Fernando Machado de
contributor_str_mv Medeiros, Marcos Fernando Machado de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Gestão por competências
Professor-gestor
Desenvolvimento de competências gerenciais
Capacitação
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão por competências
Professor-gestor
Desenvolvimento de competências gerenciais
Capacitação
description A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) da Administração Pública Federal emerge em 2006 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento profissional de pessoal a partir do modelo de competências na formulação de seus planos de capacitação. Na continuidade dos esforços da administração pública para a profissionalização dos servidores, em 2019 o decreto nº 5.707 foi revogado pelo decreto nº 9.991 e este, em 2020, teve alguns artigos alterados pelo Decreto nº 10.506/20. Sob a luz da PNDP e respectivas atualizações, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a percepção do professor-gestor sobre a relevância da capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na sua atuação enquanto gestor na UFRN. A metodologia quali-quantitativa combina pesquisa aplicada, descritiva, e levantamento de campo, utilizando a análise documental, a análise de conteúdo e a estatística descritiva e inferencial para a análise dos resultados. Para a coleta de dados utilizou-se o método de grupo focal e questionário on-line. Os resultados do grupo focal permitiram identificar que a forma como os docentes desenvolvem suas competências ao assumirem cargos de gestão acontece na prática, na vivência do dia a dia, pois existem competências que não podem ser desenvolvidas a partir de capacitações, sendo estas mais efetivas para desenvolver competências técnicas e operacionais. Já os resultados estatísticos apontaram que apesar de professores-gestores terem realizado algum curso de capacitação, esse curso pode não ter influenciado seu desempenho como gestor. Na percepção da maioria dos professores-gestores, os efeitos/impactos da capacitação, em termos de desenvolvimento de competências gerenciais, ainda não são percebidos na prática.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-12T23:21:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-12T23:21:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDES, Sabrina Rosa. A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN. Orientador: Marcos Fernando Machado de Medeiros. 2023. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52370
identifier_str_mv MENDES, Sabrina Rosa. A percepção do professor-gestor sobre capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na UFRN. Orientador: Marcos Fernando Machado de Medeiros. 2023. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52370/1/Percepcaoprofessorgestor_Mendes_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f87b9566ecb4176eb04ab98400218269
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832693125316608