Podcast: about the basic: a amplitude das relações sociais da moda dentro do metaverso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53332 |
Resumo: | A discussão sobre o metaverso se intensificou durante a pandemia do Covid-19, devido ao momento em que as pessoas se encontravam em isolamento social. Dentro do mundo virtual, a moda transcende as barreiras físicas e ganha um novo significado, surgindo uma tendência se vestir nesse ambiente, explorando as possibilidades da moda digital, incluindo a criação de roupas virtuais personalizadas, a integração da moda física e digital e as implicações culturais e sociais dessa tendência. Este trabalho de conclusão de curso visou a criação de um podcast, seriado em 03 episódios que tem como objetivo discutir a amplitude das relações sociais da moda dentro do metaverso, abordando assuntos como era da avatarização, criação de avatares e estratégias digitais para personalidades, além de entrar no universo da moda no metaverso como forma de contextualizar a imersividade, criatividade e expansão do imaginário. Alguns desses conceitos referenciados, utiliza-se os estudos de Merquior (2021) para conceituar a moda no metaverso, Jenkins (2009) sobre a cultura da convergência, assim como a metodologia utilizada da escuta ativa e de uma boa relação com o entrevistado como forma de coleta de dados de Anderson et al. (2008), McLuhan (1964) sobre o poder da comunicação na influência e Berry (2021) contextualizando a identificação que a ferramenta pode gerar para o usuário. A criação de um podcast foi direcionado a pessoas ligadas a comunicação, em especial aos jornalistas que desejam seguir na área de jornalismo de moda, dando enfoque ao processo de construção da narrativa da moda no metaverso, como ela está se desenvolvendo com os avatares digitais e qual é o futuro que irá seguir. |
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Dentro do mundo virtual, a moda transcende as barreiras físicas e ganha um novo significado, surgindo uma tendência se vestir nesse ambiente, explorando as possibilidades da moda digital, incluindo a criação de roupas virtuais personalizadas, a integração da moda física e digital e as implicações culturais e sociais dessa tendência. Este trabalho de conclusão de curso visou a criação de um podcast, seriado em 03 episódios que tem como objetivo discutir a amplitude das relações sociais da moda dentro do metaverso, abordando assuntos como era da avatarização, criação de avatares e estratégias digitais para personalidades, além de entrar no universo da moda no metaverso como forma de contextualizar a imersividade, criatividade e expansão do imaginário. Alguns desses conceitos referenciados, utiliza-se os estudos de Merquior (2021) para conceituar a moda no metaverso, Jenkins (2009) sobre a cultura da convergência, assim como a metodologia utilizada da escuta ativa e de uma boa relação com o entrevistado como forma de coleta de dados de Anderson et al. (2008), McLuhan (1964) sobre o poder da comunicação na influência e Berry (2021) contextualizando a identificação que a ferramenta pode gerar para o usuário. A criação de um podcast foi direcionado a pessoas ligadas a comunicação, em especial aos jornalistas que desejam seguir na área de jornalismo de moda, dando enfoque ao processo de construção da narrativa da moda no metaverso, como ela está se desenvolvendo com os avatares digitais e qual é o futuro que irá seguir.This course completion work aimed at creating a podcast, series in 03 episodes where it discusses the breadth of social relations in fashion within the metaverse, addressing subjects such as the age of avatarization, creation of avatars and digital strategies for personalities, in addition to entering the fashion universe in the metaverse as a way to contextualize immersiveness, creativity and expansion of the imaginary. The discussion about the metaverse intensified during the Covid-19 pandemic, due to the moment when people were in social isolation. Within the metaverse, fashion transcends physical barriers and takes on new meaning, with a trend emerging to dress in the metaverse, exploring the possibilities of digital fashion, including the creation of personalized virtual clothing, the integration of physical and digital fashion, and cultural implications. and social aspects of this trend. Some of these referenced concepts, the studies of Merquior (2021) are used to conceptualize fashion in the metaverse, Jenkins (2009) on the culture of convergence, as well as the methodology used of active listening and a good relationship with the interviewee as Anderson et al. (2008), McLuhan (1964) on the power of communication in influencing and Berry (2021) contextualizing the identification that the tool can generate for the user. The creation of a podcast aimed at people connected to communication, in particular journalists who wish to continue in the field of fashion journalism. It mainly addresses the construction process of the fashion narrative in the metaverse, how it is developing with digital avatars and what is the future that will follow.Universidade Federal do Rio Grande do NorteJornalismoUFRNBrasilComunicação SocialCNPQ::CIENCIAS HUMANASJornalismoJournalismMetaversoMetaverseModaFashionPodcastPodcastAvatares DigitaisDigital AvatarsPodcast: about the basic: a amplitude das relações sociais da moda dentro do metaversoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPodcastAmplitudeSociais_Fontes_2023.pdfPodcastAmplitudeSociais_Fontes_2023.pdfapplication/pdf433164https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53332/1/PodcastAmplitudeSociais_Fontes_2023.pdf5d74867ab3847bbb14166bb5f8961858MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53332/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/533322023-08-01 08:49:32.675oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-01T11:49:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A discussão sobre o metaverso se intensificou durante a pandemia do Covid-19, devido ao momento em que as pessoas se encontravam em isolamento social. Dentro do mundo virtual, a moda transcende as barreiras físicas e ganha um novo significado, surgindo uma tendência se vestir nesse ambiente, explorando as possibilidades da moda digital, incluindo a criação de roupas virtuais personalizadas, a integração da moda física e digital e as implicações culturais e sociais dessa tendência. Este trabalho de conclusão de curso visou a criação de um podcast, seriado em 03 episódios que tem como objetivo discutir a amplitude das relações sociais da moda dentro do metaverso, abordando assuntos como era da avatarização, criação de avatares e estratégias digitais para personalidades, além de entrar no universo da moda no metaverso como forma de contextualizar a imersividade, criatividade e expansão do imaginário. Alguns desses conceitos referenciados, utiliza-se os estudos de Merquior (2021) para conceituar a moda no metaverso, Jenkins (2009) sobre a cultura da convergência, assim como a metodologia utilizada da escuta ativa e de uma boa relação com o entrevistado como forma de coleta de dados de Anderson et al. (2008), McLuhan (1964) sobre o poder da comunicação na influência e Berry (2021) contextualizando a identificação que a ferramenta pode gerar para o usuário. A criação de um podcast foi direcionado a pessoas ligadas a comunicação, em especial aos jornalistas que desejam seguir na área de jornalismo de moda, dando enfoque ao processo de construção da narrativa da moda no metaverso, como ela está se desenvolvendo com os avatares digitais e qual é o futuro que irá seguir. |
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