Eficácia da simulação clínica no ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem na saúde da criança e do adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Millena Freire
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32496
Resumo: O ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente é bastante relevante para a formação de enfermeiros críticos, reflexivos e com conhecimentos específicos sobre esses períodos ímpares do ciclo de vida do indivíduo. Neste contexto, acredita-se que a simulação clínica é uma estratégia de ensino positiva e benéfica para a formação dos futuros enfermeiros. O presente estudo tem como objetivo analisar a eficácia da simulação clínica no ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente. Estudo metodológico, executado em três etapas, a saber: construção dos cenários para a simulação clínica; validação do conteúdo desses cenários pelos especialistas; e aplicação da simulação como estratégia educativa no ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente no período de dezembro de 2018 a setembro de 2019. Nas duas primeiras etapas, foram elaborados quatro casos clínicos destinados ao pré e pósteste e dois cenários para o processo de simulação, os quais tiveram seus conteúdos analisados por 25 especialistas que julgaram quanto à relevância, especificidade e coerência das pistas fornecidas em cada caso e cenário e o diagnóstico de enfermagem, por meio da Escala de Acurácia Diagnóstica. Na terceira etapa, a estratégia foi aplicada aos alunos do sétimo período do curso de graduação de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Eles foram divididos randomicamente nos grupos de intervenção e controle. O grupo de intervenção, além de participar da simulação, avaliou ainda a satisfação quanto ao processo. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável, mediante Parecer número 3.175.619 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 07990418.4.0000.5537. Os resultados mostraram que os quatro casos clínicos (Coeficiente S: 0,916) e os dois cenários (S=0,535) criados obtiveram coeficiente de concordância aceitável entre os especialistas. No experimento, o pré-teste indicou homogeneidade dos grupos intervenção e controle. No pós-teste, não houve diferença estatística significante de desempenho entre os grupos, contudo, os resultados mostraram discreta melhora no desempenho de raciocínio diagnóstico do grupo intervenção em comparação ao grupo controle. O grupo intervenção conseguiu inferir mais diagnósticos e seus componentes do que o grupo controle. Na avaliação da estratégia educativa, os alunos manifestaram alta satisfação e relevância para melhorar as habilidades de raciocínio diagnóstico voltado para a saúde da criança e do adolescente. Conclui-se que a estratégia sobre o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente não foi eficaz, porém promissora e atrativa para os estudantes de graduação.
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Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32496O ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente é bastante relevante para a formação de enfermeiros críticos, reflexivos e com conhecimentos específicos sobre esses períodos ímpares do ciclo de vida do indivíduo. Neste contexto, acredita-se que a simulação clínica é uma estratégia de ensino positiva e benéfica para a formação dos futuros enfermeiros. O presente estudo tem como objetivo analisar a eficácia da simulação clínica no ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente. Estudo metodológico, executado em três etapas, a saber: construção dos cenários para a simulação clínica; validação do conteúdo desses cenários pelos especialistas; e aplicação da simulação como estratégia educativa no ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente no período de dezembro de 2018 a setembro de 2019. Nas duas primeiras etapas, foram elaborados quatro casos clínicos destinados ao pré e pósteste e dois cenários para o processo de simulação, os quais tiveram seus conteúdos analisados por 25 especialistas que julgaram quanto à relevância, especificidade e coerência das pistas fornecidas em cada caso e cenário e o diagnóstico de enfermagem, por meio da Escala de Acurácia Diagnóstica. Na terceira etapa, a estratégia foi aplicada aos alunos do sétimo período do curso de graduação de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Eles foram divididos randomicamente nos grupos de intervenção e controle. O grupo de intervenção, além de participar da simulação, avaliou ainda a satisfação quanto ao processo. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável, mediante Parecer número 3.175.619 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 07990418.4.0000.5537. Os resultados mostraram que os quatro casos clínicos (Coeficiente S: 0,916) e os dois cenários (S=0,535) criados obtiveram coeficiente de concordância aceitável entre os especialistas. No experimento, o pré-teste indicou homogeneidade dos grupos intervenção e controle. No pós-teste, não houve diferença estatística significante de desempenho entre os grupos, contudo, os resultados mostraram discreta melhora no desempenho de raciocínio diagnóstico do grupo intervenção em comparação ao grupo controle. O grupo intervenção conseguiu inferir mais diagnósticos e seus componentes do que o grupo controle. Na avaliação da estratégia educativa, os alunos manifestaram alta satisfação e relevância para melhorar as habilidades de raciocínio diagnóstico voltado para a saúde da criança e do adolescente. Conclui-se que a estratégia sobre o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente não foi eficaz, porém promissora e atrativa para os estudantes de graduação.The teaching of diagnostic reasoning in nursing focused on the health of children and adolescents is very relevant for the training of critical, reflective nurses with specific knowledge about these unique periods in the individual's life cycle. In this context, it is believed that realistic simulation is a positive and beneficial teaching strategy for the training of future nurses. This study aims to analyze the effectiveness of realistic simulation in teaching diagnostic reasoning in nursing focused on the health of children and adolescents. Methodological study, carried out in three stages, namely: construction of scenarios for realistic simulation; validation of the content of these scenarios by specialists; and, application of simulation as an educational strategy in the teaching of diagnostic reasoning in nursing aimed at the health of children and adolescents in the period from December 2018 to September 2019. In the first two stages, four clinical cases were prepared for the pre and post-test and two scenarios for the simulation process, which had their contents analyzed by 25 experts who judged the relevance, specificity and coherence of the clues provided in each case. and nursing scenario and diagnosis, using the Diagnostic Accuracy Scale. In the third stage, the strategy was applied to students in the seventh period of the undergraduate course at a public university in northeastern Brazil. They were randomly divided into the intervention and control groups. The intervention group, in addition to participating in the simulation, also assessed satisfaction with the process. The data were analyzed using descriptive and inferential statistics. The project was approved by the Research Ethics Committee of the responsible institution, under opinion number 3,175,619 and Certificate of Presentation for Ethical Appreciation 07990418.4.0000.5537. The results showed that the four clinical cases (S coefficient: 0.916) and the two scenarios (S = 0.535) created obtained an acceptable coefficient of agreement among specialists. In the experiment, the pre-test indicated homogeneity of the intervention and control groups. In the post-test, there was no statistically significant difference in performance between the groups, however the results showed a slight improvement in the diagnostic reasoning performance of the intervention group compared to the control group. The intervention group was able to infer more diagnoses and their components than the control group. In evaluating the educational strategy, students expressed high satisfaction and relevance to improve diagnostic reasoning skills aimed at the health of children and adolescents. It is concluded that the strategy on teaching diagnostic reasoning in nursing focused on the health of children and adolescents was not effective, but promising and attractive for undergraduate students.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilEnfermagemEducação em EnfermagemSimulaçãoTecnologiaDiagnósticos de EnfermagemSaúde da criançaSaúde do adolescenteEficácia da simulação clínica no ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem na saúde da criança e do adolescenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEficaciasimulacaoclinica_Delgado_2021.pdfapplication/pdf8018461https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32496/1/Eficaciasimulacaoclinica_Delgado_2021.pdf1c077f9036c2efdbca7b69d0fa910a98MD51123456789/324962021-05-11 14:35:55.879oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32496Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-05-11T17:35:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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