Determinantes da divulgação voluntária web-based das companhias brasileiras de saneamento básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwarz, Lucas Allan Diniz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41079
Resumo: Considerado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico um dos seis pilares da governança corporativa, a transparência pode ser promovida por meio da divulgação de informações voluntárias. Sabendo-se da relevância da Internet como meio de comunicação que permite a disponibilização de informações de maneira tempestiva a um baixo custo e da relevância do setor de saneamento básico, o presente estudo teve o objetivo de verificar os fatores determinantes que explicam a quantidade de informações voluntárias divulgadas na Internet por meio dos websites das companhias brasileiras de saneamento básico. Para atingir o objetivo, foi necessário compor uma métrica capaz de avaliar a extensão da divulgação voluntária web-based. Foi verificado um Índice de Divulgação Voluntária médio de 0,3681. A amostra foi composta por um total de 68 companhias que prestam serviços de água, esgoto ou ambos, constituídas sob o regime de sociedade anônima. Os fatores analisados foram Tamanho, Tipo de auditoria, Custo do capital de terceiros, Estrutura de Propriedade, Regulação, Rentabilidade, Alavancagem e Liquidez. A análise econométrica foi realizada por meio de um Modelo Linear Generalizado. Foi verificado, por meio da análise de regressão, uma associação positiva entre Tamanho, Tipo de Auditoria, Estrutura de Propriedade e Regulação com um maior nível de divulgação voluntária web-based. Contudo, as variáveis Custo do capital de terceiros, Rentabilidade, Alavancagem e Liquidez não se apresentaram estatisticamente significantes.
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