Corpos simuladores de parto educando Corpos: “conexões quase humanas”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Raquel Littério de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Spadácio, Cristiane, Matsue, Regina Yoshie
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43790
Resumo: O texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa maior de pós-doutoramento, iniciada em 2018, intitulada “Corpos educando Corpos: biotecnologias e modulações do self na formação médica”. Esta parte da pesquisa objetiva investigar, no campo dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (ESCT) a estrutura tecnológica (technological frame) dos manequins de simulação realística de partos com cervix destinados ao treino das habilidades médicas da episiotomia enquanto artefato nos cursos de medicina. Especificamente, o texto aborda a interação de heterogêneos atores fundidos, dispostos em uma rede que sustenta e dá sustentação as práticas dos laboratórios de habilidades médicas nas universidades públicas e privadas, sob a perspectiva da antropologia simétrica, construindo essas tecnologias e compartilhando uma gramática entre humanos e não humanos, como resultado das negociações de interesses entre diversos e divergentes grupos sociais
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