O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45735 |
Resumo: | O PIBID tem como objetivo principal a valorização da docência e a aproximação dos futuros professores com o ambiente escolar, oferecendo bolsas de estágio para a realização de seus objetivos. A união dos futuros docentes, com a orientação do seu professor(a) da licenciatura e a supervisão do educador(a) em atuação nas escolas públicas parceiras de ensino básico, proporciona o desenvolvimento de conhecimentos acerca das realidades escolares, contribuindo para a elaboração e evolução de didáticas mais eficazes. Nesse sentido, esta produção busca evidenciar as importâncias do PIBID para os alunos do curso de licenciatura em matemática, visto que compreende a sua necessidade para construção de práticas docentes proveitosas. Portanto, buscou-se entender as contribuições positivas do programa para a formação inicial de professores de Matemática, para entender as ações que possibilitam a esses uma compreensão melhor das necessidades dos alunos, visando que essa percepção resulta na melhoria da elaboração das práticas pedagógicas a serem realizadas. Dessa forma, as ações assistidas e orientadas por meio do PIBID, desencadeiam experiências que proporcionarão aos futuros docentes da matemática a efetivação da educação escolar através do processo de ensino e aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_392610a4c6bac27818d5d4aa4f1ce93c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45735 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics educationPIBIDmatemáticaprofessor.O PIBID tem como objetivo principal a valorização da docência e a aproximação dos futuros professores com o ambiente escolar, oferecendo bolsas de estágio para a realização de seus objetivos. A união dos futuros docentes, com a orientação do seu professor(a) da licenciatura e a supervisão do educador(a) em atuação nas escolas públicas parceiras de ensino básico, proporciona o desenvolvimento de conhecimentos acerca das realidades escolares, contribuindo para a elaboração e evolução de didáticas mais eficazes. Nesse sentido, esta produção busca evidenciar as importâncias do PIBID para os alunos do curso de licenciatura em matemática, visto que compreende a sua necessidade para construção de práticas docentes proveitosas. Portanto, buscou-se entender as contribuições positivas do programa para a formação inicial de professores de Matemática, para entender as ações que possibilitam a esses uma compreensão melhor das necessidades dos alunos, visando que essa percepção resulta na melhoria da elaboração das práticas pedagógicas a serem realizadas. Dessa forma, as ações assistidas e orientadas por meio do PIBID, desencadeiam experiências que proporcionarão aos futuros docentes da matemática a efetivação da educação escolar através do processo de ensino e aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4573510.34117/bjdv8n3-375Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21424-21436Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21424-21436Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21424-214362525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45735/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anderson Gonçalves daRamos, Carlos Miguel Anizio dosFilho, Emilson Afonso de CarvalhoLima, Gildisnara Tatiane da SilvaLima, Ingrid Natália da SilvaBezerra, Laís BatistaPereira, Maria Edna LayannyAngelo, Mariana dos SantosPatrício, Waléria Quirino2022-05-12T18:39:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45735Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:10.493341Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education |
title |
O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education |
spellingShingle |
O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education Silva, Anderson Gonçalves da PIBID matemática professor. |
title_short |
O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education |
title_full |
O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education |
title_fullStr |
O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education |
title_full_unstemmed |
O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education |
title_sort |
O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education |
author |
Silva, Anderson Gonçalves da |
author_facet |
Silva, Anderson Gonçalves da Ramos, Carlos Miguel Anizio dos Filho, Emilson Afonso de Carvalho Lima, Gildisnara Tatiane da Silva Lima, Ingrid Natália da Silva Bezerra, Laís Batista Pereira, Maria Edna Layanny Angelo, Mariana dos Santos Patrício, Waléria Quirino |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Carlos Miguel Anizio dos Filho, Emilson Afonso de Carvalho Lima, Gildisnara Tatiane da Silva Lima, Ingrid Natália da Silva Bezerra, Laís Batista Pereira, Maria Edna Layanny Angelo, Mariana dos Santos Patrício, Waléria Quirino |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anderson Gonçalves da Ramos, Carlos Miguel Anizio dos Filho, Emilson Afonso de Carvalho Lima, Gildisnara Tatiane da Silva Lima, Ingrid Natália da Silva Bezerra, Laís Batista Pereira, Maria Edna Layanny Angelo, Mariana dos Santos Patrício, Waléria Quirino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID matemática professor. |
topic |
PIBID matemática professor. |
description |
O PIBID tem como objetivo principal a valorização da docência e a aproximação dos futuros professores com o ambiente escolar, oferecendo bolsas de estágio para a realização de seus objetivos. A união dos futuros docentes, com a orientação do seu professor(a) da licenciatura e a supervisão do educador(a) em atuação nas escolas públicas parceiras de ensino básico, proporciona o desenvolvimento de conhecimentos acerca das realidades escolares, contribuindo para a elaboração e evolução de didáticas mais eficazes. Nesse sentido, esta produção busca evidenciar as importâncias do PIBID para os alunos do curso de licenciatura em matemática, visto que compreende a sua necessidade para construção de práticas docentes proveitosas. Portanto, buscou-se entender as contribuições positivas do programa para a formação inicial de professores de Matemática, para entender as ações que possibilitam a esses uma compreensão melhor das necessidades dos alunos, visando que essa percepção resulta na melhoria da elaboração das práticas pedagógicas a serem realizadas. Dessa forma, as ações assistidas e orientadas por meio do PIBID, desencadeiam experiências que proporcionarão aos futuros docentes da matemática a efetivação da educação escolar através do processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45735 10.34117/bjdv8n3-375 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45735 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45735/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21424-21436 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21424-21436 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21424-21436 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645588673069056 |