Da arenga ao debate: o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Álvares, Leonardo Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21070
Resumo: Objetivando compreender os fatores intervenientes no processo de aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do 2º ano do Ensino Médio, empreendemos uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza interventiva, durante a qual adotamos a conduta da observação participante, numa escola pertencente à rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, localizada na periferia do município de Natal. O corpus analisado constituiu-se no ínterim da intervenção e enseja as respostas a um questionário semiestruturado, quatorze artigos de opinião e três debates regrados, produzidos pelos estudantes, além das videogravações de dez sessões e notas pessoais referentes a outras seis, totalizando dezesseis sessões observadas no decurso do ano letivo de 2014. Como principais referências teóricas tomamos o estudo das competências e da argumentação, na perspectiva do sociointeracionismo discursivo. Na análise dos dados tomamos de empréstimo o princípio da categorização, optando pela apresentação crítico-descritiva e nos foram revelados, por via dosindícios categorizados, que dentre os fatores intervenientes no processo estudado, afigura-se com maior relevância a constituição de uma comunidade intelectual efetiva, a qual reúne em constante interação os sujeitos, que se alternam assumindo as condições de oradores e deauditório. A constituição dessa comunidade depende em muito da mediação docente e se faz imprescindível à (re)elaboração da competência estudada, nas interações por ela proporcionadas os sujeitos aprendem e desenvolvem sua competência, reformulando os limites de sua zona de desenvolvimento proximal.
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O corpus analisado constituiu-se no ínterim da intervenção e enseja as respostas a um questionário semiestruturado, quatorze artigos de opinião e três debates regrados, produzidos pelos estudantes, além das videogravações de dez sessões e notas pessoais referentes a outras seis, totalizando dezesseis sessões observadas no decurso do ano letivo de 2014. Como principais referências teóricas tomamos o estudo das competências e da argumentação, na perspectiva do sociointeracionismo discursivo. Na análise dos dados tomamos de empréstimo o princípio da categorização, optando pela apresentação crítico-descritiva e nos foram revelados, por via dosindícios categorizados, que dentre os fatores intervenientes no processo estudado, afigura-se com maior relevância a constituição de uma comunidade intelectual efetiva, a qual reúne em constante interação os sujeitos, que se alternam assumindo as condições de oradores e deauditório. A constituição dessa comunidade depende em muito da mediação docente e se faz imprescindível à (re)elaboração da competência estudada, nas interações por ela proporcionadas os sujeitos aprendem e desenvolvem sua competência, reformulando os limites de sua zona de desenvolvimento proximal.In order to understand the factors involved in the improvement process of argumentative competence by students of 2nd year of high school, we undertook a qualitative approach research and interventional nature, during which we adopted the conduct of participant observation in a school belonging to the state schools of Rio Grande do Norte, located on the outskirts of the city of Natal. The analyzed corpus consisted in the interim intervention and entails the answers to a semi-structured questionnaire, fourteen opinion articles and three regrados debates, produced by the students, in addition to video recordings of ten sessions and personal notes pertaining to another six, totaling sixteen sessions observed during the school year 2014. As the most important bibliographical references we study skills and reasoning from the perspective of discursive social interactionism. Analyzing the data we loan the principle of categorization, opting for critical-descriptive presentation and were revealed to us, via the classified evidences, that among the factors involved in the study process, it appears with more relevance to set up an effective intellectual community, which meets in constant interaction subjects, which alternate assuming the conditions of speakers and audience. The constitution of this community depends largely on the teaching mediation and is indispensable to the (re)design of the studied competence, in interactions with her the subjects afforded learn and develop their competence, reshaping the limits of their zone of proximal development.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCompetênciaArgumentaçãoEnsino médioMediaçãoDa arenga ao debate: o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLeonardoMendesAlvares_DISSERT.pdfLeonardoMendesAlvares_DISSERT.pdfapplication/pdf7293693https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21070/1/LeonardoMendesAlvares_DISSERT.pdf78f97c62f7b90120482daa01e0f8d182MD51TEXTLeonardoMendesAlvares_DISSERT.pdf.txtLeonardoMendesAlvares_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain641344https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21070/6/LeonardoMendesAlvares_DISSERT.pdf.txtaab611285f90af064b0217056cf7bcd8MD56THUMBNAILLeonardoMendesAlvares_DISSERT.pdf.jpgLeonardoMendesAlvares_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1684https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21070/7/LeonardoMendesAlvares_DISSERT.pdf.jpg4dd7b66cbf9d8ce64265afdfb5945e43MD57123456789/210702017-11-03 13:34:30.472oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21070Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T16:34:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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