A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24893 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo compreender as concepções e práticas que caracterizam a ação pedagógica de professores que tem a criatividade como processo e objetivo de sua proposta de educação musical dentro do contexto escolar da cidade do Natal/RN. As reflexões que nortearam a investigação estão fundamentadas em autores que abordam os aspectos referentes à criatividade em geral, o indivíduo criativo, o processo de criação (NACHMANOVICTH, 1993; GARDNER, 1996) – incluindo o processo criativo musical –, as motivações envolvidas nesse processo (REEVE, 2006), e a formação e atuação pedagógica do professor criativo (ABRAHÃO, 2015; SCHAFER, 1991). As concepções construídas a partir da fundamentação teórica baseiam-se na ideia de que, para criar, o indivíduo necessita ter o domínio sobre os elementos a serem usados na criação, assim como a vivência de experiências que lhe subsidiam na ação de gerar novos produtos, e o conhecimento sobre o processo criativo, que lhe permite persistir na trajetória até que chegue ao produto final. Sobre a questão pedagógico-musical especificamente, as ideias que fundamentam a investigação são aquelas que tratam a criatividade como um elemento fundamental para o exercício da profissão. O método de pesquisa escolhido foi o estudo de caso, utilizando como ferramentas de coleta de dados o questionário, a observação direta e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu, primeiramente, de forma quantitativa e qualitativa, quando analisadas as respostas colhidas a partir do questionário. Posteriormente, a abordagem qualitativa se sobrepôs na análise das etapas seguintes, quando os dados foram organizados em três categorias: 1. As concepções dos professores; 2. As características dos professores; e 3. As práticas criativas realizadas. Os resultados apresentam alguns fatores relevantes sobre o processo criativo do professor, a fim de possibilitar a reflexão de que todos possuem a condição e a possibilidade de criar, desde que se permita e possua o conhecimento sobre o processo criativo (NACHMANOVICTH, 1993). Além disso, as reflexões realizadas a partir da relação entre a abordagem dos autores teóricos e os dados empíricos coletados, visam promover uma inquietação no que tange a formação inicial dos educadores musicais, e a sua posterior atuação pedagógica. |
id |
UFRN_5d8fec15dccc150ba4622c73a334bc0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24893 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Luna, Camila Larissa Firmino deBellochio, Cláudia RibeiroQueiroz, Luis Ricardo SilvaCarvalho, Valéria Lázaro de2018-03-16T20:54:08Z2018-03-16T20:54:08Z2017-12-01LUNA, Camila Larissa Firmino de. A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN. 2017. 139f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24893A presente pesquisa teve como objetivo compreender as concepções e práticas que caracterizam a ação pedagógica de professores que tem a criatividade como processo e objetivo de sua proposta de educação musical dentro do contexto escolar da cidade do Natal/RN. As reflexões que nortearam a investigação estão fundamentadas em autores que abordam os aspectos referentes à criatividade em geral, o indivíduo criativo, o processo de criação (NACHMANOVICTH, 1993; GARDNER, 1996) – incluindo o processo criativo musical –, as motivações envolvidas nesse processo (REEVE, 2006), e a formação e atuação pedagógica do professor criativo (ABRAHÃO, 2015; SCHAFER, 1991). As concepções construídas a partir da fundamentação teórica baseiam-se na ideia de que, para criar, o indivíduo necessita ter o domínio sobre os elementos a serem usados na criação, assim como a vivência de experiências que lhe subsidiam na ação de gerar novos produtos, e o conhecimento sobre o processo criativo, que lhe permite persistir na trajetória até que chegue ao produto final. Sobre a questão pedagógico-musical especificamente, as ideias que fundamentam a investigação são aquelas que tratam a criatividade como um elemento fundamental para o exercício da profissão. O método de pesquisa escolhido foi o estudo de caso, utilizando como ferramentas de coleta de dados o questionário, a observação direta e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu, primeiramente, de forma quantitativa e qualitativa, quando analisadas as respostas colhidas a partir do questionário. Posteriormente, a abordagem qualitativa se sobrepôs na análise das etapas seguintes, quando os dados foram organizados em três categorias: 1. As concepções dos professores; 2. As características dos professores; e 3. As práticas criativas realizadas. Os resultados apresentam alguns fatores relevantes sobre o processo criativo do professor, a fim de possibilitar a reflexão de que todos possuem a condição e a possibilidade de criar, desde que se permita e possua o conhecimento sobre o processo criativo (NACHMANOVICTH, 1993). Além disso, as reflexões realizadas a partir da relação entre a abordagem dos autores teóricos e os dados empíricos coletados, visam promover uma inquietação no que tange a formação inicial dos educadores musicais, e a sua posterior atuação pedagógica.The present work had the purpose of understanding the conceptions and practices that characterizes the pedagogical action of teachers that has the creativity as a process and aim of their musical education proposal in Natal/RN school context. The reflections that guided us are based on authors who deal with aspects related to creativity in general, the creative individual, the creative process (NACHMANOVICTH, 1993; GARDNER, 1996) - including the creative musical process - the motivations involved in this process (REEVE, 2006), and the training and pedagogical performance of the creative teacher (ABRAHÃO, 2015; SCHAFER, 1991). Our concepts, built from the theoretical background, are based on the idea that, to create properly, the individual needs to have control over the elements to be used in creation, as well as the grasp of experiences that support him in the action of generating new products, and knowledge about the creative process, which allows it to persist in the path until it reaches the final product. On the pedagogical-musical question specifically, the ideas the investigation are based upon are those that treat the creativity as a basilar element for the exercise of the profession. The research method chosen was the case study, using as a data collection tool the questionnaire, direct observation and semi-structured interview. Data were analyzed first, in a quantitative and qualitative way, when the answers collected from the questionnaire were analyzed. Afterwards, the qualitative approach was set before in the analysis of the following stages, when the data were organized into three categories: 1. The conceptions of teachers; 2. The characteristics of teachers; and 3. The creative practices. The results present some relevant factors on the creative process of the teacher that allow us to reflect that all have the condition and the possibility of creating, if the knowledge about the creative process is endowed and permitted (NACHMANOVICTH, 1993). Furthermore, the reflections based on the relationship between the theoretical authors' approach and the empirical data collected, drive us to prosecute a concern about the initial formation of musical educators and their subsequent pedagogical performance.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAEducação musicalEducação básicaCriatividadeProfessor criativoA criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.txtCamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain307836https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24893/2/CamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.txt47f7f1202c5c2dfb37969c914914c9dfMD52THUMBNAILCamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.jpgCamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3253https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24893/3/CamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.jpg8b67b816cc2cc4dd2a8c35f255341f39MD53ORIGINALCamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdfCamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdfapplication/pdf2017286https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24893/1/CamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf70c3226731395009dd2b89d15659d2feMD51123456789/248932019-01-30 16:27:52.669oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24893Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:27:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN |
title |
A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN |
spellingShingle |
A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN Luna, Camila Larissa Firmino de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Educação musical Educação básica Criatividade Professor criativo |
title_short |
A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN |
title_full |
A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN |
title_fullStr |
A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN |
title_full_unstemmed |
A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN |
title_sort |
A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN |
author |
Luna, Camila Larissa Firmino de |
author_facet |
Luna, Camila Larissa Firmino de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Bellochio, Cláudia Ribeiro |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Queiroz, Luis Ricardo Silva |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luna, Camila Larissa Firmino de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Valéria Lázaro de |
contributor_str_mv |
Carvalho, Valéria Lázaro de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Educação musical Educação básica Criatividade Professor criativo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Educação básica Criatividade Professor criativo |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo compreender as concepções e práticas que caracterizam a ação pedagógica de professores que tem a criatividade como processo e objetivo de sua proposta de educação musical dentro do contexto escolar da cidade do Natal/RN. As reflexões que nortearam a investigação estão fundamentadas em autores que abordam os aspectos referentes à criatividade em geral, o indivíduo criativo, o processo de criação (NACHMANOVICTH, 1993; GARDNER, 1996) – incluindo o processo criativo musical –, as motivações envolvidas nesse processo (REEVE, 2006), e a formação e atuação pedagógica do professor criativo (ABRAHÃO, 2015; SCHAFER, 1991). As concepções construídas a partir da fundamentação teórica baseiam-se na ideia de que, para criar, o indivíduo necessita ter o domínio sobre os elementos a serem usados na criação, assim como a vivência de experiências que lhe subsidiam na ação de gerar novos produtos, e o conhecimento sobre o processo criativo, que lhe permite persistir na trajetória até que chegue ao produto final. Sobre a questão pedagógico-musical especificamente, as ideias que fundamentam a investigação são aquelas que tratam a criatividade como um elemento fundamental para o exercício da profissão. O método de pesquisa escolhido foi o estudo de caso, utilizando como ferramentas de coleta de dados o questionário, a observação direta e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu, primeiramente, de forma quantitativa e qualitativa, quando analisadas as respostas colhidas a partir do questionário. Posteriormente, a abordagem qualitativa se sobrepôs na análise das etapas seguintes, quando os dados foram organizados em três categorias: 1. As concepções dos professores; 2. As características dos professores; e 3. As práticas criativas realizadas. Os resultados apresentam alguns fatores relevantes sobre o processo criativo do professor, a fim de possibilitar a reflexão de que todos possuem a condição e a possibilidade de criar, desde que se permita e possua o conhecimento sobre o processo criativo (NACHMANOVICTH, 1993). Além disso, as reflexões realizadas a partir da relação entre a abordagem dos autores teóricos e os dados empíricos coletados, visam promover uma inquietação no que tange a formação inicial dos educadores musicais, e a sua posterior atuação pedagógica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-16T20:54:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-16T20:54:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LUNA, Camila Larissa Firmino de. A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN. 2017. 139f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24893 |
identifier_str_mv |
LUNA, Camila Larissa Firmino de. A criatividade na prática pedagógica de professores de Música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN. 2017. 139f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24893/2/CamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24893/3/CamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24893/1/CamilaLarissaFirminoDeLuna_DISSERT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
47f7f1202c5c2dfb37969c914914c9df 8b67b816cc2cc4dd2a8c35f255341f39 70c3226731395009dd2b89d15659d2fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117670165807104 |