O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Gabriela Araújo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33944
Resumo: Em 2020, o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) realizou sua primeira edição em formato virtual devido à pandemia causada pela Covid-19. A comunicação do evento teve seu papel corroborado, assumindo maior relevância por abranger toda a experiência do evento, demandando o diálogo entre o campo disciplinar da comunicação digital com o do design de experiência. O presente artigo promove essa sinergia teórica - em diálogo com o relato empírico - com apoio no referencial formado por Pine II e Gilmore (2010), combinada às contribuições de Stickdorn, Lawrence, Hormess, Jakob Schneider (2019) e Dan Heath (2019). Busca-se, desse modo, produzir uma memória sobre as ações de comunicação do ENEJ 2020, a partir de um relato de experiência como parâmetro metodológico. Conclusivamente, a monografia demonstra a necessidade de promover e construir um relacionamento entre o empresário júnior e o evento para o sucesso da iniciativa, além de comprovar a fecundidade da interseção entre a esfera da comunicação digital e o design de experiência para a produção do ENEJ 2020 para o subsequente fortalecimento da marca.
id UFRN_6be7bb12dbfa6a6ee5ac67a0c5d60b4b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33944
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Braga, Gabriela AraújoDel Carratore, Luis Roberto RossiNobre, Luiz Fernando Dal PianCarvalho, Breno da Silva2021-09-16T21:33:41Z2021-09-16T21:33:41Z2021-09-01BRAGA, Gabriela Araújo. O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20. 2021. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33944Em 2020, o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) realizou sua primeira edição em formato virtual devido à pandemia causada pela Covid-19. A comunicação do evento teve seu papel corroborado, assumindo maior relevância por abranger toda a experiência do evento, demandando o diálogo entre o campo disciplinar da comunicação digital com o do design de experiência. O presente artigo promove essa sinergia teórica - em diálogo com o relato empírico - com apoio no referencial formado por Pine II e Gilmore (2010), combinada às contribuições de Stickdorn, Lawrence, Hormess, Jakob Schneider (2019) e Dan Heath (2019). Busca-se, desse modo, produzir uma memória sobre as ações de comunicação do ENEJ 2020, a partir de um relato de experiência como parâmetro metodológico. Conclusivamente, a monografia demonstra a necessidade de promover e construir um relacionamento entre o empresário júnior e o evento para o sucesso da iniciativa, além de comprovar a fecundidade da interseção entre a esfera da comunicação digital e o design de experiência para a produção do ENEJ 2020 para o subsequente fortalecimento da marca.In 2020, the National Meeting of Junior Companies (ENEJ) held its first edition in virtual format due to the pandemic caused by Covid-19. The event's communication had its role corroborated, assuming greater relevance for encompassing the entire event experience, demanding a dialogue between the disciplinary field of digital communication with that of experience design. This article promotes this theoretical synergy - in dialogue with the empirical report - supported by the framework formed by Pine II and Gilmore (2010), combined with contributions from Stickdorn, Lawrence, Hormess, Jakob Schneider (2019) and Dan Heath (2019) . In this way, the aim is to produce a memory about the communication actions of ENEJ 2020, based on an experience report as a methodological parameter. In conclusion, the monograph demonstrates the need to promote and build a relationship between the junior entrepreneur and the event for the success of the initiative, in addition to proving the fruitfulness of the intersection between the sphere of digital communication and experience design for the production of ENEJ 2020 for the subsequent strengthening of the brand.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social – Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de ComunicaçãoDesign de experiênciaComunicação digitalEvento virtualMovimento Empresa JúniorEncontro Nacional de Empresas JunioresENEJO design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20Experience design and digital communication: an experience report of the communicational construction of ENEJ’20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33944/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33944/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALDesignExperienciaComunicacaoDigital_Braga_2021.pdfDesignExperienciaComunicacaoDigital_Braga_2021.pdfapplication/pdf4076818https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33944/1/DesignExperienciaComunicacaoDigital_Braga_2021.pdf9321e9540e2a8d0930c6d71de8cbe5d4MD51123456789/339442023-02-15 18:51:34.815oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-15T21:51:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Experience design and digital communication: an experience report of the communicational construction of ENEJ’20
title O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20
spellingShingle O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20
Braga, Gabriela Araújo
Design de experiência
Comunicação digital
Evento virtual
Movimento Empresa Júnior
Encontro Nacional de Empresas Juniores
ENEJ
title_short O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20
title_full O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20
title_fullStr O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20
title_full_unstemmed O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20
title_sort O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20
author Braga, Gabriela Araújo
author_facet Braga, Gabriela Araújo
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Del Carratore, Luis Roberto Rossi
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Gabriela Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Breno da Silva
contributor_str_mv Carvalho, Breno da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Design de experiência
Comunicação digital
Evento virtual
Movimento Empresa Júnior
Encontro Nacional de Empresas Juniores
ENEJ
topic Design de experiência
Comunicação digital
Evento virtual
Movimento Empresa Júnior
Encontro Nacional de Empresas Juniores
ENEJ
description Em 2020, o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) realizou sua primeira edição em formato virtual devido à pandemia causada pela Covid-19. A comunicação do evento teve seu papel corroborado, assumindo maior relevância por abranger toda a experiência do evento, demandando o diálogo entre o campo disciplinar da comunicação digital com o do design de experiência. O presente artigo promove essa sinergia teórica - em diálogo com o relato empírico - com apoio no referencial formado por Pine II e Gilmore (2010), combinada às contribuições de Stickdorn, Lawrence, Hormess, Jakob Schneider (2019) e Dan Heath (2019). Busca-se, desse modo, produzir uma memória sobre as ações de comunicação do ENEJ 2020, a partir de um relato de experiência como parâmetro metodológico. Conclusivamente, a monografia demonstra a necessidade de promover e construir um relacionamento entre o empresário júnior e o evento para o sucesso da iniciativa, além de comprovar a fecundidade da interseção entre a esfera da comunicação digital e o design de experiência para a produção do ENEJ 2020 para o subsequente fortalecimento da marca.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-16T21:33:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-16T21:33:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRAGA, Gabriela Araújo. O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20. 2021. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33944
identifier_str_mv BRAGA, Gabriela Araújo. O design de experiência e comunicação digital: um relato de experiência da construção comunicacional do ENEJ’20. 2021. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33944/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33944/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33944/1/DesignExperienciaComunicacaoDigital_Braga_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
9321e9540e2a8d0930c6d71de8cbe5d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117541687984128