Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46596 |
Resumo: | A Educação Permanente em Saúde compreende o processo de aprendizagemnotrabalho, baseando-se na premissa da aprendizagem significativa e na possibilidadede transformar as práticas no serviço. Diante dos desafios no contexto dapandemiada COVID-19, foi criado um Ambiente Virtual de Aprendizagem, denominadoEducaSaúde SC, com objetivo de capacitar, atualizar e agilizar as informaçõessobrea pandemia para os trabalhadores da saúde. O presente estudo analisaousodoEducaSaúde SC e suas possíveis contribuições, no período da pandemia, paraostrabalhadores deste setor, no estado de Santa Catarina, pesquisa dotipoanálisedocumental. Os dados do estudo foram obtidos das informações de domíniopúblicoda plataforma EducaSaúde SC 2020 e 2021. Os resultados apontaramarealizaçãode seis cursos com temática COVID-19, com 10.135 inscrições de trabalhadores,distribuídos nas 17 Regiões de Saúde e 3.094 concluintes. Verificou-sequegrandeparte de outras categorias profissionais, bem como das diversas áreas desaúdedeSanta Catarina, efetuaram suas inscrições nos cursos oferecidos. Foi possível identificar o significativo número de acessos dos trabalhadores aos conteúdosdisponibilizados, houve uma distribuição uniforme na quantidade de cargahoráriapor curso, foi considerável a variação na quantidade de turmas de cadaumdeles,com importante distribuição dos mesmos nas regiões de saúde do Estado. Apesardo grande número de inscrições, apenas 30% concluíram os cursos, mantendo-seconsiderável evasão, já prevista na modalidade a distância. Mesmoassim,percebeu-se de forma geral, que foi de fundamental importância a estratégiadeoportunizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem, específico paraviabilizaramanutenção da oferta de cursos no momento da pandemia, uma vezqueosprotocolos sanitários impediram as formações presenciais. Conclui-sequeoEducaSaúde SC foi de extrema importância no momento da pandemiaCOVID19,como forma complementar às atividades de educação na saúde eeducaçãopermanente, além de possibilitar importante intercâmbio de informações emergentes,essenciais ao momento. Contudo, ainda existem desafios a seremsuperados. |
id |
UFRN_5f66db0bebb5e4458a142e95ce49f597 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46596 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Rovaris, Maria de Fátima de Souzahttp://lattes.cnpq.br/2486582007392475http://lattes.cnpq.br/1352101513334877Villar, Rosana Lucia Alves deSandri, Juliana Vieira de Araújohttp://lattes.cnpq.br/0841456750330864Sampaio, Ana Tânia Lopes2022-03-16T16:14:38Z2022-03-16T16:14:38Z2021-12-22ROVARIS, Maria de Fátima de Souza. Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19. 2021. 57f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46596A Educação Permanente em Saúde compreende o processo de aprendizagemnotrabalho, baseando-se na premissa da aprendizagem significativa e na possibilidadede transformar as práticas no serviço. Diante dos desafios no contexto dapandemiada COVID-19, foi criado um Ambiente Virtual de Aprendizagem, denominadoEducaSaúde SC, com objetivo de capacitar, atualizar e agilizar as informaçõessobrea pandemia para os trabalhadores da saúde. O presente estudo analisaousodoEducaSaúde SC e suas possíveis contribuições, no período da pandemia, paraostrabalhadores deste setor, no estado de Santa Catarina, pesquisa dotipoanálisedocumental. Os dados do estudo foram obtidos das informações de domíniopúblicoda plataforma EducaSaúde SC 2020 e 2021. Os resultados apontaramarealizaçãode seis cursos com temática COVID-19, com 10.135 inscrições de trabalhadores,distribuídos nas 17 Regiões de Saúde e 3.094 concluintes. Verificou-sequegrandeparte de outras categorias profissionais, bem como das diversas áreas desaúdedeSanta Catarina, efetuaram suas inscrições nos cursos oferecidos. Foi possível identificar o significativo número de acessos dos trabalhadores aos conteúdosdisponibilizados, houve uma distribuição uniforme na quantidade de cargahoráriapor curso, foi considerável a variação na quantidade de turmas de cadaumdeles,com importante distribuição dos mesmos nas regiões de saúde do Estado. Apesardo grande número de inscrições, apenas 30% concluíram os cursos, mantendo-seconsiderável evasão, já prevista na modalidade a distância. Mesmoassim,percebeu-se de forma geral, que foi de fundamental importância a estratégiadeoportunizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem, específico paraviabilizaramanutenção da oferta de cursos no momento da pandemia, uma vezqueosprotocolos sanitários impediram as formações presenciais. Conclui-sequeoEducaSaúde SC foi de extrema importância no momento da pandemiaCOVID19,como forma complementar às atividades de educação na saúde eeducaçãopermanente, além de possibilitar importante intercâmbio de informações emergentes,essenciais ao momento. Contudo, ainda existem desafios a seremsuperados.The Permanent Education in Health comprises the process of learningat work,based on the premise of effective learning and on the possibility of transformingpractices in the service. Faced with the challenges in the context of theCOVID-19pandemic, a Virtual Learning Environment was created, named EducaSaúdeSC,with the aim of training, updating and accelerate information about the pandemicforhealth workers. The present study analyzes the use of EducaSaúdeSCanditspossible contributions, in the period of the pandemic, for workers in this sector, inthestate of Santa Catarina, a document analysis type research. The study datawereobtained from public domain information from the EducaSaúde SC2020and2021platform. The results pointed to the completion of six courses withCOVID-19thematic, with 10,135 registrations from workers, distributed in the 17 HealthRegionsand 3,094 graduates. It was found that a large part of other professional categories,as well as the various health areas of Santa Catarina, registered intheofferedcourses. It was possible to identify the significant number of accesses of workerstothe contents available, there was a uniform distribution in the amount of hourspercourse, the variation in the number of classes for each of themwas considerable,with an important distribution of the same in the health regions of the State. Despitethe large number of enrollments, only 30% completed the courses, maintainingconsiderable evasion, already foreseen in the remote modality. Evenso, it wasgenerally perceived that the strategy of providing a Virtual Learning Environment,specific to enable the maintenance of the offer of courses at the time of thepandemic,was of fundamental importance, since the health protocols preventedface-to-facetraining. It is concluded that EducaSaúde SC was extremely important at thetimeofthe COVID 19 pandemic, as a complementary way to health educationandcontinuing education activities, in addition to enabling an important exchangeofemerging information, essential at the moment. However, there are still challengestobe overcome.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDEUFRNBrasilEducação à distânciaEducação em saúdeEducação continuadaCovid-19Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliseEducaSaudeSC_Rovaris_2021.pdfapplication/pdf1740306https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46596/1/AnaliseEducaSaudeSC_Rovaris_2021.pdf482e682e9181657af4c61ebb0451657eMD51123456789/465962022-05-02 12:47:18.596oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46596Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:47:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19 |
title |
Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19 Rovaris, Maria de Fátima de Souza Educação à distância Educação em saúde Educação continuada Covid-19 |
title_short |
Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_full |
Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19 |
author |
Rovaris, Maria de Fátima de Souza |
author_facet |
Rovaris, Maria de Fátima de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2486582007392475 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1352101513334877 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Villar, Rosana Lucia Alves de |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Sandri, Juliana Vieira de Araújo |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0841456750330864 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rovaris, Maria de Fátima de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sampaio, Ana Tânia Lopes |
contributor_str_mv |
Sampaio, Ana Tânia Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação à distância Educação em saúde Educação continuada Covid-19 |
topic |
Educação à distância Educação em saúde Educação continuada Covid-19 |
description |
A Educação Permanente em Saúde compreende o processo de aprendizagemnotrabalho, baseando-se na premissa da aprendizagem significativa e na possibilidadede transformar as práticas no serviço. Diante dos desafios no contexto dapandemiada COVID-19, foi criado um Ambiente Virtual de Aprendizagem, denominadoEducaSaúde SC, com objetivo de capacitar, atualizar e agilizar as informaçõessobrea pandemia para os trabalhadores da saúde. O presente estudo analisaousodoEducaSaúde SC e suas possíveis contribuições, no período da pandemia, paraostrabalhadores deste setor, no estado de Santa Catarina, pesquisa dotipoanálisedocumental. Os dados do estudo foram obtidos das informações de domíniopúblicoda plataforma EducaSaúde SC 2020 e 2021. Os resultados apontaramarealizaçãode seis cursos com temática COVID-19, com 10.135 inscrições de trabalhadores,distribuídos nas 17 Regiões de Saúde e 3.094 concluintes. Verificou-sequegrandeparte de outras categorias profissionais, bem como das diversas áreas desaúdedeSanta Catarina, efetuaram suas inscrições nos cursos oferecidos. Foi possível identificar o significativo número de acessos dos trabalhadores aos conteúdosdisponibilizados, houve uma distribuição uniforme na quantidade de cargahoráriapor curso, foi considerável a variação na quantidade de turmas de cadaumdeles,com importante distribuição dos mesmos nas regiões de saúde do Estado. Apesardo grande número de inscrições, apenas 30% concluíram os cursos, mantendo-seconsiderável evasão, já prevista na modalidade a distância. Mesmoassim,percebeu-se de forma geral, que foi de fundamental importância a estratégiadeoportunizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem, específico paraviabilizaramanutenção da oferta de cursos no momento da pandemia, uma vezqueosprotocolos sanitários impediram as formações presenciais. Conclui-sequeoEducaSaúde SC foi de extrema importância no momento da pandemiaCOVID19,como forma complementar às atividades de educação na saúde eeducaçãopermanente, além de possibilitar importante intercâmbio de informações emergentes,essenciais ao momento. Contudo, ainda existem desafios a seremsuperados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-16T16:14:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-16T16:14:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROVARIS, Maria de Fátima de Souza. Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19. 2021. 57f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46596 |
identifier_str_mv |
ROVARIS, Maria de Fátima de Souza. Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19. 2021. 57f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46596/1/AnaliseEducaSaudeSC_Rovaris_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
482e682e9181657af4c61ebb0451657e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832857878626304 |