Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Diva Perla Peixoto de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26343
Resumo: As redes sociais estão presentes no dia a dia da população urbana mundial, conectando pessoas com interesses em comum de forma interativa, sendo um dos motivos que levou o Facebook a tornar-se a rede social digital mais utilizada da atualidade. Apresentando, em sua plataforma, recursos e ferramentas que, aliadas à prática educacional, possibilitam um ensino e uma aprendizagem interativa e colaborativa, o presente trabalho tem como objetivo identificar os potenciais pedagógicos da referida rede, utilizada como recurso metodológico na disciplina de Arte, com os alunos do 6º ao 9º da Escola Municipal Gregório Bezerra, situada na cidade de Olinda, em Pernambuco. Busca apresentar o conjunto de atividades realizadas a partir de conteúdos online no grupo fechado “Tá na Aula, Tá no Face!”, analisando suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento artístico possibilitando a construção de conhecimento dos estudantes de forma não tradicional. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sob o viés da pesquisa-ação participante utilizando a Teoria Fundamentada para a análise dos dados coletados. A partir do relato sobre a criação da internet, do desenvolvimento da sociedade em rede, das comunidades virtuais e das redes sociais, construímos um percurso que nos leva às suas influências na educação. Considerando que essas redes de conexões transformaram o comportamento das pessoas em relação umas as outras, cabe a escola e ao professor acompanhar essas mudanças, pois faz parte do processo educativo de todo cidadão.
id UFRN_62e34f1652ccdca7218b3c510ac95290
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26343
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Mattos, Diva Perla Peixoto deCorso, AlinePfutzenreuter, Edson do PradoAndruchak, Marcos AlbertoTavares, Rogerio Júnior Correia2018-12-12T22:54:00Z2018-12-12T22:54:00Z2018-08-31MATTOS, Diva Perla Peixoto de. Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola. 2018. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26343As redes sociais estão presentes no dia a dia da população urbana mundial, conectando pessoas com interesses em comum de forma interativa, sendo um dos motivos que levou o Facebook a tornar-se a rede social digital mais utilizada da atualidade. Apresentando, em sua plataforma, recursos e ferramentas que, aliadas à prática educacional, possibilitam um ensino e uma aprendizagem interativa e colaborativa, o presente trabalho tem como objetivo identificar os potenciais pedagógicos da referida rede, utilizada como recurso metodológico na disciplina de Arte, com os alunos do 6º ao 9º da Escola Municipal Gregório Bezerra, situada na cidade de Olinda, em Pernambuco. Busca apresentar o conjunto de atividades realizadas a partir de conteúdos online no grupo fechado “Tá na Aula, Tá no Face!”, analisando suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento artístico possibilitando a construção de conhecimento dos estudantes de forma não tradicional. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sob o viés da pesquisa-ação participante utilizando a Teoria Fundamentada para a análise dos dados coletados. A partir do relato sobre a criação da internet, do desenvolvimento da sociedade em rede, das comunidades virtuais e das redes sociais, construímos um percurso que nos leva às suas influências na educação. Considerando que essas redes de conexões transformaram o comportamento das pessoas em relação umas as outras, cabe a escola e ao professor acompanhar essas mudanças, pois faz parte do processo educativo de todo cidadão.Social networks are present in the daily lives of the world's urban population by connecting people with common interests in an interactive way, being one of the reasons that led Facebook to become the most used digital social network today. In its platform, resources and tools that, together with educational practice, make teaching and interactive and collaborative learning possible, the present work aims to identify the pedagogical potentials of said network, used as a methodological resource in the Arts discipline, with the students from the 6th to the 9th of the Municipal School Gregório Bezerra, at Olinda city, in Pernambuco. It seeks to present the set of activities carried out from online content in the closed group "Tá na Aula, Tá no Face!" (It´s in the classroom, it´s in the Face, in brazilian portuguese language), analyzing their contributions to the development of artistic thinking, enabling the construction of students’ knowledge in a non-traditional way. This is a qualitative bibliographic research, under the bias of the participatory action research using the Grounded Theory for the analysis of the data collected. Starting from the subjects of internet origins, the development of networked society, virtual communities and social networks, we have built a path that leads us to its influences in education. Considering that these networks of connections have transformed the behavior of people in relation to each other, it is up to the school and the teacher to follow these changes, since it is part of the educational process of every citizen.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTESRedes sociaisFacebookEnsino de arteEducaçãoNovas mídiasTá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES – PROFARTESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTánaula_Mattos_2018.pdf.txtTánaula_Mattos_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain165134https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26343/2/T%c3%a1naula_Mattos_2018.pdf.txt4dff23f23f0395155318d9838fbec60dMD52THUMBNAILTánaula_Mattos_2018.pdf.jpgTánaula_Mattos_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3331https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26343/3/T%c3%a1naula_Mattos_2018.pdf.jpg653a9c287e88bc13975e154706747307MD53ORIGINALTánaula_Mattos_2018.pdfapplication/pdf10987303https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26343/1/T%c3%a1naula_Mattos_2018.pdf20fb2bd20ca475c4fdd1bed759c8c384MD51123456789/263432019-01-30 12:15:44.78oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26343Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T15:15:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola
title Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola
spellingShingle Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola
Mattos, Diva Perla Peixoto de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES
Redes sociais
Facebook
Ensino de arte
Educação
Novas mídias
title_short Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola
title_full Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola
title_fullStr Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola
title_full_unstemmed Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola
title_sort Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola
author Mattos, Diva Perla Peixoto de
author_facet Mattos, Diva Perla Peixoto de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Corso, Aline
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pfutzenreuter, Edson do Prado
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Andruchak, Marcos Alberto
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Diva Perla Peixoto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tavares, Rogerio Júnior Correia
contributor_str_mv Tavares, Rogerio Júnior Correia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES
Redes sociais
Facebook
Ensino de arte
Educação
Novas mídias
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Facebook
Ensino de arte
Educação
Novas mídias
description As redes sociais estão presentes no dia a dia da população urbana mundial, conectando pessoas com interesses em comum de forma interativa, sendo um dos motivos que levou o Facebook a tornar-se a rede social digital mais utilizada da atualidade. Apresentando, em sua plataforma, recursos e ferramentas que, aliadas à prática educacional, possibilitam um ensino e uma aprendizagem interativa e colaborativa, o presente trabalho tem como objetivo identificar os potenciais pedagógicos da referida rede, utilizada como recurso metodológico na disciplina de Arte, com os alunos do 6º ao 9º da Escola Municipal Gregório Bezerra, situada na cidade de Olinda, em Pernambuco. Busca apresentar o conjunto de atividades realizadas a partir de conteúdos online no grupo fechado “Tá na Aula, Tá no Face!”, analisando suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento artístico possibilitando a construção de conhecimento dos estudantes de forma não tradicional. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sob o viés da pesquisa-ação participante utilizando a Teoria Fundamentada para a análise dos dados coletados. A partir do relato sobre a criação da internet, do desenvolvimento da sociedade em rede, das comunidades virtuais e das redes sociais, construímos um percurso que nos leva às suas influências na educação. Considerando que essas redes de conexões transformaram o comportamento das pessoas em relação umas as outras, cabe a escola e ao professor acompanhar essas mudanças, pois faz parte do processo educativo de todo cidadão.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-12T22:54:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-12T22:54:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MATTOS, Diva Perla Peixoto de. Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola. 2018. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26343
identifier_str_mv MATTOS, Diva Perla Peixoto de. Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola. 2018. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES – PROFARTES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26343/2/T%c3%a1naula_Mattos_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26343/3/T%c3%a1naula_Mattos_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26343/1/T%c3%a1naula_Mattos_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4dff23f23f0395155318d9838fbec60d
653a9c287e88bc13975e154706747307
20fb2bd20ca475c4fdd1bed759c8c384
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832641129578496