Modelo de comportamento do consumidor on-line de produtos e serviços turísticos via on-line travel agencies (OTAS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcela Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37337
Resumo: O crescimento e desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) influenciaram a atividade turística e o comportamento dos turistas. O processo de compra online é constantemente transformado por inovações ou tecnologias disruptivas. Estudos sobre compras on-line de produtos e serviços turísticos, que visam entender o que instiga o turista a realizar uma compra na Internet, encontram-se divididos e fragmentados, sendo necessárias frequentes e atualizadas pesquisas para entender melhor o assunto. Para compreender o comportamento do consumidor no contexto de tecnologias emergentes, o presente trabalho propõe integrar teorias distintas: Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2 (UTAUT 2), Lógica Dominante do Serviço–Cocriação, e Brand Equity. Portanto, o estudo tem por objetivo especificar um modelo estrutural de relacionamento para investigar as interrelações existentes entres as variáveis capazes de influenciar a intenção de compra on-line de produtos e serviços turísticos via On-line Travel Agencies (OTAs). Para tanto, a pesquisa é do tipo explicativa-descritiva, bibliográfica e analítica com abordagem quantitativa através de um estudo transversal. O estudo utilizou o Software Statistical Package for Social Sciences 22 para testar e validar o modelo. A análise foi realizada através da Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória, e Modelagem de Equações Estruturais por intermédio do pacote AMOS. A coleta de dados foi realizada por questionários on-line. O público-alvo do estudo foram pessoas que utilizam a internet para planejar e comprar serviços e produtos de viagem on-line. Ao todo foram coletados 827 questionários, sendo dos quais 695 foram considerados válidos para testar empiricamente a modelagem. Das doze hipóteses testadas, oito foram confirmadas e quatro refutadas. Os resultados indicaram que consumidores avaliam os preços, as facilidades de uso, os recursos e suportes disponíveis nos sites e aplicativos, a utilidade, além de considerarem também o brand equity, a imagem da marca e a qualidade da marca para adquirir produtos e serviços turísticos através das OTAs. É importante destacar que os constructos que mais influenciaram diretamente a Intenção de Compra on-line de produtos e serviços turísticos foram o Preço e o Brand Equity. Enquanto que os constructos que mais influenciaram o Brand Equity foram a Qualidade da Marca e a Imagem. Por fim, os resultados da pesquisa ofereceram informações para gestores, empreendedores e pesquisadores, que empenham-se em compreender o comportamento do consumidor on-line em relação a intenção de compra de produtos e serviços turísticos por meio das OTAs.
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Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37337O crescimento e desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) influenciaram a atividade turística e o comportamento dos turistas. O processo de compra online é constantemente transformado por inovações ou tecnologias disruptivas. Estudos sobre compras on-line de produtos e serviços turísticos, que visam entender o que instiga o turista a realizar uma compra na Internet, encontram-se divididos e fragmentados, sendo necessárias frequentes e atualizadas pesquisas para entender melhor o assunto. Para compreender o comportamento do consumidor no contexto de tecnologias emergentes, o presente trabalho propõe integrar teorias distintas: Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2 (UTAUT 2), Lógica Dominante do Serviço–Cocriação, e Brand Equity. Portanto, o estudo tem por objetivo especificar um modelo estrutural de relacionamento para investigar as interrelações existentes entres as variáveis capazes de influenciar a intenção de compra on-line de produtos e serviços turísticos via On-line Travel Agencies (OTAs). Para tanto, a pesquisa é do tipo explicativa-descritiva, bibliográfica e analítica com abordagem quantitativa através de um estudo transversal. O estudo utilizou o Software Statistical Package for Social Sciences 22 para testar e validar o modelo. A análise foi realizada através da Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória, e Modelagem de Equações Estruturais por intermédio do pacote AMOS. A coleta de dados foi realizada por questionários on-line. O público-alvo do estudo foram pessoas que utilizam a internet para planejar e comprar serviços e produtos de viagem on-line. Ao todo foram coletados 827 questionários, sendo dos quais 695 foram considerados válidos para testar empiricamente a modelagem. Das doze hipóteses testadas, oito foram confirmadas e quatro refutadas. Os resultados indicaram que consumidores avaliam os preços, as facilidades de uso, os recursos e suportes disponíveis nos sites e aplicativos, a utilidade, além de considerarem também o brand equity, a imagem da marca e a qualidade da marca para adquirir produtos e serviços turísticos através das OTAs. É importante destacar que os constructos que mais influenciaram diretamente a Intenção de Compra on-line de produtos e serviços turísticos foram o Preço e o Brand Equity. Enquanto que os constructos que mais influenciaram o Brand Equity foram a Qualidade da Marca e a Imagem. Por fim, os resultados da pesquisa ofereceram informações para gestores, empreendedores e pesquisadores, que empenham-se em compreender o comportamento do consumidor on-line em relação a intenção de compra de produtos e serviços turísticos por meio das OTAs.The growth and development of Information and Communication Technologies (ICT) influenced tourism activity and the behavior of tourists. The online buying process is constantly transformed by disruptive innovations or technologies. Online studies about purchases of tourism products and services, which aim to understand what compels tourists purchase on the Internet are divided and fragmented, requiring frequent and updated research to better understand the issue. In order to understand consumer behavior in the context of emerging technologies, this paper proposes to integrate different theories: Unified Theory of Technology Acceptance and Use 2 (UTAUT 2), Dominant Service Logic - Co-creation, Brand Equity. Therefore, the study aims to specify a structural relationship model to investigate the existing interrelationships between the variables capable of influencing the intention to purchase tourism products and services online via On-line Travel Agencies (OTA). Therefore, this is an explanatory-descriptive, bibliographic and analytical research with a quantitative approach through a cross-sectional study. The study used the Software Statistical Package for Social Sciences 22 to test and validate the model. The analysis was performed through Exploratory Factor Analysis, Confirmatory Factor Analysis, and Structural Equation Modeling using the AMOS package. Data collection was carried out using online questionnaires. The target audience of the study was individuals who use the internet to plan and buy travel services and products online. In all, 827 questionnaires were collected, 695 of which were considered valid for empirically testing the modeling. From the twelve hypotheses tested, eight were confirmed and four were refuted. The results indicated that consumers evaluate prices, ease of use, resources and support available on websites and applications, usefulness, and also consider brand equity, brand image and brand quality to purchase tourism products and services through OTAs. It is important to highlight the constructs that most directly influenced the online purchase intention for tourism products and services were Price and Brand Equity. While the constructs that most influenced Brand Equity were Brand Quality and Image. Finally, the survey results provided information for managers, entrepreneurs and researchers, who strive to understand consumer behavior online in relation to the intention to purchase tourism products and services through OTAs.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilCompra on-lineUTAUT 2CocriaçãoValor da marcaProdutos e serviços turísticosOTAModelo de comportamento do consumidor on-line de produtos e serviços turísticos via on-line travel agencies (OTAS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALModelocomportamentoconsumidor_Silva_2021.pdfapplication/pdf4033359https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37337/1/Modelocomportamentoconsumidor_Silva_2021.pdf16433453d8a7c755e2f5e9df7dd3a226MD51123456789/373372022-05-02 13:03:13.297oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37337Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T16:03:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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