O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33944 |
Resumo: | Em 2020, o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) realizou sua primeira edição em formato virtual devido à pandemia causada pela Covid-19. A comunicação do evento teve seu papel corroborado, assumindo maior relevância por abranger toda a experiência do evento, demandando o diálogo entre o campo disciplinar da comunicação digital com o do design de experiência. O presente artigo promove essa sinergia teórica - em diálogo com o relato empírico - com apoio no referencial formado por Pine II e Gilmore (2010), combinada às contribuições de Stickdorn, Lawrence, Hormess, Jakob Schneider (2019) e Dan Heath (2019). Busca-se, desse modo, produzir uma memória sobre as ações de comunicação do ENEJ 2020, a partir de um relato de experiência como parâmetro metodológico. Conclusivamente, a monografia demonstra a necessidade de promover e construir um relacionamento entre o empresário júnior e o evento para o sucesso da iniciativa, além de comprovar a fecundidade da interseção entre a esfera da comunicação digital e o design de experiência para a produção do ENEJ 2020 para o subsequente fortalecimento da marca. |
id |
UFRN_6be7bb12dbfa6a6ee5ac67a0c5d60b4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33944 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Braga, Gabriela AraújoDel Carratore, Luis Roberto RossiNobre, Luiz Fernando Dal PianCarvalho, Breno da Silva2021-09-16T21:33:41Z2021-09-16T21:33:41Z2021-09-01BRAGA, Gabriela Araújo. O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20. 2021. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33944Em 2020, o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) realizou sua primeira edição em formato virtual devido à pandemia causada pela Covid-19. A comunicação do evento teve seu papel corroborado, assumindo maior relevância por abranger toda a experiência do evento, demandando o diálogo entre o campo disciplinar da comunicação digital com o do design de experiência. O presente artigo promove essa sinergia teórica - em diálogo com o relato empírico - com apoio no referencial formado por Pine II e Gilmore (2010), combinada às contribuições de Stickdorn, Lawrence, Hormess, Jakob Schneider (2019) e Dan Heath (2019). Busca-se, desse modo, produzir uma memória sobre as ações de comunicação do ENEJ 2020, a partir de um relato de experiência como parâmetro metodológico. Conclusivamente, a monografia demonstra a necessidade de promover e construir um relacionamento entre o empresário júnior e o evento para o sucesso da iniciativa, além de comprovar a fecundidade da interseção entre a esfera da comunicação digital e o design de experiência para a produção do ENEJ 2020 para o subsequente fortalecimento da marca.In 2020, the National Meeting of Junior Companies (ENEJ) held its first edition in virtual format due to the pandemic caused by Covid-19. The event's communication had its role corroborated, assuming greater relevance for encompassing the entire event experience, demanding a dialogue between the disciplinary field of digital communication with that of experience design. This article promotes this theoretical synergy - in dialogue with the empirical report - supported by the framework formed by Pine II and Gilmore (2010), combined with contributions from Stickdorn, Lawrence, Hormess, Jakob Schneider (2019) and Dan Heath (2019) . In this way, the aim is to produce a memory about the communication actions of ENEJ 2020, based on an experience report as a methodological parameter. In conclusion, the monograph demonstrates the need to promote and build a relationship between the junior entrepreneur and the event for the success of the initiative, in addition to proving the fruitfulness of the intersection between the sphere of digital communication and experience design for the production of ENEJ 2020 for the subsequent strengthening of the brand.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social – Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de ComunicaçãoDesign de experiênciaComunicação digitalEvento virtualMovimento Empresa JúniorEncontro Nacional de Empresas JunioresENEJO design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20Experience design and digital communication: an experience report of the communicational construction of ENEJ’20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33944/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33944/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALDesignExperienciaComunicacaoDigital_Braga_2021.pdfDesignExperienciaComunicacaoDigital_Braga_2021.pdfapplication/pdf4076818https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33944/1/DesignExperienciaComunicacaoDigital_Braga_2021.pdf9321e9540e2a8d0930c6d71de8cbe5d4MD51123456789/339442023-02-15 18:51:34.815oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-15T21:51:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20 |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Experience design and digital communication: an experience report of the communicational construction of ENEJ’20 |
title |
O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20 |
spellingShingle |
O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20 Braga, Gabriela Araújo Design de experiência Comunicação digital Evento virtual Movimento Empresa Júnior Encontro Nacional de Empresas Juniores ENEJ |
title_short |
O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20 |
title_full |
O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20 |
title_fullStr |
O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20 |
title_full_unstemmed |
O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20 |
title_sort |
O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20 |
author |
Braga, Gabriela Araújo |
author_facet |
Braga, Gabriela Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Del Carratore, Luis Roberto Rossi |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Gabriela Araújo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Breno da Silva |
contributor_str_mv |
Carvalho, Breno da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de experiência Comunicação digital Evento virtual Movimento Empresa Júnior Encontro Nacional de Empresas Juniores ENEJ |
topic |
Design de experiência Comunicação digital Evento virtual Movimento Empresa Júnior Encontro Nacional de Empresas Juniores ENEJ |
description |
Em 2020, o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) realizou sua primeira edição em formato virtual devido à pandemia causada pela Covid-19. A comunicação do evento teve seu papel corroborado, assumindo maior relevância por abranger toda a experiência do evento, demandando o diálogo entre o campo disciplinar da comunicação digital com o do design de experiência. O presente artigo promove essa sinergia teórica - em diálogo com o relato empírico - com apoio no referencial formado por Pine II e Gilmore (2010), combinada às contribuições de Stickdorn, Lawrence, Hormess, Jakob Schneider (2019) e Dan Heath (2019). Busca-se, desse modo, produzir uma memória sobre as ações de comunicação do ENEJ 2020, a partir de um relato de experiência como parâmetro metodológico. Conclusivamente, a monografia demonstra a necessidade de promover e construir um relacionamento entre o empresário júnior e o evento para o sucesso da iniciativa, além de comprovar a fecundidade da interseção entre a esfera da comunicação digital e o design de experiência para a produção do ENEJ 2020 para o subsequente fortalecimento da marca. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-16T21:33:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-16T21:33:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRAGA, Gabriela Araújo. O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20. 2021. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33944 |
identifier_str_mv |
BRAGA, Gabriela Araújo. O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20. 2021. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33944/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33944/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33944/1/DesignExperienciaComunicacaoDigital_Braga_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 9321e9540e2a8d0930c6d71de8cbe5d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117541687984128 |