O planejamento escolar numa perspectiva dialógica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13097 |
Resumo: | O planejamento escolar é uma atividade que supõe o conhecimento da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e das condições externas que determinam a sua efetivação. Tendo em vista que, na maioria das escolas a ação de planejar vem sendo reduzida à simples burocracias administrativas como preenchimento de formulários e cópias dos planos anteriores, surgiu a necessidade de pesquisar o planejamento de ensino por uma outra ótica, ainda pouco explorada nas escolas- a de construção do planejamento dialógico. Esta perspectiva parte do princípio da participação coletiva na construção do planejamento, valorizando a consciência de cooperação e a intencionalidade quanto aos objetivos escolares. O planejamento, nesta ótica é uma forma de superar as suas concepções anteriores, tendo como objetivo a transformação da sociedade pela participação ativa de cidadãos críticos. A contribuição deste trabalho não se refere a reflexão desenvolvidas sobre as dificuldades no ato de se planejar encontradas pelos professores da Escola Fundamental Adauto Ferreira da rede pública de ensino do município de Santa Cruz- Paraíba, dificuldades estas relatadas pelas próprias professoras através de conversas informais. Com este estudo quero contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da escola, fornecendo suporte teórico que viabilizou a reflexão dos docentes sobre o ato de se planejar, através de alguns encontros realizados com as professoras. |
id |
UFCG_ed12b2fe4eaa672903a31b569a963b25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13097 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O planejamento escolar numa perspectiva dialógica.School planning in a dialogical perspective.Planejamento escolarPlanejamento de ensinoEnsino fundamental-planejamentoSchool planningTeaching PlanningElementary education-planningEducação.O planejamento escolar é uma atividade que supõe o conhecimento da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e das condições externas que determinam a sua efetivação. Tendo em vista que, na maioria das escolas a ação de planejar vem sendo reduzida à simples burocracias administrativas como preenchimento de formulários e cópias dos planos anteriores, surgiu a necessidade de pesquisar o planejamento de ensino por uma outra ótica, ainda pouco explorada nas escolas- a de construção do planejamento dialógico. Esta perspectiva parte do princípio da participação coletiva na construção do planejamento, valorizando a consciência de cooperação e a intencionalidade quanto aos objetivos escolares. O planejamento, nesta ótica é uma forma de superar as suas concepções anteriores, tendo como objetivo a transformação da sociedade pela participação ativa de cidadãos críticos. A contribuição deste trabalho não se refere a reflexão desenvolvidas sobre as dificuldades no ato de se planejar encontradas pelos professores da Escola Fundamental Adauto Ferreira da rede pública de ensino do município de Santa Cruz- Paraíba, dificuldades estas relatadas pelas próprias professoras através de conversas informais. Com este estudo quero contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da escola, fornecendo suporte teórico que viabilizou a reflexão dos docentes sobre o ato de se planejar, através de alguns encontros realizados com as professoras.School planning is an activity that assumes knowledge of the dynamics of the teaching-learning process and the external conditions that determine its effectiveness. Bearing in mind that, in most schools, the action of planning has been reduced to simple administrative bureaucracies such as filling out forms and copies of previous plans, the need arose to research teaching planning from another perspective, still little explored in schools- the construction of dialogical planning. This perspective starts from the principle of collective participation in the construction of planning, valuing the awareness of cooperation and intentionality regarding school objectives. Planning, in this perspective, is a way to overcome its previous conceptions, aiming at the transformation of society through the active participation of critical citizens. The contribution of this work does not refer to the reflection developed on the difficulties in the act of planning encountered by the teachers of the Adauto Ferreira Elementary School in the public school system in the municipality of Santa Cruz-Paraíba, difficulties reported by the teachers themselves through informal conversations. With this study I want to contribute to the teaching-learning process of the school, providing theoretical support that enabled the reflection of teachers on the act of planning, through some meetings held with teachers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Elzanir dos.SANTOS, Elzanir dos.http://lattes.cnpq.br/6308741288364583ARAÚJO, Alecidia Karina de.20042020-06-30T21:09:54Z2020-06-302020-06-30T21:09:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13097ARAÚJO, Alecidia Karina de. O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. 2004. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T18:01:30Zoai:localhost:riufcg/13097Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T18:01:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. School planning in a dialogical perspective. |
title |
O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. |
spellingShingle |
O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. ARAÚJO, Alecidia Karina de. Planejamento escolar Planejamento de ensino Ensino fundamental-planejamento School planning Teaching Planning Elementary education-planning Educação. |
title_short |
O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. |
title_full |
O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. |
title_fullStr |
O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. |
title_full_unstemmed |
O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. |
title_sort |
O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. |
author |
ARAÚJO, Alecidia Karina de. |
author_facet |
ARAÚJO, Alecidia Karina de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Elzanir dos. SANTOS, Elzanir dos. http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Alecidia Karina de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento escolar Planejamento de ensino Ensino fundamental-planejamento School planning Teaching Planning Elementary education-planning Educação. |
topic |
Planejamento escolar Planejamento de ensino Ensino fundamental-planejamento School planning Teaching Planning Elementary education-planning Educação. |
description |
O planejamento escolar é uma atividade que supõe o conhecimento da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e das condições externas que determinam a sua efetivação. Tendo em vista que, na maioria das escolas a ação de planejar vem sendo reduzida à simples burocracias administrativas como preenchimento de formulários e cópias dos planos anteriores, surgiu a necessidade de pesquisar o planejamento de ensino por uma outra ótica, ainda pouco explorada nas escolas- a de construção do planejamento dialógico. Esta perspectiva parte do princípio da participação coletiva na construção do planejamento, valorizando a consciência de cooperação e a intencionalidade quanto aos objetivos escolares. O planejamento, nesta ótica é uma forma de superar as suas concepções anteriores, tendo como objetivo a transformação da sociedade pela participação ativa de cidadãos críticos. A contribuição deste trabalho não se refere a reflexão desenvolvidas sobre as dificuldades no ato de se planejar encontradas pelos professores da Escola Fundamental Adauto Ferreira da rede pública de ensino do município de Santa Cruz- Paraíba, dificuldades estas relatadas pelas próprias professoras através de conversas informais. Com este estudo quero contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da escola, fornecendo suporte teórico que viabilizou a reflexão dos docentes sobre o ato de se planejar, através de alguns encontros realizados com as professoras. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2020-06-30T21:09:54Z 2020-06-30 2020-06-30T21:09:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13097 ARAÚJO, Alecidia Karina de. O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. 2004. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13097 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Alecidia Karina de. O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. 2004. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445786030080 |