IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite dos Santos, Anderson Felipe
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: dos Santos Buriti, Maria Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
DOI: 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205
Resumo: Neste artigo pretende-se analisar a importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, considerando a necessidade recorrente que recai sobre os professores atualmente para que estes desenvolvam metodologias ativas e dinâmicas capazes de propiciar uma maior aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos. A partir do momento em que os alunos conseguem visualizar e compreender os diferentes fenômenos que ocorrem no espaço geográfico de forma concreta, novas possibilidades de aprendizagem se abrem favorecendo a construção do conhecimento. A partir da aula de campo, os alunos podem estudar aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos que ocorrem diariamente, mas que, sem a devida abordagem, acabam, passando despercebidos durante o seu dia a dia. É considerando as potencialidades metodológicas da aula de campo como instrumento qualitativo na construção do processo de ensino e aprendizagem que objetivamos aqui discutir a a importância da aula de campo como metodologia didática em Geografia, apresentando, para isto, as experiências vivenciadas a partir dos trabalhos de campo realizados no âmbito do Componente Curricular Geomorfologia, no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.
id UECE-5_1afb0ee566f829adc45143c144a03894
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/3205
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
spelling IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIAAula de campoEspaço geográficoEnsino de geografiaMetodologiasNeste artigo pretende-se analisar a importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, considerando a necessidade recorrente que recai sobre os professores atualmente para que estes desenvolvam metodologias ativas e dinâmicas capazes de propiciar uma maior aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos. A partir do momento em que os alunos conseguem visualizar e compreender os diferentes fenômenos que ocorrem no espaço geográfico de forma concreta, novas possibilidades de aprendizagem se abrem favorecendo a construção do conhecimento. A partir da aula de campo, os alunos podem estudar aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos que ocorrem diariamente, mas que, sem a devida abordagem, acabam, passando despercebidos durante o seu dia a dia. É considerando as potencialidades metodológicas da aula de campo como instrumento qualitativo na construção do processo de ensino e aprendizagem que objetivamos aqui discutir a a importância da aula de campo como metodologia didática em Geografia, apresentando, para isto, as experiências vivenciadas a partir dos trabalhos de campo realizados no âmbito do Componente Curricular Geomorfologia, no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.EdUECE2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/320510.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194Revista GeoUECE; v. 9 n. 16 (2020); 181-1942317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205/3638Copyright (c) 2020 Revista GeoUECEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite dos Santos, Anderson Felipedos Santos Buriti, Maria Marta2023-04-12T20:57:24Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/3205RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-04-12T20:57:24GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
title IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
spellingShingle IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
Leite dos Santos, Anderson Felipe
Aula de campo
Espaço geográfico
Ensino de geografia
Metodologias
Leite dos Santos, Anderson Felipe
Aula de campo
Espaço geográfico
Ensino de geografia
Metodologias
title_short IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
title_full IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
title_fullStr IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
title_sort IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
author Leite dos Santos, Anderson Felipe
author_facet Leite dos Santos, Anderson Felipe
Leite dos Santos, Anderson Felipe
dos Santos Buriti, Maria Marta
dos Santos Buriti, Maria Marta
author_role author
author2 dos Santos Buriti, Maria Marta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite dos Santos, Anderson Felipe
dos Santos Buriti, Maria Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Aula de campo
Espaço geográfico
Ensino de geografia
Metodologias
topic Aula de campo
Espaço geográfico
Ensino de geografia
Metodologias
description Neste artigo pretende-se analisar a importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, considerando a necessidade recorrente que recai sobre os professores atualmente para que estes desenvolvam metodologias ativas e dinâmicas capazes de propiciar uma maior aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos. A partir do momento em que os alunos conseguem visualizar e compreender os diferentes fenômenos que ocorrem no espaço geográfico de forma concreta, novas possibilidades de aprendizagem se abrem favorecendo a construção do conhecimento. A partir da aula de campo, os alunos podem estudar aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos que ocorrem diariamente, mas que, sem a devida abordagem, acabam, passando despercebidos durante o seu dia a dia. É considerando as potencialidades metodológicas da aula de campo como instrumento qualitativo na construção do processo de ensino e aprendizagem que objetivamos aqui discutir a a importância da aula de campo como metodologia didática em Geografia, apresentando, para isto, as experiências vivenciadas a partir dos trabalhos de campo realizados no âmbito do Componente Curricular Geomorfologia, no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205
10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205
identifier_str_mv 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205/3638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 9 n. 16 (2020); 181-194
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1822182185757573121
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194