O pós-venda enquanto técnica para fidelização de clientes no campo da aquisição de produtos e serviços fotovoltaicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento Filho, Gilberto Pereira do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57065
Resumo: Este estudo apresenta uma discussão em torno da temática referente ao serviço de pós-venda prestado por empresas de energia solar fotovoltaica. No setor comercial, diversas são as técnicas promovidas no procedimento de comercialização de produtos e serviços, nos mais diversos setores da indústria, comércio, agropecuária, tecnologia, energia e outros. No entanto, o estabelecimento de um bom relacionamento entre empresa e cliente é fundamental para que se possa manter a continuidade dessa relação de maneira fidedigna e com qualidade, principalmente prezando-se pela assistência pós-venda de produtos e/ou serviços adquiridos. O setor de energia fotovoltaica no país tem experimentado um crescimento exponencial nos últimos anos, impulsionado principalmente pela busca por fontes de energias renováveis e sustentáveis. Nesse setor, o marketing exerce um papel imprescindível para informar e instruir os clientes/consumidores acerca dos benefícios da energia fotovoltaica, além de promover a adoção e o uso adequado dessas tecnologias. O objetivo geral deste estudo está voltado à necessidade de se evidenciar o potencial das técnicas de pós-venda no setor de energia fotovoltaica na perspectiva da fidelização de clientes, enquanto os objetivos específicos são o de revelar as contribuições do suporte de pós-venda no engajamento de clientes a longo prazo; descrever as principais estratégias de pós-venda a serem seguidas no setor da comercialização de produtos e serviços fotovoltaicos; e contrastar o potencial da qualificação profissional através do aprimoramento de atendimento ao cliente. Os principais autores que compõem o referencial teórico deste estudo são Kotler (2000), Cortez (2020), Giuliani (2003), Rocha e Christensen (1999), Polonsky (1994), Silva, Luiz Filho e Oliveira (2011). A metodologia adotada neste estudo baseou-se nas contribuições da pesquisa qualitativa, pesquisa básica e da análise de conteúdo. Os principais resultados da pesquisa evidenciam a necessidade de as empresas de energia solar fotovoltaica investirem no aprimoramento dos serviços de pós-venda de produtos e serviços para se manter o mínimo nível de satisfação expressa pelos clientes desse setor.
id UFRN_5af318fed941e705f7a2439725013579
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57065
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento Filho, Gilberto Pereira dohttps://orcid.org/0000-0001-6302-1173Alves, Rebeka Coelho de Almeidahttps://orcid.org/0000-0002-4287-6719Silva Filho, Alexandre Magno daAraújo, Maria Valéria Pereira2023-12-28T14:59:33Z2023-12-28T14:59:33Z2023-12-07FILHO NASCIMENTO, Gilberto Pereira do. O pós-venda enquanto técnica para fidelização de clientes no campo da aquisição de produtos e serviços fotovoltaicos. Orientador: Maria Valéria Pereira de Araújo. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57065Este estudo apresenta uma discussão em torno da temática referente ao serviço de pós-venda prestado por empresas de energia solar fotovoltaica. No setor comercial, diversas são as técnicas promovidas no procedimento de comercialização de produtos e serviços, nos mais diversos setores da indústria, comércio, agropecuária, tecnologia, energia e outros. No entanto, o estabelecimento de um bom relacionamento entre empresa e cliente é fundamental para que se possa manter a continuidade dessa relação de maneira fidedigna e com qualidade, principalmente prezando-se pela assistência pós-venda de produtos e/ou serviços adquiridos. O setor de energia fotovoltaica no país tem experimentado um crescimento exponencial nos últimos anos, impulsionado principalmente pela busca por fontes de energias renováveis e sustentáveis. Nesse setor, o marketing exerce um papel imprescindível para informar e instruir os clientes/consumidores acerca dos benefícios da energia fotovoltaica, além de promover a adoção e o uso adequado dessas tecnologias. O objetivo geral deste estudo está voltado à necessidade de se evidenciar o potencial das técnicas de pós-venda no setor de energia fotovoltaica na perspectiva da fidelização de clientes, enquanto os objetivos específicos são o de revelar as contribuições do suporte de pós-venda no engajamento de clientes a longo prazo; descrever as principais estratégias de pós-venda a serem seguidas no setor da comercialização de produtos e serviços fotovoltaicos; e contrastar o potencial da qualificação profissional através do aprimoramento de atendimento ao cliente. Os principais autores que compõem o referencial teórico deste estudo são Kotler (2000), Cortez (2020), Giuliani (2003), Rocha e Christensen (1999), Polonsky (1994), Silva, Luiz Filho e Oliveira (2011). A metodologia adotada neste estudo baseou-se nas contribuições da pesquisa qualitativa, pesquisa básica e da análise de conteúdo. Os principais resultados da pesquisa evidenciam a necessidade de as empresas de energia solar fotovoltaica investirem no aprimoramento dos serviços de pós-venda de produtos e serviços para se manter o mínimo nível de satisfação expressa pelos clientes desse setor.This monograph presents a discussion around the topic regarding the after-sales service provided by photovoltaic solar energy companies. In the commercial sector, there are several techniques promoted in the process of marketing products and services, in the most diverse sectors of industry, commerce, agriculture, technology, energy and others. However, the establishment of a good relationship between company and customer is essential to maintain the continuity of this relationship in a reliable and quality manner, especially by valuing after-sales assistance for purchased products and/or services. The photovoltaic energy sector in the country has experienced exponential growth in recent years, driven mainly by the search for renewable and sustainable energy sources. In this sector, marketing plays an essential role in informing and educating clients/consumers about the benefits of photovoltaic energy, in addition to promoting the adoption and appropriate use of these technologies. The general objective of this study is focused on the need to highlight the potential of after-sales techniques in the photovoltaic energy sector from the perspective of customer loyalty, while the specific objectives are to reveal the contributions of after-sales support in engagement of long-term customers; describe the main after-sales strategies to be followed in the sector of marketing photovoltaic products and services; and contrast the potential of professional qualification through improving customer service. The main authors who make up the theoretical framework of this study are Kotler (2000), Cortez (2020), Giuliani (2003), Rocha and Christensen (1999), Polonsky (1994), Silva, Luiz Filho and Oliveira (2011). The methodology adopted in this study was based on the contributions of qualitative research, basic research, and content analysis. The main results of the research highlight the need for photovoltaic solar energy companies to invest in improving after-sales services for products and services to maintain the minimum level of satisfaction expressed by customers in this sector.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpós-vendaenergia fotovoltaicaclientesO pós-venda enquanto técnica para fidelização de clientes no campo da aquisição de produtos e serviços fotovoltaicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUFRN - MONOGRAFIA DE GILBERTO PEREIRA DO NASCIMENTO FILHO.pdfUFRN - MONOGRAFIA DE GILBERTO PEREIRA DO NASCIMENTO FILHO.pdfapplication/pdf613860https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57065/1/UFRN%20-%20MONOGRAFIA%20DE%20GILBERTO%20PEREIRA%20DO%20NASCIMENTO%20FILHO.pdf4561fb22efc427c38d93a27b90f8a421MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57065/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57065/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/570652023-12-28 11:59:33.629oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-28T14:59:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O pós-venda enquanto técnica para fidelização de clientes no campo da aquisição de produtos e serviços fotovoltaicos
title O pós-venda enquanto técnica para fidelização de clientes no campo da aquisição de produtos e serviços fotovoltaicos
spellingShingle O pós-venda enquanto técnica para fidelização de clientes no campo da aquisição de produtos e serviços fotovoltaicos
Nascimento Filho, Gilberto Pereira do
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
pós-venda
energia fotovoltaica
clientes
title_short O pós-venda enquanto técnica para fidelização de clientes no campo da aquisição de produtos e serviços fotovoltaicos
title_full O pós-venda enquanto técnica para fidelização de clientes no campo da aquisição de produtos e serviços fotovoltaicos
title_fullStr O pós-venda enquanto técnica para fidelização de clientes no campo da aquisição de produtos e serviços fotovoltaicos
title_full_unstemmed O pós-venda enquanto técnica para fidelização de clientes no campo da aquisição de produtos e serviços fotovoltaicos
title_sort O pós-venda enquanto técnica para fidelização de clientes no campo da aquisição de produtos e serviços fotovoltaicos
author Nascimento Filho, Gilberto Pereira do
author_facet Nascimento Filho, Gilberto Pereira do
author_role author
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6302-1173
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alves, Rebeka Coelho de Almeida
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4287-6719
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva Filho, Alexandre Magno da
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento Filho, Gilberto Pereira do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira
contributor_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
pós-venda
energia fotovoltaica
clientes
dc.subject.por.fl_str_mv pós-venda
energia fotovoltaica
clientes
description Este estudo apresenta uma discussão em torno da temática referente ao serviço de pós-venda prestado por empresas de energia solar fotovoltaica. No setor comercial, diversas são as técnicas promovidas no procedimento de comercialização de produtos e serviços, nos mais diversos setores da indústria, comércio, agropecuária, tecnologia, energia e outros. No entanto, o estabelecimento de um bom relacionamento entre empresa e cliente é fundamental para que se possa manter a continuidade dessa relação de maneira fidedigna e com qualidade, principalmente prezando-se pela assistência pós-venda de produtos e/ou serviços adquiridos. O setor de energia fotovoltaica no país tem experimentado um crescimento exponencial nos últimos anos, impulsionado principalmente pela busca por fontes de energias renováveis e sustentáveis. Nesse setor, o marketing exerce um papel imprescindível para informar e instruir os clientes/consumidores acerca dos benefícios da energia fotovoltaica, além de promover a adoção e o uso adequado dessas tecnologias. O objetivo geral deste estudo está voltado à necessidade de se evidenciar o potencial das técnicas de pós-venda no setor de energia fotovoltaica na perspectiva da fidelização de clientes, enquanto os objetivos específicos são o de revelar as contribuições do suporte de pós-venda no engajamento de clientes a longo prazo; descrever as principais estratégias de pós-venda a serem seguidas no setor da comercialização de produtos e serviços fotovoltaicos; e contrastar o potencial da qualificação profissional através do aprimoramento de atendimento ao cliente. Os principais autores que compõem o referencial teórico deste estudo são Kotler (2000), Cortez (2020), Giuliani (2003), Rocha e Christensen (1999), Polonsky (1994), Silva, Luiz Filho e Oliveira (2011). A metodologia adotada neste estudo baseou-se nas contribuições da pesquisa qualitativa, pesquisa básica e da análise de conteúdo. Os principais resultados da pesquisa evidenciam a necessidade de as empresas de energia solar fotovoltaica investirem no aprimoramento dos serviços de pós-venda de produtos e serviços para se manter o mínimo nível de satisfação expressa pelos clientes desse setor.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-28T14:59:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-28T14:59:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FILHO NASCIMENTO, Gilberto Pereira do. O pós-venda enquanto técnica para fidelização de clientes no campo da aquisição de produtos e serviços fotovoltaicos. Orientador: Maria Valéria Pereira de Araújo. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57065
identifier_str_mv FILHO NASCIMENTO, Gilberto Pereira do. O pós-venda enquanto técnica para fidelização de clientes no campo da aquisição de produtos e serviços fotovoltaicos. Orientador: Maria Valéria Pereira de Araújo. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Administrativas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57065/1/UFRN%20-%20MONOGRAFIA%20DE%20GILBERTO%20PEREIRA%20DO%20NASCIMENTO%20FILHO.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57065/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57065/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4561fb22efc427c38d93a27b90f8a421
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117539667378176