Relação entre exposição à luz em sala de aula, ciclo sonovigília e atenção em adolescentes de diferentes cidades do RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23843 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
id |
UFRN_61ac64cd58099a47bec9929b8dedcd4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23843 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Galina, Sabinne Daniellehttp://lattes.cnpq.br/1140841020852484http://lattes.cnpq.br/2667344626234863Ramírez, Pablo Valdezhttp://lattes.cnpq.br/0850934455095557Louzada, Fernando Mazzillihttp://lattes.cnpq.br/7357249693038974Araújo, John Fontenelehttp://lattes.cnpq.br/3347815035685882Azevedo, Carolina Virginia Macedo de2017-09-12T19:54:16Z2017-09-12T19:54:16Z2017-05-12GALINA, Sabinne Danielle. Relação entre exposição à luz em sala de aula, ciclo sonovigília e atenção em adolescentes de diferentes cidades do RN. 2017. 143f. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23843Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Em adolescentes, o atraso de fase do sono está associado à redução na duração do sono, ocasionando aumento na sonolência diurna e baixo desempenho acadêmico. O baixo desempenho pode estar relacionado à redução na atenção, processo cognitivo, cujos componentes apresentam variação circadiana, e assim como o ciclo sono-vigília (CSV) pode ser modulado por ciclos de luz-escuro. Portanto, este estudo tem como objetivo verificar a existência de relações entre a intensidade luminosa na sala de aula e o CSV, qualidade de sono, sonolência diurna e atenção em adolescentes do turno matutino de escolas privadas da capital (C) (Natal: Latitude: 05º 47' 42" Sul, Longitude: 35º 12' 34" Oeste) e do interior (I) (Santa Cruz: Latitude: 6° 13' 46'' Sul, Longitude: 36° 1' 24'' Oeste) do estado do RN. Participaram do estudo 115 adolescentes (C: 56 e I: 59), de ambos os sexos (41 meninos), matriculados no 1º e 2º anos do ensino médio. Os alunos responderam aos questionários: “A Saúde e o Sono”, Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, as Escalas de Matutinidade e Vespertinidade, e Pediátrica de Sonolência diurna, além de um Diário de Sono, que continha a escala de sonolência de Maldonado, este último por 10 dias. A atenção foi avaliada pela Tarefa de Execução Contínua (TEC), entre 7:30h e 9:30h em horário de aula com aplicação única. A intensidade luminosa foi registrada durante o horário de intervalo dos alunos. A sala de aula foi subdividida em 6 quadrantes para medição, que ocorreu com todas as luzes acesas e também com as luzes apagadas e um projetor ligado, simulando uma aula com projeção. De forma geral, a amostra apresentou hábitos e qualidade ruim de sono, privação parcial e irregularidade nos horários de sono entre dias escolares e fins de semana, independentemente do local em que residem, reforçando a hipótese de que o horário de início das aulas pela manhã é um forte desafio temporal para os adolescentes. Os indivíduos expostos a maior intensidade luminosa dentro de sala apresentaram horário de levantar mais cedo (r=-0,30, p<0,001), maior irregularidade para os horários de deitar (r=0,23, p<0,05) e levantar (r=0,20, p<0,05), e menor tempo na cama durante a semana (r=-0,16, p=0,05); bem como melhor desempenho atencional através de maior percentagem de acertos (A) e menor de omissões (O) para o alerta tônico (A: r=0,22, p<0,05 e O: r=-0,26, p<0,001) e fásico (A: r=0,22, p<0,05 e O: r=-0,23, p<0,05), e a atenção sustentada (A: r=0,17, p=0,06 e O: r=0,26, p<0,001). Neste sentido, a intensidade luminosa em sala de aula pode ser um fator que influencia o sono e componentes da atenção, tais como o alerta tônico e fásico e a atenção sustentada; visto que aqueles que assistem aulas em salas com maior intensidade luminosa apresentaram modificações no padrão de sono e melhor desempenho atencional. Todavia, estudos adicionais com maior número de escolas nas localidades estudadas são necessários para confirmar estas evidências.porCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS: PSICOBIOLOGIAPadrão temporal de sonoLuzIntensidade luminosaEscolaAtençãoRelação entre exposição à luz em sala de aula, ciclo sonovigília e atenção em adolescentes de diferentes cidades do RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSabinneDanielleGalina_DISSERT.pdfSabinneDanielleGalina_DISSERT.pdfapplication/pdf2328241https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23843/1/SabinneDanielleGalina_DISSERT.pdf3e7e985354045343929ee40277d24143MD51TEXTSabinneDanielleGalina_DISSERT.pdf.txtSabinneDanielleGalina_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain233269https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23843/4/SabinneDanielleGalina_DISSERT.pdf.txtac107da81ec484d036ac639c3ac0b119MD54THUMBNAILSabinneDanielleGalina_DISSERT.pdf.jpgSabinneDanielleGalina_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2266https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23843/5/SabinneDanielleGalina_DISSERT.pdf.jpg9e79396d60f4c80a010f1a3a929e0881MD55123456789/238432017-11-05 00:51:45.915oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23843Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T03:51:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação entre exposição à luz em sala de aula, ciclo sonovigília e atenção em adolescentes de diferentes cidades do RN |
title |
Relação entre exposição à luz em sala de aula, ciclo sonovigília e atenção em adolescentes de diferentes cidades do RN |
spellingShingle |
Relação entre exposição à luz em sala de aula, ciclo sonovigília e atenção em adolescentes de diferentes cidades do RN Galina, Sabinne Danielle CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS: PSICOBIOLOGIA Padrão temporal de sono Luz Intensidade luminosa Escola Atenção |
title_short |
Relação entre exposição à luz em sala de aula, ciclo sonovigília e atenção em adolescentes de diferentes cidades do RN |
title_full |
Relação entre exposição à luz em sala de aula, ciclo sonovigília e atenção em adolescentes de diferentes cidades do RN |
title_fullStr |
Relação entre exposição à luz em sala de aula, ciclo sonovigília e atenção em adolescentes de diferentes cidades do RN |
title_full_unstemmed |
Relação entre exposição à luz em sala de aula, ciclo sonovigília e atenção em adolescentes de diferentes cidades do RN |
title_sort |
Relação entre exposição à luz em sala de aula, ciclo sonovigília e atenção em adolescentes de diferentes cidades do RN |
author |
Galina, Sabinne Danielle |
author_facet |
Galina, Sabinne Danielle |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1140841020852484 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2667344626234863 |
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Louzada, Fernando Mazzilli |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7357249693038974 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Araújo, John Fontenele |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3347815035685882 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galina, Sabinne Danielle |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Ramírez, Pablo Valdez |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0850934455095557 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevedo, Carolina Virginia Macedo de |
contributor_str_mv |
Ramírez, Pablo Valdez Azevedo, Carolina Virginia Macedo de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS: PSICOBIOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS: PSICOBIOLOGIA Padrão temporal de sono Luz Intensidade luminosa Escola Atenção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Padrão temporal de sono Luz Intensidade luminosa Escola Atenção |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-12T19:54:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-12T19:54:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-05-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GALINA, Sabinne Danielle. Relação entre exposição à luz em sala de aula, ciclo sonovigília e atenção em adolescentes de diferentes cidades do RN. 2017. 143f. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23843 |
identifier_str_mv |
GALINA, Sabinne Danielle. Relação entre exposição à luz em sala de aula, ciclo sonovigília e atenção em adolescentes de diferentes cidades do RN. 2017. 143f. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23843/1/SabinneDanielleGalina_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23843/4/SabinneDanielleGalina_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23843/5/SabinneDanielleGalina_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e7e985354045343929ee40277d24143 ac107da81ec484d036ac639c3ac0b119 9e79396d60f4c80a010f1a3a929e0881 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832844847972352 |