Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Kamylla e Silva Xavier de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21882
Resumo: Esta proposta pretende contribuir com o ensino e aprendizagem da Física em condições ordinárias de trabalho no Ensino Médio de escolas públicas do interior do Nordeste brasileiro. Consiste da elaboração, implementação e avaliação de um conjunto de Sequências de Ensino cobrindo conteúdos iniciais de Física Térmica previstos para o ensino médio; ou seja, abrangendo os temas: Temperatura, Termômetros e Escalas Termométricas; Natureza e Propagação do Calor; Dilatação térmica; Calorimetria; e Descrição Macroscópica de Um Gás Ideal. Esse conjunto de sequências de ensino, considerado à parte da dissertação, constitui o que é exigido pelo Programa de Pós-graduação com o nome Produto Educacional. A pesquisa, de cunho predominantemente qualitativo, reflete acerca de aspectos históricos do ensino de Física no Brasil como pontos de partida para entender a realidade atual da disciplina de Física no Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. Discute, com base na literatura da área, as dificuldades de professores e alunos no ensino e aprendizagem da disciplina de Física, algumas relacionadas às características próprias da disciplina e outras com o modo pelo qual se dá o processo de ensino-aprendizagem. Como abordagens facilitadoras neste processo são adotadas as ênfases curriculares em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e de Ensino por Investigação (E/I), ambas fundamentadas de acordo com a literatura especializada. Em seguida, são descritas a elaboração, implementação e avaliação de Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) para os conteúdos de Física Térmica, de acordo com o referencial teórico utilizado. A intervenção feita em sala de aula ancora-se na metodologia cooperativa e participante da pesquisa-ação em duas turmas reunidas de 2º Ano de Ensino Médio da Escola Estadual Nelson Batista Alves, situada no município de Bernardino Batista, na microrregião de Cajazeiras, extremo Oeste da Paraíba. As análises dos resultados das intervenções são feitas com base no método de Análise de Conteúdo, também previamente discutido. Dentre os resultados mais representativos obtidos, temos: (i) as respostas aos testes de sondagem utilizados no início de cada intervenção escolar com o intuito de obter as concepções prévias dos estudantes sobre conceitos e fenômenos envolvidos, que propiciaram intensivas discussões esclarecedoras de aspectos diversos do conhecimento formal; (ii) as descrições das observações feitas pelos alunos dos experimentos demonstrativos utilizados para apresentação do ‘modus operandi’ de leis e princípios físicos; (iii) a descrição de respostas e discussões estabelecidas na turma sobre o conteúdo de textos de apoio utilizados como instrumentos para enfatizar uma abordagem CTSA; e, finalmente, (iv) as respostas e discussões propiciadas por outros textos de apoio cuidadosamente selecionados para uso como contexto de um ensino respaldado na investigação. Em geral, pudemos concluir que há viabilidade para implementar um ensino com estas características para o tipo de público-alvo deste trabalho, embora tenhamos que superar uma enorme gama de dificuldades relacionadas à realidade escolar e ao ambiente cultural.
id UFRN_68a83d3b277e204b9a3cacc13f0959e6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21882
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Almeida, Maria Kamylla e Silva Xavier deMedeiros, Alexandre José Gonçalves deAlves, Milton Thiago SchivaniBarreto, Ciclamio Leite2017-02-07T18:21:57Z2017-02-07T18:21:57Z2016-06-21ALMEIDA, Maria Kamylla e Silva Xavier de. Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação. 2016. 353f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21882Esta proposta pretende contribuir com o ensino e aprendizagem da Física em condições ordinárias de trabalho no Ensino Médio de escolas públicas do interior do Nordeste brasileiro. Consiste da elaboração, implementação e avaliação de um conjunto de Sequências de Ensino cobrindo conteúdos iniciais de Física Térmica previstos para o ensino médio; ou seja, abrangendo os temas: Temperatura, Termômetros e Escalas Termométricas; Natureza e Propagação do Calor; Dilatação térmica; Calorimetria; e Descrição Macroscópica de Um Gás Ideal. Esse conjunto de sequências de ensino, considerado à parte da dissertação, constitui o que é exigido pelo Programa de Pós-graduação com o nome Produto Educacional. A pesquisa, de cunho predominantemente qualitativo, reflete acerca de aspectos históricos do ensino de Física no Brasil como pontos de partida para entender a realidade atual da disciplina de Física no Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. Discute, com base na literatura da área, as dificuldades de professores e alunos no ensino e aprendizagem da disciplina de Física, algumas relacionadas às características próprias da disciplina e outras com o modo pelo qual se dá o processo de ensino-aprendizagem. Como abordagens facilitadoras neste processo são adotadas as ênfases curriculares em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e de Ensino por Investigação (E/I), ambas fundamentadas de acordo com a literatura especializada. Em seguida, são descritas a elaboração, implementação e avaliação de Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) para os conteúdos de Física Térmica, de acordo com o referencial teórico utilizado. A intervenção feita em sala de aula ancora-se na metodologia cooperativa e participante da pesquisa-ação em duas turmas reunidas de 2º Ano de Ensino Médio da Escola Estadual Nelson Batista Alves, situada no município de Bernardino Batista, na microrregião de Cajazeiras, extremo Oeste da Paraíba. As análises dos resultados das intervenções são feitas com base no método de Análise de Conteúdo, também previamente discutido. Dentre os resultados mais representativos obtidos, temos: (i) as respostas aos testes de sondagem utilizados no início de cada intervenção escolar com o intuito de obter as concepções prévias dos estudantes sobre conceitos e fenômenos envolvidos, que propiciaram intensivas discussões esclarecedoras de aspectos diversos do conhecimento formal; (ii) as descrições das observações feitas pelos alunos dos experimentos demonstrativos utilizados para apresentação do ‘modus operandi’ de leis e princípios físicos; (iii) a descrição de respostas e discussões estabelecidas na turma sobre o conteúdo de textos de apoio utilizados como instrumentos para enfatizar uma abordagem CTSA; e, finalmente, (iv) as respostas e discussões propiciadas por outros textos de apoio cuidadosamente selecionados para uso como contexto de um ensino respaldado na investigação. Em geral, pudemos concluir que há viabilidade para implementar um ensino com estas características para o tipo de público-alvo deste trabalho, embora tenhamos que superar uma enorme gama de dificuldades relacionadas à realidade escolar e ao ambiente cultural.This proposal aims to contribute to the teaching and learning of physics in ordinary working conditions in public high school institutions in the interior of the Brazilian Northeast. It consists of the design, implementation and evaluation of a set of Teaching Sequences covering initial contents of Thermal Physics provided for high school; i.e., covering the following topics: Temperature, Thermometers and Thermometric Scales; Heat Nature and Propagation Mechanisms; Thermal expansion; Calorimetry; and Macroscopic Description of an Ideal Gas. This set of teaching sequences, considered apart from the dissertation, is what is required by the Graduate Program with the name Educational Product. The research, of predominantly qualitative nature, reflects about historical aspects of teaching physics in Brazil as a starting point to understand the current reality of the discipline of physics in high school of Brazilian public educational institutions. It discusses, based in the literature, the difficulties of teachers and students in teaching and learning the discipline of physics, some related to the characteristics of the discipline and others with the way in which it gives the teaching-learning process. As facilitator approaches in this process are adopted curricular emphases in Science-Technology-Society-Environment (STSE) and Education by Research (EbyR), both founded according to the literature. Then are described the design, implementation and evaluation of Sequences of Investigative Education (SIEs) for Thermal Physics contents, according to the theoretical framework. Intervention made in the classroom is anchored in the cooperative methodology and participatory action-research in two gathered groups from 2nd high school year in the State School Nelson Batista Alves, in the municipality of Bernardino Batista, the micro region of Cajazeiras, far west Paraiba. Analysis of the results of interventions are made based on the content analysis method, also previously discussed. Among the most representative results we have: (i) responses to probing tests used at the beginning of each school intervention in order to get the preconceptions of students on concepts and phenomena involved, which provided intensive enlightening discussions of various aspects of formal knowledge; (ii) descriptions of the observations made by the students' demonstration experiments used to present the 'modus operandi' of laws and physical principles; (iii) a description of responses and discussions established in class about the contents of supporting texts used as instruments to emphasize a STSE approach; and finally (iv) the responses and aditional discussions enabled by other discussions handouts carefully selected for use as the context of a teaching supported by investigation. Overall, we concluded that there is possibility to implement an education with these characteristics for the type of audience for this work, although we have to overcome a huge range of difficulties related to the school reality and the cultural environment.porFísica térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICACTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente)Ensino por investigaçãoEnsino médioFísica térmicaFísica térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaKamyllaESilvaXavierDeAlmeida_DISSERT.pdfMariaKamyllaESilvaXavierDeAlmeida_DISSERT.pdfapplication/pdf6616445https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21882/1/MariaKamyllaESilvaXavierDeAlmeida_DISSERT.pdf3b7ae902460884720f08bb576bbf6abaMD51ProdutoEducacional_Almeida_2016.pdfProdutoEducacional_Almeida_2016.pdfGuia de orientaçãoapplication/pdf4797095https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21882/6/ProdutoEducacional_Almeida_2016.pdfce746bab3370b95b15bb6810f60a1cd1MD56TEXTMariaKamyllaESilvaXavierDeAlmeida_DISSERT.pdf.txtMariaKamyllaESilvaXavierDeAlmeida_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain689116https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21882/4/MariaKamyllaESilvaXavierDeAlmeida_DISSERT.pdf.txt16509323418e5f6375a1b3892c928e52MD54ProdutoEducacional_Almeida_2016.pdf.txtProdutoEducacional_Almeida_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain345120https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21882/7/ProdutoEducacional_Almeida_2016.pdf.txt919a483d2c76d85ee13737a74e4be971MD57THUMBNAILMariaKamyllaESilvaXavierDeAlmeida_DISSERT.pdf.jpgMariaKamyllaESilvaXavierDeAlmeida_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2094https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21882/5/MariaKamyllaESilvaXavierDeAlmeida_DISSERT.pdf.jpga34fd08875d2ba48ff16a83f94fb1216MD55ProdutoEducacional_Almeida_2016.pdf.jpgProdutoEducacional_Almeida_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2482https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21882/8/ProdutoEducacional_Almeida_2016.pdf.jpg0c608416b0699235fb03cfaf3751a31fMD58123456789/218822019-12-08 02:21:31.603oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21882Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-08T05:21:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação
title Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação
spellingShingle Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação
Almeida, Maria Kamylla e Silva Xavier de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente)
Ensino por investigação
Ensino médio
Física térmica
title_short Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação
title_full Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação
title_fullStr Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação
title_full_unstemmed Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação
title_sort Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação
author Almeida, Maria Kamylla e Silva Xavier de
author_facet Almeida, Maria Kamylla e Silva Xavier de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Medeiros, Alexandre José Gonçalves de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alves, Milton Thiago Schivani
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Kamylla e Silva Xavier de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barreto, Ciclamio Leite
contributor_str_mv Barreto, Ciclamio Leite
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente)
Ensino por investigação
Ensino médio
Física térmica
dc.subject.por.fl_str_mv CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente)
Ensino por investigação
Ensino médio
Física térmica
description Esta proposta pretende contribuir com o ensino e aprendizagem da Física em condições ordinárias de trabalho no Ensino Médio de escolas públicas do interior do Nordeste brasileiro. Consiste da elaboração, implementação e avaliação de um conjunto de Sequências de Ensino cobrindo conteúdos iniciais de Física Térmica previstos para o ensino médio; ou seja, abrangendo os temas: Temperatura, Termômetros e Escalas Termométricas; Natureza e Propagação do Calor; Dilatação térmica; Calorimetria; e Descrição Macroscópica de Um Gás Ideal. Esse conjunto de sequências de ensino, considerado à parte da dissertação, constitui o que é exigido pelo Programa de Pós-graduação com o nome Produto Educacional. A pesquisa, de cunho predominantemente qualitativo, reflete acerca de aspectos históricos do ensino de Física no Brasil como pontos de partida para entender a realidade atual da disciplina de Física no Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. Discute, com base na literatura da área, as dificuldades de professores e alunos no ensino e aprendizagem da disciplina de Física, algumas relacionadas às características próprias da disciplina e outras com o modo pelo qual se dá o processo de ensino-aprendizagem. Como abordagens facilitadoras neste processo são adotadas as ênfases curriculares em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e de Ensino por Investigação (E/I), ambas fundamentadas de acordo com a literatura especializada. Em seguida, são descritas a elaboração, implementação e avaliação de Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) para os conteúdos de Física Térmica, de acordo com o referencial teórico utilizado. A intervenção feita em sala de aula ancora-se na metodologia cooperativa e participante da pesquisa-ação em duas turmas reunidas de 2º Ano de Ensino Médio da Escola Estadual Nelson Batista Alves, situada no município de Bernardino Batista, na microrregião de Cajazeiras, extremo Oeste da Paraíba. As análises dos resultados das intervenções são feitas com base no método de Análise de Conteúdo, também previamente discutido. Dentre os resultados mais representativos obtidos, temos: (i) as respostas aos testes de sondagem utilizados no início de cada intervenção escolar com o intuito de obter as concepções prévias dos estudantes sobre conceitos e fenômenos envolvidos, que propiciaram intensivas discussões esclarecedoras de aspectos diversos do conhecimento formal; (ii) as descrições das observações feitas pelos alunos dos experimentos demonstrativos utilizados para apresentação do ‘modus operandi’ de leis e princípios físicos; (iii) a descrição de respostas e discussões estabelecidas na turma sobre o conteúdo de textos de apoio utilizados como instrumentos para enfatizar uma abordagem CTSA; e, finalmente, (iv) as respostas e discussões propiciadas por outros textos de apoio cuidadosamente selecionados para uso como contexto de um ensino respaldado na investigação. Em geral, pudemos concluir que há viabilidade para implementar um ensino com estas características para o tipo de público-alvo deste trabalho, embora tenhamos que superar uma enorme gama de dificuldades relacionadas à realidade escolar e ao ambiente cultural.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-07T18:21:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-07T18:21:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Maria Kamylla e Silva Xavier de. Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação. 2016. 353f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21882
identifier_str_mv ALMEIDA, Maria Kamylla e Silva Xavier de. Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação. 2016. 353f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21882/1/MariaKamyllaESilvaXavierDeAlmeida_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21882/6/ProdutoEducacional_Almeida_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21882/4/MariaKamyllaESilvaXavierDeAlmeida_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21882/7/ProdutoEducacional_Almeida_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21882/5/MariaKamyllaESilvaXavierDeAlmeida_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21882/8/ProdutoEducacional_Almeida_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b7ae902460884720f08bb576bbf6aba
ce746bab3370b95b15bb6810f60a1cd1
16509323418e5f6375a1b3892c928e52
919a483d2c76d85ee13737a74e4be971
a34fd08875d2ba48ff16a83f94fb1216
0c608416b0699235fb03cfaf3751a31f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117656604573696