Mulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Mayara Cristina Mendes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21340
Resumo: Acreditamos que as recorrentes mudanças do cinema clássico, abrindo espaço no cinema para o pensamento feminista, tem chegado ao Brasil de diferentes formas e com diversas temáticas fortemente dentro do cinema independente. Neste sentido, nossa pesquisa surge da necessidade de compreender as transformações sociais e na produção audiovisual sobre a mulher atleta e suas possíveis relações com a Teoria Feminista do Cinema. Deste modo, nosso objetivo de trabalho foi analisar a obra cinematográfica brasileira “Mulheres Olímpicas”, estabelecendo suas possíveis relações com a teoria feminista do cinema. Realizamos uma análise contextual da obra através dos estudos de Gumbrecht. Nossas fichas técnicas de análise foram organizadas em dois momentos. O primeiro momento é composto pelos objetos e pelas condições da experiência estética do filme debatidos a partir dos elementos do texto fílmico. O segundo momento, regido pelos conteúdos e efeitos da experiência estética, está dividido nas categorias que surgem partir da análise de conteúdo de Bardin, a saber: desigualdade de sexo; desvalorização da atleta; lutas políticas e conquistas de espaço; diferentes mulheres brasileiras; objetos e marcas simbólicos e; desconhecimento da história do esporte olímpico brasileiro. Ao estudarmos as categorias, concluímos que o documentário não só apresenta relações com a Teoria Feminista do Cinema, como retrata imagens de mulheres brasileiras atletas que há muito tempo foram ofuscadas em sua visibilidade midiática e que, tributária a emergência dessa teoria, ganham olhares mais generosos à problematização dos espaços sociais ocupados pela mulher que predominam na obra.
id UFRN_58aa27e91d91a7926ab6e691cd844362
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21340
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Maia, Mayara Cristina Mendeshttp://lattes.cnpq.br/7092949726794803http://lattes.cnpq.br/3443942683481696Silva, Josimey Costa dahttp://lattes.cnpq.br/7619869688485452Goellner, Silvana Vilodrehttp://lattes.cnpq.br/2260335592246715Araújo, Allyson Carvalho de2016-09-02T23:34:57Z2016-09-02T23:34:57Z2016-04-27MAIA, Mayara Cristina Mendes. Mulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinema. 2016. 155f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21340Acreditamos que as recorrentes mudanças do cinema clássico, abrindo espaço no cinema para o pensamento feminista, tem chegado ao Brasil de diferentes formas e com diversas temáticas fortemente dentro do cinema independente. Neste sentido, nossa pesquisa surge da necessidade de compreender as transformações sociais e na produção audiovisual sobre a mulher atleta e suas possíveis relações com a Teoria Feminista do Cinema. Deste modo, nosso objetivo de trabalho foi analisar a obra cinematográfica brasileira “Mulheres Olímpicas”, estabelecendo suas possíveis relações com a teoria feminista do cinema. Realizamos uma análise contextual da obra através dos estudos de Gumbrecht. Nossas fichas técnicas de análise foram organizadas em dois momentos. O primeiro momento é composto pelos objetos e pelas condições da experiência estética do filme debatidos a partir dos elementos do texto fílmico. O segundo momento, regido pelos conteúdos e efeitos da experiência estética, está dividido nas categorias que surgem partir da análise de conteúdo de Bardin, a saber: desigualdade de sexo; desvalorização da atleta; lutas políticas e conquistas de espaço; diferentes mulheres brasileiras; objetos e marcas simbólicos e; desconhecimento da história do esporte olímpico brasileiro. Ao estudarmos as categorias, concluímos que o documentário não só apresenta relações com a Teoria Feminista do Cinema, como retrata imagens de mulheres brasileiras atletas que há muito tempo foram ofuscadas em sua visibilidade midiática e que, tributária a emergência dessa teoria, ganham olhares mais generosos à problematização dos espaços sociais ocupados pela mulher que predominam na obra.Our research arises from the need to understand the social, and audiovisual production on the female athletes and their possible relationship with the Feminist Theory of Cinema. After conducting a survey of Brazilian works that address the theme of Brazilian female athlete by access Brazilian film libraries and the Internet, defined as a general goal of our work is to analyze the Brazilian cinematographic work "Mulheres Olímpicas", establishing their possible relationships with feminist theory cinema. We build a contextual analysis of the work through Gumbrecht studies. Our analysis of data sheets were organized in two stages. The first time was composed of objects and the conditions of the aesthetic experience of the film discussed from the filmic text elements. The second time, governed by the content and effects of the aesthetic experience, was divided into the categories that emerge from the Bardin content analysis, namely: sex inequality; devaluation of the athlete; political struggles and space conquests; different Brazilian women; objects and symbolic brands and; ignorance of the history of Brazilian Olympic sport. In studying the categories, we conclude that the documentary not only has relations with the Theory Feminist Cinema, as portrayed by images of women Brazilian athletes who have long been overshadowed by its media visibility and that tax the emergence of this theory, make more generous looks to problematize the social spaces occupied by women predominate in the work.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIACinemaTeoria feminista do cinemaMulher atletaMulheres olímpicasDiferentes mulheres do cinemaMulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinemaMulheres olímpicas: brazilian cine, women athletes and feminis film theoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMayaraCristinaMendesMaia_DISSERT.pdfMayaraCristinaMendesMaia_DISSERT.pdfapplication/pdf3054028https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21340/1/MayaraCristinaMendesMaia_DISSERT.pdf60f0988da493aa30307d8b622ebe00efMD51TEXTMayaraCristinaMendesMaia_DISSERT.pdf.txtMayaraCristinaMendesMaia_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain344430https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21340/6/MayaraCristinaMendesMaia_DISSERT.pdf.txt9cc43a3965b8b1f44770b5adb1c5f005MD56THUMBNAILMayaraCristinaMendesMaia_DISSERT.pdf.jpgMayaraCristinaMendesMaia_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7097https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21340/7/MayaraCristinaMendesMaia_DISSERT.pdf.jpg2283fcfdb46fea615f5540c7883e85a6MD57123456789/213402017-11-03 22:14:52.263oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21340Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T01:14:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinema
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Mulheres olímpicas: brazilian cine, women athletes and feminis film theory
title Mulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinema
spellingShingle Mulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinema
Maia, Mayara Cristina Mendes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA
Cinema
Teoria feminista do cinema
Mulher atleta
Mulheres olímpicas
Diferentes mulheres do cinema
title_short Mulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinema
title_full Mulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinema
title_fullStr Mulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinema
title_full_unstemmed Mulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinema
title_sort Mulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinema
author Maia, Mayara Cristina Mendes
author_facet Maia, Mayara Cristina Mendes
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7092949726794803
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3443942683481696
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Josimey Costa da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7619869688485452
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Goellner, Silvana Vilodre
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2260335592246715
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Mayara Cristina Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
contributor_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA
Cinema
Teoria feminista do cinema
Mulher atleta
Mulheres olímpicas
Diferentes mulheres do cinema
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Teoria feminista do cinema
Mulher atleta
Mulheres olímpicas
Diferentes mulheres do cinema
description Acreditamos que as recorrentes mudanças do cinema clássico, abrindo espaço no cinema para o pensamento feminista, tem chegado ao Brasil de diferentes formas e com diversas temáticas fortemente dentro do cinema independente. Neste sentido, nossa pesquisa surge da necessidade de compreender as transformações sociais e na produção audiovisual sobre a mulher atleta e suas possíveis relações com a Teoria Feminista do Cinema. Deste modo, nosso objetivo de trabalho foi analisar a obra cinematográfica brasileira “Mulheres Olímpicas”, estabelecendo suas possíveis relações com a teoria feminista do cinema. Realizamos uma análise contextual da obra através dos estudos de Gumbrecht. Nossas fichas técnicas de análise foram organizadas em dois momentos. O primeiro momento é composto pelos objetos e pelas condições da experiência estética do filme debatidos a partir dos elementos do texto fílmico. O segundo momento, regido pelos conteúdos e efeitos da experiência estética, está dividido nas categorias que surgem partir da análise de conteúdo de Bardin, a saber: desigualdade de sexo; desvalorização da atleta; lutas políticas e conquistas de espaço; diferentes mulheres brasileiras; objetos e marcas simbólicos e; desconhecimento da história do esporte olímpico brasileiro. Ao estudarmos as categorias, concluímos que o documentário não só apresenta relações com a Teoria Feminista do Cinema, como retrata imagens de mulheres brasileiras atletas que há muito tempo foram ofuscadas em sua visibilidade midiática e que, tributária a emergência dessa teoria, ganham olhares mais generosos à problematização dos espaços sociais ocupados pela mulher que predominam na obra.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-02T23:34:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-02T23:34:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAIA, Mayara Cristina Mendes. Mulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinema. 2016. 155f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21340
identifier_str_mv MAIA, Mayara Cristina Mendes. Mulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinema. 2016. 155f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21340/1/MayaraCristinaMendesMaia_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21340/6/MayaraCristinaMendesMaia_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21340/7/MayaraCristinaMendesMaia_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 60f0988da493aa30307d8b622ebe00ef
9cc43a3965b8b1f44770b5adb1c5f005
2283fcfdb46fea615f5540c7883e85a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832926551965696