História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24846 |
Resumo: | Esse texto descreve uma pesquisa em que se apresentam concepções norteadoras do uso da História da Matemática (HM) no ensino de Função, a qual recorre a elementos da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e da Investigação Matemática (IM) na sala de aula, compondo uma dissertação de Mestrado Profissional que tem como objetivo propor um Caderno de Atividades pautado na articulação entre HM e TIC via IM que contribua para o processo de ensino-aprendizagem de Função. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa com duas fases: a primeira sendo teórica e feita por meio de pesquisa do tipo bibliográfica e a segunda, com natureza mais prática, caracterizando-se pela perspectiva da pesquisa ação. Como resultado foi delineado um panorama histórico do conceito de Função - com base na perspectiva de Youschkevitch (1976) - cujo conteúdo foi referência para o desenvolvimento do Produto Educacional, composto por um Caderno de Atividades, aplicado a alunos da Educação Básica, o qual aborda o conceito de Função desenvolvido ao longo da história, usando como apoio o software Geogebra à luz da IM. |
id |
UFRN_6a191e78b45d6de1493033bd1c7164a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24846 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Andrade, Luciana VieiraMorey, Bernadete BarbosaGomes, Severino CarlosSousa, Giselle Costa de2018-03-14T20:47:36Z2018-03-14T20:47:36Z2017-11-17ANDRADE, Luciana Vieira. História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função. 2017. 250f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24846Esse texto descreve uma pesquisa em que se apresentam concepções norteadoras do uso da História da Matemática (HM) no ensino de Função, a qual recorre a elementos da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e da Investigação Matemática (IM) na sala de aula, compondo uma dissertação de Mestrado Profissional que tem como objetivo propor um Caderno de Atividades pautado na articulação entre HM e TIC via IM que contribua para o processo de ensino-aprendizagem de Função. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa com duas fases: a primeira sendo teórica e feita por meio de pesquisa do tipo bibliográfica e a segunda, com natureza mais prática, caracterizando-se pela perspectiva da pesquisa ação. Como resultado foi delineado um panorama histórico do conceito de Função - com base na perspectiva de Youschkevitch (1976) - cujo conteúdo foi referência para o desenvolvimento do Produto Educacional, composto por um Caderno de Atividades, aplicado a alunos da Educação Básica, o qual aborda o conceito de Função desenvolvido ao longo da história, usando como apoio o software Geogebra à luz da IM.This text describes a research in which guiding conceptions of the use of the History of Mathematics (HM) in the teaching of Function are presented, which resorts to the elements of the application of Information and Communication Technologies (ICT) along with the Mathematical Investigation (MI) in the classroom, constituting a Professional Master’s Degree dissertation whose aim is to propose an Activity Book based on the articulation between HM and ICT, through MI, which contributes to the teaching-learning process of Function. In this sense, a qualitative research was carried out in two phases: the first one of a theoretical type through a bibliographic research, and the second one on a more practical basis, characterized by the perspective of action research. As a result, a historical overview of the concept of Function was outlined based on Youschkevitch’s perspective (1976), whose content was a reference to the development of the Educational Product which is an Activity Book designed for students of Basic Education in which the concept of Function developed throughout history with the support of the use of Geogebra software is addressed under the light of MI.porHistória da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de funçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAHistória da matemáticaTecnologias da informação e da comunicaçãoInvestigação matemáticaEnsino de funçãoHistória da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de funçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txtLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain476891https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/2/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txtd063a9aacc493da4754b9535b58359b8MD52ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.txtProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain101623https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/5/ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.txt80d3e5b9c74e2fb9a4686c6dec58f2eeMD55THUMBNAILLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpgLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2974https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/3/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpgea1930db1a375aa2a5c6e23aded2fc57MD53ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.jpgProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1551https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/6/ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.jpg3abe7d271eb291d6b18e77ebb32486caMD56TEXTLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txtLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain476891https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/2/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txtd063a9aacc493da4754b9535b58359b8MD52THUMBNAILLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpgLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2974https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/3/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpgea1930db1a375aa2a5c6e23aded2fc57MD53ORIGINALLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdfLucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdfapplication/pdf8771290https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/1/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdfa756697ca3d0cfdee1dc9d65c32824b9MD51ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdfProdutoEducacional_Andrade_2017.pdfCaderno de atividadesapplication/pdf2736892https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/4/ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdfc2e0a34d272cca0ab05bc07270032588MD54123456789/248462019-12-08 02:23:07.708oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24846Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-08T05:23:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função |
title |
História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função |
spellingShingle |
História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função Andrade, Luciana Vieira CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA História da matemática Tecnologias da informação e da comunicação Investigação matemática Ensino de função |
title_short |
História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função |
title_full |
História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função |
title_fullStr |
História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função |
title_full_unstemmed |
História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função |
title_sort |
História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função |
author |
Andrade, Luciana Vieira |
author_facet |
Andrade, Luciana Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Morey, Bernadete Barbosa |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Gomes, Severino Carlos |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Luciana Vieira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sousa, Giselle Costa de |
contributor_str_mv |
Sousa, Giselle Costa de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA História da matemática Tecnologias da informação e da comunicação Investigação matemática Ensino de função |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da matemática Tecnologias da informação e da comunicação Investigação matemática Ensino de função |
description |
Esse texto descreve uma pesquisa em que se apresentam concepções norteadoras do uso da História da Matemática (HM) no ensino de Função, a qual recorre a elementos da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e da Investigação Matemática (IM) na sala de aula, compondo uma dissertação de Mestrado Profissional que tem como objetivo propor um Caderno de Atividades pautado na articulação entre HM e TIC via IM que contribua para o processo de ensino-aprendizagem de Função. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa com duas fases: a primeira sendo teórica e feita por meio de pesquisa do tipo bibliográfica e a segunda, com natureza mais prática, caracterizando-se pela perspectiva da pesquisa ação. Como resultado foi delineado um panorama histórico do conceito de Função - com base na perspectiva de Youschkevitch (1976) - cujo conteúdo foi referência para o desenvolvimento do Produto Educacional, composto por um Caderno de Atividades, aplicado a alunos da Educação Básica, o qual aborda o conceito de Função desenvolvido ao longo da história, usando como apoio o software Geogebra à luz da IM. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-14T20:47:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-14T20:47:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANDRADE, Luciana Vieira. História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função. 2017. 250f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24846 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Luciana Vieira. História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função. 2017. 250f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/2/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/5/ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/3/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/6/ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/2/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/3/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/1/LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24846/4/ProdutoEducacional_Andrade_2017.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d063a9aacc493da4754b9535b58359b8 80d3e5b9c74e2fb9a4686c6dec58f2ee ea1930db1a375aa2a5c6e23aded2fc57 3abe7d271eb291d6b18e77ebb32486ca d063a9aacc493da4754b9535b58359b8 ea1930db1a375aa2a5c6e23aded2fc57 a756697ca3d0cfdee1dc9d65c32824b9 c2e0a34d272cca0ab05bc07270032588 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117879418585088 |