O ensino e aprendizagem de conceitos químicos por meio da abordagem STEAM na educação básica
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55724 |
Resumo: | O Ensino de Química tem importância para a formação de cidadãos, e mesmo estando presente em nosso entorno, os estudantes sentem dificuldade em observar os fenômenos químicos ao seu redor, principalmente quando o ensino é descontextualizado da realidade, priorizando a memorização. Na busca por repensar o modelo de ensino tradicional, a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) emerge como uma possibilidade para o desenvolvimento de práticas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. Este estudo buscou responder à seguinte questão de pesquisa: Quais os impactos promovidos pela implementação da abordagem STEAM no Ensino de Conceitos Químicos, com destaque para a Química Orgânica? A partir desse questionamento, originou-se o seguinte objetivo geral: Identificar os impactos da abordagem STEAM no Ensino de conceitos Químicos, com foco no Ensino de Química Orgânica. A partir desse objetivo, os seguintes objetivos específicos foram originados: I) identificar as competências e habilidades relativas ao processo de ensino e aprendizagem do conteúdo da Química Orgânica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); II) implementar sequência didática para o Ensino da Química Orgânica com abordagem STEAM e ABP; III) analisar a sequência de ensino da Química Orgânica a partir da abordagem STEAM; e IV) construir um material didático para Professores de Química. Para discussão dos pressupostos teóricos, foram levados em consideração aspectos relacionados à abordagem STEAM, a reflexão acerca do Ensino de Química Orgânica, as dificuldades de aprendizagem e a relação da abordagem STEAM com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A presente proposta utilizou uma metodologia de natureza qualitativa e suas etapas foram construídas de acordo com os procedimentos de uma pesquisa-ação. Foi utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para desenvolvimento da sequência didática que foi aplicada em uma Escola Estadual localizada em Natal-RN. Os participantes foram os alunos de uma turma de 2° ano. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de bordo, incluindo registros textuais e multimidiáticos, e o diário reflexivo elaborado pelos estudantes, utilizando a plataforma padlet. Os produtos educacionais deste estudo foram uma sequência didática de Química Orgânica para o Ensino Médio para construção de uma Horta escolar, utilizando a abordagem STEAM, e um material didático voltado para professores de Química. Os resultados desta pesquisa demonstram que o uso da abordagem STEAM em conjunto com a ABP permitiu desenvolver o conteúdo de introdução à Química Orgânica, contemplando definição, estudo das cadeias carbônicas, nomenclatura, Representação de estruturas moleculares, Hidrocarbonetos, além de outros conteúdos de forma integrada, partindo da necessidade do projeto, como estudos dos polímeros naturais e sintéticos, funções inorgânicas e nutrientes essenciais. Essa abordagem permitiu aos estudantes perceberem a relação dos conteúdos educacionais com o seu projeto e aplicações no cotidiano. Os estudantes tornaram-se protagonistas do processo de aprendizagem e desenvolveram habilidades de planejamento, pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe. Espera-se que o trabalho possa contribuir com a implementação de práticas inovadoras no contexto da educação básica, inspirando abordagens que permitam cada vez mais aos estudantes a compreensão dos conceitos por meio de vivências mais ativas no espaço escolar. |
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Soares, Raíza de Araújo Domingoshttp://lattes.cnpq.br/3768644861934814https://orcid.org/0000-0002-9536-2025http://lattes.cnpq.br/4047293288281493Andrade, Adja Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/3992106322474895Silva Júnior, Carlos Neco dahttps://orcid.org/0000-0001-9015-1934http://lattes.cnpq.br/0917006004895117Martins, Lilian Cassia BacichMaia, Dennys Leite2023-12-08T23:25:30Z2023-12-08T23:25:30Z2023-08-25SOARES, Raíza de Araújo Domingos. O ensino e aprendizagem de conceitos químicos por meio da abordagem STEAM na educação básica. Orientador: Dr. Denny Leite Maia. 2023. 204f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55724O Ensino de Química tem importância para a formação de cidadãos, e mesmo estando presente em nosso entorno, os estudantes sentem dificuldade em observar os fenômenos químicos ao seu redor, principalmente quando o ensino é descontextualizado da realidade, priorizando a memorização. Na busca por repensar o modelo de ensino tradicional, a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) emerge como uma possibilidade para o desenvolvimento de práticas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. Este estudo buscou responder à seguinte questão de pesquisa: Quais os impactos promovidos pela implementação da abordagem STEAM no Ensino de Conceitos Químicos, com destaque para a Química Orgânica? A partir desse questionamento, originou-se o seguinte objetivo geral: Identificar os impactos da abordagem STEAM no Ensino de conceitos Químicos, com foco no Ensino de Química Orgânica. A partir desse objetivo, os seguintes objetivos específicos foram originados: I) identificar as competências e habilidades relativas ao processo de ensino e aprendizagem do conteúdo da Química Orgânica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); II) implementar sequência didática para o Ensino da Química Orgânica com abordagem STEAM e ABP; III) analisar a sequência de ensino da Química Orgânica a partir da abordagem STEAM; e IV) construir um material didático para Professores de Química. Para discussão dos pressupostos teóricos, foram levados em consideração aspectos relacionados à abordagem STEAM, a reflexão acerca do Ensino de Química Orgânica, as dificuldades de aprendizagem e a relação da abordagem STEAM com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A presente proposta utilizou uma metodologia de natureza qualitativa e suas etapas foram construídas de acordo com os procedimentos de uma pesquisa-ação. Foi utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para desenvolvimento da sequência didática que foi aplicada em uma Escola Estadual localizada em Natal-RN. Os participantes foram os alunos de uma turma de 2° ano. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de bordo, incluindo registros textuais e multimidiáticos, e o diário reflexivo elaborado pelos estudantes, utilizando a plataforma padlet. Os produtos educacionais deste estudo foram uma sequência didática de Química Orgânica para o Ensino Médio para construção de uma Horta escolar, utilizando a abordagem STEAM, e um material didático voltado para professores de Química. Os resultados desta pesquisa demonstram que o uso da abordagem STEAM em conjunto com a ABP permitiu desenvolver o conteúdo de introdução à Química Orgânica, contemplando definição, estudo das cadeias carbônicas, nomenclatura, Representação de estruturas moleculares, Hidrocarbonetos, além de outros conteúdos de forma integrada, partindo da necessidade do projeto, como estudos dos polímeros naturais e sintéticos, funções inorgânicas e nutrientes essenciais. Essa abordagem permitiu aos estudantes perceberem a relação dos conteúdos educacionais com o seu projeto e aplicações no cotidiano. Os estudantes tornaram-se protagonistas do processo de aprendizagem e desenvolveram habilidades de planejamento, pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe. Espera-se que o trabalho possa contribuir com a implementação de práticas inovadoras no contexto da educação básica, inspirando abordagens que permitam cada vez mais aos estudantes a compreensão dos conceitos por meio de vivências mais ativas no espaço escolar.Chemistry Teaching is important for the formation of citizens. Even though the chemical phenomena are present in our surroundings, students find it difficult to observe them, especially when teaching is decontextualized from reality and it prioritizes memorization. In a search of rethinking the traditional teaching model, the STEAM approach (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) emerges as a possibility for the development of practices that place the student at the center of both teaching and learning processes. This study sought to answer the following research question: What are the impacts promoted by the implementation of the STEAM approach in the teaching of Organic Chemistry? From this idea, the following general objective arose: to identify the impacts of the STEAM approach in the teaching of Organic Chemistry. Based on that, the following specific objectives came up: I) To identify the competences and abilities related to the content of Organic Chemistry in the National Common Curricular Base (BNCC); II) To implement a didactic sequence for the teaching of Organic Chemistry with both STEAM and PBL approaches; III) To analyze the Organic Chemistry teaching sequence from the STEAM approach point of view; IV) To build a didactic guide for Chemistry teachers. In order to discuss the theoretical assumptions, the aspects that were taken into account were related to the STEAM approach, the reflections on the teaching of Organic Chemistry, the learning difficulties and the relation between the STEAM approach and the National Common Curricular Base (BNCC). The present proposal used a methodology of qualitative nature and its stages were constructed according to the procedures of an action-research. The active methodology called Project-Based Learning (PBL) was used to develop the didactic sequence that was applied in a State School located in Natal, Rio Grande do Norte, Brazil. The participants were the students of a 2nd year class of High School. The data collection instruments used were a logbook, including textual and multimedia records and the diary of reflections prepared by the students through the Padlet platform. The educational products of this study were a didactic sequence of Organic Chemistry for High School for the construction of a school vegetable garden, using the STEAM approach and a didactic guide aimed at Chemistry teachers. The results of this research demonstrate that the use of the STEAM approach together with the PBL allowed the development of the introduction content called Organic Chemistry, and also contemplated, in an integrated way, the aspects of definition, study of carbon chains, nomenclature, Representation of molecular structures, hydrocarbons, in addition to other contents, taking into account the project needs, such as studies of natural and synthetic polymers, inorganic functions and essential nutrients. This procedure allowed students to perceive the relation among educational content, their project and the applications in everyday life. The students became protagonists of the learning process and developed planning, critical thinking, creativity and teamwork skills. It is expected that this work can contribute to the implementation of innovative practices in the context of basic education, inspiring approaches that increasingly allow students to understand the concepts through more active experiences in the school environment.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAbordagem STEAMEnsino de QuímicaQuímica orgânicaO ensino e aprendizagem de conceitos químicos por meio da abordagem STEAM na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoaprendizagemconceitos_Soares_2023.pdfapplication/pdf21743860https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55724/1/Ensinoaprendizagemconceitos_Soares_2023.pdf41552fe9b86b2c398f9c95b241b11421MD51123456789/557242023-12-08 20:26:10.887oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55724Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-08T23:26:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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