Planejar é um ato complexo: uma análise sobre o processo de elaboração do planejamento de ensino em uma escola estadual do município de Nova Cruz/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Erika Caroline Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50826
Resumo: Este estudo está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso, cujo problema de pesquisa é: em que consiste o processo de elaboração do planejamento de ensino dos professores dos anos iniciais de uma escola estadual da cidade de Nova Cruz – RN? Visando o aprofundamento da temática, definiu-se como objetivo geral: analisar o processo de elaboração do planejamento de ensino dos professores dos anos iniciais atuantes em uma escola estadual da cidade de Nova Cruz – RN. Tem-se como metodologia uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza básica; quanto aos objetivos, descritiva; quanto aos procedimentos, deu-se por meio da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo com o uso do questionário, realizado com seis (6) docentes em uma escola do município de Nova Cruz – RN. Os resultados revelam que os professores compreendem o planejamento de ensino como a forma pelo qual o trabalho docente é organizado/estruturado para que seja possível atingir fins específicos e a efetivação de uma educação de qualidade, reconhecendo sua importância na prática docente. Entretanto, o conhecimento acerca do tema tratado mostrou-se superficial, faltando aprofundamento sobre alguns aspectos importantíssimos a esse processo, atrelado, principalmente, à realidade que envolve a escola e os alunos. Quanto aos elementos considerados na elaboração do planejamento de ensino, é possível considerar um avanço quando percebemos que os professores não focam apenas nos aspectos burocráticos do planejamento, pois evidenciaram o aluno nesse processo, embora os olhares se direcionaram às dificuldades ou níveis de aprendizagem, ressaltando-se a necessidade de considerar outros aspectos que envolvem o educando. Além disso, evidenciou-se também algumas barreiras que interferem consideravelmente durante a elaboração do planejamento de ensino, como falta de materiais/recursos disponibilizados pela escola, tempo escasso e os diferentes níveis de aprendizagem que se deparam em uma sala de aula. Conclui-se, assim, que o planejamento de ensino para além da burocracia técnica configura-se como humano e político.
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