A importância do pós-venda ante a fidelização de clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHAVES, Éric Parreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56183
Resumo: As constantes mudanças na sociedade estão impactando diretamente na decisão dos consumidores, o marketing surge como uma ferramenta eficaz a ser implementada visando otimizar o relacionamento das empresas com os clientes e os lucros. O pós venda tem seu conceito intimamente ligado com o marketing de relacionamento, sendo uma série de atividades realizadas após a compra do produto pelo cliente, podendo avaliar a qualidade do serviço e produto, fornecer manutenção e outras atividades. Nesse contexto o presente trabalho de conclusão de curso, busco estudas as principais atividades do pós venda e sua importância na fidelização de clientes. Foi realizada uma revisão bibliográfica, qualitativa e descritiva em artigos científicos, livros e periódicos relacionados com a temática. Foram encontradas diversas atividades realizadas no pós venda, tais como: suporte técnico, avaliação do atendimento e oferecimento de benefícios; no que diz respeito a fidelização de clientes, essa prática tem se mostrado bastante eficaz nos mais diversos setores do mercado, sendo bastante utilizada como diferencial competitivo por muitas empresas. Com o estudo observou-se que o pós venda tem se despontado com uma ferramenta para reter clientes num mercado cada dia mais competitivo, entretanto, este requer uma aplicação séria em que as empresas se dediquem ao cliente e possam assim fidelizar os mesmos.
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