O perfil do usuário do sistema de ouvidoria sus: reflexões sobre a realidade do município de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Samara Moura do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36609
Resumo: O presente trabalho discute o perfil dos usuários da Ouvidoria Municipal do SUS, sua finalidade foi analisar o perfil de tais usuários a partir de dados produzidos pela equipe da referida Ouvidoria. Utilizamos pesquisas bibliográficas e documental, principalmente dados secundários a partir da análise de relatórios da citada Ouvidoria e documentos do Conselho Municipal de Saúde e do Ministério Público do RN. Constatamos que o usuário enfrenta muitas dificuldades para acessar os serviços de saúde e como forma de reivindicar seus direitos, acessam as Ouvidorias que é um canal de participação e de controle social. Partimos da premissa de que o conhecimento do perfil do usuário contribui para consolidar a ouvidoria e para melhorar sua atuação na perspectiva da gestão participativa e democrática e preparar a equipe para atender melhor, conhecer a realidade do usuário, e a partir daí refletir e propor estratégias, capacitação, e se preparar para receber esse usuário. Concluímos que na Ouvidoria SUS Estadual/RN os que mais acessaram são residentes ou que trabalham no Distrito Sul, já na Ouvidoria Municipal/RN foram os usuários do Distrito Oeste quem mais reclamou. Tanto na Ouvidoria SUS Estadual/RN quanto na Municipal/RN o meio de acesso mais utilizado foi pessoalmente, O usuário de sexo masculino foi quem mais acessou as Ouvidorias. Nas duas Ouvidorias SUS, são os usuários do SUS que em geral reclamam das dificuldades de acessos aos serviços. Em relação ao acesso por parente ou pelo próprio usuário, o usuário aquele que necessita tem mais acessado as ouvidorias.
id UFRN_d2eb82aea9c9652b82248778dd625645
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/36609
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento, Samara Moura doCosta, Maria Dalva Horácio daTeixeira, Fernando GomesRebouças, Maria Zilmar Moura RochaCosta, Maria Dalva Horácio da2018-10-23T21:09:05Z2021-09-20T18:47:37Z2018-10-23T21:09:05Z2021-09-20T18:47:37Z20152011044197NASCIMENTO, Samara Moura do. O perfil do usuário do sistema de ouvidoria sus: reflexões sobre a realidade do município de Natal/RN. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36609Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilServiço socialPerfil do usuárioOuvidoria Municipal do SUS/RNOuvidoria SUS Estadual/RNO perfil do usuário do sistema de ouvidoria sus: reflexões sobre a realidade do município de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente trabalho discute o perfil dos usuários da Ouvidoria Municipal do SUS, sua finalidade foi analisar o perfil de tais usuários a partir de dados produzidos pela equipe da referida Ouvidoria. Utilizamos pesquisas bibliográficas e documental, principalmente dados secundários a partir da análise de relatórios da citada Ouvidoria e documentos do Conselho Municipal de Saúde e do Ministério Público do RN. Constatamos que o usuário enfrenta muitas dificuldades para acessar os serviços de saúde e como forma de reivindicar seus direitos, acessam as Ouvidorias que é um canal de participação e de controle social. Partimos da premissa de que o conhecimento do perfil do usuário contribui para consolidar a ouvidoria e para melhorar sua atuação na perspectiva da gestão participativa e democrática e preparar a equipe para atender melhor, conhecer a realidade do usuário, e a partir daí refletir e propor estratégias, capacitação, e se preparar para receber esse usuário. Concluímos que na Ouvidoria SUS Estadual/RN os que mais acessaram são residentes ou que trabalham no Distrito Sul, já na Ouvidoria Municipal/RN foram os usuários do Distrito Oeste quem mais reclamou. Tanto na Ouvidoria SUS Estadual/RN quanto na Municipal/RN o meio de acesso mais utilizado foi pessoalmente, O usuário de sexo masculino foi quem mais acessou as Ouvidorias. Nas duas Ouvidorias SUS, são os usuários do SUS que em geral reclamam das dificuldades de acessos aos serviços. Em relação ao acesso por parente ou pelo próprio usuário, o usuário aquele que necessita tem mais acessado as ouvidorias.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPerfil do usuário_Nascimento_2015.pdfapplication/pdf581424https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36609/1/Perfil%20do%20usu%c3%a1rio_Nascimento_2015.pdf87e478f38e9b96bbe9a6cb229d2fa4b5MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36609/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTPerfil do usuário_Nascimento_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain107133https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36609/3/Perfil%20do%20usu%c3%a1rio_Nascimento_2015.pdf.txtf531c24ab824a86192a8a25793b9d982MD53123456789/366092021-09-20 15:47:37.879oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T18:47:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O perfil do usuário do sistema de ouvidoria sus: reflexões sobre a realidade do município de Natal/RN
title O perfil do usuário do sistema de ouvidoria sus: reflexões sobre a realidade do município de Natal/RN
spellingShingle O perfil do usuário do sistema de ouvidoria sus: reflexões sobre a realidade do município de Natal/RN
Nascimento, Samara Moura do
Perfil do usuário
Ouvidoria Municipal do SUS/RN
Ouvidoria SUS Estadual/RN
title_short O perfil do usuário do sistema de ouvidoria sus: reflexões sobre a realidade do município de Natal/RN
title_full O perfil do usuário do sistema de ouvidoria sus: reflexões sobre a realidade do município de Natal/RN
title_fullStr O perfil do usuário do sistema de ouvidoria sus: reflexões sobre a realidade do município de Natal/RN
title_full_unstemmed O perfil do usuário do sistema de ouvidoria sus: reflexões sobre a realidade do município de Natal/RN
title_sort O perfil do usuário do sistema de ouvidoria sus: reflexões sobre a realidade do município de Natal/RN
author Nascimento, Samara Moura do
author_facet Nascimento, Samara Moura do
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Costa, Maria Dalva Horácio da
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Teixeira, Fernando Gomes
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Rebouças, Maria Zilmar Moura Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Samara Moura do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Maria Dalva Horácio da
contributor_str_mv Costa, Maria Dalva Horácio da
dc.subject.por.fl_str_mv Perfil do usuário
Ouvidoria Municipal do SUS/RN
Ouvidoria SUS Estadual/RN
topic Perfil do usuário
Ouvidoria Municipal do SUS/RN
Ouvidoria SUS Estadual/RN
description O presente trabalho discute o perfil dos usuários da Ouvidoria Municipal do SUS, sua finalidade foi analisar o perfil de tais usuários a partir de dados produzidos pela equipe da referida Ouvidoria. Utilizamos pesquisas bibliográficas e documental, principalmente dados secundários a partir da análise de relatórios da citada Ouvidoria e documentos do Conselho Municipal de Saúde e do Ministério Público do RN. Constatamos que o usuário enfrenta muitas dificuldades para acessar os serviços de saúde e como forma de reivindicar seus direitos, acessam as Ouvidorias que é um canal de participação e de controle social. Partimos da premissa de que o conhecimento do perfil do usuário contribui para consolidar a ouvidoria e para melhorar sua atuação na perspectiva da gestão participativa e democrática e preparar a equipe para atender melhor, conhecer a realidade do usuário, e a partir daí refletir e propor estratégias, capacitação, e se preparar para receber esse usuário. Concluímos que na Ouvidoria SUS Estadual/RN os que mais acessaram são residentes ou que trabalham no Distrito Sul, já na Ouvidoria Municipal/RN foram os usuários do Distrito Oeste quem mais reclamou. Tanto na Ouvidoria SUS Estadual/RN quanto na Municipal/RN o meio de acesso mais utilizado foi pessoalmente, O usuário de sexo masculino foi quem mais acessou as Ouvidorias. Nas duas Ouvidorias SUS, são os usuários do SUS que em geral reclamam das dificuldades de acessos aos serviços. Em relação ao acesso por parente ou pelo próprio usuário, o usuário aquele que necessita tem mais acessado as ouvidorias.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-23T21:09:05Z
2021-09-20T18:47:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-23T21:09:05Z
2021-09-20T18:47:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2011044197
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Samara Moura do. O perfil do usuário do sistema de ouvidoria sus: reflexões sobre a realidade do município de Natal/RN. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36609
identifier_str_mv 2011044197
NASCIMENTO, Samara Moura do. O perfil do usuário do sistema de ouvidoria sus: reflexões sobre a realidade do município de Natal/RN. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Serviço social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36609/1/Perfil%20do%20usu%c3%a1rio_Nascimento_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36609/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36609/3/Perfil%20do%20usu%c3%a1rio_Nascimento_2015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 87e478f38e9b96bbe9a6cb229d2fa4b5
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
f531c24ab824a86192a8a25793b9d982
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833059405496320