Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anelândia Maria da Conceição
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27789
Resumo: O presente estudo refere-se a uma história sobre formação de professores de Matemática, que se deu a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no período de 2009 a 2018, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - campus central, localizada na cidade de Mossoró (RN). O PIBID é centrado no Ministério da Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), e é direcionado ao fortalecimento da formação inicial de futuros professores, a fim de inseri-los no contexto da Educação Básica, em meio a uma parceria entre universidade e escolas públicas. Elencamos como questão-foco: de que forma as ações/atividades do PIBID-Matemática/UERN, desde a data de criação, em 2009, até 2018 foram planejadas e executadas? Para responder a este questionamento, temos como objetivo geral construir um registro historiográfico acerca das ações realizadas por aqueles que fizeram parte do PIBID de Matemática da UERN, no período de 2009 a 2018. Nossa pesquisa é de abordagem qualitativa com enfoque na História Cultural (CHARTIER, 1990). Consideramos importante contar essa história, uma vez que ela nos revela as atividades que foram desenvolvidas no PIBID de Matemática da UERN, neste período de tempo. Para tanto, realizamos entrevistas com pessoas que vivenciaram o PIBID de Matemática da UERN, a saber: 4 (quatro) Coordenadores de área (3 bolsistas e 1 voluntária), um Supervisor de área, 7 (sete) Bolsistas de iniciação à docência (6 bolsistas e 1 voluntário), uma ex-coordenadora pedagógica, que atuou na escola Estadual Centenário de Mossoró; e uma ex-diretora da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre. Além disso, recorremos a documentos, como por exemplo, Editais do referido Programa, relatórios parciais e semestrais de atividades e, para a análise desses documentos amparamos em Le Goff (2003), o qual salienta a importância que o documento pode proporcionar na sociedade. No mais, em virtude da nossa pesquisa ser advinda de um Mestrado Profissional, é apresentado um documentário, que construímos para ser o nosso Produto Educacional. Ele é intitulado O PIBID de Matemática da UERN: encontros de memórias e tem como finalidade mostrar um pouco a experiência ocasionada naqueles que vivenciaram o PIBID de Matemática, por meio das ações realizadas no período de 2010 a 2018. Esse documentário foi produzido com os depoimentos dos entrevistados mencionados acima, e desejamos que ele seja um importante auxílio para a formação docente. A análise dos dados obtidos mostrou que no subprojeto de Matemática houve participação de bolsistas, que não eram cadastrados, nas três funções mencionadas. Os pibidianos desenvolveram várias ações, a exemplos: produção de artigos; ministraram aulões preparatórios para as turmas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e da Prova Brasil; atuaram em escolas que não eram conveniadas pelo PIBID/UERN; realizaram estudos e produção de materiais didáticos pedagógicos voltados ao Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), o que se tornou a marca fundamental dos bolsistas que atuaram neste subprojeto, inclusive colaboraram na implantação de 3 (três) LEM nas escolas conveniadas pelo PIBID/UERN. Realizaram ações extraclasses, como os projetos “Salão de Jogos Matemáticos” e “a volta da Jornada Matemática”. Diante das ações desenvolvidas, resgatou-se a autoestima dos bolsistas de iniciação à docência, a fim de que eles permanecessem no curso de licenciatura em Matemática e, ainda, aproximou os egressos da universidade, o que tornou o curso de licenciatura em Matemática um lugar de destaque na região. Foram muitas as dificuldades, principalmente quanto à estrutura física das escolas conveniadas, para poder colocar em prática determinadas ações, a exemplo, a implantação dos Laboratórios.
id UFRN_543c28b2956ac716575dec451a66bea7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27789
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Anelândia Maria da ConceiçãoCury, Fernando GuedesAraújo, Mariza Silva deGutierre, Liliane dos Santos2019-10-04T22:44:25Z2019-10-04T22:44:25Z2019-07-19SILVA, Anelândia Maria da Conceição. Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário. 2019. 263f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27789O presente estudo refere-se a uma história sobre formação de professores de Matemática, que se deu a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no período de 2009 a 2018, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - campus central, localizada na cidade de Mossoró (RN). O PIBID é centrado no Ministério da Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), e é direcionado ao fortalecimento da formação inicial de futuros professores, a fim de inseri-los no contexto da Educação Básica, em meio a uma parceria entre universidade e escolas públicas. Elencamos como questão-foco: de que forma as ações/atividades do PIBID-Matemática/UERN, desde a data de criação, em 2009, até 2018 foram planejadas e executadas? Para responder a este questionamento, temos como objetivo geral construir um registro historiográfico acerca das ações realizadas por aqueles que fizeram parte do PIBID de Matemática da UERN, no período de 2009 a 2018. Nossa pesquisa é de abordagem qualitativa com enfoque na História Cultural (CHARTIER, 1990). Consideramos importante contar essa história, uma vez que ela nos revela as atividades que foram desenvolvidas no PIBID de Matemática da UERN, neste período de tempo. Para tanto, realizamos entrevistas com pessoas que vivenciaram o PIBID de Matemática da UERN, a saber: 4 (quatro) Coordenadores de área (3 bolsistas e 1 voluntária), um Supervisor de área, 7 (sete) Bolsistas de iniciação à docência (6 bolsistas e 1 voluntário), uma ex-coordenadora pedagógica, que atuou na escola Estadual Centenário de Mossoró; e uma ex-diretora da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre. Além disso, recorremos a documentos, como por exemplo, Editais do referido Programa, relatórios parciais e semestrais de atividades e, para a análise desses documentos amparamos em Le Goff (2003), o qual salienta a importância que o documento pode proporcionar na sociedade. No mais, em virtude da nossa pesquisa ser advinda de um Mestrado Profissional, é apresentado um documentário, que construímos para ser o nosso Produto Educacional. Ele é intitulado O PIBID de Matemática da UERN: encontros de memórias e tem como finalidade mostrar um pouco a experiência ocasionada naqueles que vivenciaram o PIBID de Matemática, por meio das ações realizadas no período de 2010 a 2018. Esse documentário foi produzido com os depoimentos dos entrevistados mencionados acima, e desejamos que ele seja um importante auxílio para a formação docente. A análise dos dados obtidos mostrou que no subprojeto de Matemática houve participação de bolsistas, que não eram cadastrados, nas três funções mencionadas. Os pibidianos desenvolveram várias ações, a exemplos: produção de artigos; ministraram aulões preparatórios para as turmas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e da Prova Brasil; atuaram em escolas que não eram conveniadas pelo PIBID/UERN; realizaram estudos e produção de materiais didáticos pedagógicos voltados ao Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), o que se tornou a marca fundamental dos bolsistas que atuaram neste subprojeto, inclusive colaboraram na implantação de 3 (três) LEM nas escolas conveniadas pelo PIBID/UERN. Realizaram ações extraclasses, como os projetos “Salão de Jogos Matemáticos” e “a volta da Jornada Matemática”. Diante das ações desenvolvidas, resgatou-se a autoestima dos bolsistas de iniciação à docência, a fim de que eles permanecessem no curso de licenciatura em Matemática e, ainda, aproximou os egressos da universidade, o que tornou o curso de licenciatura em Matemática um lugar de destaque na região. Foram muitas as dificuldades, principalmente quanto à estrutura física das escolas conveniadas, para poder colocar em prática determinadas ações, a exemplo, a implantação dos Laboratórios.The present study refers to a history about the formation of mathematics teachers, that occurred from in the Institutional Program Initiation Grant to Teaching Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID) (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), in the period from 2009 to 2018, at the State University of Rio Grande do Norte (UERN) (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) - Central Campus, located in the city of Mossoró (RN). PIBID is centered in the Ministry of Education (MEC) (Ministério da Educação), managed by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior), and it is concerned with the strengthening of the initial training of future teachers in order to insert them in the context of Basic Education, in a partnership between universities and public schools. We have been focused on the issue: how do the actions/activities of PIBIDmathematics/UERN, since the date of creation, in 2009, until 2018 were planned and executed? In order to answer this question, we have as general objective to construct a historiographical record about the actions performed by those who were part of the UERN Mathematics PIBID, from 2009 to 2018. Our research is a qualitative approach with focus on Cultural history (CHARTIER, 1990). We consider it is important to tell this history, since it reveals the activities that were developed in UERN Mathematics PIBID on this period. For this purpose, we accomplished interviews with people who experienced the UERN Mathematics PIBID, namely: 4 (four) field coordinators (3 scholarship holders and 1 volunteer), a field supervisor, 7 (seven) scholarship holders of initiation to teaching (6 scholarship holders and 1 volunteer), a former pedagogical coordinator, who acted at the State Centenary School of Mossoró (Escola Estadual Centenário de Mossoró); and a former principal at the State School Teacher José de Freitas Nobre (Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre). In addition, we have recourse to documents, such as notices of the aforementioned program, partial and half-yearly reports of activities and, for the analysis of these documents we have based on Le Goff (2003), which points out the importance that the document can provide in society. In the further, because of our research originates from a master's degree, a documentary is presented, which we made to be our educational product. It is titled The UERN Mathematics PIBID: Encounters of Memories in order to show a little of the lived experience through the program, by the actions performed in the period from 2010 to 2018. This documentary was produced with the testimonies of the interviewees mentioned above, and we wish it to be an important aid for teacher training. There was a participation of scholarship holders who were not registered in the three (3) mentioned functions. The Pibidians developed several actions, for example: production of articles; they taught preparatory classes for the groups of the Brazilian Mathematical Olympiads of Public Schools (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) (OBMEP), the National High School Examination (Exame Nacional do Ensino Médio) (ENEM) and the Brazilian Test (Prova Brasil); they acted at schools that were not affiliated to PIBID/UERN; they conducted studies and production of pedagogical didactic materials directed to the Mathematics Teaching Laboratory (LEM), which became the fundamental brand of the scholarship holders who worked in this subproject, including they collaborated in the implantation of three (3) LEM in schools affiliated to PIBID/UERN. They performed extracurricular actions, such as the "Mathematical Games Hall" and "The Return of the mathematical Journey". In view of the actions developed, we rescued the self-esteem of the scholarship holders of initiation to teaching, so that they remained in the degree course in Mathematics and also approximated the graduates to the university, which made the undergraduate course in mathematics a prominent place in the region. There were many difficulties, mainly regarding the physical structure of the schools, to be able to put into practice certain actions, for example, the implantation of the Laboratories.PIBID de Matemática/UERN - Mossoró (RN)CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAPIBIDFormação de professoresEnsino da MatemáticaLaboratório de Ensino de MatemáticaDocumentárioUma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTHistóriaPIBIDmatemática_Silva_2019.pdf.txtHistóriaPIBIDmatemática_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain585126https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27789/2/Hist%c3%b3riaPIBIDmatem%c3%a1tica_Silva_2019.pdf.txtec284b5e533edea43488a5755b003c0dMD52THUMBNAILHistóriaPIBIDmatemática_Silva_2019.pdf.jpgHistóriaPIBIDmatemática_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27789/3/Hist%c3%b3riaPIBIDmatem%c3%a1tica_Silva_2019.pdf.jpg6ac59bf5b1eb91a539b5d89ba9a436abMD53ORIGINALHistóriaPIBIDmatemática_Silva_2019.pdfapplication/pdf4843396https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27789/1/Hist%c3%b3riaPIBIDmatem%c3%a1tica_Silva_2019.pdf4e3d6ac0a530b48bbf8752b4e8a27413MD51ProdutoEducacional_Silva_2019.mp4ProdutoEducacional_Silva_2019.mp4Reflexão sobre a prática da docênciavideo/mp4259266269https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27789/4/ProdutoEducacional_Silva_2019.mp46d75359229c2a128b4ff1a7588475d33MD54123456789/277892019-11-22 15:22:11.177oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27789Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-22T18:22:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário
title Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário
spellingShingle Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário
Silva, Anelândia Maria da Conceição
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
PIBID
Formação de professores
Ensino da Matemática
Laboratório de Ensino de Matemática
Documentário
title_short Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário
title_full Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário
title_fullStr Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário
title_full_unstemmed Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário
title_sort Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário
author Silva, Anelândia Maria da Conceição
author_facet Silva, Anelândia Maria da Conceição
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cury, Fernando Guedes
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Mariza Silva de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anelândia Maria da Conceição
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gutierre, Liliane dos Santos
contributor_str_mv Gutierre, Liliane dos Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
PIBID
Formação de professores
Ensino da Matemática
Laboratório de Ensino de Matemática
Documentário
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Formação de professores
Ensino da Matemática
Laboratório de Ensino de Matemática
Documentário
description O presente estudo refere-se a uma história sobre formação de professores de Matemática, que se deu a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no período de 2009 a 2018, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - campus central, localizada na cidade de Mossoró (RN). O PIBID é centrado no Ministério da Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), e é direcionado ao fortalecimento da formação inicial de futuros professores, a fim de inseri-los no contexto da Educação Básica, em meio a uma parceria entre universidade e escolas públicas. Elencamos como questão-foco: de que forma as ações/atividades do PIBID-Matemática/UERN, desde a data de criação, em 2009, até 2018 foram planejadas e executadas? Para responder a este questionamento, temos como objetivo geral construir um registro historiográfico acerca das ações realizadas por aqueles que fizeram parte do PIBID de Matemática da UERN, no período de 2009 a 2018. Nossa pesquisa é de abordagem qualitativa com enfoque na História Cultural (CHARTIER, 1990). Consideramos importante contar essa história, uma vez que ela nos revela as atividades que foram desenvolvidas no PIBID de Matemática da UERN, neste período de tempo. Para tanto, realizamos entrevistas com pessoas que vivenciaram o PIBID de Matemática da UERN, a saber: 4 (quatro) Coordenadores de área (3 bolsistas e 1 voluntária), um Supervisor de área, 7 (sete) Bolsistas de iniciação à docência (6 bolsistas e 1 voluntário), uma ex-coordenadora pedagógica, que atuou na escola Estadual Centenário de Mossoró; e uma ex-diretora da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre. Além disso, recorremos a documentos, como por exemplo, Editais do referido Programa, relatórios parciais e semestrais de atividades e, para a análise desses documentos amparamos em Le Goff (2003), o qual salienta a importância que o documento pode proporcionar na sociedade. No mais, em virtude da nossa pesquisa ser advinda de um Mestrado Profissional, é apresentado um documentário, que construímos para ser o nosso Produto Educacional. Ele é intitulado O PIBID de Matemática da UERN: encontros de memórias e tem como finalidade mostrar um pouco a experiência ocasionada naqueles que vivenciaram o PIBID de Matemática, por meio das ações realizadas no período de 2010 a 2018. Esse documentário foi produzido com os depoimentos dos entrevistados mencionados acima, e desejamos que ele seja um importante auxílio para a formação docente. A análise dos dados obtidos mostrou que no subprojeto de Matemática houve participação de bolsistas, que não eram cadastrados, nas três funções mencionadas. Os pibidianos desenvolveram várias ações, a exemplos: produção de artigos; ministraram aulões preparatórios para as turmas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e da Prova Brasil; atuaram em escolas que não eram conveniadas pelo PIBID/UERN; realizaram estudos e produção de materiais didáticos pedagógicos voltados ao Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), o que se tornou a marca fundamental dos bolsistas que atuaram neste subprojeto, inclusive colaboraram na implantação de 3 (três) LEM nas escolas conveniadas pelo PIBID/UERN. Realizaram ações extraclasses, como os projetos “Salão de Jogos Matemáticos” e “a volta da Jornada Matemática”. Diante das ações desenvolvidas, resgatou-se a autoestima dos bolsistas de iniciação à docência, a fim de que eles permanecessem no curso de licenciatura em Matemática e, ainda, aproximou os egressos da universidade, o que tornou o curso de licenciatura em Matemática um lugar de destaque na região. Foram muitas as dificuldades, principalmente quanto à estrutura física das escolas conveniadas, para poder colocar em prática determinadas ações, a exemplo, a implantação dos Laboratórios.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-04T22:44:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-04T22:44:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Anelândia Maria da Conceição. Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário. 2019. 263f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27789
identifier_str_mv SILVA, Anelândia Maria da Conceição. Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário. 2019. 263f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PIBID de Matemática/UERN - Mossoró (RN)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27789/2/Hist%c3%b3riaPIBIDmatem%c3%a1tica_Silva_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27789/3/Hist%c3%b3riaPIBIDmatem%c3%a1tica_Silva_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27789/1/Hist%c3%b3riaPIBIDmatem%c3%a1tica_Silva_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27789/4/ProdutoEducacional_Silva_2019.mp4
bitstream.checksum.fl_str_mv ec284b5e533edea43488a5755b003c0d
6ac59bf5b1eb91a539b5d89ba9a436ab
4e3d6ac0a530b48bbf8752b4e8a27413
6d75359229c2a128b4ff1a7588475d33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833000840429568