Formação docente e letramentos: conhecimentos mobilizados em um grupo interdisciplinar de professores que ensinam matemática e ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Cláudia Gouveia de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24798
Resumo: Todos aqueles que utilizam a língua escrita em suas práticas cotidianas estão em processo de letramento. Com essa ideia, e a partir de Kleiman (1995); (2007) assumimos o letramento como os usos sociais que se faz da escrita como tecnologia e sistema de símbolos, em situações reais de comunicação, de acordo com suas finalidades, pela mobilização de diversificados gêneros do discurso, próprios para cada circunstância e atividade discursiva. Nesse sentido, a aula e todos os processos discursivos que nela e dela decorrem são situações comunicacionais onde acontecem letramentos. E, para esse reconhecimento e melhor aproveitamento dessa concepção nos atos de ensino e aprendizagem diversos conhecimentos do professor para o exercício da docência são mobilizados em um processo formativo com esse intuito. O presente trabalho objetiva analisar indícios de conhecimentos para a prática pedagógica docente interdisciplinar, emergentes em um contexto colaborativo de formação continuada na perspectiva do letramento. Este trabalho está assentado em referenciais teóricos do letramento e projetos de letramento, com base nos estudos de Kleiman (1995); (1999); (2000); (2004); (2005); (2007); (2013), Street (2003); (2009); (2010); (2012); (2013); (2014), Oliveira (2008); (2010), Oliveira, Tinoco e Santos (2014); e Santos (2012); da interdisciplinaridade a partir dos estudos de D‟Ambrosio (2016), Fazenda (1999); (2008); (2012); Nicolescu (1999), e dos estudos sobre formação docente com base em Schön (1992); (2000), Shulman (1986); (2005) e Zeichner (1993); (2011); (2016), dentre outros. A ação realizada que gerou essa pesquisa foi um curso de formação continuada (CFC) intitulado “Letramento em Práticas Interdisciplinares de Ensino”, realizado metodologicamente como um projeto de letramento, para o qual o dialogismo, a interdisciplinaridade e a mediação da escrita como prática social, pela utilização de diversos gêneros discursivos de produção e circulação em contextos de formação docente, são premissas. A partir de um estudo de natureza qualitativa interpretativista, configurado como uma pesquisa-ação crítico-colaborativa, esta investigação aconteceu por meio de entrevista com 06 (seis) sujeitos; do CFC, com a participação de 17 (dezessete) sujeitos, dos quais 14 (catorze) professores que ensinam matemática e ciências foram colaboradores docentes da pesquisa, e das produções escritas geradas nesse CFC. Os resultados apontaram que a formação mediada como um projeto de letramento em um grupo interdisciplinar, que tenha a colaboração, a reflexão e o viés crítico como premissas, pode gerar conhecimentos para a prática pedagógica docente interdisciplinar mediada pela leitura e pela escrita. O estudo apontou, como resultados, um entrelaçar de conhecimentos, um esforço de interação entre docentes de diferentes áreas do conhecimento, para aprendizados sobre o trabalho com diferentes gêneros discursivos, embora tenha havido dificuldades nessa compreensão pela percepção cristalizada de serem esses aspectos apenas da Língua Portuguesa; apontou, ainda, para o empoderamento dos colaboradores docentes como agentes de letramento, numa demonstração de resignificação de suas práticas didáticas escolares, de incremento em suas aprendizagens e de seus alunos pelo desenvolvimento dos projetos de letramento nas escolas e do reconhecer-se professor, que aprende e constroi conhecimento nesse aprender, que não é só cognitivo, mas é tornar-se.
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24798Todos aqueles que utilizam a língua escrita em suas práticas cotidianas estão em processo de letramento. Com essa ideia, e a partir de Kleiman (1995); (2007) assumimos o letramento como os usos sociais que se faz da escrita como tecnologia e sistema de símbolos, em situações reais de comunicação, de acordo com suas finalidades, pela mobilização de diversificados gêneros do discurso, próprios para cada circunstância e atividade discursiva. Nesse sentido, a aula e todos os processos discursivos que nela e dela decorrem são situações comunicacionais onde acontecem letramentos. E, para esse reconhecimento e melhor aproveitamento dessa concepção nos atos de ensino e aprendizagem diversos conhecimentos do professor para o exercício da docência são mobilizados em um processo formativo com esse intuito. O presente trabalho objetiva analisar indícios de conhecimentos para a prática pedagógica docente interdisciplinar, emergentes em um contexto colaborativo de formação continuada na perspectiva do letramento. Este trabalho está assentado em referenciais teóricos do letramento e projetos de letramento, com base nos estudos de Kleiman (1995); (1999); (2000); (2004); (2005); (2007); (2013), Street (2003); (2009); (2010); (2012); (2013); (2014), Oliveira (2008); (2010), Oliveira, Tinoco e Santos (2014); e Santos (2012); da interdisciplinaridade a partir dos estudos de D‟Ambrosio (2016), Fazenda (1999); (2008); (2012); Nicolescu (1999), e dos estudos sobre formação docente com base em Schön (1992); (2000), Shulman (1986); (2005) e Zeichner (1993); (2011); (2016), dentre outros. A ação realizada que gerou essa pesquisa foi um curso de formação continuada (CFC) intitulado “Letramento em Práticas Interdisciplinares de Ensino”, realizado metodologicamente como um projeto de letramento, para o qual o dialogismo, a interdisciplinaridade e a mediação da escrita como prática social, pela utilização de diversos gêneros discursivos de produção e circulação em contextos de formação docente, são premissas. A partir de um estudo de natureza qualitativa interpretativista, configurado como uma pesquisa-ação crítico-colaborativa, esta investigação aconteceu por meio de entrevista com 06 (seis) sujeitos; do CFC, com a participação de 17 (dezessete) sujeitos, dos quais 14 (catorze) professores que ensinam matemática e ciências foram colaboradores docentes da pesquisa, e das produções escritas geradas nesse CFC. Os resultados apontaram que a formação mediada como um projeto de letramento em um grupo interdisciplinar, que tenha a colaboração, a reflexão e o viés crítico como premissas, pode gerar conhecimentos para a prática pedagógica docente interdisciplinar mediada pela leitura e pela escrita. O estudo apontou, como resultados, um entrelaçar de conhecimentos, um esforço de interação entre docentes de diferentes áreas do conhecimento, para aprendizados sobre o trabalho com diferentes gêneros discursivos, embora tenha havido dificuldades nessa compreensão pela percepção cristalizada de serem esses aspectos apenas da Língua Portuguesa; apontou, ainda, para o empoderamento dos colaboradores docentes como agentes de letramento, numa demonstração de resignificação de suas práticas didáticas escolares, de incremento em suas aprendizagens e de seus alunos pelo desenvolvimento dos projetos de letramento nas escolas e do reconhecer-se professor, que aprende e constroi conhecimento nesse aprender, que não é só cognitivo, mas é tornar-se.All those who use written language in their daily practices are in the process of literacy. With this idea, and from Kleiman (1995); (2007) we assume the literacy as the social uses of writing as technology and system of symbols, in real situations of communication, according to its purposes, by the mobilization of diverse discourse genres, appropriate for each circumstance and discursive activity. In this sense, the class and all the discursive processes which in it and from it take place are situations where literacy happens. And, for this recognition and better use of this conception in teaching and learning acts, a lot of knowledge of the teacher, for the execution of teaching are mobilized in a training process for this purpose. The present work aims to analyze evidence of knowledge for interdisciplinary teaching pedagogical practice, emerging in a collaborative context of continuing education in the perspective of literacy. This work is based on theoretical references of literacy and literacy projects, based on the studies of Kleiman (1995); (1999); (2000); (2004); (2005); (2007); (2013), Street (2003); (2009); (2010); (2012); (2013); (2014), Oliveira (2008); (2010), Oliveira, Tinoco and Santos (2014); and Santos (2012); of interdisciplinarity from the studies of D'Ambrosio (2016), Fazenda (1999); (2008); (2012); Nicolescu (1999), and from the studies on teacher training based on Schön (1992); (2000), Shulman (1986); (2005) and Zeichner (1993); (2008); (2011), among others. The action carried out that generated this research was a continuing education course (CEC) entitled "Literacy in Interdisciplinary Practices of Teaching", carried out methodologically as a literacy project, for which dialogism, the interdisciplinarity and the mediation of writing as a social practice , by the use of several discursive genres of production and circulation in contexts of teacher formation, were premises. From a study consisted by a qualitative interpretative nature, configured as an action research critical-collaborative, this research was conducted through an interview with 06 (six) subjects; from the CEC, with the participation of 17 (seventeen) subjects of whom 14 (fourteen) teachers who teach mathematics and sciences were teaching collaborators of the research, and of the written productions generated in that CEC. The results showed that mediated formation as a literacy project in an interdisciplinary group, which has collaboration, reflection and critical bias as premises, can generate knowledge for the interdisciplinary teaching pedagogical practice mediated by reading and writing. The study pointed out as results: an interlacing of knowledge, an interaction effort among teachers from different areas of knowledge, although there were difficulties in understanding the learning mediation through reading and writing; an empowerment of teaching collaborators as agents of literacy, and a such recognizing as a teacher, who learns and builds knowledge in this learning, which is not only cognitive, but it is to become.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLetramentoProjeto de letramentoFormação docenteConhecimentos para a docênciaInterdisciplinaridadeFormação docente e letramentos: conhecimentos mobilizados em um grupo interdisciplinar de professores que ensinam matemática e ciênciasTeacher training and literacies: mobilized knowledge in a interdisciplinary group of teachers that teach mathematics and scienseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAnaClaudiaGouveiaDeSousa_TESE.pdf.txtAnaClaudiaGouveiaDeSousa_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain700685https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24798/2/AnaClaudiaGouveiaDeSousa_TESE.pdf.txtc12546fa0699edb2e90e2578003204e8MD52FormaçãoDocenteLetramentos_Sousa_2017.pdf.txtFormaçãoDocenteLetramentos_Sousa_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain699947https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24798/4/Forma%c3%a7%c3%a3oDocenteLetramentos_Sousa_2017.pdf.txt4db3c2c6bfd4315fcea1b0a2256327c6MD54THUMBNAILAnaClaudiaGouveiaDeSousa_TESE.pdf.jpgAnaClaudiaGouveiaDeSousa_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3780https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24798/3/AnaClaudiaGouveiaDeSousa_TESE.pdf.jpgc8d573bd3f027b577f490547b0531a3fMD53FormaçãoDocenteLetramentos_Sousa_2017.pdf.jpgFormaçãoDocenteLetramentos_Sousa_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1313https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24798/5/Forma%c3%a7%c3%a3oDocenteLetramentos_Sousa_2017.pdf.jpgc960b6a235639b020eb478fc5abc1d59MD55TEXTAnaClaudiaGouveiaDeSousa_TESE.pdf.txtAnaClaudiaGouveiaDeSousa_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain700685https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24798/2/AnaClaudiaGouveiaDeSousa_TESE.pdf.txtc12546fa0699edb2e90e2578003204e8MD52THUMBNAILAnaClaudiaGouveiaDeSousa_TESE.pdf.jpgAnaClaudiaGouveiaDeSousa_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3780https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24798/3/AnaClaudiaGouveiaDeSousa_TESE.pdf.jpgc8d573bd3f027b577f490547b0531a3fMD53ORIGINALFormaçãoDocenteLetramentos_Sousa_2017.pdfFormaçãoDocenteLetramentos_Sousa_2017.pdfapplication/pdf1734272https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24798/1/Forma%c3%a7%c3%a3oDocenteLetramentos_Sousa_2017.pdfe9c981b912226db16f80d09d2c6336a4MD51123456789/247982022-10-13 18:19:20.851oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24798Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-13T21:19:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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