O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Gonçalves da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ramos, Carlos Miguel Anizio dos, Filho, Emilson Afonso de Carvalho, Lima, Gildisnara Tatiane da Silva, Lima, Ingrid Natália da Silva, Bezerra, Laís Batista, Pereira, Maria Edna Layanny, Angelo, Mariana dos Santos, Patrício, Waléria Quirino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45735
Resumo: O PIBID tem como objetivo principal a valorização da docência e a aproximação dos futuros professores com o ambiente escolar, oferecendo bolsas de estágio para a realização de seus objetivos. A união dos futuros docentes, com a orientação do seu professor(a) da licenciatura e a supervisão do educador(a) em atuação nas escolas públicas parceiras de ensino básico, proporciona o desenvolvimento de conhecimentos acerca das realidades escolares, contribuindo para a elaboração e evolução de didáticas mais eficazes. Nesse sentido, esta produção busca evidenciar as importâncias do PIBID para os alunos do curso de licenciatura em matemática, visto que compreende a sua necessidade para construção de práticas docentes proveitosas. Portanto, buscou-se entender as contribuições positivas do programa para a formação inicial de professores de Matemática, para entender as ações que possibilitam a esses uma compreensão melhor das necessidades dos alunos, visando que essa percepção resulta na melhoria da elaboração das práticas pedagógicas a serem realizadas. Dessa forma, as ações assistidas e orientadas por meio do PIBID, desencadeiam experiências que proporcionarão aos futuros docentes da matemática a efetivação da educação escolar através do processo de ensino e aprendizagem.
id VERACRUZ-0_392610a4c6bac27818d5d4aa4f1ce93c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45735
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics educationPIBIDmatemáticaprofessor.O PIBID tem como objetivo principal a valorização da docência e a aproximação dos futuros professores com o ambiente escolar, oferecendo bolsas de estágio para a realização de seus objetivos. A união dos futuros docentes, com a orientação do seu professor(a) da licenciatura e a supervisão do educador(a) em atuação nas escolas públicas parceiras de ensino básico, proporciona o desenvolvimento de conhecimentos acerca das realidades escolares, contribuindo para a elaboração e evolução de didáticas mais eficazes. Nesse sentido, esta produção busca evidenciar as importâncias do PIBID para os alunos do curso de licenciatura em matemática, visto que compreende a sua necessidade para construção de práticas docentes proveitosas. Portanto, buscou-se entender as contribuições positivas do programa para a formação inicial de professores de Matemática, para entender as ações que possibilitam a esses uma compreensão melhor das necessidades dos alunos, visando que essa percepção resulta na melhoria da elaboração das práticas pedagógicas a serem realizadas. Dessa forma, as ações assistidas e orientadas por meio do PIBID, desencadeiam experiências que proporcionarão aos futuros docentes da matemática a efetivação da educação escolar através do processo de ensino e aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4573510.34117/bjdv8n3-375Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21424-21436Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21424-21436Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21424-214362525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45735/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anderson Gonçalves daRamos, Carlos Miguel Anizio dosFilho, Emilson Afonso de CarvalhoLima, Gildisnara Tatiane da SilvaLima, Ingrid Natália da SilvaBezerra, Laís BatistaPereira, Maria Edna LayannyAngelo, Mariana dos SantosPatrício, Waléria Quirino2022-05-12T18:39:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45735Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:10.493341Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education
title O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education
spellingShingle O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education
Silva, Anderson Gonçalves da
PIBID
matemática
professor.
title_short O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education
title_full O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education
title_fullStr O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education
title_full_unstemmed O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education
title_sort O PIBID na construção de saberes e práticas docentes no ensino da matemática / The PIBID in the construction of knowledge and teaching practices in mathematics education
author Silva, Anderson Gonçalves da
author_facet Silva, Anderson Gonçalves da
Ramos, Carlos Miguel Anizio dos
Filho, Emilson Afonso de Carvalho
Lima, Gildisnara Tatiane da Silva
Lima, Ingrid Natália da Silva
Bezerra, Laís Batista
Pereira, Maria Edna Layanny
Angelo, Mariana dos Santos
Patrício, Waléria Quirino
author_role author
author2 Ramos, Carlos Miguel Anizio dos
Filho, Emilson Afonso de Carvalho
Lima, Gildisnara Tatiane da Silva
Lima, Ingrid Natália da Silva
Bezerra, Laís Batista
Pereira, Maria Edna Layanny
Angelo, Mariana dos Santos
Patrício, Waléria Quirino
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson Gonçalves da
Ramos, Carlos Miguel Anizio dos
Filho, Emilson Afonso de Carvalho
Lima, Gildisnara Tatiane da Silva
Lima, Ingrid Natália da Silva
Bezerra, Laís Batista
Pereira, Maria Edna Layanny
Angelo, Mariana dos Santos
Patrício, Waléria Quirino
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
matemática
professor.
topic PIBID
matemática
professor.
description O PIBID tem como objetivo principal a valorização da docência e a aproximação dos futuros professores com o ambiente escolar, oferecendo bolsas de estágio para a realização de seus objetivos. A união dos futuros docentes, com a orientação do seu professor(a) da licenciatura e a supervisão do educador(a) em atuação nas escolas públicas parceiras de ensino básico, proporciona o desenvolvimento de conhecimentos acerca das realidades escolares, contribuindo para a elaboração e evolução de didáticas mais eficazes. Nesse sentido, esta produção busca evidenciar as importâncias do PIBID para os alunos do curso de licenciatura em matemática, visto que compreende a sua necessidade para construção de práticas docentes proveitosas. Portanto, buscou-se entender as contribuições positivas do programa para a formação inicial de professores de Matemática, para entender as ações que possibilitam a esses uma compreensão melhor das necessidades dos alunos, visando que essa percepção resulta na melhoria da elaboração das práticas pedagógicas a serem realizadas. Dessa forma, as ações assistidas e orientadas por meio do PIBID, desencadeiam experiências que proporcionarão aos futuros docentes da matemática a efetivação da educação escolar através do processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45735
10.34117/bjdv8n3-375
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45735
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45735/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21424-21436
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21424-21436
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21424-21436
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645588673069056