Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24033 |
Resumo: | A dislexia em adultos até o momento apresenta-se para a Educação como uma temática pouco explorada, de modo que a inclusão deste público no Ensino Superior ainda configura um desafio que requer o desenvolvimento de políticas e ações que garantam o acesso, a permanência e a conclusão. Isto posto, esta pesquisa, decorreu da necessidade de investigação e de reflexão sobre a condição atual do adulto com dislexia, acompanhado pelo Núcleo de acessibilidade da UFRN, CAENE, seu perfil acadêmico e o seu processo de inclusão educacional no âmbito universitário. Com isso, objetivou analisar as características educacionais de discentes da UFRN com dislexia, por meio da caracterização do perfil educacional, da investigação do cotidiano e da avaliação do desempenho em leitura e escrita dos cinco participantes. Além disso, intentou revisar a literatura a respeito da temática em questão. Para tanto, esta pesquisa adotou, quanto aos aspectos teórico-metodológicos, a abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) e exploratória (GIL, 2008) de investigação, por meio da técnica do estudo de caso (GIL, 2008). Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas (TRIVIÑOS, 1987). Como estratégia de análise optou-se pela perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que o discente universitário enfrenta dificuldades de leitura e escrita, logo no início da trajetória acadêmica, incompatíveis com as demais habilidades que possuem. Este fato gera surpresa em parte dos docentes, que, por sua vez, pressupõem a inexistência de problemas elementares na faixa etária adulta que acessa o ensino superior. Em decorrência disso, os discentes passam a vivenciar sentimentos de frustração, de vergonha e de incapacidade para a realização de tarefas. Ao final desta investigação, concluiu-se que para a concretização da inclusão educacional de discentes adultos com dislexia na universidade, se faz necessária a existência do acompanhamento educacional especializado para o auxilio na adoção de estratégias educacionais, assim como, a desconstrução de barreiras, principalmente atitudinais, expressas tanto nas esferas legislativas, quanto por parte dos docentes e pesquisadores, em suas práticas pedagógicas e produções acadêmicas. |
id |
UFRN_58916767ca7c375a88223bff8ceee93e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24033 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/1652726901829406http://lattes.cnpq.br/6848746516562543Azoni, Cintia Alves SalgadoNavas, Ana Luiza Gomes PintoAndrade, Erika dos Reis Gusmãohttp://lattes.cnpq.br/0778953049451033Pires, Izabel Augusta Hazinhttp://lattes.cnpq.br/5496201609189471Crenitte, Patricia Abreu Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/7226855504336736Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de2017-10-10T23:33:11Z2017-10-10T23:33:11Z2017-06-01MEDEIROS, Elaine Cristina de Moura Rodrigues. Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso. 2017. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24033porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODislexia em adultosEnsino superiorEducação inclusivaDislexiaDiscentes com dislexia na Universidade: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA dislexia em adultos até o momento apresenta-se para a Educação como uma temática pouco explorada, de modo que a inclusão deste público no Ensino Superior ainda configura um desafio que requer o desenvolvimento de políticas e ações que garantam o acesso, a permanência e a conclusão. Isto posto, esta pesquisa, decorreu da necessidade de investigação e de reflexão sobre a condição atual do adulto com dislexia, acompanhado pelo Núcleo de acessibilidade da UFRN, CAENE, seu perfil acadêmico e o seu processo de inclusão educacional no âmbito universitário. Com isso, objetivou analisar as características educacionais de discentes da UFRN com dislexia, por meio da caracterização do perfil educacional, da investigação do cotidiano e da avaliação do desempenho em leitura e escrita dos cinco participantes. Além disso, intentou revisar a literatura a respeito da temática em questão. Para tanto, esta pesquisa adotou, quanto aos aspectos teórico-metodológicos, a abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) e exploratória (GIL, 2008) de investigação, por meio da técnica do estudo de caso (GIL, 2008). Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas (TRIVIÑOS, 1987). Como estratégia de análise optou-se pela perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que o discente universitário enfrenta dificuldades de leitura e escrita, logo no início da trajetória acadêmica, incompatíveis com as demais habilidades que possuem. Este fato gera surpresa em parte dos docentes, que, por sua vez, pressupõem a inexistência de problemas elementares na faixa etária adulta que acessa o ensino superior. Em decorrência disso, os discentes passam a vivenciar sentimentos de frustração, de vergonha e de incapacidade para a realização de tarefas. Ao final desta investigação, concluiu-se que para a concretização da inclusão educacional de discentes adultos com dislexia na universidade, se faz necessária a existência do acompanhamento educacional especializado para o auxilio na adoção de estratégias educacionais, assim como, a desconstrução de barreiras, principalmente atitudinais, expressas tanto nas esferas legislativas, quanto por parte dos docentes e pesquisadores, em suas práticas pedagógicas e produções acadêmicas.PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdfElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdfapplication/pdf3143754https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24033/1/ElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf4bc0465a337fe94387cb62fdab68f56dMD51TEXTElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.txtElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain256617https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24033/4/ElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.txt8783098778f4aa6771230c7cc4f16446MD54THUMBNAILElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.jpgElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2274https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24033/5/ElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.jpg2f89b030a8ab0ac9b0de051e79bbc6beMD55123456789/240332022-03-29 19:15:58.814oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24033Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-03-29T22:15:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso |
title |
Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso |
spellingShingle |
Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Dislexia em adultos Ensino superior Educação inclusiva Dislexia |
title_short |
Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso |
title_full |
Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso |
title_fullStr |
Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso |
title_sort |
Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso |
author |
Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues |
author_facet |
Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1652726901829406 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6848746516562543 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Navas, Ana Luiza Gomes Pinto |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Andrade, Erika dos Reis Gusmão |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0778953049451033 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Pires, Izabel Augusta Hazin |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5496201609189471 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7226855504336736 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Azoni, Cintia Alves Salgado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de |
contributor_str_mv |
Azoni, Cintia Alves Salgado Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Dislexia em adultos Ensino superior Educação inclusiva Dislexia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia em adultos Ensino superior Educação inclusiva Dislexia |
description |
A dislexia em adultos até o momento apresenta-se para a Educação como uma temática pouco explorada, de modo que a inclusão deste público no Ensino Superior ainda configura um desafio que requer o desenvolvimento de políticas e ações que garantam o acesso, a permanência e a conclusão. Isto posto, esta pesquisa, decorreu da necessidade de investigação e de reflexão sobre a condição atual do adulto com dislexia, acompanhado pelo Núcleo de acessibilidade da UFRN, CAENE, seu perfil acadêmico e o seu processo de inclusão educacional no âmbito universitário. Com isso, objetivou analisar as características educacionais de discentes da UFRN com dislexia, por meio da caracterização do perfil educacional, da investigação do cotidiano e da avaliação do desempenho em leitura e escrita dos cinco participantes. Além disso, intentou revisar a literatura a respeito da temática em questão. Para tanto, esta pesquisa adotou, quanto aos aspectos teórico-metodológicos, a abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) e exploratória (GIL, 2008) de investigação, por meio da técnica do estudo de caso (GIL, 2008). Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas (TRIVIÑOS, 1987). Como estratégia de análise optou-se pela perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que o discente universitário enfrenta dificuldades de leitura e escrita, logo no início da trajetória acadêmica, incompatíveis com as demais habilidades que possuem. Este fato gera surpresa em parte dos docentes, que, por sua vez, pressupõem a inexistência de problemas elementares na faixa etária adulta que acessa o ensino superior. Em decorrência disso, os discentes passam a vivenciar sentimentos de frustração, de vergonha e de incapacidade para a realização de tarefas. Ao final desta investigação, concluiu-se que para a concretização da inclusão educacional de discentes adultos com dislexia na universidade, se faz necessária a existência do acompanhamento educacional especializado para o auxilio na adoção de estratégias educacionais, assim como, a desconstrução de barreiras, principalmente atitudinais, expressas tanto nas esferas legislativas, quanto por parte dos docentes e pesquisadores, em suas práticas pedagógicas e produções acadêmicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-10T23:33:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-10T23:33:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MEDEIROS, Elaine Cristina de Moura Rodrigues. Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso. 2017. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24033 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Elaine Cristina de Moura Rodrigues. Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso. 2017. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24033/1/ElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24033/4/ElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24033/5/ElaineCristinaDeMouraRodriguesMedeiros_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4bc0465a337fe94387cb62fdab68f56d 8783098778f4aa6771230c7cc4f16446 2f89b030a8ab0ac9b0de051e79bbc6be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117843166167040 |