História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Luciana Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24846
Resumo: Esse texto descreve uma pesquisa em que se apresentam concepções norteadoras do uso da História da Matemática (HM) no ensino de Função, a qual recorre a elementos da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e da Investigação Matemática (IM) na sala de aula, compondo uma dissertação de Mestrado Profissional que tem como objetivo propor um Caderno de Atividades pautado na articulação entre HM e TIC via IM que contribua para o processo de ensino-aprendizagem de Função. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa com duas fases: a primeira sendo teórica e feita por meio de pesquisa do tipo bibliográfica e a segunda, com natureza mais prática, caracterizando-se pela perspectiva da pesquisa ação. Como resultado foi delineado um panorama histórico do conceito de Função - com base na perspectiva de Youschkevitch (1976) - cujo conteúdo foi referência para o desenvolvimento do Produto Educacional, composto por um Caderno de Atividades, aplicado a alunos da Educação Básica, o qual aborda o conceito de Função desenvolvido ao longo da história, usando como apoio o software Geogebra à luz da IM.
id UFRN_6a191e78b45d6de1493033bd1c7164a0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24846
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Andrade, Luciana VieiraMorey, Bernadete BarbosaGomes, Severino CarlosSousa, Giselle Costa de2018-03-14T20:47:36Z2018-03-14T20:47:36Z2017-11-17ANDRADE, Luciana Vieira. História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função. 2017. 250f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24846Esse texto descreve uma pesquisa em que se apresentam concepções norteadoras do uso da História da Matemática (HM) no ensino de Função, a qual recorre a elementos da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e da Investigação Matemática (IM) na sala de aula, compondo uma dissertação de Mestrado Profissional que tem como objetivo propor um Caderno de Atividades pautado na articulação entre HM e TIC via IM que contribua para o processo de ensino-aprendizagem de Função. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa com duas fases: a primeira sendo teórica e feita por meio de pesquisa do tipo bibliográfica e a segunda, com natureza mais prática, caracterizando-se pela perspectiva da pesquisa ação. Como resultado foi delineado um panorama histórico do conceito de Função - com base na perspectiva de Youschkevitch (1976) - cujo conteúdo foi referência para o desenvolvimento do Produto Educacional, composto por um Caderno de Atividades, aplicado a alunos da Educação Básica, o qual aborda o conceito de Função desenvolvido ao longo da história, usando como apoio o software Geogebra à luz da IM.This text describes a research in which guiding conceptions of the use of the History of Mathematics (HM) in the teaching of Function are presented, which resorts to the elements of the application of Information and Communication Technologies (ICT) along with the Mathematical Investigation (MI) in the classroom, constituting a Professional Master’s Degree dissertation whose aim is to propose an Activity Book based on the articulation between HM and ICT, through MI, which contributes to the teaching-learning process of Function. In this sense, a qualitative research was carried out in two phases: the first one of a theoretical type through a bibliographic research, and the second one on a more practical basis, characterized by the perspective of action research. As a result, a historical overview of the concept of Function was outlined based on Youschkevitch’s perspective (1976), whose content was a reference to the development of the Educational Product which is an Activity Book designed for students of Basic Education in which the concept of Function developed throughout history with the support of the use of Geogebra software is addressed under the light of MI.porHistória da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de funçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAHistória da matemáticaTecnologias da informação e da comunicaçãoInvestigação matemáticaEnsino de funçãoHistória da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de funçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txtLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain476891https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/2/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txtd063a9aacc493da4754b9535b58359b8MD52ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.txtProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain101623https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/5/ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.txt80d3e5b9c74e2fb9a4686c6dec58f2eeMD55THUMBNAILLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpgLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2974https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/3/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpgea1930db1a375aa2a5c6e23aded2fc57MD53ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.jpgProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1551https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/6/ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.jpg3abe7d271eb291d6b18e77ebb32486caMD56TEXTLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txtLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain476891https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/2/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txtd063a9aacc493da4754b9535b58359b8MD52THUMBNAILLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpgLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2974https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/3/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpgea1930db1a375aa2a5c6e23aded2fc57MD53ORIGINALLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdfLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdfapplication/pdf8771290https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/1/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdfa756697ca3d0cfdee1dc9d65c32824b9MD51ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdfProdutoEducacional_Andrade_2017.pdfCaderno de atividadesapplication/pdf2736892https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/4/ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdfc2e0a34d272cca0ab05bc07270032588MD54123456789/248462019-12-08 02:23:07.708oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24846Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-08T05:23:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função
title História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função
spellingShingle História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função
Andrade, Luciana Vieira
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
História da matemática
Tecnologias da informação e da comunicação
Investigação matemática
Ensino de função
title_short História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função
title_full História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função
title_fullStr História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função
title_full_unstemmed História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função
title_sort História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função
author Andrade, Luciana Vieira
author_facet Andrade, Luciana Vieira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Gomes, Severino Carlos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Luciana Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Giselle Costa de
contributor_str_mv Sousa, Giselle Costa de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
História da matemática
Tecnologias da informação e da comunicação
Investigação matemática
Ensino de função
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Tecnologias da informação e da comunicação
Investigação matemática
Ensino de função
description Esse texto descreve uma pesquisa em que se apresentam concepções norteadoras do uso da História da Matemática (HM) no ensino de Função, a qual recorre a elementos da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e da Investigação Matemática (IM) na sala de aula, compondo uma dissertação de Mestrado Profissional que tem como objetivo propor um Caderno de Atividades pautado na articulação entre HM e TIC via IM que contribua para o processo de ensino-aprendizagem de Função. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa com duas fases: a primeira sendo teórica e feita por meio de pesquisa do tipo bibliográfica e a segunda, com natureza mais prática, caracterizando-se pela perspectiva da pesquisa ação. Como resultado foi delineado um panorama histórico do conceito de Função - com base na perspectiva de Youschkevitch (1976) - cujo conteúdo foi referência para o desenvolvimento do Produto Educacional, composto por um Caderno de Atividades, aplicado a alunos da Educação Básica, o qual aborda o conceito de Função desenvolvido ao longo da história, usando como apoio o software Geogebra à luz da IM.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-14T20:47:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-14T20:47:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Luciana Vieira. História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função. 2017. 250f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24846
identifier_str_mv ANDRADE, Luciana Vieira. História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função. 2017. 250f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/2/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/5/ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/3/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/6/ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/2/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/3/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/1/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/4/ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d063a9aacc493da4754b9535b58359b8
80d3e5b9c74e2fb9a4686c6dec58f2ee
ea1930db1a375aa2a5c6e23aded2fc57
3abe7d271eb291d6b18e77ebb32486ca
d063a9aacc493da4754b9535b58359b8
ea1930db1a375aa2a5c6e23aded2fc57
a756697ca3d0cfdee1dc9d65c32824b9
c2e0a34d272cca0ab05bc07270032588
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117879418585088