IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite dos Santos, Anderson Felipe
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: dos Santos Buriti, Maria Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205
Resumo: Neste artigo pretende-se analisar a importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, considerando a necessidade recorrente que recai sobre os professores atualmente para que estes desenvolvam metodologias ativas e dinâmicas capazes de propiciar uma maior aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos. A partir do momento em que os alunos conseguem visualizar e compreender os diferentes fenômenos que ocorrem no espaço geográfico de forma concreta, novas possibilidades de aprendizagem se abrem favorecendo a construção do conhecimento. A partir da aula de campo, os alunos podem estudar aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos que ocorrem diariamente, mas que, sem a devida abordagem, acabam, passando despercebidos durante o seu dia a dia. É considerando as potencialidades metodológicas da aula de campo como instrumento qualitativo na construção do processo de ensino e aprendizagem que objetivamos aqui discutir a a importância da aula de campo como metodologia didática em Geografia, apresentando, para isto, as experiências vivenciadas a partir dos trabalhos de campo realizados no âmbito do Componente Curricular Geomorfologia, no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.
id UECE-5_1afb0ee566f829adc45143c144a03894
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/3205
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIAAula de campoEspaço geográficoEnsino de geografiaMetodologiasNeste artigo pretende-se analisar a importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, considerando a necessidade recorrente que recai sobre os professores atualmente para que estes desenvolvam metodologias ativas e dinâmicas capazes de propiciar uma maior aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos. A partir do momento em que os alunos conseguem visualizar e compreender os diferentes fenômenos que ocorrem no espaço geográfico de forma concreta, novas possibilidades de aprendizagem se abrem favorecendo a construção do conhecimento. A partir da aula de campo, os alunos podem estudar aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos que ocorrem diariamente, mas que, sem a devida abordagem, acabam, passando despercebidos durante o seu dia a dia. É considerando as potencialidades metodológicas da aula de campo como instrumento qualitativo na construção do processo de ensino e aprendizagem que objetivamos aqui discutir a a importância da aula de campo como metodologia didática em Geografia, apresentando, para isto, as experiências vivenciadas a partir dos trabalhos de campo realizados no âmbito do Componente Curricular Geomorfologia, no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.EdUECE2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/320510.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194Revista GeoUECE; v. 9 n. 16 (2020); 181-1942317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205/3638Copyright (c) 2020 Revista GeoUECEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite dos Santos, Anderson Felipedos Santos Buriti, Maria Marta2023-04-12T20:57:24Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/3205RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-04-12T20:57:24GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
title IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
spellingShingle IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
Leite dos Santos, Anderson Felipe
Aula de campo
Espaço geográfico
Ensino de geografia
Metodologias
title_short IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
title_full IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
title_fullStr IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
title_sort IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
author Leite dos Santos, Anderson Felipe
author_facet Leite dos Santos, Anderson Felipe
dos Santos Buriti, Maria Marta
author_role author
author2 dos Santos Buriti, Maria Marta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite dos Santos, Anderson Felipe
dos Santos Buriti, Maria Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Aula de campo
Espaço geográfico
Ensino de geografia
Metodologias
topic Aula de campo
Espaço geográfico
Ensino de geografia
Metodologias
description Neste artigo pretende-se analisar a importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, considerando a necessidade recorrente que recai sobre os professores atualmente para que estes desenvolvam metodologias ativas e dinâmicas capazes de propiciar uma maior aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos. A partir do momento em que os alunos conseguem visualizar e compreender os diferentes fenômenos que ocorrem no espaço geográfico de forma concreta, novas possibilidades de aprendizagem se abrem favorecendo a construção do conhecimento. A partir da aula de campo, os alunos podem estudar aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos que ocorrem diariamente, mas que, sem a devida abordagem, acabam, passando despercebidos durante o seu dia a dia. É considerando as potencialidades metodológicas da aula de campo como instrumento qualitativo na construção do processo de ensino e aprendizagem que objetivamos aqui discutir a a importância da aula de campo como metodologia didática em Geografia, apresentando, para isto, as experiências vivenciadas a partir dos trabalhos de campo realizados no âmbito do Componente Curricular Geomorfologia, no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205
10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205
identifier_str_mv 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205/3638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 9 n. 16 (2020); 181-194
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047128839684096