Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rovaris, Maria de Fátima de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46596
Resumo: A Educação Permanente em Saúde compreende o processo de aprendizagemnotrabalho, baseando-se na premissa da aprendizagem significativa e na possibilidadede transformar as práticas no serviço. Diante dos desafios no contexto dapandemiada COVID-19, foi criado um Ambiente Virtual de Aprendizagem, denominadoEducaSaúde SC, com objetivo de capacitar, atualizar e agilizar as informaçõessobrea pandemia para os trabalhadores da saúde. O presente estudo analisaousodoEducaSaúde SC e suas possíveis contribuições, no período da pandemia, paraostrabalhadores deste setor, no estado de Santa Catarina, pesquisa dotipoanálisedocumental. Os dados do estudo foram obtidos das informações de domíniopúblicoda plataforma EducaSaúde SC 2020 e 2021. Os resultados apontaramarealizaçãode seis cursos com temática COVID-19, com 10.135 inscrições de trabalhadores,distribuídos nas 17 Regiões de Saúde e 3.094 concluintes. Verificou-sequegrandeparte de outras categorias profissionais, bem como das diversas áreas desaúdedeSanta Catarina, efetuaram suas inscrições nos cursos oferecidos. Foi possível identificar o significativo número de acessos dos trabalhadores aos conteúdosdisponibilizados, houve uma distribuição uniforme na quantidade de cargahoráriapor curso, foi considerável a variação na quantidade de turmas de cadaumdeles,com importante distribuição dos mesmos nas regiões de saúde do Estado. Apesardo grande número de inscrições, apenas 30% concluíram os cursos, mantendo-seconsiderável evasão, já prevista na modalidade a distância. Mesmoassim,percebeu-se de forma geral, que foi de fundamental importância a estratégiadeoportunizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem, específico paraviabilizaramanutenção da oferta de cursos no momento da pandemia, uma vezqueosprotocolos sanitários impediram as formações presenciais. Conclui-sequeoEducaSaúde SC foi de extrema importância no momento da pandemiaCOVID19,como forma complementar às atividades de educação na saúde eeducaçãopermanente, além de possibilitar importante intercâmbio de informações emergentes,essenciais ao momento. Contudo, ainda existem desafios a seremsuperados.
id UFRN_5f66db0bebb5e4458a142e95ce49f597
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46596
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rovaris, Maria de Fátima de Souzahttp://lattes.cnpq.br/2486582007392475http://lattes.cnpq.br/1352101513334877Villar, Rosana Lucia Alves deSandri, Juliana Vieira de Araújohttp://lattes.cnpq.br/0841456750330864Sampaio, Ana Tânia Lopes2022-03-16T16:14:38Z2022-03-16T16:14:38Z2021-12-22ROVARIS, Maria de Fátima de Souza. Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19. 2021. 57f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46596A Educação Permanente em Saúde compreende o processo de aprendizagemnotrabalho, baseando-se na premissa da aprendizagem significativa e na possibilidadede transformar as práticas no serviço. Diante dos desafios no contexto dapandemiada COVID-19, foi criado um Ambiente Virtual de Aprendizagem, denominadoEducaSaúde SC, com objetivo de capacitar, atualizar e agilizar as informaçõessobrea pandemia para os trabalhadores da saúde. O presente estudo analisaousodoEducaSaúde SC e suas possíveis contribuições, no período da pandemia, paraostrabalhadores deste setor, no estado de Santa Catarina, pesquisa dotipoanálisedocumental. Os dados do estudo foram obtidos das informações de domíniopúblicoda plataforma EducaSaúde SC 2020 e 2021. Os resultados apontaramarealizaçãode seis cursos com temática COVID-19, com 10.135 inscrições de trabalhadores,distribuídos nas 17 Regiões de Saúde e 3.094 concluintes. Verificou-sequegrandeparte de outras categorias profissionais, bem como das diversas áreas desaúdedeSanta Catarina, efetuaram suas inscrições nos cursos oferecidos. Foi possível identificar o significativo número de acessos dos trabalhadores aos conteúdosdisponibilizados, houve uma distribuição uniforme na quantidade de cargahoráriapor curso, foi considerável a variação na quantidade de turmas de cadaumdeles,com importante distribuição dos mesmos nas regiões de saúde do Estado. Apesardo grande número de inscrições, apenas 30% concluíram os cursos, mantendo-seconsiderável evasão, já prevista na modalidade a distância. Mesmoassim,percebeu-se de forma geral, que foi de fundamental importância a estratégiadeoportunizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem, específico paraviabilizaramanutenção da oferta de cursos no momento da pandemia, uma vezqueosprotocolos sanitários impediram as formações presenciais. Conclui-sequeoEducaSaúde SC foi de extrema importância no momento da pandemiaCOVID19,como forma complementar às atividades de educação na saúde eeducaçãopermanente, além de possibilitar importante intercâmbio de informações emergentes,essenciais ao momento. Contudo, ainda existem desafios a seremsuperados.The Permanent Education in Health comprises the process of learningat work,based on the premise of effective learning and on the possibility of transformingpractices in the service. Faced with the challenges in the context of theCOVID-19pandemic, a Virtual Learning Environment was created, named EducaSaúdeSC,with the aim of training, updating and accelerate information about the pandemicforhealth workers. The present study analyzes the use of EducaSaúdeSCanditspossible contributions, in the period of the pandemic, for workers in this sector, inthestate of Santa Catarina, a document analysis type research. The study datawereobtained from public domain information from the EducaSaúde SC2020and2021platform. The results pointed to the completion of six courses withCOVID-19thematic, with 10,135 registrations from workers, distributed in the 17 HealthRegionsand 3,094 graduates. It was found that a large part of other professional categories,as well as the various health areas of Santa Catarina, registered intheofferedcourses. It was possible to identify the significant number of accesses of workerstothe contents available, there was a uniform distribution in the amount of hourspercourse, the variation in the number of classes for each of themwas considerable,with an important distribution of the same in the health regions of the State. Despitethe large number of enrollments, only 30% completed the courses, maintainingconsiderable evasion, already foreseen in the remote modality. Evenso, it wasgenerally perceived that the strategy of providing a Virtual Learning Environment,specific to enable the maintenance of the offer of courses at the time of thepandemic,was of fundamental importance, since the health protocols preventedface-to-facetraining. It is concluded that EducaSaúde SC was extremely important at thetimeofthe COVID 19 pandemic, as a complementary way to health educationandcontinuing education activities, in addition to enabling an important exchangeofemerging information, essential at the moment. However, there are still challengestobe overcome.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDEUFRNBrasilEducação à distânciaEducação em saúdeEducação continuadaCovid-19Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliseEducaSaudeSC_Rovaris_2021.pdfapplication/pdf1740306https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46596/1/AnaliseEducaSaudeSC_Rovaris_2021.pdf482e682e9181657af4c61ebb0451657eMD51123456789/465962022-05-02 12:47:18.596oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46596Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:47:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19
title Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19
spellingShingle Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19
Rovaris, Maria de Fátima de Souza
Educação à distância
Educação em saúde
Educação continuada
Covid-19
title_short Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19
title_full Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19
title_fullStr Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19
title_sort Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19
author Rovaris, Maria de Fátima de Souza
author_facet Rovaris, Maria de Fátima de Souza
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2486582007392475
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1352101513334877
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Villar, Rosana Lucia Alves de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Sandri, Juliana Vieira de Araújo
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0841456750330864
dc.contributor.author.fl_str_mv Rovaris, Maria de Fátima de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, Ana Tânia Lopes
contributor_str_mv Sampaio, Ana Tânia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância
Educação em saúde
Educação continuada
Covid-19
topic Educação à distância
Educação em saúde
Educação continuada
Covid-19
description A Educação Permanente em Saúde compreende o processo de aprendizagemnotrabalho, baseando-se na premissa da aprendizagem significativa e na possibilidadede transformar as práticas no serviço. Diante dos desafios no contexto dapandemiada COVID-19, foi criado um Ambiente Virtual de Aprendizagem, denominadoEducaSaúde SC, com objetivo de capacitar, atualizar e agilizar as informaçõessobrea pandemia para os trabalhadores da saúde. O presente estudo analisaousodoEducaSaúde SC e suas possíveis contribuições, no período da pandemia, paraostrabalhadores deste setor, no estado de Santa Catarina, pesquisa dotipoanálisedocumental. Os dados do estudo foram obtidos das informações de domíniopúblicoda plataforma EducaSaúde SC 2020 e 2021. Os resultados apontaramarealizaçãode seis cursos com temática COVID-19, com 10.135 inscrições de trabalhadores,distribuídos nas 17 Regiões de Saúde e 3.094 concluintes. Verificou-sequegrandeparte de outras categorias profissionais, bem como das diversas áreas desaúdedeSanta Catarina, efetuaram suas inscrições nos cursos oferecidos. Foi possível identificar o significativo número de acessos dos trabalhadores aos conteúdosdisponibilizados, houve uma distribuição uniforme na quantidade de cargahoráriapor curso, foi considerável a variação na quantidade de turmas de cadaumdeles,com importante distribuição dos mesmos nas regiões de saúde do Estado. Apesardo grande número de inscrições, apenas 30% concluíram os cursos, mantendo-seconsiderável evasão, já prevista na modalidade a distância. Mesmoassim,percebeu-se de forma geral, que foi de fundamental importância a estratégiadeoportunizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem, específico paraviabilizaramanutenção da oferta de cursos no momento da pandemia, uma vezqueosprotocolos sanitários impediram as formações presenciais. Conclui-sequeoEducaSaúde SC foi de extrema importância no momento da pandemiaCOVID19,como forma complementar às atividades de educação na saúde eeducaçãopermanente, além de possibilitar importante intercâmbio de informações emergentes,essenciais ao momento. Contudo, ainda existem desafios a seremsuperados.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-16T16:14:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-16T16:14:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROVARIS, Maria de Fátima de Souza. Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19. 2021. 57f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46596
identifier_str_mv ROVARIS, Maria de Fátima de Souza. Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19. 2021. 57f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46596/1/AnaliseEducaSaudeSC_Rovaris_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 482e682e9181657af4c61ebb0451657e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832857878626304