A gestão do SUS no município de Natal/RN: uma análise das demandas provenientes da ouvidoria do SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Lucineide Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36398
Resumo: Este trabalho faz uma análise da temática Gestão do SUS no município de Natal/RN a partir das demandas provenientes da Ouvidoria Municipal do SUS. A Ouvidoria do SUS é um canal democrático e um instrumento da gestão municipal, que acolhe todo e qualquer cidadão, devendo responder efetivamente as solicitações dos usuários do SUS. Considerando a Ouvidoria como instrumento da gestão municipal, iremos analisar como a gestão do SUS do município de Natal respondeu as demandas provenientes da Ouvidoria do SUS do ano de 2017, avaliando se as respostas dadas as estas demandas se aproximam dos princípios do SUS. Utilizamos a pesquisa bibliográfica para fundamentar o trabalho, e a pesquisa documental para analisar as ações da gestão municipal. Conclui-se que as demandas presentes na ouvidoria do SUS de 2017 demonstram que os serviços de saúde apresentam diversas necessidades dos usuários, e na maioria das vezes não são atendidas pela gestão do SUS municipal, cabendo ao Estado representado pelas instituições e estas pela sua gestão, garantir de forma efetiva e com qualidade os serviços de saúde.
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