A Importância da ludicidade nos jogos digitais educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filgueira, Mário Sérgio Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47411
Resumo: O presente trabalho tem como um dos objetivos, mostrar o quão importante é a ludicidade dentro dos jogos digitais educacionais, cujo o público alvo são de crianças e pré-adolescentes em idade escolar. De um modo geral, esta monografia possuirá objetivos no âmbito não só da importância da ludicidade nos jogos educacionais, como também, que a ludicidade é crucial na educação, em outras palavras: como o lúdico pode contribuir para uma área tão deficiente em nossa sociedade, que nada mais é, do que o sistema atual da educação brasileira. Grinspun (1999), na parte especifica onde utiliza-se de artifícios tecnológicos para se educar, e relata que: “a tecnologia é o conhecimento cientifico transformado em técnica que, por sua vez, irá ampliar a possibilidade de produção de novos conhecimentos”. E nesta linha de raciocínio serão feitas analises dedutivas em três jogos educacionais para então analisar utilizando os sete princípios para projetar jogos educativos eficientes elaborados por Costa (2010) visando observar se os mesmo atendem esses princípios. Além disso, a monografia buscará soluções viáveis para tornar os jogos educacionais mais lúdicos por meio de análises de entrevistas, para então, buscar compreender a real importância da ludicidade nos jogos educacionais.
id UFRN_5fa3c9112d4d475a2770899ebe1f0b15
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47411
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Filgueira, Mário Sérgio GomesChellappa, ThiagoTavares, Rogério Junior CorreiaSousa, José Veríssimo deChellappa, Thiago2019-01-07T11:29:53Z2022-05-25T12:21:52Z2019-01-07T11:29:53Z2022-05-25T12:21:52Z2018-12-102011901303FILGUEIRA, Mário Sérgio Gomes. A importância da ludicidade nos jogos digitais educacionais. 2018. 71 f. Monografia (graduação em design) - Departamento de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47411O presente trabalho tem como um dos objetivos, mostrar o quão importante é a ludicidade dentro dos jogos digitais educacionais, cujo o público alvo são de crianças e pré-adolescentes em idade escolar. De um modo geral, esta monografia possuirá objetivos no âmbito não só da importância da ludicidade nos jogos educacionais, como também, que a ludicidade é crucial na educação, em outras palavras: como o lúdico pode contribuir para uma área tão deficiente em nossa sociedade, que nada mais é, do que o sistema atual da educação brasileira. Grinspun (1999), na parte especifica onde utiliza-se de artifícios tecnológicos para se educar, e relata que: “a tecnologia é o conhecimento cientifico transformado em técnica que, por sua vez, irá ampliar a possibilidade de produção de novos conhecimentos”. E nesta linha de raciocínio serão feitas analises dedutivas em três jogos educacionais para então analisar utilizando os sete princípios para projetar jogos educativos eficientes elaborados por Costa (2010) visando observar se os mesmo atendem esses princípios. Além disso, a monografia buscará soluções viáveis para tornar os jogos educacionais mais lúdicos por meio de análises de entrevistas, para então, buscar compreender a real importância da ludicidade nos jogos educacionais.One of this work’s objectives is to show how important the ludicity is in digital educational games, whose public is comprised of children and preteens in school age. In general, this monograph will aim not only to study the relevance of ludicity in educational games, but also of ludicity in education as a whole. In other words: how can the ludic contribute for an area so deficient in our society as the current Brazilian educational system. Grinspun (1999), when talking about the use of technological devices to educate, says that: “technology is the scientific knowledge transformed in technique which, by its turn, will broaden the possibilities of production of new knowledge”. In this line of reasoning, three educational games will be analyzed deductively through the seven principles for projecting efficient educational games, elaborated by Costa (2010), to identify if they respect these principles. Besides that, this monograph will look for viable solutions to make educational games more ludic through the analysis of interviews, and then try to understand the actual significance of ludicity in educational games.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilDesignAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLudicidadeEducaçãoJogos digitaisA Importância da ludicidade nos jogos digitais educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47411/1/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD51ORIGINALImportanciaLudicidadeJogos_Filgueira_2018.pdfO presente trabalho tem como um dos objetivos, mostrar o quão importante é a ludicidade dentro dos jogos digitais educacionais, cujo o público alvo são de crianças e pré-adolescentes em idade escolar. De um modo geral, esta monografia possuirá objetivos no âmbito não só da importância da ludicidade nos jogos educacionais, como também, que a ludicidade dentro destes jogos é um elemento crucial para melhores resultados pedagógicos.application/pdf4550310https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47411/2/ImportanciaLudicidadeJogos_Filgueira_2018.pdf28648c5a6eeac0e42cbbb127cce3c34dMD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47411/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTA Importância da Ludicidade nos Jogos Digitais Educacionais - Mário Sérgio Gomes Filgueira.pdf.txtExtracted texttext/plain120179https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47411/4/A%20Import%c3%a2ncia%20da%20Ludicidade%20nos%20Jogos%20Digitais%20Educacionais%20-%20M%c3%a1rio%20S%c3%a9rgio%20Gomes%20Filgueira.pdf.txt95164186ffe5f1235941bbf162d12664MD54123456789/474112023-02-23 15:32:07.931oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47411PGNlbnRlcj48c3Ryb25nPkZFREVSQUwgVU5JVkVSU0lUWSBPRiBSSU8gR1JBTkRFIERPIE5PUlRFPC9zdHJvbmc+PC9jZW50ZXI+CjxjZW50ZXI+PHN0cm9uZz5ESUdJVEFMIE1PTk9HUkFQSFMgTElCUkFSWTwvc3Ryb25nPjwvY2VudGVyPgoKPGNlbnRlcj5BdXRob3JpemF0aW9uIFRlcm0gZm9yIHRoZSBhdmFpbGFiaWxpdHkgb2YgTW9ub2dyYXBocyBmb3IgVW5kZXJncmFkdWF0ZSBhbmQgU3BlY2lhbGl6YXRpb24gaW4gdGhlIERpZ2l0YWwgTGlicmFyeSBvZiBNb25vZ3JhcGhzIChCRE0pPC9jZW50ZXI+CgpBcyB0aGUgY29weXJpZ2h0IG93bmVyIG9mIHRoZSBtb25vZ3JhcGgsIEkgYXV0aG9yaXplIHRoZSBGZWRlcmFsIFVuaXZlcnNpdHkgb2YgUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSAoVUZSTikgdG8gbWFrZSBhdmFpbGFibGUgdGhyb3VnaCB0aGUgRGlnaXRhbCBMaWJyYXJ5IG9mIE1vbm9ncmFwaHMgb2YgVUZSTiwgd2l0aG91dCByZWltYnVyc2VtZW50IG9mIGNvcHlyaWdodCwgYWNjb3JkaW5nIHRvIExhdyA5NjEwLzk4ICwgdGhlIGZ1bGwgdGV4dCBvZiB0aGUgd29yayBzdWJtaXR0ZWQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHJlYWRpbmcsIHByaW50aW5nIGFuZCAvIG9yIGRvd25sb2FkaW5nLCBhcyBhIG1lYW5zIG9mIGRpc3NlbWluYXRpbmcgQnJhemlsaWFuIHNjaWVudGlmaWMgcHJvZHVjdGlvbiwgYXMgb2YgdGhlIGRhdGUgb2Ygc3VibWlzc2lvbi4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-23T18:32:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Importância da ludicidade nos jogos digitais educacionais
title A Importância da ludicidade nos jogos digitais educacionais
spellingShingle A Importância da ludicidade nos jogos digitais educacionais
Filgueira, Mário Sérgio Gomes
Ludicidade
Educação
Jogos digitais
title_short A Importância da ludicidade nos jogos digitais educacionais
title_full A Importância da ludicidade nos jogos digitais educacionais
title_fullStr A Importância da ludicidade nos jogos digitais educacionais
title_full_unstemmed A Importância da ludicidade nos jogos digitais educacionais
title_sort A Importância da ludicidade nos jogos digitais educacionais
author Filgueira, Mário Sérgio Gomes
author_facet Filgueira, Mário Sérgio Gomes
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Chellappa, Thiago
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Tavares, Rogério Junior Correia
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Sousa, José Veríssimo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Filgueira, Mário Sérgio Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chellappa, Thiago
contributor_str_mv Chellappa, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Educação
Jogos digitais
topic Ludicidade
Educação
Jogos digitais
description O presente trabalho tem como um dos objetivos, mostrar o quão importante é a ludicidade dentro dos jogos digitais educacionais, cujo o público alvo são de crianças e pré-adolescentes em idade escolar. De um modo geral, esta monografia possuirá objetivos no âmbito não só da importância da ludicidade nos jogos educacionais, como também, que a ludicidade é crucial na educação, em outras palavras: como o lúdico pode contribuir para uma área tão deficiente em nossa sociedade, que nada mais é, do que o sistema atual da educação brasileira. Grinspun (1999), na parte especifica onde utiliza-se de artifícios tecnológicos para se educar, e relata que: “a tecnologia é o conhecimento cientifico transformado em técnica que, por sua vez, irá ampliar a possibilidade de produção de novos conhecimentos”. E nesta linha de raciocínio serão feitas analises dedutivas em três jogos educacionais para então analisar utilizando os sete princípios para projetar jogos educativos eficientes elaborados por Costa (2010) visando observar se os mesmo atendem esses princípios. Além disso, a monografia buscará soluções viáveis para tornar os jogos educacionais mais lúdicos por meio de análises de entrevistas, para então, buscar compreender a real importância da ludicidade nos jogos educacionais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-07T11:29:53Z
2022-05-25T12:21:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-07T11:29:53Z
2022-05-25T12:21:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2011901303
dc.identifier.citation.fl_str_mv FILGUEIRA, Mário Sérgio Gomes. A importância da ludicidade nos jogos digitais educacionais. 2018. 71 f. Monografia (graduação em design) - Departamento de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47411
identifier_str_mv 2011901303
FILGUEIRA, Mário Sérgio Gomes. A importância da ludicidade nos jogos digitais educacionais. 2018. 71 f. Monografia (graduação em design) - Departamento de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47411/1/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47411/2/ImportanciaLudicidadeJogos_Filgueira_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47411/3/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47411/4/A%20Import%c3%a2ncia%20da%20Ludicidade%20nos%20Jogos%20Digitais%20Educacionais%20-%20M%c3%a1rio%20S%c3%a9rgio%20Gomes%20Filgueira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
28648c5a6eeac0e42cbbb127cce3c34d
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
95164186ffe5f1235941bbf162d12664
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832844709560320