Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24033
Resumo: A dislexia em adultos até o momento apresenta-se para a Educação como uma temática pouco explorada, de modo que a inclusão deste público no Ensino Superior ainda configura um desafio que requer o desenvolvimento de políticas e ações que garantam o acesso, a permanência e a conclusão. Isto posto, esta pesquisa, decorreu da necessidade de investigação e de reflexão sobre a condição atual do adulto com dislexia, acompanhado pelo Núcleo de acessibilidade da UFRN, CAENE, seu perfil acadêmico e o seu processo de inclusão educacional no âmbito universitário. Com isso, objetivou analisar as características educacionais de discentes da UFRN com dislexia, por meio da caracterização do perfil educacional, da investigação do cotidiano e da avaliação do desempenho em leitura e escrita dos cinco participantes. Além disso, intentou revisar a literatura a respeito da temática em questão. Para tanto, esta pesquisa adotou, quanto aos aspectos teórico-metodológicos, a abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) e exploratória (GIL, 2008) de investigação, por meio da técnica do estudo de caso (GIL, 2008). Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas (TRIVIÑOS, 1987). Como estratégia de análise optou-se pela perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que o discente universitário enfrenta dificuldades de leitura e escrita, logo no início da trajetória acadêmica, incompatíveis com as demais habilidades que possuem. Este fato gera surpresa em parte dos docentes, que, por sua vez, pressupõem a inexistência de problemas elementares na faixa etária adulta que acessa o ensino superior. Em decorrência disso, os discentes passam a vivenciar sentimentos de frustração, de vergonha e de incapacidade para a realização de tarefas. Ao final desta investigação, concluiu-se que para a concretização da inclusão educacional de discentes adultos com dislexia na universidade, se faz necessária a existência do acompanhamento educacional especializado para o auxilio na adoção de estratégias educacionais, assim como, a desconstrução de barreiras, principalmente atitudinais, expressas tanto nas esferas legislativas, quanto por parte dos docentes e pesquisadores, em suas práticas pedagógicas e produções acadêmicas.
id UFRN_58916767ca7c375a88223bff8ceee93e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24033
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/1652726901829406http://lattes.cnpq.br/6848746516562543Azoni, Cintia Alves SalgadoNavas, Ana Luiza Gomes PintoAndrade, Erika dos Reis Gusmãohttp://lattes.cnpq.br/0778953049451033Pires, Izabel Augusta Hazinhttp://lattes.cnpq.br/5496201609189471Crenitte, Patricia Abreu Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/7226855504336736Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de2017-10-10T23:33:11Z2017-10-10T23:33:11Z2017-06-01MEDEIROS, Elaine Cristina de Moura Rodrigues. Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso. 2017. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24033porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODislexia em adultosEnsino superiorEducação inclusivaDislexiaDiscentes com dislexia na Universidade: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA dislexia em adultos até o momento apresenta-se para a Educação como uma temática pouco explorada, de modo que a inclusão deste público no Ensino Superior ainda configura um desafio que requer o desenvolvimento de políticas e ações que garantam o acesso, a permanência e a conclusão. Isto posto, esta pesquisa, decorreu da necessidade de investigação e de reflexão sobre a condição atual do adulto com dislexia, acompanhado pelo Núcleo de acessibilidade da UFRN, CAENE, seu perfil acadêmico e o seu processo de inclusão educacional no âmbito universitário. Com isso, objetivou analisar as características educacionais de discentes da UFRN com dislexia, por meio da caracterização do perfil educacional, da investigação do cotidiano e da avaliação do desempenho em leitura e escrita dos cinco participantes. Além disso, intentou revisar a literatura a respeito da temática em questão. Para tanto, esta pesquisa adotou, quanto aos aspectos teórico-metodológicos, a abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) e exploratória (GIL, 2008) de investigação, por meio da técnica do estudo de caso (GIL, 2008). Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas (TRIVIÑOS, 1987). Como estratégia de análise optou-se pela perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que o discente universitário enfrenta dificuldades de leitura e escrita, logo no início da trajetória acadêmica, incompatíveis com as demais habilidades que possuem. Este fato gera surpresa em parte dos docentes, que, por sua vez, pressupõem a inexistência de problemas elementares na faixa etária adulta que acessa o ensino superior. Em decorrência disso, os discentes passam a vivenciar sentimentos de frustração, de vergonha e de incapacidade para a realização de tarefas. Ao final desta investigação, concluiu-se que para a concretização da inclusão educacional de discentes adultos com dislexia na universidade, se faz necessária a existência do acompanhamento educacional especializado para o auxilio na adoção de estratégias educacionais, assim como, a desconstrução de barreiras, principalmente atitudinais, expressas tanto nas esferas legislativas, quanto por parte dos docentes e pesquisadores, em suas práticas pedagógicas e produções acadêmicas.PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdfElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdfapplication/pdf3143754https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24033/1/ElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf4bc0465a337fe94387cb62fdab68f56dMD51TEXTElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.txtElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain256617https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24033/4/ElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.txt8783098778f4aa6771230c7cc4f16446MD54THUMBNAILElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.jpgElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2274https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24033/5/ElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.jpg2f89b030a8ab0ac9b0de051e79bbc6beMD55123456789/240332022-03-29 19:15:58.814oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24033Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-03-29T22:15:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso
title Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso
spellingShingle Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso
Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Dislexia em adultos
Ensino superior
Educação inclusiva
Dislexia
title_short Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso
title_full Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso
title_fullStr Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso
title_full_unstemmed Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso
title_sort Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso
author Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues
author_facet Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1652726901829406
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6848746516562543
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Navas, Ana Luiza Gomes Pinto
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Andrade, Erika dos Reis Gusmão
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0778953049451033
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Pires, Izabel Augusta Hazin
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5496201609189471
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7226855504336736
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Azoni, Cintia Alves Salgado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de
contributor_str_mv Azoni, Cintia Alves Salgado
Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Dislexia em adultos
Ensino superior
Educação inclusiva
Dislexia
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia em adultos
Ensino superior
Educação inclusiva
Dislexia
description A dislexia em adultos até o momento apresenta-se para a Educação como uma temática pouco explorada, de modo que a inclusão deste público no Ensino Superior ainda configura um desafio que requer o desenvolvimento de políticas e ações que garantam o acesso, a permanência e a conclusão. Isto posto, esta pesquisa, decorreu da necessidade de investigação e de reflexão sobre a condição atual do adulto com dislexia, acompanhado pelo Núcleo de acessibilidade da UFRN, CAENE, seu perfil acadêmico e o seu processo de inclusão educacional no âmbito universitário. Com isso, objetivou analisar as características educacionais de discentes da UFRN com dislexia, por meio da caracterização do perfil educacional, da investigação do cotidiano e da avaliação do desempenho em leitura e escrita dos cinco participantes. Além disso, intentou revisar a literatura a respeito da temática em questão. Para tanto, esta pesquisa adotou, quanto aos aspectos teórico-metodológicos, a abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) e exploratória (GIL, 2008) de investigação, por meio da técnica do estudo de caso (GIL, 2008). Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas (TRIVIÑOS, 1987). Como estratégia de análise optou-se pela perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que o discente universitário enfrenta dificuldades de leitura e escrita, logo no início da trajetória acadêmica, incompatíveis com as demais habilidades que possuem. Este fato gera surpresa em parte dos docentes, que, por sua vez, pressupõem a inexistência de problemas elementares na faixa etária adulta que acessa o ensino superior. Em decorrência disso, os discentes passam a vivenciar sentimentos de frustração, de vergonha e de incapacidade para a realização de tarefas. Ao final desta investigação, concluiu-se que para a concretização da inclusão educacional de discentes adultos com dislexia na universidade, se faz necessária a existência do acompanhamento educacional especializado para o auxilio na adoção de estratégias educacionais, assim como, a desconstrução de barreiras, principalmente atitudinais, expressas tanto nas esferas legislativas, quanto por parte dos docentes e pesquisadores, em suas práticas pedagógicas e produções acadêmicas.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-10T23:33:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-10T23:33:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Elaine Cristina de Moura Rodrigues. Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso. 2017. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24033
identifier_str_mv MEDEIROS, Elaine Cristina de Moura Rodrigues. Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso. 2017. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24033/1/ElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24033/4/ElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24033/5/ElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4bc0465a337fe94387cb62fdab68f56d
8783098778f4aa6771230c7cc4f16446
2f89b030a8ab0ac9b0de051e79bbc6be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117843166167040