Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Washington Nogueira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20355
Resumo: A Educação Musical está presente na Educação Básica em seus diversos níveis de aprendizagem. Neste trabalho, destaca-se o ensino de música no ensino fundamental, ministrado por professores especialistas em música. Este trabalho tem como objetivo geral identificar e analisar concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no Ensino Fundamental em escolas públicas municipais da Cidade do Natal/RN. Os objetivos específicos são: identificar como se constitui o ensino de música nas escolas públicas municipais da cidade do Natal; identificar o perfil dos professores de música que atuam no ensino fundamental da cidade do Natal; relacionar as experiências da formação do educador musical com o ensino de música. A fundamentação teórica está embasada em autores que tratam da função da música na escola, saberes docentes, concepções do educador musical na educação básica. A metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa que esclareceu a problemática da pesquisa: quais são as concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no ensino fundamental em escolas públicas municipais da Cidade do Natal? Essa pesquisa foi feita com educadores musicais, formados em licenciatura em música ou educação artística com habilitação em música, da rede municipal de ensino da cidade do Natal/RN. O levantamento dos dados foi construído através de questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados foram sinalizados a partir da análise do discurso dos educadores, dialogando com autores que cujos estudos versam sobre as concepções do educador musical na Educação Básica. Eles apontam para uma diversidade de concepções relacionadas ao ensino e aprendizagem de música no ensino fundamental, em todas as suas dimensões: planejamento, conteúdos, prática, avaliação e formação humana. O ensino de música na cidade do Natal está se solidificando por ter educadores musicais que se preocupam com sua formação, reflexão e ação na aprendizagem do educando, sendo contextualizado com a realidade de cada escola.
id UFRN_14d3d6fe4bdc1a50c88f14a74cb394d5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20355
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Abreu, Washington Nogueira dehttp://lattes.cnpq.br/2486252672541088http://lattes.cnpq.br/9224599605968743Santa Rosa, Amélia Martins Diashttp://lattes.cnpq.br/4109841302196613Silva, Luceni Caetano dahttp://lattes.cnpq.br/4323593517571874Mendes, Jean Joubert Freitas2016-04-29T23:23:10Z2016-04-29T23:23:10Z2015-05-27ABREU, Washington Nogueira de. Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN. 2015. 123f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20355A Educação Musical está presente na Educação Básica em seus diversos níveis de aprendizagem. Neste trabalho, destaca-se o ensino de música no ensino fundamental, ministrado por professores especialistas em música. Este trabalho tem como objetivo geral identificar e analisar concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no Ensino Fundamental em escolas públicas municipais da Cidade do Natal/RN. Os objetivos específicos são: identificar como se constitui o ensino de música nas escolas públicas municipais da cidade do Natal; identificar o perfil dos professores de música que atuam no ensino fundamental da cidade do Natal; relacionar as experiências da formação do educador musical com o ensino de música. A fundamentação teórica está embasada em autores que tratam da função da música na escola, saberes docentes, concepções do educador musical na educação básica. A metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa que esclareceu a problemática da pesquisa: quais são as concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no ensino fundamental em escolas públicas municipais da Cidade do Natal? Essa pesquisa foi feita com educadores musicais, formados em licenciatura em música ou educação artística com habilitação em música, da rede municipal de ensino da cidade do Natal/RN. O levantamento dos dados foi construído através de questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados foram sinalizados a partir da análise do discurso dos educadores, dialogando com autores que cujos estudos versam sobre as concepções do educador musical na Educação Básica. Eles apontam para uma diversidade de concepções relacionadas ao ensino e aprendizagem de música no ensino fundamental, em todas as suas dimensões: planejamento, conteúdos, prática, avaliação e formação humana. O ensino de música na cidade do Natal está se solidificando por ter educadores musicais que se preocupam com sua formação, reflexão e ação na aprendizagem do educando, sendo contextualizado com a realidade de cada escola.Music education is present in basic education at various levels of learning and this essay stands out teaching music in elementary school taught by specialist music teachers. This essay has as its main purpose to identify and analyze conceptions of music educators on teaching music in elementary public schools in Natal/RN. The specific goals are: identify how consists the music teaching in Natal public schools; identify the profile of music teachers working in Natal elementary schools; the experiences of music educator’s formation with music education. The theoretical foundation is based on authors that deal with the function of music in school, teaching knowledge and notions of music educator in basic education. The methodology used was the qualitative approach that clarified the issue of research: what are the ideas of music educators on teaching music in elementary public education in Natal schools? This research was done with music educators teaching in Natal with a music degree or art education with major in music. The data collection was built through a questionnaire and semi-structured interview. The results were expressed from the analysis of educators' discourse while in dialogue with authors who study the conceptions of music educator in basic education. They point to a variety of concepts related to teaching and learning music in primary education in all its dimensions: planning, content, practice, evaluation and human formation. The music education in Natal is improving by having music educators who care about their education, thoughts and action on the students’ learning, contextualized with the reality of each school.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAEducação básicaEducação musicalConcepções pedagógicasMúsica na escolaConcepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALWASHINGTON NOGUEIRA_Dissert.pdfWASHINGTON NOGUEIRA_Dissert.pdfapplication/pdf1413646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20355/1/WASHINGTON%20NOGUEIRA_Dissert.pdf8f2d4c328f13507e0f4b7c61e7aa93f1MD51TEXTWASHINGTON NOGUEIRA_Dissert.pdf.txtWASHINGTON NOGUEIRA_Dissert.pdf.txtExtracted texttext/plain304049https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20355/2/WASHINGTON%20NOGUEIRA_Dissert.pdf.txt217a203f0a868bac8e57e42f40ac1a73MD52THUMBNAILWASHINGTON NOGUEIRA_Dissert.pdf.jpgWASHINGTON NOGUEIRA_Dissert.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2565https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20355/3/WASHINGTON%20NOGUEIRA_Dissert.pdf.jpg0216174de4562f7782f3a29735b2b49eMD53123456789/203552019-01-29 20:56:48.382oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20355Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T23:56:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
title Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
spellingShingle Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
Abreu, Washington Nogueira de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação básica
Educação musical
Concepções pedagógicas
Música na escola
title_short Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
title_full Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
title_fullStr Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
title_full_unstemmed Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
title_sort Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
author Abreu, Washington Nogueira de
author_facet Abreu, Washington Nogueira de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2486252672541088
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9224599605968743
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santa Rosa, Amélia Martins Dias
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4109841302196613
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Luceni Caetano da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4323593517571874
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Washington Nogueira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
contributor_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação básica
Educação musical
Concepções pedagógicas
Música na escola
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Educação musical
Concepções pedagógicas
Música na escola
description A Educação Musical está presente na Educação Básica em seus diversos níveis de aprendizagem. Neste trabalho, destaca-se o ensino de música no ensino fundamental, ministrado por professores especialistas em música. Este trabalho tem como objetivo geral identificar e analisar concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no Ensino Fundamental em escolas públicas municipais da Cidade do Natal/RN. Os objetivos específicos são: identificar como se constitui o ensino de música nas escolas públicas municipais da cidade do Natal; identificar o perfil dos professores de música que atuam no ensino fundamental da cidade do Natal; relacionar as experiências da formação do educador musical com o ensino de música. A fundamentação teórica está embasada em autores que tratam da função da música na escola, saberes docentes, concepções do educador musical na educação básica. A metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa que esclareceu a problemática da pesquisa: quais são as concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no ensino fundamental em escolas públicas municipais da Cidade do Natal? Essa pesquisa foi feita com educadores musicais, formados em licenciatura em música ou educação artística com habilitação em música, da rede municipal de ensino da cidade do Natal/RN. O levantamento dos dados foi construído através de questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados foram sinalizados a partir da análise do discurso dos educadores, dialogando com autores que cujos estudos versam sobre as concepções do educador musical na Educação Básica. Eles apontam para uma diversidade de concepções relacionadas ao ensino e aprendizagem de música no ensino fundamental, em todas as suas dimensões: planejamento, conteúdos, prática, avaliação e formação humana. O ensino de música na cidade do Natal está se solidificando por ter educadores musicais que se preocupam com sua formação, reflexão e ação na aprendizagem do educando, sendo contextualizado com a realidade de cada escola.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T23:23:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-29T23:23:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ABREU, Washington Nogueira de. Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN. 2015. 123f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20355
identifier_str_mv ABREU, Washington Nogueira de. Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN. 2015. 123f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20355/1/WASHINGTON%20NOGUEIRA_Dissert.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20355/2/WASHINGTON%20NOGUEIRA_Dissert.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20355/3/WASHINGTON%20NOGUEIRA_Dissert.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f2d4c328f13507e0f4b7c61e7aa93f1
217a203f0a868bac8e57e42f40ac1a73
0216174de4562f7782f3a29735b2b49e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117769341173760