IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GeoUECE |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205 |
Resumo: | Neste artigo pretende-se analisar a importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, considerando a necessidade recorrente que recai sobre os professores atualmente para que estes desenvolvam metodologias ativas e dinâmicas capazes de propiciar uma maior aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos. A partir do momento em que os alunos conseguem visualizar e compreender os diferentes fenômenos que ocorrem no espaço geográfico de forma concreta, novas possibilidades de aprendizagem se abrem favorecendo a construção do conhecimento. A partir da aula de campo, os alunos podem estudar aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos que ocorrem diariamente, mas que, sem a devida abordagem, acabam, passando despercebidos durante o seu dia a dia. É considerando as potencialidades metodológicas da aula de campo como instrumento qualitativo na construção do processo de ensino e aprendizagem que objetivamos aqui discutir a a importância da aula de campo como metodologia didática em Geografia, apresentando, para isto, as experiências vivenciadas a partir dos trabalhos de campo realizados no âmbito do Componente Curricular Geomorfologia, no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. |
id |
UECE-5_1afb0ee566f829adc45143c144a03894 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/3205 |
network_acronym_str |
UECE-5 |
network_name_str |
GeoUECE |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIAAula de campoEspaço geográficoEnsino de geografiaMetodologiasNeste artigo pretende-se analisar a importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, considerando a necessidade recorrente que recai sobre os professores atualmente para que estes desenvolvam metodologias ativas e dinâmicas capazes de propiciar uma maior aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos. A partir do momento em que os alunos conseguem visualizar e compreender os diferentes fenômenos que ocorrem no espaço geográfico de forma concreta, novas possibilidades de aprendizagem se abrem favorecendo a construção do conhecimento. A partir da aula de campo, os alunos podem estudar aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos que ocorrem diariamente, mas que, sem a devida abordagem, acabam, passando despercebidos durante o seu dia a dia. É considerando as potencialidades metodológicas da aula de campo como instrumento qualitativo na construção do processo de ensino e aprendizagem que objetivamos aqui discutir a a importância da aula de campo como metodologia didática em Geografia, apresentando, para isto, as experiências vivenciadas a partir dos trabalhos de campo realizados no âmbito do Componente Curricular Geomorfologia, no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.EdUECE2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/320510.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194Revista GeoUECE; v. 9 n. 16 (2020); 181-1942317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205/3638Copyright (c) 2020 Revista GeoUECEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite dos Santos, Anderson Felipedos Santos Buriti, Maria Marta2023-04-12T20:57:24Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/3205RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-04-12T20:57:24GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA |
title |
IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA Leite dos Santos, Anderson Felipe Aula de campo Espaço geográfico Ensino de geografia Metodologias |
title_short |
IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA |
title_full |
IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA |
title_sort |
IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA |
author |
Leite dos Santos, Anderson Felipe |
author_facet |
Leite dos Santos, Anderson Felipe dos Santos Buriti, Maria Marta |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Buriti, Maria Marta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite dos Santos, Anderson Felipe dos Santos Buriti, Maria Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aula de campo Espaço geográfico Ensino de geografia Metodologias |
topic |
Aula de campo Espaço geográfico Ensino de geografia Metodologias |
description |
Neste artigo pretende-se analisar a importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, considerando a necessidade recorrente que recai sobre os professores atualmente para que estes desenvolvam metodologias ativas e dinâmicas capazes de propiciar uma maior aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos. A partir do momento em que os alunos conseguem visualizar e compreender os diferentes fenômenos que ocorrem no espaço geográfico de forma concreta, novas possibilidades de aprendizagem se abrem favorecendo a construção do conhecimento. A partir da aula de campo, os alunos podem estudar aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos que ocorrem diariamente, mas que, sem a devida abordagem, acabam, passando despercebidos durante o seu dia a dia. É considerando as potencialidades metodológicas da aula de campo como instrumento qualitativo na construção do processo de ensino e aprendizagem que objetivamos aqui discutir a a importância da aula de campo como metodologia didática em Geografia, apresentando, para isto, as experiências vivenciadas a partir dos trabalhos de campo realizados no âmbito do Componente Curricular Geomorfologia, no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205 |
identifier_str_mv |
10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205/3638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GeoUECE; v. 9 n. 16 (2020); 181-194 2317-028X reponame:GeoUECE instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
GeoUECE |
collection |
GeoUECE |
repository.name.fl_str_mv |
GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com |
_version_ |
1797047128839684096 |