A integração da concepção estrutural no processo de ensino e aprendizagem do projeto de arquitetura
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48238 |
Resumo: | A inserção da concepção estrutural no ateliê de projeto é um dos aspectos comentados dentro do debate da formação em Arquitetura, por sua influência direta na forma e na função desta. Historicamente, o distanciamento do arquiteto do campo da tecnologia da construção, somado a um ensino focado no trabalho individual e no produto final e longe do processo, trouxe repercussões na prática desse tipo de formação até os dias atuais. Essa separação das outras áreas acarretou uma departamentalização dentro do curso e, consequentemente, ampliou a dificuldade de integração de conteúdos dentro do ateliê. Além disso, o desenvolvimento da Engenharia culminou em uma didática de Estruturas pautada no cálculo e afastada do aprendizado prático-reflexivo, característico do ensino de Projeto, o que resulta no desinteresse neste assunto por parte dos estudantes e em uma ideia de que tais disciplinas são apenas obstáculos a serem vencidos na graduação. Com isso, alguns autores afirmam que, para uma melhor integração do pensamento estrutural dentro do ateliê, faz-se necessária a implementação de exercícios de aprendizado ativo, dentre eles, um dos mais citados é a produção de modelos físicos reduzidos, a fim de criar oportunidades de compreensão da relação da forma arquitetônica com a resistente, o que pode contribuir no processo de projeto dos discentes. Assim, objeto de estudo da tese focaliza a integração e a didática da concepção estrutural no âmbito do ensino de Projeto de Arquitetura em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. O objetivo geral é entender e avaliar como ocorre a integração da concepção estrutural no ensino/aprendizagem do Projeto de Arquitetura nos cursos de AU em duas universidades brasileiras. Tendo como hipótese a existência de estratégias didáticas que podem melhor auxiliar nesse tipo de ensino integrado. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com procedimentos observacionais, com a análise de disciplinas, e experimentais com a realização de oficinas. Para tanto, foram elaborados roteiros analíticos com os aspectos a serem observados em cada etapa da pesquisa: análise dos planos de curso, observação direta, entrevistas com professores e estudantes e análise dos projetos desenvolvidos. Foram, no total, analisadas duas disciplinas, uma na UFRN e outra na UNICAMP, o que configurou a primeira fase da pesquisa. Nelas observou-se em alguns casos certa imparcialidade dos estudantes frentes às características estruturais, requerendo intenso incentivo para resolução dos elementos de suporte. Por outro lado, verificaram-se alguns pontos positivos como a preocupação e o esforço dos docentes de projeto no trato dos assuntos tecnológicos e estruturais, além da colaboração de um professor visitante de Estruturas, no caso da UNICAMP. A segunda fase da investigação procurou testar o método de aprendizagem por meio da fabricação de modelos físicos estruturais em duas oficinas realizadas nas Semanas de Arquitetura das instituições estudadas, com base na sequência pensar-fazer-quebrar. Como resultados, em consonância ao já comentado por outros autores, notou-se certa relutância dos estudantes à participação neste tipo de exercício, o que foi se modificando após o início da atividade prática, quando passaram a mostrar mais interesse e entusiasmo, até o momento do teste de cargas dos modelos. Em síntese, percebeu-se, nas duas fases da pesquisa, a necessidade de melhoria do ensino da concepção estrutural de maneira a mudar a postura reticente dos estudantes quanto a este assunto e ampliar sua inserção dentro do processo de projeto. Desse ponto de vista, a parceria e colaboração entre professores se mostraram uma solução importante, do mesmo modo que os exercícios do tipo “mão-na-massa” apontaram para uma aproximação com a materialidade inerente à Arquitetura e permitiram a visualização de pequenas amostras das possibilidades estruturais, o que pode ser positivo se também feito no âmbito do ateliê de Projeto. |
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Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48238A inserção da concepção estrutural no ateliê de projeto é um dos aspectos comentados dentro do debate da formação em Arquitetura, por sua influência direta na forma e na função desta. Historicamente, o distanciamento do arquiteto do campo da tecnologia da construção, somado a um ensino focado no trabalho individual e no produto final e longe do processo, trouxe repercussões na prática desse tipo de formação até os dias atuais. Essa separação das outras áreas acarretou uma departamentalização dentro do curso e, consequentemente, ampliou a dificuldade de integração de conteúdos dentro do ateliê. Além disso, o desenvolvimento da Engenharia culminou em uma didática de Estruturas pautada no cálculo e afastada do aprendizado prático-reflexivo, característico do ensino de Projeto, o que resulta no desinteresse neste assunto por parte dos estudantes e em uma ideia de que tais disciplinas são apenas obstáculos a serem vencidos na graduação. Com isso, alguns autores afirmam que, para uma melhor integração do pensamento estrutural dentro do ateliê, faz-se necessária a implementação de exercícios de aprendizado ativo, dentre eles, um dos mais citados é a produção de modelos físicos reduzidos, a fim de criar oportunidades de compreensão da relação da forma arquitetônica com a resistente, o que pode contribuir no processo de projeto dos discentes. Assim, objeto de estudo da tese focaliza a integração e a didática da concepção estrutural no âmbito do ensino de Projeto de Arquitetura em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. O objetivo geral é entender e avaliar como ocorre a integração da concepção estrutural no ensino/aprendizagem do Projeto de Arquitetura nos cursos de AU em duas universidades brasileiras. Tendo como hipótese a existência de estratégias didáticas que podem melhor auxiliar nesse tipo de ensino integrado. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com procedimentos observacionais, com a análise de disciplinas, e experimentais com a realização de oficinas. Para tanto, foram elaborados roteiros analíticos com os aspectos a serem observados em cada etapa da pesquisa: análise dos planos de curso, observação direta, entrevistas com professores e estudantes e análise dos projetos desenvolvidos. Foram, no total, analisadas duas disciplinas, uma na UFRN e outra na UNICAMP, o que configurou a primeira fase da pesquisa. Nelas observou-se em alguns casos certa imparcialidade dos estudantes frentes às características estruturais, requerendo intenso incentivo para resolução dos elementos de suporte. Por outro lado, verificaram-se alguns pontos positivos como a preocupação e o esforço dos docentes de projeto no trato dos assuntos tecnológicos e estruturais, além da colaboração de um professor visitante de Estruturas, no caso da UNICAMP. A segunda fase da investigação procurou testar o método de aprendizagem por meio da fabricação de modelos físicos estruturais em duas oficinas realizadas nas Semanas de Arquitetura das instituições estudadas, com base na sequência pensar-fazer-quebrar. Como resultados, em consonância ao já comentado por outros autores, notou-se certa relutância dos estudantes à participação neste tipo de exercício, o que foi se modificando após o início da atividade prática, quando passaram a mostrar mais interesse e entusiasmo, até o momento do teste de cargas dos modelos. Em síntese, percebeu-se, nas duas fases da pesquisa, a necessidade de melhoria do ensino da concepção estrutural de maneira a mudar a postura reticente dos estudantes quanto a este assunto e ampliar sua inserção dentro do processo de projeto. Desse ponto de vista, a parceria e colaboração entre professores se mostraram uma solução importante, do mesmo modo que os exercícios do tipo “mão-na-massa” apontaram para uma aproximação com a materialidade inerente à Arquitetura e permitiram a visualização de pequenas amostras das possibilidades estruturais, o que pode ser positivo se também feito no âmbito do ateliê de Projeto.The insertion of structural design in the studio is one of the topics in the discussion of the Architecture and Urbanism education, because of the direct influence in its form and function. Historically, the architect’s distancing of the field of technology and construction added to a teaching focused on individual work and the final product, and far from the process, brought repercussions in the practice of this type of instruction until today. This separation of the other areas resulted in a departmentalization inside the course, and, consequently, expanded the content integration difficulty inside the studio. Furthermore, the engineering development culminated in a Structure education based on calculation and distant of practical and reflexive learning, proper of Project teaching, result in the student’s disinterest and obstacles to be overcome thinking about those modules in the under-graduation course. Thereby, some authors argue that for a better integration of the structural thinking in the studio, it is necessary the implementation of active learning exercises, among them, one of the most cited is the physical model production, in order to create opportunities for students understanding the relationship between architectonic and resistant form, which can contribute to their design process. In this perspective, the thesis study object is in the integrations and didactic of structural design within the studio of architecture in Brazilian higher education institutions. Accordingly, the main objective of this thesis is to understand and evaluate how the structural design is taught in two Architecture Project modules in two Brazilian universities. Having as hypothesis that exists some teaching strategies to improve and assist in this kind of integrated education. Thence, this is a research with a qualitative approach with observational procedures, with two modules analysis, and experimental procedures, with the workshops. Therefore, analytical scripts have been drawn up and they defined all the topics to be observed in each step: course plan analysis, direct observation, interviews with professors and students and student’s projects analysis. In total, were two cases analyzed, one at UFRN and the other at UNICAMP, which configured the first phase of the research. In both, we found sometimes certain impartiality of the student about the structural issues, and they required an intense encouragement to solve structure elements. On the other hand, we verified some positive aspects: both project professor’s concern and effort about the technological and structural subjects, besides the collaboration of a Structure visitant professor in the UNICAMP study. In the second phase of the investigation, we tested a method of learning by the fabrication of structural models in two workshops on the Week of Architecture of the institutions analyzed, and which follow the sequence of thinking-making-breaking. As results, similar to that already mentioned by other authors, a certain students' reluctance to participate in this kind of exercise, what was gradually changing after the beginning of the practical activity, we realized more interest and enthusiasm until the moment of the model’s load testing. In summary, it was perceived in the two research phases the need to improve the teaching of structural design in a way to change the student’s reticent posture about this subject and to amplify their insertion in the design process. From this point of view, the partnership and the collaboration between professors features an important solution, the same way as hands-on activities indicated a path to the approximation with the materiality inherent in architecture and enabled visualizing small samples of the structural possibilities, what can be positive in project studio context.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilProjeto arquitetônicoEnsino de projetoConcepção estruturalAprendizado ativoIntegração de conteúdosA integração da concepção estrutural no processo de ensino e aprendizagem do projeto de arquiteturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIntegracaoconcepcaoestrutural_Resende_2022.pdfapplication/pdf16656773https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48238/1/Integracaoconcepcaoestrutural_Resende_2022.pdf6e4185d4dacdfd95c81def6bf9b7a9eaMD51123456789/482382022-06-20 17:39:51.733oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48238Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-20T20:39:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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