Relações étnico-raciais e o espaço escolar: articulações e dissonâncias entre o Movimento Negro e o Estado brasileiro a partir do Programa Nacional do Livro Didático (1995-2014)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27805 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo central analisar as disputas, negociações e embates travados pelo Movimento Negro e o Estado brasileiro no espaço escolar, no que diz respeito à educação para as relações étnico-raciais, tendo como recorte a especificidade dos afrobrasileiros, a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), entre os anos de 1995 e 2014. O que remete também a uma busca pelo conhecimento de qual sentido que o Estado brasileiro tem tomado como referência ao orientar como os livros didáticos devem lidar com a história e cultura afro-brasileira. Para que essa análise possa ser realizada, três conjuntos de fontes são analisados: 1) relatórios das Conferências Nacionais de Promoção da Igualdade Racial e os manifestos elaborados durante a Marcha Zumbi dos Palmares contra o Racismo pela Cidadania e a Vida e a Marcha Zumbi +10; 2) relatórios de gestão da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; e 3) os editais do PNLD. As inferências realizadas em tal documentação partem da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin, metodologia que nos permite observar os argumentos utilizados com fundamentos tanto quantitativos quanto qualitativos. Trata-se de um trabalho que, essencialmente, parte de uma concepção de espaço escolar ancorada nas relações que são estabelecidas entre os grupos e os sujeitos que estão discutindo e problematizando o ensino para as relações étnico-raciais, bem como da história e cultura afro-brasileira e as instituições e órgãos responsáveis pela efetivação das políticas públicas antirracistas no país. Ao término do trabalho, foi possível constatar que o PNLD buscou dar cumprimento ao exigido pelas políticas públicas e, consequente, às demandas colocadas pelo Movimento Negro, principalmente, na qualificação dos conceitos e termos utilizados, na indicação direta da legislação específica que se refere a uma educação antirracista no Brasil, bem como na permanência do peso que as diretrizes contra preconceitos e formas de discriminação possuíam no quadro geral dos editais. |
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Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27805O presente trabalho tem por objetivo central analisar as disputas, negociações e embates travados pelo Movimento Negro e o Estado brasileiro no espaço escolar, no que diz respeito à educação para as relações étnico-raciais, tendo como recorte a especificidade dos afrobrasileiros, a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), entre os anos de 1995 e 2014. O que remete também a uma busca pelo conhecimento de qual sentido que o Estado brasileiro tem tomado como referência ao orientar como os livros didáticos devem lidar com a história e cultura afro-brasileira. Para que essa análise possa ser realizada, três conjuntos de fontes são analisados: 1) relatórios das Conferências Nacionais de Promoção da Igualdade Racial e os manifestos elaborados durante a Marcha Zumbi dos Palmares contra o Racismo pela Cidadania e a Vida e a Marcha Zumbi +10; 2) relatórios de gestão da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; e 3) os editais do PNLD. As inferências realizadas em tal documentação partem da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin, metodologia que nos permite observar os argumentos utilizados com fundamentos tanto quantitativos quanto qualitativos. Trata-se de um trabalho que, essencialmente, parte de uma concepção de espaço escolar ancorada nas relações que são estabelecidas entre os grupos e os sujeitos que estão discutindo e problematizando o ensino para as relações étnico-raciais, bem como da história e cultura afro-brasileira e as instituições e órgãos responsáveis pela efetivação das políticas públicas antirracistas no país. Ao término do trabalho, foi possível constatar que o PNLD buscou dar cumprimento ao exigido pelas políticas públicas e, consequente, às demandas colocadas pelo Movimento Negro, principalmente, na qualificação dos conceitos e termos utilizados, na indicação direta da legislação específica que se refere a uma educação antirracista no Brasil, bem como na permanência do peso que as diretrizes contra preconceitos e formas de discriminação possuíam no quadro geral dos editais.This work has the objective to analyze the disputes, negotiations and clashes of the Black Movement and the Brazilian State in the school space, focusing on the education for the ethnic-racial relations. This objective specifies on Afro-Brazilians in the context of Textbook National Program (PNLD) between 1995 and 2014. This also leads to a search for the knowledge of what meaning the Brazilian State has taken as a reference when guiding how textbooks should deal with Afro-Brazilian history and culture. To perform this analysis, three sets of sources are analyzed: 1) reports of the National Conferences for the Promotion of Racial Equality and the manifestos elaborated during the Palmares Zumbi’s March against Racism for Citizenship and Life and the Zumbi’s March +10; 2) Reports from the Special Secretariat for Policies to Promotion of Racial Equality and the Secretariat for Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion; and 3) the PNLD notices. The inferences made from this documentation started from the content analysis proposed by Laurence Bardin, a methodology that allows us to observe the arguments used on both quantitative and qualitative grounds. This work considers a conception of school space anchored in the relationships established between groups and subjects who are discussing and problematizing the teaching for ethnic-racial relations, Afro-Brazilian history and culture and the institutions and sectors responsible for the implementation of anti-racist public policies in the country. At the end of the work, it was found that the PNLD sought to comply with the requirements of public policies and, consequently, the demands placed by the Black Movement, mainly in the qualification of the concepts and terms used, in the direct indication of the specific legislation that refers to anti-racist education in Brazil, and also in keeping the deepness that the guidelines uses against prejudice and forms of discrimination had in the general framework of the notices.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIALivro didáticoRelações étnico-raciaisPNLDMovimento NegroEspaço escolarRelações étnico-raciais e o espaço escolar: articulações e dissonâncias entre o Movimento Negro e o Estado brasileiro a partir do Programa Nacional do Livro Didático (1995-2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRelaçõesétnico-raciais_Silva_2019.pdfapplication/pdf974997https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27805/1/Rela%c3%a7%c3%b5es%c3%a9tnico-raciais_Silva_2019.pdf59cfbed00375a9b2166361910a59d732MD51TEXTRelaçõesétnico-raciais_Silva_2019.pdf.txtRelaçõesétnico-raciais_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain349678https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27805/2/Rela%c3%a7%c3%b5es%c3%a9tnico-raciais_Silva_2019.pdf.txtfea379be1c5f7ccc9a05a75d54a82a40MD52THUMBNAILRelaçõesétnico-raciais_Silva_2019.pdf.jpgRelaçõesétnico-raciais_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27805/3/Rela%c3%a7%c3%b5es%c3%a9tnico-raciais_Silva_2019.pdf.jpg10c5d0c13c14ef9043f62fe8a954de06MD53123456789/278052019-10-13 02:23:43.228oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27805Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-10-13T05:23:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O presente trabalho tem por objetivo central analisar as disputas, negociações e embates travados pelo Movimento Negro e o Estado brasileiro no espaço escolar, no que diz respeito à educação para as relações étnico-raciais, tendo como recorte a especificidade dos afrobrasileiros, a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), entre os anos de 1995 e 2014. O que remete também a uma busca pelo conhecimento de qual sentido que o Estado brasileiro tem tomado como referência ao orientar como os livros didáticos devem lidar com a história e cultura afro-brasileira. Para que essa análise possa ser realizada, três conjuntos de fontes são analisados: 1) relatórios das Conferências Nacionais de Promoção da Igualdade Racial e os manifestos elaborados durante a Marcha Zumbi dos Palmares contra o Racismo pela Cidadania e a Vida e a Marcha Zumbi +10; 2) relatórios de gestão da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; e 3) os editais do PNLD. As inferências realizadas em tal documentação partem da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin, metodologia que nos permite observar os argumentos utilizados com fundamentos tanto quantitativos quanto qualitativos. Trata-se de um trabalho que, essencialmente, parte de uma concepção de espaço escolar ancorada nas relações que são estabelecidas entre os grupos e os sujeitos que estão discutindo e problematizando o ensino para as relações étnico-raciais, bem como da história e cultura afro-brasileira e as instituições e órgãos responsáveis pela efetivação das políticas públicas antirracistas no país. Ao término do trabalho, foi possível constatar que o PNLD buscou dar cumprimento ao exigido pelas políticas públicas e, consequente, às demandas colocadas pelo Movimento Negro, principalmente, na qualificação dos conceitos e termos utilizados, na indicação direta da legislação específica que se refere a uma educação antirracista no Brasil, bem como na permanência do peso que as diretrizes contra preconceitos e formas de discriminação possuíam no quadro geral dos editais. |
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