O planejamento escolar numa perspectiva dialógica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Alecidia Karina de.
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13097
Resumo: O planejamento escolar é uma atividade que supõe o conhecimento da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e das condições externas que determinam a sua efetivação. Tendo em vista que, na maioria das escolas a ação de planejar vem sendo reduzida à simples burocracias administrativas como preenchimento de formulários e cópias dos planos anteriores, surgiu a necessidade de pesquisar o planejamento de ensino por uma outra ótica, ainda pouco explorada nas escolas- a de construção do planejamento dialógico. Esta perspectiva parte do princípio da participação coletiva na construção do planejamento, valorizando a consciência de cooperação e a intencionalidade quanto aos objetivos escolares. O planejamento, nesta ótica é uma forma de superar as suas concepções anteriores, tendo como objetivo a transformação da sociedade pela participação ativa de cidadãos críticos. A contribuição deste trabalho não se refere a reflexão desenvolvidas sobre as dificuldades no ato de se planejar encontradas pelos professores da Escola Fundamental Adauto Ferreira da rede pública de ensino do município de Santa Cruz- Paraíba, dificuldades estas relatadas pelas próprias professoras através de conversas informais. Com este estudo quero contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da escola, fornecendo suporte teórico que viabilizou a reflexão dos docentes sobre o ato de se planejar, através de alguns encontros realizados com as professoras.
id UFCG_ed12b2fe4eaa672903a31b569a963b25
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13097
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O planejamento escolar numa perspectiva dialógica.School planning in a dialogical perspective.Planejamento escolarPlanejamento de ensinoEnsino fundamental-planejamentoSchool planningTeaching PlanningElementary education-planningEducação.O planejamento escolar é uma atividade que supõe o conhecimento da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e das condições externas que determinam a sua efetivação. Tendo em vista que, na maioria das escolas a ação de planejar vem sendo reduzida à simples burocracias administrativas como preenchimento de formulários e cópias dos planos anteriores, surgiu a necessidade de pesquisar o planejamento de ensino por uma outra ótica, ainda pouco explorada nas escolas- a de construção do planejamento dialógico. Esta perspectiva parte do princípio da participação coletiva na construção do planejamento, valorizando a consciência de cooperação e a intencionalidade quanto aos objetivos escolares. O planejamento, nesta ótica é uma forma de superar as suas concepções anteriores, tendo como objetivo a transformação da sociedade pela participação ativa de cidadãos críticos. A contribuição deste trabalho não se refere a reflexão desenvolvidas sobre as dificuldades no ato de se planejar encontradas pelos professores da Escola Fundamental Adauto Ferreira da rede pública de ensino do município de Santa Cruz- Paraíba, dificuldades estas relatadas pelas próprias professoras através de conversas informais. Com este estudo quero contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da escola, fornecendo suporte teórico que viabilizou a reflexão dos docentes sobre o ato de se planejar, através de alguns encontros realizados com as professoras.School planning is an activity that assumes knowledge of the dynamics of the teaching-learning process and the external conditions that determine its effectiveness. Bearing in mind that, in most schools, the action of planning has been reduced to simple administrative bureaucracies such as filling out forms and copies of previous plans, the need arose to research teaching planning from another perspective, still little explored in schools- the construction of dialogical planning. This perspective starts from the principle of collective participation in the construction of planning, valuing the awareness of cooperation and intentionality regarding school objectives. Planning, in this perspective, is a way to overcome its previous conceptions, aiming at the transformation of society through the active participation of critical citizens. The contribution of this work does not refer to the reflection developed on the difficulties in the act of planning encountered by the teachers of the Adauto Ferreira Elementary School in the public school system in the municipality of Santa Cruz-Paraíba, difficulties reported by the teachers themselves through informal conversations. With this study I want to contribute to the teaching-learning process of the school, providing theoretical support that enabled the reflection of teachers on the act of planning, through some meetings held with teachers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Elzanir dos.SANTOS, Elzanir dos.http://lattes.cnpq.br/6308741288364583ARAÚJO, Alecidia Karina de.20042020-06-30T21:09:54Z2020-06-302020-06-30T21:09:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13097ARAÚJO, Alecidia Karina de. O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. 2004. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T18:01:30Zoai:localhost:riufcg/13097Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T18:01:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O planejamento escolar numa perspectiva dialógica.
School planning in a dialogical perspective.
title O planejamento escolar numa perspectiva dialógica.
spellingShingle O planejamento escolar numa perspectiva dialógica.
ARAÚJO, Alecidia Karina de.
Planejamento escolar
Planejamento de ensino
Ensino fundamental-planejamento
School planning
Teaching Planning
Elementary education-planning
Educação.
title_short O planejamento escolar numa perspectiva dialógica.
title_full O planejamento escolar numa perspectiva dialógica.
title_fullStr O planejamento escolar numa perspectiva dialógica.
title_full_unstemmed O planejamento escolar numa perspectiva dialógica.
title_sort O planejamento escolar numa perspectiva dialógica.
author ARAÚJO, Alecidia Karina de.
author_facet ARAÚJO, Alecidia Karina de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Elzanir dos.
SANTOS, Elzanir dos.
http://lattes.cnpq.br/6308741288364583
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Alecidia Karina de.
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento escolar
Planejamento de ensino
Ensino fundamental-planejamento
School planning
Teaching Planning
Elementary education-planning
Educação.
topic Planejamento escolar
Planejamento de ensino
Ensino fundamental-planejamento
School planning
Teaching Planning
Elementary education-planning
Educação.
description O planejamento escolar é uma atividade que supõe o conhecimento da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e das condições externas que determinam a sua efetivação. Tendo em vista que, na maioria das escolas a ação de planejar vem sendo reduzida à simples burocracias administrativas como preenchimento de formulários e cópias dos planos anteriores, surgiu a necessidade de pesquisar o planejamento de ensino por uma outra ótica, ainda pouco explorada nas escolas- a de construção do planejamento dialógico. Esta perspectiva parte do princípio da participação coletiva na construção do planejamento, valorizando a consciência de cooperação e a intencionalidade quanto aos objetivos escolares. O planejamento, nesta ótica é uma forma de superar as suas concepções anteriores, tendo como objetivo a transformação da sociedade pela participação ativa de cidadãos críticos. A contribuição deste trabalho não se refere a reflexão desenvolvidas sobre as dificuldades no ato de se planejar encontradas pelos professores da Escola Fundamental Adauto Ferreira da rede pública de ensino do município de Santa Cruz- Paraíba, dificuldades estas relatadas pelas próprias professoras através de conversas informais. Com este estudo quero contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da escola, fornecendo suporte teórico que viabilizou a reflexão dos docentes sobre o ato de se planejar, através de alguns encontros realizados com as professoras.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2020-06-30T21:09:54Z
2020-06-30
2020-06-30T21:09:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13097
ARAÚJO, Alecidia Karina de. O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. 2004. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13097
identifier_str_mv ARAÚJO, Alecidia Karina de. O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. 2004. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445786030080