A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luna, Camila Larissa Firmino de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24893
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender as concepções e práticas que caracterizam a ação pedagógica de professores que tem a criatividade como processo e objetivo de sua proposta de educação musical dentro do contexto escolar da cidade do Natal/RN. As reflexões que nortearam a investigação estão fundamentadas em autores que abordam os aspectos referentes à criatividade em geral, o indivíduo criativo, o processo de criação (NACHMANOVICTH, 1993; GARDNER, 1996) – incluindo o processo criativo musical –, as motivações envolvidas nesse processo (REEVE, 2006), e a formação e atuação pedagógica do professor criativo (ABRAHÃO, 2015; SCHAFER, 1991). As concepções construídas a partir da fundamentação teórica baseiam-se na ideia de que, para criar, o indivíduo necessita ter o domínio sobre os elementos a serem usados na criação, assim como a vivência de experiências que lhe subsidiam na ação de gerar novos produtos, e o conhecimento sobre o processo criativo, que lhe permite persistir na trajetória até que chegue ao produto final. Sobre a questão pedagógico-musical especificamente, as ideias que fundamentam a investigação são aquelas que tratam a criatividade como um elemento fundamental para o exercício da profissão. O método de pesquisa escolhido foi o estudo de caso, utilizando como ferramentas de coleta de dados o questionário, a observação direta e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu, primeiramente, de forma quantitativa e qualitativa, quando analisadas as respostas colhidas a partir do questionário. Posteriormente, a abordagem qualitativa se sobrepôs na análise das etapas seguintes, quando os dados foram organizados em três categorias: 1. As concepções dos professores; 2. As características dos professores; e 3. As práticas criativas realizadas. Os resultados apresentam alguns fatores relevantes sobre o processo criativo do professor, a fim de possibilitar a reflexão de que todos possuem a condição e a possibilidade de criar, desde que se permita e possua o conhecimento sobre o processo criativo (NACHMANOVICTH, 1993). Além disso, as reflexões realizadas a partir da relação entre a abordagem dos autores teóricos e os dados empíricos coletados, visam promover uma inquietação no que tange a formação inicial dos educadores musicais, e a sua posterior atuação pedagógica.
id UFRN_5d8fec15dccc150ba4622c73a334bc0a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24893
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Luna, Camila Larissa Firmino deBellochio, Cláudia RibeiroQueiroz, Luis Ricardo SilvaCarvalho, Valéria Lázaro de2018-03-16T20:54:08Z2018-03-16T20:54:08Z2017-12-01LUNA, Camila Larissa Firmino de. A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN. 2017. 139f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24893A presente pesquisa teve como objetivo compreender as concepções e práticas que caracterizam a ação pedagógica de professores que tem a criatividade como processo e objetivo de sua proposta de educação musical dentro do contexto escolar da cidade do Natal/RN. As reflexões que nortearam a investigação estão fundamentadas em autores que abordam os aspectos referentes à criatividade em geral, o indivíduo criativo, o processo de criação (NACHMANOVICTH, 1993; GARDNER, 1996) – incluindo o processo criativo musical –, as motivações envolvidas nesse processo (REEVE, 2006), e a formação e atuação pedagógica do professor criativo (ABRAHÃO, 2015; SCHAFER, 1991). As concepções construídas a partir da fundamentação teórica baseiam-se na ideia de que, para criar, o indivíduo necessita ter o domínio sobre os elementos a serem usados na criação, assim como a vivência de experiências que lhe subsidiam na ação de gerar novos produtos, e o conhecimento sobre o processo criativo, que lhe permite persistir na trajetória até que chegue ao produto final. Sobre a questão pedagógico-musical especificamente, as ideias que fundamentam a investigação são aquelas que tratam a criatividade como um elemento fundamental para o exercício da profissão. O método de pesquisa escolhido foi o estudo de caso, utilizando como ferramentas de coleta de dados o questionário, a observação direta e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu, primeiramente, de forma quantitativa e qualitativa, quando analisadas as respostas colhidas a partir do questionário. Posteriormente, a abordagem qualitativa se sobrepôs na análise das etapas seguintes, quando os dados foram organizados em três categorias: 1. As concepções dos professores; 2. As características dos professores; e 3. As práticas criativas realizadas. Os resultados apresentam alguns fatores relevantes sobre o processo criativo do professor, a fim de possibilitar a reflexão de que todos possuem a condição e a possibilidade de criar, desde que se permita e possua o conhecimento sobre o processo criativo (NACHMANOVICTH, 1993). Além disso, as reflexões realizadas a partir da relação entre a abordagem dos autores teóricos e os dados empíricos coletados, visam promover uma inquietação no que tange a formação inicial dos educadores musicais, e a sua posterior atuação pedagógica.The present work had the purpose of understanding the conceptions and practices that characterizes the pedagogical action of teachers that has the creativity as a process and aim of their musical education proposal in Natal/RN school context. The reflections that guided us are based on authors who deal with aspects related to creativity in general, the creative individual, the creative process (NACHMANOVICTH, 1993; GARDNER, 1996) - including the creative musical process - the motivations involved in this process (REEVE, 2006), and the training and pedagogical performance of the creative teacher (ABRAHÃO, 2015; SCHAFER, 1991). Our concepts, built from the theoretical background, are based on the idea that, to create properly, the individual needs to have control over the elements to be used in creation, as well as the grasp of experiences that support him in the action of generating new products, and knowledge about the creative process, which allows it to persist in the path until it reaches the final product. On the pedagogical-musical question specifically, the ideas the investigation are based upon are those that treat the creativity as a basilar element for the exercise of the profession. The research method chosen was the case study, using as a data collection tool the questionnaire, direct observation and semi-structured interview. Data were analyzed first, in a quantitative and qualitative way, when the answers collected from the questionnaire were analyzed. Afterwards, the qualitative approach was set before in the analysis of the following stages, when the data were organized into three categories: 1. The conceptions of teachers; 2. The characteristics of teachers; and 3. The creative practices. The results present some relevant factors on the creative process of the teacher that allow us to reflect that all have the condition and the possibility of creating, if the knowledge about the creative process is endowed and permitted (NACHMANOVICTH, 1993). Furthermore, the reflections based on the relationship between the theoretical authors' approach and the empirical data collected, drive us to prosecute a concern about the initial formation of musical educators and their subsequent pedagogical performance.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAEducação musicalEducação básicaCriatividadeProfessor criativoA criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.txtCamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain307836https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24893/2/CamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.txt47f7f1202c5c2dfb37969c914914c9dfMD52THUMBNAILCamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.jpgCamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3253https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24893/3/CamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.jpg8b67b816cc2cc4dd2a8c35f255341f39MD53ORIGINALCamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdfCamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdfapplication/pdf2017286https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24893/1/CamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf70c3226731395009dd2b89d15659d2feMD51123456789/248932019-01-30 16:27:52.669oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24893Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:27:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN
title A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN
spellingShingle A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN
Luna, Camila Larissa Firmino de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação musical
Educação básica
Criatividade
Professor criativo
title_short A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN
title_full A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN
title_fullStr A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN
title_full_unstemmed A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN
title_sort A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN
author Luna, Camila Larissa Firmino de
author_facet Luna, Camila Larissa Firmino de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Queiroz, Luis Ricardo Silva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Luna, Camila Larissa Firmino de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Valéria Lázaro de
contributor_str_mv Carvalho, Valéria Lázaro de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação musical
Educação básica
Criatividade
Professor criativo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Educação básica
Criatividade
Professor criativo
description A presente pesquisa teve como objetivo compreender as concepções e práticas que caracterizam a ação pedagógica de professores que tem a criatividade como processo e objetivo de sua proposta de educação musical dentro do contexto escolar da cidade do Natal/RN. As reflexões que nortearam a investigação estão fundamentadas em autores que abordam os aspectos referentes à criatividade em geral, o indivíduo criativo, o processo de criação (NACHMANOVICTH, 1993; GARDNER, 1996) – incluindo o processo criativo musical –, as motivações envolvidas nesse processo (REEVE, 2006), e a formação e atuação pedagógica do professor criativo (ABRAHÃO, 2015; SCHAFER, 1991). As concepções construídas a partir da fundamentação teórica baseiam-se na ideia de que, para criar, o indivíduo necessita ter o domínio sobre os elementos a serem usados na criação, assim como a vivência de experiências que lhe subsidiam na ação de gerar novos produtos, e o conhecimento sobre o processo criativo, que lhe permite persistir na trajetória até que chegue ao produto final. Sobre a questão pedagógico-musical especificamente, as ideias que fundamentam a investigação são aquelas que tratam a criatividade como um elemento fundamental para o exercício da profissão. O método de pesquisa escolhido foi o estudo de caso, utilizando como ferramentas de coleta de dados o questionário, a observação direta e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu, primeiramente, de forma quantitativa e qualitativa, quando analisadas as respostas colhidas a partir do questionário. Posteriormente, a abordagem qualitativa se sobrepôs na análise das etapas seguintes, quando os dados foram organizados em três categorias: 1. As concepções dos professores; 2. As características dos professores; e 3. As práticas criativas realizadas. Os resultados apresentam alguns fatores relevantes sobre o processo criativo do professor, a fim de possibilitar a reflexão de que todos possuem a condição e a possibilidade de criar, desde que se permita e possua o conhecimento sobre o processo criativo (NACHMANOVICTH, 1993). Além disso, as reflexões realizadas a partir da relação entre a abordagem dos autores teóricos e os dados empíricos coletados, visam promover uma inquietação no que tange a formação inicial dos educadores musicais, e a sua posterior atuação pedagógica.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-16T20:54:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-16T20:54:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LUNA, Camila Larissa Firmino de. A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN. 2017. 139f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24893
identifier_str_mv LUNA, Camila Larissa Firmino de. A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN. 2017. 139f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24893/2/CamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24893/3/CamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24893/1/CamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 47f7f1202c5c2dfb37969c914914c9df
8b67b816cc2cc4dd2a8c35f255341f39
70c3226731395009dd2b89d15659d2fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117670165807104