Modelagem de indicadores de desempenho na gestão da educação a distância: uso do design science research

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonsêca, José Alexandro Viana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56554
Resumo: Os Sistemas de Informação Estratégica (SIS) desempenham um papel crucial na tomada de decisões nas organizações. Os Indicadores Chave de Desempenho (KPI) são amplamente reconhecidos como fundamentais para apoiar o processo de tomada de decisão. Quando utilizados eficazmente, os KPIs podem ajudar as organizações a identificarem áreas de melhoria e a abordá-las através de decisões baseadas em dados. Ao utilizar o SIS e os KPIs de forma eficaz, as organizações podem ganhar vantagem competitiva e atingir os seus objetivos estratégicos. Apesar do interesse nesta relação, poucos estudos consideraram o problema específico da utilização do KPI para aplicações de Educação a Distância em instâncias estratégicas. Esta tese propõe uma modelagem original dos principais indicadores de desempenho (KPIs) para a implementação de um sistema de informações estratégicas que forneça suporte aos processos de tomada de decisão para cursos oferecidos na modalidade de ensino a distância. Os resultados deste estudo fornecerão uma estrutura abrangente para medir esses KPIs e analisar os dados coletados para informar os processos de tomada de decisão. Os dados foram obtidos segundo o método Design Science, utilizando um formulário eletrônico (inquérito web). Na análise dos dados qualitativos e quantitativos, foi utilizado o método matemático Total Interpretive Structural Modeling (TISM) e a identificação e análise das interações entre fatores ou variáveis através da técnica MICMAC. Como resultado, os principais fatores encontrados foram os elementos E1-Desenvolvimento acadêmico, E2 - Tecnologia, E3-Programa de Inovação, E4-Excelência Operacional, E5 Internacionalização e Estratégia de Colaboração, E6-Desenvolvimento de Programas e Pesquisa, E7- Reconhecimento dos clientes e E8-Expansão, sendo o elemento E1 apresentado no topo da hierarquia do modelo gráfico, sendo este o elemento mais afetado por todos outros e o de maior visibilidade aos stakeholders. O modelo inicial e seus agrupamentos formados pelos KPIs apresentaram consistência com o modelo final. De modo geral, esses resultados indicam que podem ser utilizados agrupamentos de KPIs Internos e Externos da modalidade de ensino presencial e a distância, ratificando sua importância e uma forte relação entre seus elementos. Nosso estudo fornece um Modelo Decisório Gráfico apoiado por uma matriz interpretativa e qualitativa dos elementos formadores de KPIs, sendo está uma forma dos Gestores e Administradores obterem uma compreensão mais profunda dos fatores de desempenho que podem impulsionar o sucesso dos cursos à distância.
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Os Indicadores Chave de Desempenho (KPI) são amplamente reconhecidos como fundamentais para apoiar o processo de tomada de decisão. Quando utilizados eficazmente, os KPIs podem ajudar as organizações a identificarem áreas de melhoria e a abordá-las através de decisões baseadas em dados. Ao utilizar o SIS e os KPIs de forma eficaz, as organizações podem ganhar vantagem competitiva e atingir os seus objetivos estratégicos. Apesar do interesse nesta relação, poucos estudos consideraram o problema específico da utilização do KPI para aplicações de Educação a Distância em instâncias estratégicas. Esta tese propõe uma modelagem original dos principais indicadores de desempenho (KPIs) para a implementação de um sistema de informações estratégicas que forneça suporte aos processos de tomada de decisão para cursos oferecidos na modalidade de ensino a distância. Os resultados deste estudo fornecerão uma estrutura abrangente para medir esses KPIs e analisar os dados coletados para informar os processos de tomada de decisão. Os dados foram obtidos segundo o método Design Science, utilizando um formulário eletrônico (inquérito web). Na análise dos dados qualitativos e quantitativos, foi utilizado o método matemático Total Interpretive Structural Modeling (TISM) e a identificação e análise das interações entre fatores ou variáveis através da técnica MICMAC. Como resultado, os principais fatores encontrados foram os elementos E1-Desenvolvimento acadêmico, E2 - Tecnologia, E3-Programa de Inovação, E4-Excelência Operacional, E5 Internacionalização e Estratégia de Colaboração, E6-Desenvolvimento de Programas e Pesquisa, E7- Reconhecimento dos clientes e E8-Expansão, sendo o elemento E1 apresentado no topo da hierarquia do modelo gráfico, sendo este o elemento mais afetado por todos outros e o de maior visibilidade aos stakeholders. O modelo inicial e seus agrupamentos formados pelos KPIs apresentaram consistência com o modelo final. De modo geral, esses resultados indicam que podem ser utilizados agrupamentos de KPIs Internos e Externos da modalidade de ensino presencial e a distância, ratificando sua importância e uma forte relação entre seus elementos. Nosso estudo fornece um Modelo Decisório Gráfico apoiado por uma matriz interpretativa e qualitativa dos elementos formadores de KPIs, sendo está uma forma dos Gestores e Administradores obterem uma compreensão mais profunda dos fatores de desempenho que podem impulsionar o sucesso dos cursos à distância.Strategic Information Systems (SIS) play a crucial role in decision-making in organizations. Key Performance Indicators (KPI) are widely recognized as critical to support the decisionmaking process. When used effectively, KPIs can help organizations identify areas of improvement and address them by making data-driven decisions. By leveraging SIS and KPIs effectively, organizations can gain competitive advantage and achieve their strategic goals. Despite the interest in this relationship, few studies have considered the specific problem of using the KPI for Distance Education applications in strategic instances. This thesis proposes an original modeling of the main performance indicators (KPIs) for the implementation of a strategic information system that provides support to decision-making processes for courses offered in the distance learning mode. The results of this study will provide a comprehensive framework for measuring these KPIs and analyzing the data collected to inform decisionmaking processes. Data were collected following the Design Science method using an electronic form (web survey). In the analysis of qualitative and quantitative data, the mathematical method Total Interpretive Structural Modeling (TISM) was used and the identification and analysis of interactions between factors or variables through the MICMAC technique. As a result, the main factors found were elements E1-Academic Development, E2 - Technology, E3-Innovation Program, E4-Operational Excellence, E5 Internationalization and Collaboration Strategy, E6-Program Development and Research, E7-Customer Recognition and E8-Expansion, with element E1 presented at the top of the hierarchy of the graphic model, this being the element most affected by all the others and the one with the greatest visibility to stakeholders. The initial model and its groupings formed by the KPIs were consistent with the final model. In general, these results indicate that groups of Internal and External KPIs of faceto-face and distance learning can be used, confirming their importance and a strong relationship between their elements. Our study provides a Graphical Decision Model supported by an interpretative and qualitative matrix of KPIs forming elements, being a way for Managers and Administrators to obtain a deeper understanding of the performance factors that can drive the success of distance learning courses.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOUniversidade aberta do BrasilEstudos organizacionaisSistema estratégico de informaçãoIndicadores-chave de desempenhoDesign science researchEducação a distânciaModelagem de indicadores de desempenho na gestão da educação a distância: uso do design science researchModeling performance indicators in distance education mangement: use of design science researchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALModelagemindicadoresdesempenho_Fonseca_2023.pdfapplication/pdf4444871https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56554/1/Modelagemindicadoresdesempenho_Fonseca_2023.pdf02362a98973fa1e1e1474aaa9a3d8156MD51123456789/565542023-12-20 17:53:16.058oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56554Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-20T20:53:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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