Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22586 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva identificar e analisar os aspectos relativos ao ensino da matemática a partir do desenvolvimento de um projeto de letramento com alunos do 9° ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Mamanguape, no estado da Paraíba - Brasil. Para tanto, tomamos os referenciais teóricos do letramento e projeto de letramento (KLEIMAN, 1995; 2000; 2005; 2007; STREET, 2007; 2014), leituras e escritas nas aulas de Matemática (SMOLE & DINIZ, 2001; LIMA E NORONHA, 2014) e gêneros discursivos (LEITE & BARBOSA, 2014). O percurso metodológico da pesquisa consistiu na elaboração e desenvolvimento de um projeto de letramento nas aulas de matemática, que teve como foco temático “O uso da água” e por título “Abastecimento e armazenamento de água no município de Mamanguape-PB”. De natureza qualitativa, a investigação é caracterizada como pesquisa-ação, pois a atuação do professor-pesquisador não foi limitada à mera observação das ações, mas um sujeito que reflete, intervém, analisa e transforma sua prática docente e aprende com os sujeitos envolvidos na pesquisa (GIL, 2010). A análise dos dados que foram construídos ao longo do desenvolvimento do projeto de letramento, deu-se em uma perspectiva (auto)reflexiva que considerou o processo de (re)elaboração do planejamento de ensino e da prática docente presentes no processo dialógico, estabelecido entre os sujeitos de letramento e decorrentes da vivência de momentos de planejamento individual e coletivo, de práticas de letramento e da compreensão e reformulação dos conceitos matemáticos envolvidos. Os resultados apontam para aprendizados docentes emergentes das reflexões do professor e aprendizados matemáticos e sociais dos alunos. |
id |
UFRN_62f5795cb152e72406870fe41296a08c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22586 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Jânio Elpídio dehttp://lattes.cnpq.br/9382142284044258http://lattes.cnpq.br/3258090174478169Angelo, Cristiane Borgeshttp://lattes.cnpq.br/6611423874164067Alves, Francisca Terezinha de OliveiraMendes, Iran Abreuhttp://lattes.cnpq.br/4490674057492872Barbosa, Tatyana Mabel Nobrehttp://lattes.cnpq.br/6982452047842223Noronha, Claudianny Amorim2017-04-07T22:51:16Z2017-04-07T22:51:16Z2016-06-17MEDEIROS, Jânio Elpídio de. Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência. 2016. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22586O presente trabalho objetiva identificar e analisar os aspectos relativos ao ensino da matemática a partir do desenvolvimento de um projeto de letramento com alunos do 9° ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Mamanguape, no estado da Paraíba - Brasil. Para tanto, tomamos os referenciais teóricos do letramento e projeto de letramento (KLEIMAN, 1995; 2000; 2005; 2007; STREET, 2007; 2014), leituras e escritas nas aulas de Matemática (SMOLE & DINIZ, 2001; LIMA E NORONHA, 2014) e gêneros discursivos (LEITE & BARBOSA, 2014). O percurso metodológico da pesquisa consistiu na elaboração e desenvolvimento de um projeto de letramento nas aulas de matemática, que teve como foco temático “O uso da água” e por título “Abastecimento e armazenamento de água no município de Mamanguape-PB”. De natureza qualitativa, a investigação é caracterizada como pesquisa-ação, pois a atuação do professor-pesquisador não foi limitada à mera observação das ações, mas um sujeito que reflete, intervém, analisa e transforma sua prática docente e aprende com os sujeitos envolvidos na pesquisa (GIL, 2010). A análise dos dados que foram construídos ao longo do desenvolvimento do projeto de letramento, deu-se em uma perspectiva (auto)reflexiva que considerou o processo de (re)elaboração do planejamento de ensino e da prática docente presentes no processo dialógico, estabelecido entre os sujeitos de letramento e decorrentes da vivência de momentos de planejamento individual e coletivo, de práticas de letramento e da compreensão e reformulação dos conceitos matemáticos envolvidos. Os resultados apontam para aprendizados docentes emergentes das reflexões do professor e aprendizados matemáticos e sociais dos alunos.This paper aims to identify and analyze the aspects concerning Mathematics teaching from the development of a literacy project with students from 9th grade of elementary school. We performed the survey in a public school in Mamanguape, Paraiba, Brazil. In order to do that, we analyzed the theoretical frameworks of literacy and literacy project (KLEIMAN, 1995; 2000; 2005; 2007; STREET, 2007; 2014); reading and writing activities in Mathematics classes (SMOLE & DINIZ, 2001; LIMA AND NORONHA, 2014) and speech genres (LEITE & BARBOSA, 2014). The methodological research course consisted in the design and development of a literacy project in Math classes, which had as its thematic focus "The use of water" and entitled as "Water supply and storage in Mamanguape-PB". Since it is a qualitative research, we characterize this investigation as an Action-Research, because the role of the teacher-researcher was not limited to mere observation of the actions, but to being subjects who reflect, intervene, analyze and transform their teaching practice and learn from those involved in the research (GIL, 2010). The data analysis that we performed along the literacy project development took place in a self-reflective perspective that considered the process of (re) developing the educational planning and the teaching practice – both present in the dialogical process. This was established between the subjects of literacy and due to the experience of individual collective moments of planning, of literacy practices and of understanding and reformulating the mathematical concepts involved. The results point to the teacher‟s learning, which came from their reflections, and to the students‟ mathematical and social learning.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLetramento matemáticoProjeto de letramentoEnsino de matemáticaEscola públicaProjeto de letramento matemático: indicadores para a docênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJanioElpidioDeMedeiros_DISSERT.pdfJanioElpidioDeMedeiros_DISSERT.pdfapplication/pdf1747620https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22586/1/JanioElpidioDeMedeiros_DISSERT.pdf7c2f462994eb17c0f6a0d5479cd44441MD51TEXTJanioElpidioDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtJanioElpidioDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain241731https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22586/4/JanioElpidioDeMedeiros_DISSERT.pdf.txt715562ebcb084384ee8f8a2b264d1993MD54THUMBNAILJanioElpidioDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgJanioElpidioDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1554https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22586/5/JanioElpidioDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgfa57a9ff2891b72f4ff4185d4b4d284aMD55123456789/225862017-11-04 00:30:52.073oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22586Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T03:30:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência |
title |
Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência |
spellingShingle |
Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência Medeiros, Jânio Elpídio de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Letramento matemático Projeto de letramento Ensino de matemática Escola pública |
title_short |
Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência |
title_full |
Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência |
title_fullStr |
Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência |
title_full_unstemmed |
Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência |
title_sort |
Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência |
author |
Medeiros, Jânio Elpídio de |
author_facet |
Medeiros, Jânio Elpídio de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9382142284044258 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3258090174478169 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Angelo, Cristiane Borges |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6611423874164067 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Alves, Francisca Terezinha de Oliveira |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4490674057492872 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Barbosa, Tatyana Mabel Nobre |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6982452047842223 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Jânio Elpídio de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Noronha, Claudianny Amorim |
contributor_str_mv |
Noronha, Claudianny Amorim |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Letramento matemático Projeto de letramento Ensino de matemática Escola pública |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento matemático Projeto de letramento Ensino de matemática Escola pública |
description |
O presente trabalho objetiva identificar e analisar os aspectos relativos ao ensino da matemática a partir do desenvolvimento de um projeto de letramento com alunos do 9° ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Mamanguape, no estado da Paraíba - Brasil. Para tanto, tomamos os referenciais teóricos do letramento e projeto de letramento (KLEIMAN, 1995; 2000; 2005; 2007; STREET, 2007; 2014), leituras e escritas nas aulas de Matemática (SMOLE & DINIZ, 2001; LIMA E NORONHA, 2014) e gêneros discursivos (LEITE & BARBOSA, 2014). O percurso metodológico da pesquisa consistiu na elaboração e desenvolvimento de um projeto de letramento nas aulas de matemática, que teve como foco temático “O uso da água” e por título “Abastecimento e armazenamento de água no município de Mamanguape-PB”. De natureza qualitativa, a investigação é caracterizada como pesquisa-ação, pois a atuação do professor-pesquisador não foi limitada à mera observação das ações, mas um sujeito que reflete, intervém, analisa e transforma sua prática docente e aprende com os sujeitos envolvidos na pesquisa (GIL, 2010). A análise dos dados que foram construídos ao longo do desenvolvimento do projeto de letramento, deu-se em uma perspectiva (auto)reflexiva que considerou o processo de (re)elaboração do planejamento de ensino e da prática docente presentes no processo dialógico, estabelecido entre os sujeitos de letramento e decorrentes da vivência de momentos de planejamento individual e coletivo, de práticas de letramento e da compreensão e reformulação dos conceitos matemáticos envolvidos. Os resultados apontam para aprendizados docentes emergentes das reflexões do professor e aprendizados matemáticos e sociais dos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-07T22:51:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-04-07T22:51:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MEDEIROS, Jânio Elpídio de. Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência. 2016. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22586 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Jânio Elpídio de. Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência. 2016. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22586/1/JanioElpidioDeMedeiros_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22586/4/JanioElpidioDeMedeiros_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22586/5/JanioElpidioDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c2f462994eb17c0f6a0d5479cd44441 715562ebcb084384ee8f8a2b264d1993 fa57a9ff2891b72f4ff4185d4b4d284a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832811677319168 |