Trajetória do processo de Ensino do Parkour na cidade de Natal/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29234 |
Resumo: | Este trabalho dissertativo desenvolve-se em meio às reflexões sobre a Prática Corporal de Aventura Urbana, denominada Le Parkour, com origem nos subúrbios da França vem ganhando adeptos no mundo inteiro tendo como principal meio de propagação filmes, documentários e vídeos na internet, que chegou no Brasil por volta de 2004, e 2005 em Natal/RN, que com uma maneira distinta da educação formal. Sendo assim, tivemos como problemática: como é realizado o processo de ensino e aprendizagem do Parkour em um grupo de praticantes na cidade de Natal/RN? Tendo como Objetivo Geral: Compreender como se dá o processo de ensino e aprendizagem do Parkour em um grupo de praticantes da cidade do Natal/RN, e como Objetivos Específicos: Identificar de que forma o ensino do Parkour é apresentado nos referenciais teóricos; Identificar e descrever de que forma é realizado o ensino e aprendizagem do Parkour em um grupo da cidade de Natal/RN e sobre quais os elementos são considerados mais importantes a ser aprendidos segundo os praticantes. Para alcançar nossos objetivos, utilizamos pesquisa qualitativa de natureza descritiva, com viés etnográfico, sendo desenvolvida em dois momentos: primeiramente, investigamos através de um levantamento bibliográfico sobre o que a literatura propõe sobre o ensino do Parkour. No segundo momento foi dividido em três etapas: a primeira realizamos uma observação participante em treinos de um grupo de praticantes de Parkour em Natal/RN, ocorreram no período entre junho de 2019 à dezembro de 2019, com registro em vídeo; segunda, entrevistamos 5 praticantes de Parkour que treinam na cidade por pelo menos um ano, realizada e gravada entre o dia 30 de novembro e 04 de dezembro de 2019; na terceira, dialogamos sobre a maneira que se aprende e como se ensina Parkour no ponto de vista dos praticantes com as propostas disponíveis pelas literaturas. Percebemos que há divergências entre o que é proposto pelo o que a literatura propõe sobre o ensino e como o grupo treina, estão relacionados: ao tempo de duração, a idade dos participantes, os equipamentos e espaços utilizados, a gestão de riscos, o objetivo da prática e a existência de um mediador. O ensino do Parkour em Natal/RN é realizado de maneira informal, em grupo, porém em alguns momentos, é predominante o ensino em pares, acontecendo com mais frequência aos finais de semana pela tarde, sem tempo determinado para término, com ou sem uso de música. A maneira como aprendem é distinta da maneira que ensinam, dependendo das capacidades de aprendizagem de cada indivíduo, tendem a fragmentar o movimento, analisando os erros e ajustes pela percepção dos colegas ou por meio de vídeos, que em seguida são editados, adicionam música e compartilham nas redes sociais. |
id |
UFRN_6783df02d62a177a8834fda532639961 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29234 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Jesus, Edna Nascimento dePimentel, Giuliano Gomes de AssisOliveira, Márcio Romeu Ribas deAragão, Marta Genu SoaresSilva, Priscilla Pinto Costa daAraújo, Allyson Carvalho de2020-06-10T23:57:19Z2020-06-10T23:57:19Z2020-03-03JESUS, Edna Nascimento de. Trajetória do processo de Ensino do Parkour na cidade de Natal/RN. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29234Este trabalho dissertativo desenvolve-se em meio às reflexões sobre a Prática Corporal de Aventura Urbana, denominada Le Parkour, com origem nos subúrbios da França vem ganhando adeptos no mundo inteiro tendo como principal meio de propagação filmes, documentários e vídeos na internet, que chegou no Brasil por volta de 2004, e 2005 em Natal/RN, que com uma maneira distinta da educação formal. Sendo assim, tivemos como problemática: como é realizado o processo de ensino e aprendizagem do Parkour em um grupo de praticantes na cidade de Natal/RN? Tendo como Objetivo Geral: Compreender como se dá o processo de ensino e aprendizagem do Parkour em um grupo de praticantes da cidade do Natal/RN, e como Objetivos Específicos: Identificar de que forma o ensino do Parkour é apresentado nos referenciais teóricos; Identificar e descrever de que forma é realizado o ensino e aprendizagem do Parkour em um grupo da cidade de Natal/RN e sobre quais os elementos são considerados mais importantes a ser aprendidos segundo os praticantes. Para alcançar nossos objetivos, utilizamos pesquisa qualitativa de natureza descritiva, com viés etnográfico, sendo desenvolvida em dois momentos: primeiramente, investigamos através de um levantamento bibliográfico sobre o que a literatura propõe sobre o ensino do Parkour. No segundo momento foi dividido em três etapas: a primeira realizamos uma observação participante em treinos de um grupo de praticantes de Parkour em Natal/RN, ocorreram no período entre junho de 2019 à dezembro de 2019, com registro em vídeo; segunda, entrevistamos 5 praticantes de Parkour que treinam na cidade por pelo menos um ano, realizada e gravada entre o dia 30 de novembro e 04 de dezembro de 2019; na terceira, dialogamos sobre a maneira que se aprende e como se ensina Parkour no ponto de vista dos praticantes com as propostas disponíveis pelas literaturas. Percebemos que há divergências entre o que é proposto pelo o que a literatura propõe sobre o ensino e como o grupo treina, estão relacionados: ao tempo de duração, a idade dos participantes, os equipamentos e espaços utilizados, a gestão de riscos, o objetivo da prática e a existência de um mediador. O ensino do Parkour em Natal/RN é realizado de maneira informal, em grupo, porém em alguns momentos, é predominante o ensino em pares, acontecendo com mais frequência aos finais de semana pela tarde, sem tempo determinado para término, com ou sem uso de música. A maneira como aprendem é distinta da maneira que ensinam, dependendo das capacidades de aprendizagem de cada indivíduo, tendem a fragmentar o movimento, analisando os erros e ajustes pela percepção dos colegas ou por meio de vídeos, que em seguida são editados, adicionam música e compartilham nas redes sociais.This dissertative work is developed amid the reflections on the Urban Adventure Body Practice, called Le Parkour, originating in the suburbs of France has been gaining adherents worldwide having as main means of spreading films, documentaries and videos on the Internet, which arrived in Brazil around 2004, and 2005 in Natal / RN, which with a distinct way of formal education. Thus, we had as a problem: how is the process of teaching and learning Parkour performed in a group of practitioners in the city of Natal / RN? Having as General Objective: Understand how the process of teaching and learning of Parkour takes place in a group of practitioners of the city of Natal / RN, and as Specific Objectives: Identify how the teaching of Parkour is presented in the theoretical frameworks; Identify and describe how the teaching and learning of Parkour is done in a group in Natal / RN and which elements are considered most important to be learned according to practitioners. To achieve our objectives, we used qualitative research of descriptive nature, with ethnographic bias, being developed in two moments: first, we investigated through a bibliographic survey about what the literature proposes about the teaching of Parkour. In the second moment it was divided in three stages: the first one we made a participant observation in training of a group of Parkour practitioners in Natal / RN, occurred between June 2019 to December 2019, with video recording; Second, we interviewed 5 Parkour practitioners who have been training in the city for at least one year, performed and recorded between November 30 and December 4, 2019; In the third, we talk about how we learn and how to teach Parkour from the practitioners' point of view with the proposals available from the literature. We realize that there are divergences between what is proposed by what the literature proposes about teaching and how the group trains are related to: duration, age of participants, equipment and spaces used, risk management, purpose of practice and the existence of a mediator. The teaching of Parkour in Natal / RN is done informally, in groups, but sometimes, is predominant teaching in pairs, most often on weekends in the afternoon, with no time to finish, with or without use. Music The way they learn differs from the way they teach, depending on each individual's learning abilities, they tend to fragment the movement, analyzing errors and adjustments by peer perception or through videos, which are then edited, add music and share on social networks.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAParkourEnsinoEducação FísicaTrajetória do processo de Ensino do Parkour na cidade de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTrajetoriaprocessoensino_Jesus_2020.pdfapplication/pdf1671279https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29234/1/Trajetoriaprocessoensino_Jesus_2020.pdf1f58a42df1a5caf0a511eee590d870adMD51TEXTTrajetoriaprocessoensino_Jesus_2020.pdf.txtTrajetoriaprocessoensino_Jesus_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain253226https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29234/2/Trajetoriaprocessoensino_Jesus_2020.pdf.txt1fdae29f0d20f96d69d7f9450a87b836MD52THUMBNAILTrajetoriaprocessoensino_Jesus_2020.pdf.jpgTrajetoriaprocessoensino_Jesus_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29234/3/Trajetoriaprocessoensino_Jesus_2020.pdf.jpg328593da3fff819e18f968fe78d8f3d8MD53123456789/292342020-06-14 04:39:07.662oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29234Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-14T07:39:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetória do processo de Ensino do Parkour na cidade de Natal/RN |
title |
Trajetória do processo de Ensino do Parkour na cidade de Natal/RN |
spellingShingle |
Trajetória do processo de Ensino do Parkour na cidade de Natal/RN Jesus, Edna Nascimento de CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Parkour Ensino Educação Física |
title_short |
Trajetória do processo de Ensino do Parkour na cidade de Natal/RN |
title_full |
Trajetória do processo de Ensino do Parkour na cidade de Natal/RN |
title_fullStr |
Trajetória do processo de Ensino do Parkour na cidade de Natal/RN |
title_full_unstemmed |
Trajetória do processo de Ensino do Parkour na cidade de Natal/RN |
title_sort |
Trajetória do processo de Ensino do Parkour na cidade de Natal/RN |
author |
Jesus, Edna Nascimento de |
author_facet |
Jesus, Edna Nascimento de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Pimentel, Giuliano Gomes de Assis |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Márcio Romeu Ribas de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Aragão, Marta Genu Soares |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Silva, Priscilla Pinto Costa da |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Edna Nascimento de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Allyson Carvalho de |
contributor_str_mv |
Araújo, Allyson Carvalho de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Parkour Ensino Educação Física |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parkour Ensino Educação Física |
description |
Este trabalho dissertativo desenvolve-se em meio às reflexões sobre a Prática Corporal de Aventura Urbana, denominada Le Parkour, com origem nos subúrbios da França vem ganhando adeptos no mundo inteiro tendo como principal meio de propagação filmes, documentários e vídeos na internet, que chegou no Brasil por volta de 2004, e 2005 em Natal/RN, que com uma maneira distinta da educação formal. Sendo assim, tivemos como problemática: como é realizado o processo de ensino e aprendizagem do Parkour em um grupo de praticantes na cidade de Natal/RN? Tendo como Objetivo Geral: Compreender como se dá o processo de ensino e aprendizagem do Parkour em um grupo de praticantes da cidade do Natal/RN, e como Objetivos Específicos: Identificar de que forma o ensino do Parkour é apresentado nos referenciais teóricos; Identificar e descrever de que forma é realizado o ensino e aprendizagem do Parkour em um grupo da cidade de Natal/RN e sobre quais os elementos são considerados mais importantes a ser aprendidos segundo os praticantes. Para alcançar nossos objetivos, utilizamos pesquisa qualitativa de natureza descritiva, com viés etnográfico, sendo desenvolvida em dois momentos: primeiramente, investigamos através de um levantamento bibliográfico sobre o que a literatura propõe sobre o ensino do Parkour. No segundo momento foi dividido em três etapas: a primeira realizamos uma observação participante em treinos de um grupo de praticantes de Parkour em Natal/RN, ocorreram no período entre junho de 2019 à dezembro de 2019, com registro em vídeo; segunda, entrevistamos 5 praticantes de Parkour que treinam na cidade por pelo menos um ano, realizada e gravada entre o dia 30 de novembro e 04 de dezembro de 2019; na terceira, dialogamos sobre a maneira que se aprende e como se ensina Parkour no ponto de vista dos praticantes com as propostas disponíveis pelas literaturas. Percebemos que há divergências entre o que é proposto pelo o que a literatura propõe sobre o ensino e como o grupo treina, estão relacionados: ao tempo de duração, a idade dos participantes, os equipamentos e espaços utilizados, a gestão de riscos, o objetivo da prática e a existência de um mediador. O ensino do Parkour em Natal/RN é realizado de maneira informal, em grupo, porém em alguns momentos, é predominante o ensino em pares, acontecendo com mais frequência aos finais de semana pela tarde, sem tempo determinado para término, com ou sem uso de música. A maneira como aprendem é distinta da maneira que ensinam, dependendo das capacidades de aprendizagem de cada indivíduo, tendem a fragmentar o movimento, analisando os erros e ajustes pela percepção dos colegas ou por meio de vídeos, que em seguida são editados, adicionam música e compartilham nas redes sociais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-10T23:57:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-10T23:57:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JESUS, Edna Nascimento de. Trajetória do processo de Ensino do Parkour na cidade de Natal/RN. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29234 |
identifier_str_mv |
JESUS, Edna Nascimento de. Trajetória do processo de Ensino do Parkour na cidade de Natal/RN. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29234/1/Trajetoriaprocessoensino_Jesus_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29234/2/Trajetoriaprocessoensino_Jesus_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29234/3/Trajetoriaprocessoensino_Jesus_2020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f58a42df1a5caf0a511eee590d870ad 1fdae29f0d20f96d69d7f9450a87b836 328593da3fff819e18f968fe78d8f3d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832927541821440 |